Grants:Knowledge Sharing/Connect

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Grants:Knowledge Sharing/Connect and the translation is 99% complete.
Outdated translations are marked like this.

Let’s Connect – Peer Learning Program

O que é o Bora Conectar (Let's Connect, em inglês), o programa de aprendizado entre pares?

O programa cria um espaço aberto e seguro de aprendizagem para qualquer wikimedista que faz parte de um grupo organizado e deseja compartilhar e/ou aprender habilidades diferentes (organizacionais, interpessoais, relacionadas a aprendizagem e avaliação ou pedidos de financiamentos) com seus pares; a fim de enriquecer e contribuir coletivamente com a comunidade. O objetivo é desenvolver ainda mais habilidades e troca de conhecimentos; bem como promover conexões humanas e apoio mútuo entre diferentes grupos e comunidades, em sincronia com a Estratégia do Movimento.

Como surgiu essa iniciativa?

O programa de aprendizado entre pares é uma resposta a pedidos feitos pela diversa comunidade de membros(as) durante processo de consulta sobre o relançamento da estratégia de financiamento, que enfatizava a importância do apoio para além do custeioː a importância da troca de conhecimento entre as pessoas que receberam financiamentos. É também alinhada com as recomendações da Estratégia do Movimento, de desenvolver oportunidades de capacitação dentro do movimento.

Para quem se direciona o Bora Conectarʔ

Ele é direcionado a wikimedistas de todas as regiões que fazem parte de grupos organizados (que podem ser membros/as de grupos informais e grupos de usuários, capítulos e/ou organizações alinhadas à missão). O importante é que as pessoas participantes estejam buscando compartilhar seus conhecimentos e aprender com outras para continuar a desenvolver seu trabalho dentro do Movimento. Elas podem ser aquelas que recebem financiamento dos fundos Wikimedia ou que podem vir a recebê-lo no futuro.

Lista de verificação de critérios:

  1. Wikimedistas que fazem parte de grupos organizados (que podem ser afiliados formalmente reconhecidos ou não). O importante é que o grupo planeje e implemente o trabalho coletivo da Wikimedia para contribuir com o Movimento.
  2. Wikimedistas com alguma função em grupos organizados, seja como pessoas voluntárias, membras da equipe principal ou profissional, ou pelo menos estar ativamente envolvidas na contribuição para a organização.
  3. Wikimedistas que desejam aprender e compartilhar habilidades que beneficiem o grupo como um todo, não apenas para aprendizado individual.
  4. Wikimedistas que desejam aprender habilidades relacionadas ao trabalho organizado (planejamento, eventos, avaliação).
  5. Wikimedistas que desejam aprender sobre habilidades wiki com o objetivo de organizar espaços para treinar outras pessoas (não apenas para aprender essas habilidades para seus próprios esforços de contribuição)

Para quem o Bora Conectar NÃO é indicado?

  • Wikimedistas independentes, pessoas não associadas a nenhum grupo organizado ou afiliado e que estejam buscando desenvolver suas habilidades na wiki para sua contribuição individual aos projetos da Wikimedia.
  • Pessoas recém-chegadas que acabaram de começar a contribuir para os projetos da Wikimedia de forma independente. Desenvolver essas habilidades é precisamente o papel de pessoas organizadoras e afiliadas; o Bora Conectar não tem a capacidade de treinar pessoas recém-chegadas nas habilidades da Wikimedia.
  • Pessoas que não se envolvem com tarefas organizativas (como treinar outras pessoas, planejar eventos, apoiar a organização em diferentes tarefas).

Por que o foco é a aprendizagem entre pares?

