Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Education Program/Job Positions/Coordination/Task/belisards

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Por que crescer a comunidade de editores no Brasil é importante para atingir a missão da Wikimedia Foundation?[edit]

Com 193 dos 569 milhões de habitantes da América Latina, o Brasil é um país chave para o sucesso das metas de aumento do alcance do Movimento Wikimedia, que em seu plano estratégico prevê um crescimento de 5 a 10% nesta região. A boa relação do Brasil com o continente africano (cuja meta de crescimento é de mais de 10%) também pode se tornar um componente crucial para o crescimento da Wikimedia no Sul Global. Deste modo, o crescimento da comunidade de editores da Wikimedia no Brasil é fundamental para a realização efetivamente global da missão da Wikimedia de coletar e desenvolver conteúdos educacionais sob licenças livres.

Diferentes estratégias podem ser aplicadas para alcançar este objetivo, de acordo com a dinâmica de cada plataforma e possíveis parcerias. A partir de uma análise dos desafios atuais da Wikimedia, proponho para a comunidade 4 eixos de ação que podem vir a nortear a coordenação do programa de educação da Wikimedia Brasil:

Desenvolvimento de metodologias e materias didáticos: Elaborar com a comunidade metodologias que facilitem a integração das plataformas da Wikimedia a diferentes processos de ensino e aprendizagem não apenas nas Universidades, através da criação de "guias de aula" para professores e educadores com sugestões de dinâmicas possíveis com os alunos que façam uso de tais plataformas. Elaboração de materiais didáticos em texto e screencasts para auxiliar pessoas menos experientes no uso das ferramentas Wiki

Valorização de saberes locais e tradicionais: Realizar parcerias e colaborações com Escolas públicas ou privadas, Organizações Não-Governamentais, Redes, Coletivos, Governos estaduais ou municipais e Pontos de Cultura para a produção de conteúdo sobre temas, histórias ou manifestações culturais regionais. Estimular a valorização e a documentação livre de conhecimentos não reconhecidos no ambiente acadêmico, como os saberes tradicionais relacionados à medicina e manejo ambiental, por exemplo. O projeto Nhegatu é um caso interessante de ação neste sentido, que pode ser potencializado através da articulação com redes de cultura digital ligadas às aldeias indígenas. Este eixo buscaria promover a valorização dos saberes vivos de todo tipo, a partir de sua documentação e difusão na Internet. O objetivo é incentivar a produção de conhecimento "de baixo para cima", paralelamente às ações com Universidades. Ou seja, incentivar os visitantes das plataformas da Wikimedia a inserirem informações sobre sua realidade local.

Wikipedia nas Universidades: Através de uma análise com a comunidade participante dos pontos positivos e negativos do programa Wikipedia na Universidade, dar continuidade à ação e com a parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas. Elaborar estratégias que contemplem todos as áreas da Universidade (ou seja, não só pesquisa e ensino, mas também extensão), buscar apoio e sensibilizar agências de pesquisa, como CNPq, CAPES e Fundações Estaduais de financiamento sobre a importância de integrar as plataformas da Wikimedia aos processos acadêmicos, como forma de livre documentação do conhecimento. Apoiar a mobilização pela divulgação em dados abertos do conhecimento científico produzido nas Universidades públicas ou financiado pelo governo. Aprofundar as parcerias com cursos acadêmicos de línguas para a tradução de conteúdos da Wikimedia em outros idiomas.

Diáspora Africana: Parceria com grupos, instituições e redes que trabalhem direta ou indiretamente com a cultura africana para a produção de conteúdos sobre os saberes de origem afro-descendente no Brasil. Contato com instituições de ensino, órgão governamentais e grupos da sociedade civil dos países africanos lusófonos para a realização de parcerias ações conjuntas.

Como você vislumbra o seu trabalho com professores, estudantes e voluntários para atingir os objetivos do projeto?[edit]

Entendo que o papel do Coordenador do Programa Educacional é fornecer subsídios e facilitar processos para a melhoria qualitativa e quantitativa dos conteúdos das plataformas da Wikimedia Brasil. Deste modo, vislumbro meu trabalho como um processo a ser desenvolvido junto com a comunidade, onde ideias iniciais são apresentadas para debate e então reformuladas coletivamente com os participantes ativos. O trabalho com professores, estudantes e voluntários deve emergir do diálogo entre diferentes experiências e do aperfeiçoamento de metodologias mediante o debate público com a comunidade. Meu trabalho como Coordenador deve se pautar, portanto, pela execução destes planos de ações delineados coletivamente, e não pela definição individual e isolada de diretrizes e linhas de ação do Programa Educacional no Brasil.