Ações do escritório/consulta comunitária sobre ações parciais e temporárias do escritório/09 2019

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Outdated translations are marked like this.

Olá, e bem-vindo à consulta da Comunidade da Fundação Wikimedia sobre o tópico de proibições parciais e temporárias da Fundação. Depois da a comunidade da Wikipédia em inglês examinou uma proibição parcial e temporária de ação do escritório da Fundação em junho de 2019, a Wikimedia Foundation suspendeu o uso de proibições parciais e temporárias da Fundação a partir de 2 de julho de 2019. O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia que solicitou que os funcionários realizassem essa consulta para "reavaliar [ou] ou adicionar contribuições da comunidade às duas novas ferramentas de política de ação do escritório (proibições temporárias e parciais da Fundação)", e o diretor executivo posteriormente afirmar que "[a Fundação] buscará mais comentários da comunidade sobre essas mudanças [ferramentas parciais/temporárias]".

Objetivo da consulta

Proibições parciais e temporárias da Fundação sob a política de ações do escritório podem ser benéficas para as comunidades Wikimedia nas seguintes situações (e/ou combinação de situações):

  • Quando há repetidos abusos que a comunidade local não consegue resolver adequadamente, seja por falta de recursos, ameaças externas ou falta de processos comunitários apropriados.
  • Quando o abuso flagrante é limitado a um único projeto comunitário, geralmente maduro, mas o usuário está contribuindo de forma construtiva e não abusiva em um projeto menor, em que sua atividade contribui significativamente para o desenvolvimento do projeto.
  • Quando o gatilho causa o persistente, o comportamento relativo é exclusivo para um projeto da comunidade, mas não há motivos para se preocupar com as contribuições mais amplas do usuário ao movimento em geral.

Esta consulta destina-se a dar à comunidade global da Wikimedia espaço para discutir três coisas:

Como as proibições parciais e temporárias da Fundação devem ser usadas (se houver)? Em todos os projetos, ou apenas em um subconjunto?

  1. Grandes com um órgão elaborado de resolução de conflitos como o ArbCom na Wikipédia em inglês
  2. Médias, com um processo de trabalho para resolução de conflitos, mas não elaborado ou totalmente formal
  3. Pequenos em que não é realizado o acompanhamento de todas as edições, nem existe um mecanismo adequado de resolução de conflitos na comunidade

Pode o Política de ações do escritório proibições parciais e temporárias, conforme escrito (por volta de junho de 2019), ser usado? Caso contrário, que alterações precisam ser feitas no texto?

  1. Se as reclamações são avaliadas em particular, sob quais circunstâncias os colaboradores devem ter permissão para aprender os padrões pelos quais seus comportamentos estão sendo julgados?
  2. Como as queixas confidenciais avaliadas em particular podem impedir acusações abusivas ou de retaliação?

Como as proibições parciais e temporárias da Fundação devem ser idealmente implementadas, se deveriam?

  1. Para que tipos de comportamento a Fundação deve emitir ações parciais ou temporárias no escritório?
  2. As ações parciais e temporárias do escritório podem ser apeladas?
  3. Que duração(s) deve estar disponível para ações parciais e temporárias do escritório?
  4. Que outras considerações devem ser levadas em consideração ao usar ações parciais ou temporárias do escritório?
  5. Até que ponto a comunidade deve ter permissão para participar da discussão sobre ações temporárias do Office? E se as ações temporárias do escritório fossem contestadas pela comunidade local?

Política escrita, por volta do início de junho de 2019

Proibições temporárias da Fundação

As proibições globais da Fundação Temporária servem para excluir um usuário de acordo com a proibição global tradicional da Fundação, conforme descrito na seção anterior, com a principal diferença de que a duração é limitada. Isso significa que uma proibição global temporária impedirá indivíduos de todos os sites, plataformas e atividades da Wikimedia Foundation, em sua própria capacidade ou como agentes de terceiros, por um período limitado e claramente definido.

As proibições globais da Fundação Temporária são reservadas para condutas que:

  • Constitui uma violação única e grave dos Termos de Uso e não faz parte de um padrão de comportamento abusivo;
  • Pode não violar expressamente os Termos de Uso, mas segue um padrão de comportamento com impacto negativo considerável nos projetos ou indivíduos afetados.

Semelhante a uma proibição global, uma proibição global temporária é colocada contra um indivíduo em vez de contra um nome de usuário específico. Aplica-se a quaisquer contas alternativas que um indivíduo possa controlar e a quaisquer contas que possam criar após a promulgação da proibição e pelo período da proibição. Da mesma forma, aplica-se a contas anônimas / "IP" que o indivíduo banido pode estar usando no momento da proibição ou pode usar enquanto a proibição estiver em vigor.

A duração da proibição global temporária pode variar de um a vários anos, o que é claramente comunicado ao indivíduo e ao público banidos por meio do aviso de proibição global temporária da Fundação. Não é passível de recurso, portanto sua duração é final e inegociável. O indivíduo sancionado pode retomar a atividade, de acordo com as políticas locais do projeto e os Termos de Uso, após a expiração da proibição.

Proibições parciais da Fundação

Uma proibição parcial da Fundação é uma ferramenta complementar da Fundação para um site da comunidade ou uma proibição de tópico. Consequentemente, as proibições parciais da Fundação servem para excluir um indivíduo de um único ou definido conjunto de projetos, atividades ou plataformas apoiados pela Fundação, indefinidamente ou por um período definido, sem excluí-los de todo o ecossistema da Wikimedia.

Proibições parciais da Fundação podem ser implementadas nos casos de:

  • Má conduta repetida em um único projeto apoiado pela Fundação, com um impacto considerável no projeto em geral ou em colaboradores individuais ativos nesse projeto.

Outras circunstâncias que podem ser consideradas para proibições parciais da Fundação incluem:

  • Falta de conduta abusiva do indivíduo afetado em qualquer outro projeto apoiado pela Wikimedia Foundation.
  • Registro de contribuições positivas e boa reputação geral em outros projetos apoiados pela Wikimedia Foundation.

As proibições da Parcial Foundation ajudam a proteger contribuições construtivas e o crescimento de comunidades menores, técnicas e/ou emergentes, onde editores individuais com histórico problemático em wikis maduras às vezes se tornam pilares sem causar problemas

Semelhante às outras proibições listadas acima, as proibições parciais são feitas contra um indivíduo e não contra um nome de conta ou endereço IP específico pelo qual esse indivíduo pode ser conhecido.

Eles são finais e inegociáveis.

No caso de uma proibição parcial finita, o indivíduo afetado pode retomar a atividade, de acordo com as políticas locais do projeto e os Termos de Uso, após a expiração da proibição. Se o indivíduo afetado falhar em demonstrar a correção do curso ao retornar, outras ações do escritório poderão ser consideradas.

Encerramento e resumo da consulta

Durante a fase pré-conversação, discutiu-se como seria elaborado o resumo e as conclusões da consulta. Estão disponíveis duas opções:

  1. A comunidade pode lidar com o fechamento se os voluntários puderem encontrar um administrador da Wikimedia não envolvido que se voluntarie para revisá-lo e fechá-lo em tempo hábil no final da consulta.
  2. Se 1) não puder ser feito, a Fundação encerrará a consulta em um resumo público das conclusões.

Under either option, Legal will conduct the final review and make changes to the summary if merited.