Apresentação de slides sobre o Bora Conectar
  • A aprendizagem entre pares é uma das muitas formas colaborativas de aprendizagem. Ela difere do treinamento formal, que geralmente busca construir e transferir conhecimento em um ambiente estruturado e mais formal. O treinamento ainda é um método muito importante de aprendizado para o Movimento em geral, principalmente em relação a habilidades específicas de Wiki e táticas de programa.
  • A aprendizagem entre pares pode e deve complementar esses esforços, criando formas horizontais e flexíveis de aprendizagem entre colegas, pessoas voluntárias e membras da comunidade - que realizam tarefas semelhantes ou enfrentam desafios semelhantes, movidas pela mesma missão. Ela pode proporcionar um ambiente confortável e seguro para diferentes estágios de aprendizado: não apenas adquirir conhecimento, mas colocar esse conhecimento em prática, receber feedback construtivo, refletir sobre o que foi aprendido e tornar o processo de aprendizado mais socialmente conectado e divertido.
  • A aprendizagem entre pares pode aumentar as competências e habilidades por meio de diversos formatos e conexões. Também pode permitir um processo contínuo e autônomo, orientado por necessidades e interesses à medida que eles surgem. Naturalmente, essa tem sido uma forma comum de aprendizado em nosso movimento Wikimedia, baseado na colaboração e no esforço voluntário.

Nota importante: Este programa certamente não atenderá a todas as necessidades de capacitação das comunidades; no entanto, ele poderá ajudar a: 1) Identificar e conectar comunidades a outros espaços de aprendizado e treinamento dentro do Movimento 2) Encontrar maneiras de priorizar investimentos em capacitação dentro dos investimentos do Wikimedia Funds.

Características do programa

Cultura e características do programa

  • Promover um ambiente e cultura de aprendizado saudáveis
  • Multilíngue
  • Adaptável: aos diferentes contextos, dinâmicas regionais e níveis de desenvolvimento de diferentes comunidades e culturas.
  • Adaptar-se à disponibilidade, carga de trabalho, necessidades e diversidade contextual dos voluntários. Não ser visto como uma forma de avaliação, um fardo, uma exigência, mas como um espaço útil e algo pelo qual se pode esperar.
  • Concentre-se nos fatores que determinaram os resultados positivos, mas também, o que não funcionou e onde (o inesperado, os contratempos, os "fracassos") e o que foi aprendido com isso. Por exemplo, entender o que pode funcionar bem em uma geografia, tema ou idioma específico, mas pode não funcionar bem em outros.
  • Prático e contextualizado: tópicos relevantes compartilhados com profundidade suficiente para aprender com o próprio processo, com insights práticos para entender como isso pode ser aplicado a diferentes contextos.
  • Oferecidos em tempo hábil: que se encaixem nos ciclos de elaboração, implementação e avaliação do projeto em cada região.
  • Interativo: permite trocas humanas e mais experiência prática.
  • Flexível: permite vários tópicos, formatos e horários.
  • Inclusivo: busca tornar visíveis as capacidades das comunidades que, às vezes, não são visíveis em treinamentos mais formais. Além disso, é necessário incorporar serviços de apoio e tempo para reduzir as barreiras à participação. Uso de linguagem clara e simples para facilitar a compreensão e a tradução.

Diferentes formas de participação:

  • Como pessoas compartilhadoras ou aprendizes: essas são as principais participantes, que serão membras da comunidade envolvidas nos espaços para compartilhar seus conhecimentos e experiências e aprender com outras.
  • Pessoas embaixadoras de aprendizagem do Bora Conectar: são membras da comunidade que gostariam de ajudar a organizar espaços de aprendizagem em sua região ou em torno de tópicos de interesse e ter acesso a apoio financeiro e logístico para isso.
  • Grupo de trabalho Bora Conectar: pessoas membras da comunidade que apoiam a coordenação geral do Programa, seja em uma função consultiva ou participando ativamente como parte da equipe operacional.

Como funciona o Bora Conectar?

O Programa é composto por dois espaços principais de aprendizado:

  1. Laboratórios de aprendizagem para conexões mensais entre grupos de cerca de 20 participantes. Elas podem ser regionais ou transregionais.
  2. Encontros individuais entre pessoas membras da comunidade para compartilhar uma conversa virtual ao vivo (café/chás) e/ou recursos. Isso acontece de forma contínua, com a conexão sendo feita diretamente por participantes usando o diretório de habilidades e proposto pelo grupo de trabalho.

