Subsídios:Avaliação/Modelos lógicos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Learning and Evaluation/Logic models and the translation is 42% complete.
Outdated translations are marked like this.
Aprendizagem e Avaliação

Um modelo lógico é uma ótima maneira de documentar o processo de programação

WikiWomen's Edit-a-Thons.

Exemplar em branco de modelo lógico

Este é um Open Office (o [$mso-template MS Word]) examplar para um modelo lógico, download e por favor use! Não se esqueça de compartilhar seu modelo aqui.

Alternatively, you can find blank templates in spreadsheet format along with other useful templates for project and evaluation planning which you can copy by opening via google docs and selecting "Make a copy" from the File menu. Then you will have your own template copies to modify and use as you wish.

Passos para criar um modelo lógico

  1. Iniciar com uma "teoria de mudança". Este artigo descreve como e por que um programa irá funcionar. Isso explica o raciocínio por trás das ações que vocês estão fazendo e os resultados que vocês esperam ter das ações. Geralmente, vocês podem basear a "teoria de mudança" na experiência do passado, ou das melhores práticas. Vocês podem colocar pontos de bala em sua teoria de mudança na seção de situação azul. Exemplo:

    Esta avaliação aparece em dois eventos, ambos intitulado "WikiWomen´s Edit-a-thon." Os dois eventos tiveram lugar em março de 2012 e junho de 2012, em San Francisco, Califórnia. Ambos os eventos foram realizados nos escritórios da Wikimedia Foundation. A idéia para sediar esses dois eventos saiu o desejo de trazer mais mulheres para editar a Wikipédia. Existe uma diferença de gênero na Wikipédia — mais homens editam do que mulheres, o que causa um viés sistêmico no conteúdo. ― O objetivo de ambos os eventos era empenhar-se mais mulheres para editar a Wikipédia e para melhorar o conteúdo na Wikipédia em inglês sobre mulheres história e assuntos relacionados...

    — biblioteca Wikimédia para a avaliação, “WikiWomen Edit-a-thons”
  2. Na seção luz azul, lista que suas prioridades estão relacionados com a sua teoria de mudança. Estes são os objetivos do retrato grande — para o WikiWomen de edit-a-thon, as prioridades foram ter participantes que melhorem o conteúdo, ter participantes para socializar e treinar novos editores para editar a Wikipédia.
  3. Na seção amarela, você vai colocar "entradas". Cada programa leva algo, faz algo acontecer, certo? Isso é o que são entradas. As entradas são o que você investir no programa. Entradas podem incluir: pessoal e/ou tempo de voluntário, dinheiro, pesquisa de ferramentas (ou seja, livros sobre o tema de assunto, ajustar contas para um concurso), materiais (apostilas, blocos de nota, muamba, etc), equipamentos (lente de câmera, laptops), parcerias (patrocinadores, GLAM).
  4. Na seção verde, tem "saídas". Saídas consistem em três categorias que vocês esperam fazer, para que o programa aconteça, que esperam ser envolvidas no programa, e o que vocês esperam para ser produzido, enquanto o programa está a ter lugar. Saídas são divididas em três seções:
    • Participantes: Quem lêr — por exemplo: colaboradores existentes, novos contribuidores potenciais doadores, GLAMs, professores/professores, pessoas que usam sites Wikimedia.
    • Atividades: isto é o que vocês fazem para fazer o programa acontecer e durante o programa em si. Por exemplo: escreve um guia de instruções sobre como fazer o upload para o Commons, promover o seu evento de Wiki adora fazer o evento em si, para reservar a sala de conferências, ter uma reunião com os organizadores depois de falar sobre a oficina, etc.
    • Produtos direto: o que você espera para sair do programa enquanto ele está acontecendo — é o que você cria durante o evento. Por exemplo: novos editores fora de uma oficina, novas fotografias de monumentos, novos artigos durante uma competição. Estas não são as coisas que acontecem de um dia, semana ou mês (etc) depois que o programa pára. É o programa durante.
  5. Em seguida, você vai preencher seus resultados previstos na seção rosa. Estes são os resultados e impactos, que vocês esperam realizar-se depois o programa acabou. Estas são as coisas espero e desejo que acontecerá após o término do programa ou evento. Ele é dividido em três períodos de tempo:
    • Resultados de curto prazo: o que você espera que, esperam e desejam acontecer apenas após o programa (dias depois ou cerca de até 3 meses depois). Exemplos incluem: participantes deixam a oficina com uma melhor compreensão de como funciona a Wikipédia, os participantes do concurso continuarão a expandir artigos do concurso, participantes edit-a-thon tornam-se mais perto/amigos, organizadores para planejar o próximo evento, juízes julgarão fotografias de Wiki Ama Monumentos, e mesmo este: organizadores enviarão o inquérito para participantes via e-mail.
    • Os resultados intermediários: estes são os impactos e resultados que vocês esperam que aconteça de três a doze meses após o evento. Estes podem ser um pouco mais amplos. Por exemplo: todos os participantes da edit-a-thon continuarão editando, artigos, concurso desenvolvido em artigos em destaque, um segundo programa toma lugar, uma nova parceria GLAM desenvolve-se fora de uma doação de conteúdo.
    • Resultados de longo prazo: estes ocorrem de ano a cinco anos após o término do programa. Exemplos incluem: editores são retidos (fazer 5 + edições por mês), mais mulheres editam a Wikipédia, todos os monumentos têm fotografias e um novo tema é escolhido para Wiki Ama, Universidade faz a Wikipédia editando um componente permanente da classe.
  6. Não se esqueça de pensar sobre "suposições" e "fatores externos". Suposições são coisas que vocês acham que irão acontecer sem ter provas. Por exemplo — assumimos que cada participante na sua edit-a-thon é dono de um laptop e podem trazer. Não assumimos isso, certifique-se de ter laptops extras para o caso. Fatores externos são coisas que poderiam afetar seus resultados, tais como cultura, economia, política, sistemas de crenças, leis, etc. Por exemplo: você deseja manter editores um ano mais tarde, mas, a maioria das pessoas no seu país não possuem computadores em casa, e conectividade está fraca, então você tem que considerar que — talvez um editor retido significa alguém fazendo cinco edições a cada dois meses.
  7. Voila! Você já era. Grande trabalho! Certifique-se de referir-se ao seu modelo lógico durante o processo de planejamento, e quando você está avaliando o seu programa.

Modelos lógicos criados pela comunidade

Action Logic Models

Staircase Logic Models

As an easy start for working with logic models, a slightly simplified step-by-step model (aka staircase logic model) can be useful.

To better understand how to make a staircase logic model, visit the presentation Logic models. A tool for planning and evaluation.

Download the template and use it with your program!

More on Commons

Precisa de feedback ou ajuda com o seu modelo lógico?

Peça feedback e/ou ajuda na Parlor ou email eval@wikimedia.org.