Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Education Program/Job Positions/Coordination/Task

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Objetivo da tarefa[edit]

O objetivo geral é avaliar o quão confortável os candidatos estão em interagir com a nossa comunidade em pontos críticos que simulam o seu futuro trabalho. Nós queremos ver se os candidatos estão:

  • Confortáveis em expor seus pensamentos e perspectivas para a comunidade de uma maneira transparente sem medo de serem criticados e/ou medo de serem confrontados, com boa fé, ao ponto de vista de um membro da comunidade.
  • Capazes de interagir com os membros da comunidade com um diálogo aberto que seja mutuamente respeitoso.
  • Capazes de atrair percepções dos membros da comunidade e sintetizar essas percepções assim como os dados em um sumário e plano de ação úteis.
  • Confortáveis em ter outros contribuindo através de modificações (hacks) no seu trabalho.

Além disso, a tarefa é uma grande oportunidade para os candidatos aprenderem sobre nós e verem como a comunidade trabalha!

Pontos de avaliação
  • Avaliaremos como eles se engajaram e se eles adicionaram valor ao processo de discussão da comunidade (por fazer questões ponderadas, desafiando suposições, sintetizando discussões, mudar de opinião baseada na qualidade dos argumentos etc.).
  • O foco da avaliação não são as respostas em si dadas pelos candidatos, mas a forma como dialogaram em torno das questões que surgem ao longo do debate.

Seguem as perguntas respondidas pelos candidatos que estão participando do processo seletivo para a vaga de coordenação do programa de educação:

  1. Por que crescer a comunidade de editores no Brasil é importante para atingir a missão da Wikimedia Foundation?
  2. Como você vislumbra o seu trabalho com professores, estudantes e voluntários para atingir os objetivos do projeto?

Observação: a seleção do candidato é um processo cumulativo, ou seja, essa tarefa na wiki funcionará como parte do processo que conta também as entrevistas anteriores (uma feita pelo RH da Wikimedia Foundation, outra feita por Oona e Everton, pessoalmente, em SP e no Rio), o currículo e a experiência profissional do candidato.

Observação 2: A partir da data do início da tarefa, os candidatos deverão usar apenas as páginas de discussão para tirar suas dúvidas, não podendo enviar e-mails.

Processo[edit]

Abaixo encontra-se a descrição do processo para a tarefa:

  • Criar um nome de usuário: Todos os candidatos criam uma conta no Meta. É dada ao candidato a liberdade de criar uma conta anônima, com um nome de usuário que não o identifique, para proteger sua privacidade, a confidencialidade do processo e para que o foco da interação seja em torno de seu desempenho na Wiki.
  • Facilitar a discussão: Os candidatos fazem questões ou expressam pensamentos em suas páginas para semear discussões para solicitar informações e promover discussão. Todos podemos postar links para pesquisas ou dados que sejam úteis à discussão.
  • Os candidatos são livres para entrarem em contato diretamente com os membros da comunidade através de suas páginas de discussão.

Nota: a tarefa deverá ser feita em português.

Respostas[edit]

Abaixo a respostas dos candidatos na ordem em que foram enviadas:

  1. /belisards
  2. /Rodrigo Padula
  3. /Phelps246
  4. /Shaw

Cronograma[edit]

17 maio: A tarefa é aberta às 12h (Horário de Brasília).
23 maio: A tarefa é fechada às 12h (horário de Brasília).
23-26 maio: A comunidade avalia sobre a qualidade do trabalho. Página de avaliação aqui.
28 maio: Anúncio do candidato que foi selecionado.