Há três elementos de suporte para que esses espaços possam funcionar.

  • O diretório de habilidades: Um banco de dados geral que identifica habilidades e compartilha interesses entre pessoas membras da comunidade, formando a base para a "correspondência".
  • Centro de recursos Um espaço muito básico no Meta para compartilhar qualquer material associado aos espaços de aprendizagem - gravação de vídeo, diretrizes, documentos, referências, decks.
  • Fazendo outras conexões: informando e conectando os participantes aos espaços existentes dentro do Movimento. Esses espaços variam em cada região e em torno de diferentes tópicos ou programas, como comunidades de práticas, reuniões periódicas, treinamento, eventos, etc. Uma fonte importante de informações e conexões será o [calendário comunitário do Movimento https://blog-wikimedia-org-develop.go-vip.net/calendar/].

Clínicas de aprendizado ao vivo com o "tópico quente do mês" e em torno dos ciclos de propostas e relatórios

Estruturaː

Essas clínicas de aprendizado podem ocorrer em duas áreas: I. Clínicas mensais sobre tópicos importantes, II. Clínicas trimestrais sobre elaboração de propostas e relatórios.

  • Sessões mensais em grupo focadas em tópicos especiais que são recorrentes no mapeamento das necessidades de aprendizagem e onde existem casos interessantes para compartilhar e aprender. Por exemplo: algumas das questões destacadas na tabela de tópicos, como ferramentas e métodos de treinamento interessantes para recém-chegados. Formato proposto: Sessões ao vivo de 1,5 hora via Zoom, em dois fusos horários diferentes, com interpretação ao vivo.
  • Sessões trimestrais de grupos regionais/temáticos com aprendizado sobre as fases de elaboração de relatórios e propostas dos fundos da Wikimedia. Elas podem ocorrer em temas ou estratégias comuns desenvolvidos no trabalho realizado com os Fundos Wikimedia e/ou por região. O objetivo é discutir resultados e táticas interessantes, coisas que não funcionaram tão bem, desafios, aquilo que pode ser ajustado ou ampliado.

Suporte

  • O grupo de trabalho e as pessoas Embaixadoras de Aprendizagem usarão o banco de dados para identificar estudos de caso interessantes para apresentar. Se não houver um número suficiente de pessoas participantes registradas para compartilhar, elas poderão procurá-las ativamente nas redes da comunidade.
  • A Community Resources (CR) fornecerá suporte metodológico nas sessões, se necessário, bem como a plataforma tecnológica, serviços de tradução e suporte financeiro.

Participação assíncrona Os recursos da comunidade organizarão as informações após a sessão no espaço de recursos do Bora Conectar, de modo que elas fiquem disponíveis para os participantes que não estejam ao vivo e possam ser usadas e baixadas abertamente por outras pessoas membras da comunidade. Isso incluirá a gravação ao vivo total ou parcial (com o consentimento das pessoas participantes) e qualquer material compartilhado e traduzido.

Let's Connect cafés e chás para conexões 1:1

Estrutura: combinações 1:1 entre os interesses de aprendizagem de um grupo comunitário e as capacidades de compartilhamento de outro. O formato sugerido é uma conversa ao vivo de 1,5 hora, com café/chá. Máximo de 4 pessoas para permitir uma conversa mais significativa, bem como o aprofundamento e contextualização das necessidades específicas. Há duas maneiras de desenvolver essas conexões 1:1. Opção 1: A conexão é promovida pela equipe de RC e pelo Grupo de Trabalho mensalmente, usando o diretório de habilidades. Opção 2: Conexões que são feitas diretamente pelas pessoas participantes (compartilhadoras). Elas podem entrar em contato com a equipe do CR para obter suporte, se necessário, por exemplo, para oferecer serviços de tradução.

