Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Education Program/Job Positions/Coordination/Task/Rodrigo Padula

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Perguntas e Respostas do processo seletivo[edit]

Por que crescer a comunidade de editores no Brasil é importante para atingir a missão da Wikimedia Foundation?[edit]

O crescimento economico do Brasil tem facilitado o acesso e alavancado o uso da tecnologia no dia a dia do Brasileiro, que a cada ano está mais conectado à internet para utilizar serviços e buscar informações.

De acordo com o IBOPE[1], o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países conectados à internet, com cerca de 52 Milhões de usuários ativos conectados, ficando em primeiro lugar quando observado o tempo médio de acesso de cada usuário. Além desses números, a expectativa de crescimento para 2013 é de 22 Milhões[2].

A presença do computador na escola também tem crescido significantemente, bem como o uso da internet em sala de aula por alunos e professores[3] o que tem demandando cada vez mais a construção de conteúdos educacionais e material didático em meio digital.

Porém, quando comparamos o crescimento da Internet no Brasil à demanda por conteúdo educacional em meio digital e às estatísticas da Wikipédia, vemos que o crescimento do número de colaboradores, de acessos e de novos artigos publicados não acompanham essa explosão da Internet no Brasil.

Estatísticas da Wikipédia em potuguês
Dados Números Ranking(Idioma)
Número de Artigos 761,991 11
Views por hora 698,557 9
Editores por Milhão de Habitantes 5 -

Tais números apresentam o grande potencial de crescimento da Wikipédia no Brasil e o alcance da missão da fundação através de estratégias bem definidas e planos de ação para converter os internautas brasileiros em usuários e colaboradores da Wikipédia, como objetiva o Programa Catalisador Brasileiro da Wikimedia.

Com uma população tão grande e conectada, num país com um sistema educacional tão deficiente, o Brasil se torna um lugar chave para a aplicação e desenvolvimento de projetos e metodologias para a construção colaborativa do conhecimento e o compartilhamento de informações de forma aberta através da web.

Portanto, o crescimento do número de usuários e colaboradores da Wikipédia no Brasil se torna fundamental não somente para atender a missão da Wikimedia Foundation mas também uma necessidade dos internautas, estudantes e pesquisadores brasileiros.

Com a participação de professores e pesquisadores na escrita, revisão e divulgação da Wikipédia, maior será a confiabilidade acadêmica sobre os artigos publicados e quanto melhor a reputação e qualidade dos artigos mais usuários, leitores e consequentemente, novos colaboradores surgirão, atingindo assim a missão da fundação e melhorando cada vez mais o acervo da Wikipédia.

Como você vislumbra o seu trabalho com professores, estudantes e voluntários para atingir os objetivos do projeto?[edit]

Venho desenvolvendo projetos e eventos na área de informática e internet aplicada à Educação desde 2006, através de projetos como: One Laptop Per Child, Mozilla e na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente sou pesquisador.

Neste período tenho trabalhado em vários projetos e realizado parcerias e palestras em várias instituições de ensino em vários Estados brasileiros.

Em grande parte destas atividades identifiquei uma grande necessidade quanto à capacitação dos professores no uso do computador em sala de aula e na identificação de materiais educacionais em meio digital, bem como a produção dos mesmos. Em contrapartida, vejo grandes repositórios de informação e objetos educacionais sub-utilizados, tanto por quem precisa quanto por quem produz novos conteúdos.

Visando atingir os objetivos do projeto Catalisador Brasileiro e a missão da Wikimedia, pretendo trabalhar para apresentar a Wikipédia como ferramenta de apoio ao desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento colaborativo, trabalhando em várias frentes para incentivar a adesão de novos usuários, colaboradores e pesquisadores à Wikipédia e demais projetos da Wikimedia.

Para alcançar tais objetivos, vislumbro engajar a comunidade de professores, estudantes e voluntários através da identificação de oportunidades para a realização de parcerias, projetos de pesquisa junto a Faculdades e Universidades e através da realização de eventos e atividades como os Multirões de Documentação e Sprints de Localização.

O desenvolvimento de métodos de uso da Internet e da Wikipédia em sala de aula, alinhando conteúdos criados colaborativamente e os Parâmetros_curriculares_nacionais também podem alavancar o uso do acervo em sala de aula como ferramenta de apoio a aprendizagem, cobrindo não somente areas mais acadêmicas mas também o Ensino Fundamental e Médio.

Portanto faz-se necessária uma maior aproximação entre o grupo de colaboradores da Wikipédia, pesquisadores da área de educação e professores, para delinear sua aplicação e melhoria constante.

Identificar essas possibilidades, planejar e executar estes projetos e iniciativas são os papéis que pretendo desempenhar como Coordenador do Programa Educacional do Programa Catalizador da Wikimedia no Brasil.

Planos de ação[edit]

Ensino Fundamental e Médio[edit]

  1. Identificar grupos de professores e pesquisadores interessados no uso da internet em sala de aula.
  2. Identificar escolas e instituições de ensino que usam ou pretendem usar a internet em sala de aula.
  3. Criar estratégias de uso pedagógico da Wikipédia em sala de aula, usando como base os PCNs com a colaboração de professores e pesquisadores.
  4. Planejar eventos de capacitação do uso e edição da Wikipédia para aplicação em sala e geração de novos conteúdos relevantes.
  5. Realizar eventos e experimentos com o envolvimento de professores e pesquisadores nas insituições e escolas interessadas.

