Movement Strategy/Recommendations/Iteration 3/Process/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Iteration 3/Process and the translation is 94% complete.
Processo

Encontrar soluções para superar os desafios juntos (2017 - 2018)

Audio Listen to this text (help | download | file info)

Nossa ambiciosa direção estratégica foi definida em 2017 com amplo apoio de todo o Movimento: que, até 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe a nossa visão poderá se juntar a nós. Com as metas estratégicas de equidade de conhecimento e conhecimento como serviço, já era hora de descobrir como realmente navegar até lá. Após conversas sobre funções do Movimento, disseminação de fundos e o Diálogo dos capítulos no início da década, basicamente nada havia mudado. Portanto, embarcamos em uma nova oportunidade para o movimento moldar seu futuro juntos.

Propriedade coletiva e o modelo de grupo de trabalho (2018 - 2019)

Audio Listen to this text (help | download | file info)

Uma equipe principal de estratégia foi estabelecida na primavera de 2018, para elaborar e liderar o processo de criação de recomendações para as mudanças necessárias nos nossos sistemas e estruturas baseado na direção estratégica.Baseando-se no trabalho estratégico anterior e nas conversas sobre o Movimento, foram identificadas nove áreas temáticas, e as principais perguntas foram desenvolvidas para orientar o trabalho. Um modelo de grupo de trabalho foi adotado, permitindo que as pessoas de todo o nosso Movimento concentrassem suas habilidades, perspectivas e experiência em torno de um tópico específico. Esse modelo desafiou os limites convencionais criados ao longo dos anos entre as partes interessadas do Movimento e criou caminhos para comunicação e colaboração. Aproximadamente cem pessoas se uniram — pessoal da Fundação Wikimedia e dos afiliados, membros do Conselho de Administração e colaboradores voluntários — como agentes de mudança.

Foram feitos esforços para incluir uma ampla seção de perspectivas e origens em cada grupo de forma a representar a nossa diversidade e enriquecer as conversas. A integração dessas equipes diversificadas, com a criação de fluxos de trabalho produtivos, a gestão de dinâmicas pessoais e a criação de conteúdo foi uma experiência de aprendizagem para todas as partes interessadas envolvidas e, em alguns momentos, se mostrou bastante desafiadora. Para muitas pessoas, foi difícil pensar além das necessidades imediatas e das barreiras programáticas, e se concentrar na estratégia de longo prazo e na mudança estrutural. Apesar desses desafios, a riqueza de conhecimento gerado e o alcance de conexões e engajamento demonstraram ser muito mais vastamente valiosos e motivaram muitas pessoas a continuarem.

Feedback de todo o movimento (2018 - 2019)

Audio Listen to this text (help | download | file info)

Além do conhecimento especializado e das perspectivas com que os membros dos grupos de trabalho contribuíram desde o início deste processo, as ideias apresentadas neste documento também baseiam-se em pesquisas e discussões entusiasmadas em espaços digitais e físicos. Diferentes projetos de pesquisa foram encarregados aos grupos de trabalho para assegurar que as recomendações fossem bem fundamentadas em dados e informações, e que incorporassem perspectivas ricas além do nosso Movimento. Com relação a eventos off-line, deu-se prioridade às regiões onde o maior potencial de crescimento é necessário para a Wikimedia na coleta e disseminação de conhecimento livre. Isso inclui:

  • Espaço de estratégia do Wikimania Cape Town (2018) e Wikimania Estocolmo (2019);
  • Estratégia de movimento e conversas de área temática na conferência da Wikimedia de 2018 e no Wikimedia Summit de 2019;
  • 48 salões de estratégia, inclusive 13 salões especialmente direcionados para públicos jovens;
  • 2 cúpulas de estratégias regionais (ESEAP, África Oriental);
  • 7 Contatos Estratégicos contratados para conduzir conversas em espaços on-line para os principais idiomas (árabe, francês, alemão, hindi, mandarim, português, espanhol)
  • 150 contatos de estratégia de afiliados do movimento para facilitar as conversas.

Todas as conversas foram resumidas e encaminhadas aos grupos de trabalho para informar suas recomendações e enriquecer suas discussões. Esses materiais podem ser utilizados ainda mais na contextualização das recomendações durante a implementação.

Criação das recomendações (junho a setembro de 2019)

Audio Listen to this text (help | download | file info)

As recomendações apresentadas neste documento são baseadas em dois esboços anteriores. Um primeiro esboço preliminar foi compartilhado on-line em agosto de 2019, com o objetivo adicional de se conectar pessoalmente com as partes interessadas na Wikimania em Estocolmo. Essas participações e outras discussões virtuais e físicas levaram a um segundo esboço de recomendações para a maioria dos grupos de trabalho, cujo esforço inicial evoluiu de um nível de resolução de problemas para um nível mais amplo de propostas de soluções estratégicas para os nossos sistemas e processos.

Uma primeira tentativa de integração das recomendações ocorreu no Harmonization Sprint, no final de setembro de 2019, em Túnis. A reunião contou com aproximadamente 30 representantes selecionados e eleitos dos grupos de trabalho. No entanto, a estrutura de trabalho da reunião era excessivamente complexa e a coordenação foi insuficiente. O alinhamento sistemático das recomendações foi mais desafiador do que o previsto, e foi difícil criar uma coerência. Consequentemente, a consolidação das recomendações não foi realizada, mas já foram plantadas as sementes dos princípios subjacentes que apoiarão o nosso caminho até 2030. Esses princípios foram ainda mais desenvolvidos pelos escritores e fazem parte deste produto da estratégia do Movimento Wikimedia.

Chegando à arrancada final (outubro de 2019 a janeiro de 2020)

Audio Listen to this text (help | download | file info)

As etapas adiante foram elaboradas em conjunto com uma equipe de 15 membros do grupo de trabalho que se voluntariaram para continuar como escritores. Eles reorganizaram as recomendações da área temática com ideias semelhantes, conforme apresentado neste documento, com base nas intenções dos grupos de trabalho e das comunidades que haviam enriquecido suas ideias. Após uma semana intensiva trabalhando juntos, no início de dezembro, uma pequena equipe de escritores trabalhou nos refinamentos finais do documento e na criação de uma versão única e coerente para ir a todas as pessoas do Movimento em busca de feedback e sugestões. Na reta final, eles realizaram teleconferências diariamente, para coordenar questões de estilo, apresentação, formato, idioma e legibilidade, além de assegurar que o documento fosse uma representação do rico feedback e das ideias compartilhadas nos 18 meses anteriores.

Etapas futuras

Audio Listen to this text (help | download | file info)
Se essas recomendações não forem abordadas com uma perspectiva aberta, com disposição para discussão e ambientes propícios, nosso Movimento corre o risco de perder o impulso em muitas regiões onde precisamos crescer e diversificar urgentemente. É preciso termos responsabilidade para conosco próprios, uns para com os outros e para com a nossa missão e visão de permanecer sendo um farol brilhante em um mundo cada vez mais tomado por censura, informações erradas e pelo domínio comercial dos espaços digitais. Isso exige que analisemos as recomendações como um todo, com afinco, e com a mente e o coração abertos, à medida que avançamos em direção à implementação e às discussões necessárias para isso. Este documento será revisado pelo movimento e finalizado para aprovação pelo movimento antes de junho de 2020. Para que as recomendações sejam implementadas com sucesso, são necessárias mais consultas, conversas e discussões significativas sobre o Movimento.