Diretório de habilidades

Um recurso importante é identificar as possíveis pessoas membras da comunidade que são compartilhadoras, de acordo com sua área de interesse em um determinado momento e estágio do processo; e poder usar essas informações estrategicamente. O desenvolvimento de uma ferramenta robusta para registrar e combinar esses interesses continuamente requer mais tempo e investimento e é algo que um grupo de trabalho de wikimedistas está planejando fazer por meio da iniciativa Capacity Exchange. Quando essa ferramenta for desenvolvida, ela poderá ser útil para o programa "Let's Connect" como uma das principais fontes de informação. Nessa fase inicial, ferramentas básicas de coleta de dados serão usadas por meio de formulários e planilhas do Google para registrar interesses e necessidades de aprendizagem e compartilhar ideias e capacidades. O Wiki Franca e a Wikimedia Suécia também desenvolveram ferramentas úteis que podem ser exploradas.

A equipe de CR consolidará esse "diretório de habilidades" usando duas fontes:

  • Informações coletadas de relatórios de fundos (2020/21) e propostas (2021/22). Os relatórios serão analisados para capturar casos interessantes, aprendizado e áreas comuns de interesse. Da mesma forma, as propostas serão analisadas para verificar onde há áreas potenciais de aprendizado com outros.
  • Um formulário de registro que será enviado a todos os afiliados, parceiros atuais e potenciais beneficiários. Esse formulário estará aberto para que os possíveis participantes possam atualizar continuamente suas informações e registrar novos interesses de aprendizado e compartilhamento.

Uso do diretório de habilidades

  • Com o consentimento das pessoas participantes, algumas informações importantes desse banco de dados inicial serão tornadas públicas no Meta. Ele será usado como uma fonte de informações para comunicar e organizar proativamente os diferentes espaços de aprendizagem.
  • Convide proativamente as pessoas membras para as clínicas do Bora Conectar quando os tópicos forem de interesse deles.
  • Fornecer a qualquer pessoa membra da comunidade informações importantes sobre os interesses de aprendizagem e compartilhamento de outras pessoas para contatá-las de forma autônoma e marcar cafés/chás ou compartilhamento de recursos 1:1 Let's Connect. A única exigência é que participantes registrem um breve resumo do resultado da interação.
  • Convidar proativamente as pessoas membras a se conectarem aos recursos existentes e aos espaços de aprendizado organizados por outras membras da comunidade e/ou pela Fundação Wikimedia (conforme descrito no mapeamento do ecossistema). Esses espaços e canais serão continuamente mapeados e comunicados por meio da página da meta sobre Aprendizagem e Avaliação, do grupo de e-mail e do canal do Bora Conectar no Telegram.

Recursos

É um espaço muito básico no Meta (link no barra inicial) para partilhar qualquer material associado aos espaços de aprendizagem - gravações de vídeo, orientações, documentos, referências, slides, etc. Embora não seja possível traduzir todo o material, serão feitos esforços para traduzir o maior número possível. Nota importante: Nota: não se trata do centro de recursos robusto que a Estratégia de Movimento exige. Haverá uma curadoria mínima, mais curadoria exigirá esforço da comunidade e pessoal para a apoiar (desejável em fases futuras). Este programa espera apoiar o desenvolvimento de centros de recursos mais robustos em todo o Movimento no futuro.

Conexões

Trata-se de um componente complementar, mas fundamental. Em vez de replicar muitos espaços que já existem, mas que podem não ser muito conhecidos pelas comunidades, especialmente pelos recém-chegados, esta estratégia tem como objetivo informar e conectar as pessoas participantes aos espaços existentes no Movimento. 1. Fornecendo a todas as pessoas inscritas um calendário de espaços de aprendizagem e contatos de acordo com as suas áreas de interesse. O calendário deve ser baseado no calendário comunitário do Movimento desenvolvido pela equipe de comunicação. Esses espaços variam em cada região e em torno de diferentes tópicos ou programas. Podem ser uma comunidade de práticas, reuniões periódicas, grupos de Telegram, contas de redes sociais onde a aprendizagem é partilhada, boletins informativos onde a aprendizagem é registada, espaços de conexão na Wiki, eventos, conferências e programas de mentoria. Este calendário deve ser construído com a ajuda da equipe da Fundação e dos membros da comunidade que lideram estes espaços. O incentivo será o de fornecer outro canal de comunicação para os seus espaços.

