Carta do Movimento/Grupo de redação da Carta do Movimento

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Charter/Movement Charter Drafting Group and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.

Please see Movement Charter/Drafting Committee/Set Up Process for the current proposal and see Movement Charter/Drafting Committee for the call for candidates


(o espaço para organizar o trabalho do grupo de redação; a ser preenchido o mais rápido possível.)

O Grupo de redação da Carta do Movimento será um comitê de indivíduos de todo o movimento para apoiar a redação da Carta do Movimento.

Há duas propostas específicas (1 e 2) para como implementar este Comitê. Você ainda pode ler outras propostas e discussões anteriores.

Por que?

Somos um Movimento diversificado e crescente, e precisamos incluir novas vozes e mais diversidade nos processos de tomada de decisão. Nosso objetivo é melhorar os mecanismos de confiança e coordenação entre as partes interessadas, criar um entendimento comum do que define ser parte de nosso Movimento e ter mecanismos para assegurar que os processos e mudanças que afetam todo o Movimento sejam legítimos e confiáveis. Em geral, é fundamental ter uma estrutura comum para definir como trabalhar em conjunto e como alcançar a Direção Estratégica para nos tornar-mos a infra-estrutura essencial do ecossistema do conhecimento livre até 2030.

Base: Garantir a equidade nas tomadas de decisões

O que?

Criar uma Carta do Movimento para:

  • Estabelecer os valores, princípios e bases políticas para as estruturas do Movimento, incluindo os papéis e responsabilidades do Conselho Global, centros regionais e temáticos, bem como de outras entidades e órgãos decisórios existentes e novos;
  • Estabelecer requisitos e critérios para que as decisões e processos que são de todo o Movimento sejam legítimos e mereçam a confiança de todos os interessados, por exemplo, para:
    • Manutenção de ambientes colaborativos e seguros;
    • Garantir a geração e distribuição de renda em todo o movimento;
    • Dando uma direção comum sobre como os recursos devem ser alocados com mecanismos apropriados de responsabilização;
    • Definindo como as comunidades trabalham em conjunto e são responsáveis umas pelas outras;
    • Estabelecer as expectativas de participação e os direitos dos participantes;

Escopo

Criar um CGI completo ou apenas um comitê de redação da Carta do Movimento?

  • O consenso atual é focalizar a "redação" de uma Carta do Movimento. Criar um comitê de elaboração da Carta do Movimento somente para esta fase e não para a CGI completa.

Comitê

Que tipos de membros são necessários e como eles podem ser selecionados? Definir as capacidades, habilidades, conhecimentos (ASK), experiência e diversidade desejados para o comitê de redação (WHAT).

Processo de formação/seleção a seguir.

Composição a ser discutida. Para as habilidades necessárias, ver Habilidades e experiências.

Processo

Como o comitê pode trabalhar sendo transparente e engajado com a comunidade?

A ser discutido.

Ratificação

Como a comunidade pode ter um papel significativo na aceitação final do CM? Definir um processo de ratiticação que seja sólido e que envolva a comunidade de forma significativa.(HOW)

Ver Processo de ratificação

Glossário

EM
Estratégia do Movimento
GT
Grupos de trabalho do processo de Estratégia do Movimento
CM
Carta do Movimento
CGI
Conselho Global Interino
CG
Conselho Global
WMF
Fundação Wikimedia
CD
Conselho Diretor