Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Education Program/Job Positions/Coordination/Task/Shaw

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Por que crescer a comunidade de editores no Brasil é importante para atingir a missão da Wikimedia Foundation?


Para realizar a missão (incluir hyperlink que dá acesso ao mission statement da Wikimedia - Roland) da Wikimedia Foundation em relação a todos os seus produtos, baseados no poder da colaboração e no acesso aberto e irrestrito a todos, é fundamental que a comunidade de editores cresça no Brasil e agregue colaboradores de diversos estados, níveis culturais, classes sociais, idades e perfis com o objetivo de fortalecer a rede de autores-protagonistas que dão vida e garantem a sustentabilidade de ferramentas que contribuem para a educação, aprendizagem, troca de experiências, democracia, para a valorização de saberes acadêmicos e populares e para a aprendizagem informal de milhares de pessoas em todo mundo. (Roland: Fabi, me parece que esse parágrafo aborda somente de forma indireta a questão principal do "por que?". A primeira mensagem que tiro dessa frase muito longa é: crescer é importante para realizar a missão. Ok, mas isso faz parte do enunciado. Sugiro utilizar balizas como p.ex. "democratizar a produção do saber", "representatividade", "legitimidade e credibilidade da informação que resulta do grande número de contribuidores que concordam sobre determinado conteúdo")

Pensando no contexto de atuação no Brasil, um país onde os indicadores educacionais e sociais indicam a urgência em investimentos e projetos e políticas públicas que assegurem o acesso a grande parte da população a seus direitos. Os indicadores de criminalidade demonstram que possuímos a 4ª maior população carcerária do mundo, e que dos cerca de 560.000 presos hoje, 64% são jovens de até 29 anos e 160 mil tem até 18 anos (IBGE). Do grupo total, a maioria não concluiu ensino médio, o que numa leitura apressada poderia gerar a percepção de que quem não estuda se destina ao crime impreterivelmente. Na verdade, os números revelam que a mesma população que não é “alcançada” pela escola, que não dialoga com essas camadas da população, contribui para sua (Roland: fico um pouco confuso: esse pronome "sua" se refere a que mesmo? Possivelmente minha confusão decorra do uso repetido de "população/camadas da população") exclusão de possibilidades de empregabilidade e de inclusão em redes de apoio educacionais e de proteção social que valorizem suas identidades, saberes, conexões com o entorno e seus lugares de fala no mundo.

Sabe-se que a maioria de participantes de redes de aprendizagem atua apenas como leitor. Apenas cerca de 5% realmente atua como produtor de conteúdos (fonte: Wikonomics). Por isso, analisar os indicadores atuais de público leitor e editor é fundamental para prevermos tendências e trabalharmos sobre dados que expressem a realidade com a maior clareza possível. (Roland: Em que medida essa frase é necessária para responder a pergunta?)

Nesse mesmo contexto, vemos que o acesso à internet cresce exponencialmente, principalmente nas classes C e D, onde o ensino à distância tem se desenvolvido cada vez mais, seja no número de universidades e instituições educacionais que investem nessa solução como na disponibilização de materiais didáticos, jogos de aprendizagem, vídeos e outros recursos que podem ser consumidos e utilizados colaborativamente em redes formais e informais de aprendizagem.


O trabalho com redes de colaboração em empresas, organizações do terceiro setor, escolas mostra que é preciso criar diversos arranjos colaborativos que, como defende Pierre Levy, nos permitem pensar como um só “cérebro” que dispõe de competências e habilidade complementares e, muitas vezes, divergentes, permitindo a criação de conflitos criativos que geram novos caminhos, soluções e inovações trazendo transformação para todos os envolvidos e o ambiente no qual atuam.


Como você vislumbra o seu trabalho com professores, estudantes e voluntários para atingir os objetivos do projeto?


Para atuar de maneira colaborativa com uma rede de apoiadores, usuários, editores, é preciso criar e estimular uma atmosfera onde colaboração, respeito, transparência e reconhecimento se retroalimentem e isso se dá por meio de relacionamentos baseados na confiança e horizontalidade. (Roland: Ok pelo cuidado em termos de relação e colaboração. Acrescenta como você vai complementar isso com um cuidado na eficácia e eficiência para garantir que, no final do dia, você atinge os objetivos do projeto que devem - imagino eu - incluir um elemento quantitativo em torno da produção de saber/entradas por meio de wikis etc.)

Compartilhar fragilidades e sucessos do projeto, suas metas e dar voz a todos os interessados, valorizando necessidades desses diferentes subgrupos, compreendendo seus perfis, é fundamental. Para isso, tratar colaborativamente cada etapa do planejamento estratégico e tático para a realização das metas da Wikipedia em relação a todos os seus produtos. Compartilhar o status de cada ação nessa rede e pensar juntos soluções viáveis e eficazes e cuidar do relacionamento com a rede é importante para gerar manter essa parceria.

Um relacionamento só acontece com trocas e encontros, virtuais e presenciais quando possível.

Explorar o contato com redes de universidades, centros de ensino técnico, órgãos que representam educadores, alunos e pesquisadores e centros de produção de saberes populares é importante e precisa de um planejamento que eleja prioridades e que seja viável.

Um mapeamento e diagnóstico inicial de instituições foco poderia ser início desse plano.

Sabemos que esse envolvimento pode gerar maior credibilidade em relação aos conteúdos produzidos colaborativamente mais muitas outras perguntas importantes precisam ser discutidas. Algumas delas seriam:

- Quais são as principais resistências no uso da Wiki como ferramenta de aprendizagem por educadores brasileiros, principalmente no âmbito das universidades e centros de ensino técnico?

- Quantos jovens brasileiros conhecem e usam a Wiki e que percentual atua como editor em cada região?

- Que regiões hoje participam mais da rede de editores e leitores? Como essas redes são compostas? O que elas demandam?

- Dos que tem interesse em atuar como editores, o que os impede? Como poderíamos ajudá-los?

- Qual é o índice de visibilidade e conhecimento de recursos de apoio já existentes que auxiliam quem quer usar a Wikipedia (e outros produtos) como uma ferramenta de aprendizagem em sala de aula?


Esse é apenas o começo da discussão. É um convite para uma exploração coletiva de dados da realidade, impressões, pesquisas, boas práticas, sugestões etc.

Espero poder contar com as opiniões e contribuições da comunidade para irmos além e traçarmos caminhos que ajudem no crescimento e sustentabilidade dessa rede.