Fomentando o ambiente e a cultura Bora Conectar

A aprendizagem entre pares exige que se trabalhe com a mentalidade, o ambiente e os incentivos certos para que isso aconteça. Esse é um processo que precisa de tempo para ser construído e consolidado. Primeiro, é importante comunicar a natureza do programa para que as pessoas se interessem em registrar suas informações e participar dos espaços. É importante enfatizar a 'cultura' que o programa quer ajudar a promover. O Bora Conectar é:

  • Um espaço que acolhe a curiosidade e onde não há perguntas idiotas.
  • Um espaço que aceita erros e diálogo. Um espaço que aceita o compartilhamento de conhecimento, sem medo de que ele seja mal utilizado ou apropriado por outros. Um espaço que dá boas-vindas às pessoas recém-chegadas, que valoriza ideias novas e conhecimento limitado da 'maneira wikimedista de fazer as coisas'. Um espaço que tenta explicitamente dar espaço a grupos que não são frequentemente vistos ou valorizados como 'compartilhadores' de estudos de caso interessantes.
  • Um ambiente seguro que respeita o Código de Conduta Universal e a Política de Espaço Amigável.
  • Não se trata de um espaço para exibir sucessos, ou como uma forma de relatar ou se sentir avaliado(a). Esse deve ser um ambiente para a reflexão honesta sobre os processos, aprendendo o PORQUÊ e COMO algo funcionou bem, mas, ainda mais importante, por que talvez não tenha funcionado e o que foi aprendido com isso.
  • Horizontal e liderado pela comunidade, com o apoio da Fundação. Embora a Fundação possa assumir uma liderança maior na fase inicial, espera-se que os diferentes espaços capacitem os membros da comunidade a assumir a liderança e a manter uma função estritamente de apoio.
  • Um espaço que valoriza diferentes formas de aprendizado e procura oferecer várias opções de conexão. Um tamanho único não serve para todos(as).
  • Um espaço que valoriza o reconhecimento do trabalho de outras pessoas e sua adaptação/replicação com a devida atribuição.
  • Um espaço que reconhece seus limites e oferece caminhos para a complementação com outras formas de aprendizado, bem como fundos e recursos para o desenvolvimento de capacidades.
  • Um espaço que incentiva a solidariedade, a ajuda mútua e o aprendizado bidirecional.

Esses aspectos fundamentais serão reiterados durante todo o processo de comunicação e registro, bem como em cada espaço de aprendizagem. Se necessário, serão organizadas sessões específicas para refletir ainda mais sobre a melhor forma de construir essa cultura do programa e avaliar se ela está sendo efetivamente construída.

Que aprendizado ocorrerá?

O programa tem como objetivo principal apoiar as conexões iniciais e o aprendizado mais amplo e de alto nível dos processos. No entanto, espera-se que os vários espaços e conexões gerados abram mais oportunidades para um aprendizado e uma prática mais profundos. Por exemplo, as clínicas de aprendizado ao vivo ou as conversas individuais provavelmente não serão suficientes para produzir um aprendizado aprofundado das habilidades e táticas Wiki organizacionais ou técnicas que requerem tempo e prática; no entanto, elas podem conectar grupos para que compreendam as principais questões, ferramentas, abordagens e estudos de caso que levem a mais oportunidades de orientação ou treinamento com seus colegas, em espaços comunitários existentes ou buscando oportunidades de incluir treinamento formal em propostas de financiamento.