Ensino Técnico e Superior[edit]

  1. Identificar grupos de professores e pesquisadores interessados no uso da internet como ferramenta educacional e para a construção coletiva do conhecimento.
  2. Identificar escolas e instituições de ensino que usam ou pretendem usar a internet e tecnologias de ensino a distância.
  3. Criar estratégias de uso pedagógico da Wikipédia em sala de aula para construção coletiva do conhecimento.
  4. Planejar eventos de capacitação do uso e edição da Wikipédia para aplicação em sala e geração de novos conteúdos relevantes por professores e alunos.
  5. Identificar possibilidades de realização de projetos de Iniciação Científica baseados na Wikipédia, tanto através de estudos técnicos quanto filosóficos e conteúdos específicos.
  6. Realizar eventos e experimentos com o envolvimento de professores e alunos nas instituições e universidades interessadas.
  7. Criar prêmios ou alguma forma de reconhecimento para alunos e professores quando ao uso e colaboração com a Wikipédia.
  8. Expandir o programa de representantes universitário da Wikipédia, avaliando seus erros e acertos para melhoria constante do programa.

Pesquisa e Pós Graduação[edit]

  1. Identificar pesquisadores e instituições que desenvolvam pesquisas sobre trabalho colaborativo e internet.
  2. Criar e desenvolver projetos de pesquisa envolvendo pesquisadores de múltiplas instituições de pesquisa.
  3. Buscar fomento para o desenvolvimento de pesquisas junto a FAPERJ, FAPESP, CNPQ, CAPES através destas instituições.
  4. Identificar eventos científicos onde possamos participar como apoiadores e participantes.
  5. Incentivar a publicação de pesquisas científicas relatando casos de uso da Wikipédia como ferramenta de ensino e fonte confiável de conteúdo.
  6. Envolver pesquisadores no desenvolvimento de material de apoio a formação de professores e pesquisadores.

Projetos e Iniciativas Interessantes[edit]

P2PU[edit]

Através das primeiras interações com a comunidade Wikipédia no Facebook, encontrei um link referenciando o curso Writing Wikipedia Articles: The Basics and Beyond da Peer To Peer University. Achei a iniciativa muito interessante e creio que seja fundamental o desenvolvimento de algo neste sentido para o Programa Catalisador Brasileiro. Já havia citado a necessidade de capacitação de professores e pesquisadores quanto ao uso da Wikipédia como ferramenta de apoio a educação.

A produção de material didático e cursos de edição da Wiki, bem como metodologias de ensino utilizando a Wikipédia são fundamentais para difusão do projeto no meio educacional. Cursos como esse da P2PU podem auxiliar na formação de novos editores da Wikipédia.

Webmaker[edit]

O Webmaker é um projeto da Mozilla que tem como principal objetivo a formação da próxima geração de "Webmakers". Para difusão desta idéia a Mozilla desenvolveu diversas ferramentas e propostas para a transformação dos atuais "usuários da web" em "construtores da web". Uma das ferramentas é o Popcorn maker, que permite aos seus usuários agregarem conteúdos da Web como videos, imagens, textos e musicas em videos/apresentações. Uma das funcionalidades permitidas é a inserção de Verbetes/Artigos da wikipédia. Creio que poderíamos buscar uma maior aproximação com a Mozilla em projetos similares que incentivassem o uso de conteúdo da Wikipédia. Como sou colaborador ativo da Mozilla desde 2007, posso buscar esta aproximação para estimular o uso e crescimento da Wikipédia no Brasil através de eventos e outras atividades desenvolvidas em parceria.

Grupo Software Livre Educacional[edit]

O GT Educação(FISL) e o grupo de Software Livre Educacional brasileiro tem desempenhado papel importante no Brasil quanto ao uso de tecnologias livres para melhoria do sistema educacional brasileiro.

Além das discussões e eventos organizados pelos grupos, eles também apoiam o desenvolvimento e localização de diversos softwares educacionais, muitos deles utilizados e distribuídos através do Linux Educacional.

Creio que uma maior aproximação entre a equipe nacinal da Wikipédia e do grupo poderia gerar resultados interessantes para a expansão do Programa Catalisador Brasileiro. Tenho participado ativamente de eventos e discussões do grupo na Campus Party e FISL há vários anos e eu poderia facilitar esta aproximação.

Páginas de Interação[edit]

  1. Expansão do programa https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikip%C3%A9dia_na_Universidade
  1. Wikpédia pt no Facebook https://www.facebook.com/groups/contribuawikipedia/permalink/457202184365427/
  1. Atrair editores http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia_Discuss%C3%A3o:Divulgar_a_Wikip%C3%A9dia_e_atrair_editores#Integra.C3.A7.C3.A3o_a_redes_sociais
  1. Wikipédia:A Wikipédia na academia http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:A_Wikipédia_na_academia
  1. PCNs http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A2metros_curriculares_nacionais
  1. Wikipédia na Universidade https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia_Discuss%C3%A3o:Wikip%C3%A9dia_na_Universidade
  1. Wiki na Escola - Roteiro https://pt.wikiversity.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Wiki_na_Escola:_Roteiro_tem%C3%A1tico

Sugestões e Comentários[edit]

Referências[edit]

  1. Brasil é o terceiro país em número de usuários ativos na internet http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/brasil-e-o-terceiro-pais-em-numero-de-usuarios-ativos-na-internet.aspx
  2. Brasil deve ganhar 22 milhões de novos internautas em 2013 http://www.bemparana.com.br/noticia/245398/brasil-deve-ganhar-22-milhoes-de-novos-internautas-em-2013
  3. Computador está na sala de aula em 21% das escolas particulares http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-19/computador-esta-na-sala-de-aula-em-21-das-escolas-particulares.html
  4. Estatísticas Wikipédia http://stats.wikimedia.org/EN/Sitemap.htm
  5. Graficos http://stats.wikimedia.org/EN/ChartsWikipediaPT.htm
  6. Writing Wikipedia Articles: The Basics and Beyond[6] https://p2pu.org/en/courses/49/writing-wikipedia-articles-the-basics-and-beyond/