A tabela abaixo é uma tentativa inicial de classificar alguns dos tópicos e áreas comuns que podem ser de interesse, com base em conversas iniciais e outros exercícios de mapeamento de necessidades de aprendizado realizados por membros da comunidade e pela equipe da Fundação. Essa não é, de forma alguma, uma lista abrangente de todas as necessidades de aprendizado e certamente mudará com o tempo. Uma grande parte da fase inicial de testes será determinar se os espaços de aprendizagem oferecem profundidade e conexões suficientes para a aprendizagem prática e trabalhar com as pessoas participantes para identificar tópicos de interesse com base nas necessidades e capacidades de aprendizagem e compartilhamento. Alguns tópicos interessantes para iniciar o programa estão destacados em verde, já que surgiram frequentemente nas conversas.

Categoria Tema/Tópico
Questões específicas de financiamento
  • Compreensão de diferentes caminhos, níveis e necessidades de crescimento
  • Elaboração de estratégias e programas: (leitura das necessidades contextuais, compreensão das mudanças necessárias e desenvolvimento de estratégias/abordagens - além da declaração de atividades).
  • Elaboração de planos de aprendizado e avaliação
  • Métodos de avaliação qualitativa
  • Ferramentas da Wikimedia para medir métricas quantitativas, especialmente participantes, editores, retenção de editores, contribuições de conteúdo.
  • Desenvolvimento de orçamento
  • Relatórios/contação de histórias/comunicação de resultados
  • Estratégias para pensar em sustentabilidade, escalonamento e financiamento
Táticas programáticas
  • Treinamento eficaz para recém-chegados/experiência de recém-chegados
  • Novas abordagens para temas comuns, ou seja, inovações no trabalho com cultura e patrimônio/campanhas.
  • Estratégias eficazes para trazer recém-chegados de comunidades pouco representadas.
  • Abordagens e lições aprendidas sobre programas educacionais, direitos humanos, sustentabilidade e diferença de gênero.
  • Táticas de campanha para pessoas recém-chegadas
Habilidades organizacionais / capacidades / sustentabilidade
  • Compreensão de diferentes caminhos, níveis e necessidades de crescimento
  • Gerenciamento de equipes (equilíbrio de trabalho/equipe/organização)
  • Crescimento/renovação da liderança (prevenção do esgotamento, sustentabilidade, diversidade)
  • Gerenciamento e reconhecimento de pessoas voluntárias (existe uma Rede de apoio a pessoas voluntárias que pode ser um espaço para isso)
  • Captação de recursos
  • Práticas de gerenciamento financeiro
  • Estabelecimento e manutenção de parcerias eficazes
  • Habilidades de advocacia
  • Lidar com assédio e conflito
  • Governança
Habilidades técnicas para projetos Wiki*
  • Mapeamento dos recursos disponíveis para pessoas editoras iniciantes
  • Uso básico do Wikidata e como ele pode apoiar outros projetos
  • Identificação de tópicos de impacto
  • Ferramentas desenvolvidas para automatizar processos (por exemplo, AutoWikibrowser)
Habilidades interpessoais
  • Transformação de conflitos no Wiki e off-line
  • Habilidades que permitem que indivíduos e comunidades cultivem ambientes mais inclusivos e seguros on-line e off-line. (Por exemplo, empatia, comunicação etc.).
  • Há vários recursos desenvolvidos sobre isso que podem ser úteis)

*É importante observar que há uma grande quantidade de recursos disponíveis para o aprendizado de habilidades técnicas Wiki, como o uso de ferramentas, edição para novatos, etc. Este programa não busca criar novos kits de ferramentas de treinamento, mas gera espaços onde o conhecimento sobre essas ferramentas pode ser compartilhado e as comunidades podem ter acesso a mais mentoria e orientação sobre elas.

O tempo será importante. Embora o aprendizado em qualquer estágio possa ser interessante. Espaços de aprendizado que coincidam com o desenvolvimento de propostas de financiamento ou relatórios em cada contexto podem levar a uma aplicação mais prática da experiência de aprendizado.

Cronograma

Fase Atividade Datas
Fase 1ː fase piloto Período de testes março de 2022 ‒ setembro de 2022
Final da fase 1 Resultados atuais e futuros do programa setembro de 2022
Aprendizagem e Adaptação Avaliação rápida: avaliar o feedback e os resultados por meio de dados quantitativos e qualitativos.

Ajuste do programa, garantia de financiamento futuro e serviços de suporte.

outubro de 2022
Fase 2 Segunda fase do programa. Pode incluir uma nova escala e serviços de suporte, dependendo dos resultados e do feedback. novembro de 2022 – setembro de 2023
Design e lançamento [Lançamento coletivo] 18 de novembro de 2022
Chamada aberta para WG janeiro de 2023
Início da equipe expandida fevereiro de 2023
Avaliação Aprendizado e avaliação contínuos agosto de 2023
Final da fase 2 Resultados atuais e futuros do programa setembro de 2023

Papeis

Qual é a função da equipe de Recursos Comunitários da Fundação Wikimedia?

  • Processar o apoio financeiro para as pessoas participantes como aprendizes, compartilhadoras ou embaixadoras e organizar outros incentivos para motivar a participação, como certificados. (para obter mais detalhes, leia a seção sobre incentivos e apoio).
  • Comunicar proativamente as oportunidades do programa de aprendizado em diferentes canais.
  • A função principal não é criar conteúdo de aprendizagem específico ou liderar as sessões de compartilhamento. No entanto, há áreas específicas em que os Recursos Comunitários podem conduzir sessões de aprendizado conforme a demanda e em sua área de especialização, como orientação sobre desenvolvimento de propostas, aprendizado, avaliação etc.
  • Promover oportunidades para uma participação mais equitativa, especialmente para comunidades sub-representadas ou recém-chegadas, e construir uma relação de confiança com os beneficiários para que eles se sintam à vontade para expressar suas necessidades de capacitação e um ambiente acolhedor para compartilhar com outras pessoas. Reunir o aprendizado do programa para identificar boas práticas que possam ser consideradas em futuras propostas de financiamento, bem como no desenvolvimento de capacidades.
  • Coordenar esforços com outras equipes da Fundação e membros do Comitê de Fundos Regionais para participar ativamente da elaboração do programa e desenvolver conteúdo para sessões em torno de suas áreas de aprendizado e especialização, se houver demanda para isso. É importante garantir um relacionamento de parcerias de reflexão com outros compartilhadores da comunidade e desenvolver a "cultura de aprendizado" desejada com a equipe da Fundação ou participantes externos. Isso pode ser feito em torno de questões como ferramentas e inovações da Wikimedia, áreas de pesquisa, táticas programáticas, estratégias de parceria, etc.
  • Alinhar o programa com os desenvolvimentos relevantes da Estratégia de Movimento e outras iniciativas da Fundação ou da comunidade.

Funções de outras pessoas funcionárias da Fundação:

  • Várias outras equipes participarão ativamente do Programa de Aprendizagem. Elas foram fundamentais na fase inicial do projeto e espera-se que participem ativamente da implementação do Programa. Em especial, Desenvolvimento Comunitário, Programas Comunitários, Estratégia do Movimento, Comunicações do Movimento e Parcerias. As possíveis funções serãoː
    • Participar do grupo de trabalho para ajudar nos aspectos operacionais do Programa.
    • Oferecer suporte para mapear casos interessantes de espaços de aprendizagem.
    • Analisar o diretório de habilidades e complementá-lo com informações dos programas em que eles estão envolvidos.
    • Atualizar informações sobre outros espaços de aprendizagem para conectar os participantes a eles.
    • Oferecer suporte metodológico e ferramentas e abordagens de treinamento.
    • Comunicar o Programa às comunidades com as quais trabalham.
    • Participar de espaços de aprendizagem como compartilhadores.
    • Ajudar a monitorar e fornecer feedback sobre o Programa.
  • Trust and Safety também desempenharão um papel importante na escalada de problemas de espaço amigável. Talento e cultura também serão importantes para ajudar a promover a cultura de aprendizado com base em sua experiência e ferramentas.

Como isso foi construído?

O projeto inicial do programa foi feito por meio de um processo participativo, com mais de 40 pessoas membras da comunidade e da equipe da Fundação convidadas a fazer um brainstorming sobre o foco e as estratégias do programa. Esse será um processo de aprendizado contínuo, portanto, qualquer membro(a) da comunidade foi convidado a compartilhar suas ideias sobre o programa, adicionando comentários na página de discussão ou entrando em contato diretamente com Jessica Stephenson - jstephenson(_AT_)wikimedia.org

Resumo da fase piloto do Bora Conectar

Relatório de aprendizado do Bora Conectar - fase piloto 2022

A fase piloto, que ocorreu de abril a agosto de 2022, abrangeu várias atividades e conexões. De fato, foram realizadas várias clínicas de aprendizagem sobre diferentes tópicos, além das conexões 1:1 e de cluster. A aprendizagem apreendida não se limitou apenas ao estabelecimento de conexões, mas também destacou as principais percepções sobre o espaço de aprendizagem entre pares. Não se tratava tanto de números, mas sim de verificar se os espaços, as ferramentas e o suporte faziam sentido e agregavam valor às comunidades. Para uma análise mais detalhada, leia o relatório resumido. Ele foi criado para mostrar os processos, as reflexões, os resultados e o aprendizado detalhado da fase piloto.

A seguir, apresentamos resumidamente as principais percepções:

Grupo de trabalho Comunidade - Fundação
Resultados: Consolidação de uma pequena equipe da Comunidade-Fundação para cooperar com o programa. Aprendizado:

  • Necessidade de expandir, representar todas as regiões
  • Mais liderança comunitária é sempre a resposta
  • As pessoas membras apoiadas por afiliados são fundamentais

Quem está participando?
Resultados: Há entusiasmo: 140 Wikimedistas registrados
Aprendizado: Diversos participantes:

  • Em sua maioria, organizadores novos e de nível médio, interessados em aprender mais.
  • Como responder às diversas necessidades? Oferecer mais caminhos de treinamento?
  • Necessidade de mais participação organizada por afiliados: 50% estão intimamente associados a afiliados.

Clínicas de aprendizado
Resultados:

  • 11 clínicas de aprendizado sobre elaboração de propostas, avaliação, planejamento, narração de histórias, cerca de 220 participações
  • +15 compartilhadores: dispostos a dedicar tempo e esforço.
  • 25% dão feedback, cerca de 70% acham útil, mas é necessário mais

Aprendizado:

  • Há interesse, mas precisamos de mais compartilhadores para propor.
  • Como atender a diferentes níveis de necessidades e conectar-se a um treinamento mais profundo?
  • A conectividade é uma grande limitação
  • Trabalhar com os afiliados para encontrar formas de apoio

1:1 Conexões
Resultados: 17 conexões 1:1 e grupos de clusters, cerca de 40 participantes.
Aprendizado:

  • O comprometimento é um grande desafio.
  • Como encontrar procedimentos mais fáceis para se conectar, garantir que as pessoas aproveitem ao máximo o espaço.
  • Mais conexão proativa
  • Mais compartilhamento + organização de recursos (isso leva tempo!)

Principais habilidades que as pessoas querem aprender

  1. Criação do plano e da estratégia de sua organização
  2. Ferramentas da Wikimedia (PAWS, Quarry, WDQS) para executar consultas e scripts
  3. Definição do plano de aprendizado e avaliação
  4. Envolvimento com a mídia social, imprensa e mídia de transmissão
  5. Gerenciamento e desenvolvimento de voluntários (e habilidades interpessoais relacionadas a isso)