Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Reports/Summary of Movement Conversations 2020/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Outdated translations are marked like this.

Como nos conectamos…

As recomendações foram disponibilizadas em vários formatos: um documento principal de 20 páginas, o texto estendido de 56 páginas e uma nota de capa de 4 páginas. Um resumo de uma página foi desenvolvido por um membro da comunidade e tornou-se um iniciador de conversas acessível. Foi fornecida uma leitura em áudio do documento principal, bem como um vídeo de uma apresentação sobre as recomendações. Em suma, foram fornecidas traduções em 12 idiomas, embora houvesse desafios em termos de qualidade e extensão.

Durante 5 semanas, a equipe principal e os contatos estratégicos conversaram com comunidades globais e diferentes vozes que compõem nosso movimento. As conversas aconteciam na wiki, via e-mail, em várias chamadas, mídias sociais e aplicativos de mensagens. A busca por participação foi adaptada para diferentes contextos. Agradecemos aos afiliados e entusiastas da estratégia que realizaram eventos locais e regionais; mais de 40 e contando.

Quem fez parte…

Strategy Salon in Morocco
AdminCon in Dortmund
Strategy salon in Haiti

O envolvimento com comunidades online era uma das principais prioridades, das Wikipédias em espanhol e árabe ao Meta em inglês, Wikcionário em francês e Wikisource em hindi. Isso foi apoiado com a dedicação dos contatos de estratégia e pela equipe principal, escritores, membros do grupo de trabalho, funcionários e membros de afiliados e pela Wikimedia Foundation.

Muitas comunidades em regiões emergentes da Wikimedia, como na África e na Ásia, estavam empolgadas em participar, compartilhar suas experiências e fazer parte de discussões em todo o movimento. A estratégia conectou colaboradores nessas configurações entre si e com as partes interessadas do movimento, incluindo afiliadas maiores e mais estabelecidas.[1] A Wikimedia France, por exemplo, apoiou 10 eventos presenciais liderados localmente em outros países da cooperação WikiFranca.[2]

Alguns números…

A principal página de destino das recomendações no Meta foi vista quase 8.000 vezes entre 20 de janeiro e 23 de fevereiro de 2020; e mais de 15.500 vezes quando combinado com a página de discussão.[3] Posts e portais na Wikipédia, Commons e Wikidata em inglês, também fizeram ligação ao Meta. As visualizações de página mais altas em outros idiomas foram o alemão, com mais de 1.100 visualizações, francês (904), espanhol (403) e árabe (186).[4] Entre os participantes no Meta, o número médio de edições foi superior a 20.000 e a idade média da conta foi de 6,7 anos. As visualizações de página ocorreram com mais frequência nas primeiras recomendações da lista de 13 e diminuíram nas recomendações subsequentes.[5]

For a breakdown of the number of people engaged, please see below.

O que foi dito…

Um dos principais pedidos era tornar a linguagem mais simples e clara, facilitar a compreensão e a tradução, reduzir redundâncias e tornar o conteúdo menos vago, incluindo os "resultados esperados" e sua finalidade. Também foi solicitada clareza quanto à terminologias com significados diferentes entre idiomas e culturas, como liderança, equidade, advocacia e diversidade.

As recomendações da estratégia do movimento foram elaboradas para não serem prescritivas, de modo a deixar espaço para adaptação e contextualização local, especialmente ao reunir 89 recomendações de 9 áreas temáticas diferentes. No entanto, houve muitas solicitações para que o texto se tornasse mais específico, preciso e direto, como na diferenciação entre as partes interessadas ao abordar comunidades online ou "offline", a Wikimedia Foundation ou afiliados.

Houve pedidos para que determinado conteúdo fosse esclarecido e explicitado: descentralização; o modelo de voluntário integral do movimento; desigualdades de gênero pertencentes ao movimento e ao mundo; mulheres, LGBTQ + e outras comunidades sub-representadas no movimento; advocacia; sustentabilidade ambiental, mudança climática e pegada ecológica do movimento; comunidades de tecnologia e desenvolvedor; experiência de usuário; plataformas internas; a centralidade do código aberto; e melhor inclusão dos consumidores de conhecimento.

As comunidades ou afiliados menores e mais jovens frequentemente enfrentam as complexidades do dia-a-dia e destacaram a necessidade de maior participação na tomada de decisões, alocação de recursos e habilidades relevantes, melhor representação, assistência técnica, suporte financeiro, conhecimento de movimento acessível e coordenação com as partes interessadas no movimento. Em um nível superior, as recomendações começam a abordar essas barreiras. Em um nível mais detalhado, tem havido muitas perguntas de todas as comunidades relacionadas à implementação e às conversas necessárias sobre como as idéias e os "resultados esperados" serão levados adiante, por quem e como será assegurado o apoio financeiro e de coordenação.

Áreas de apoio…

Existem conceitos que, no nível atual das recomendações, geralmente não são controversos, como melhorar a experiência do usuário (rec 3), principalmente para multimídia e reduzir o limiar de edição, inclusive em aparelhos móveis, no gerenciamento interno do conhecimento (rec 8) e avaliação (rec 12). Alguns desses conceitos estão abordando lacunas de longa data no movimento, embora haja perguntas sobre ferramentas e processos relacionados.

Houve um forte apoio a estruturas e sistemas distribuídos (recomendações 5 e 6) que trazem representação mais diversificada, funcionários locais, conectividade regional, funções e responsabilidades claras, distribuição equitativa e responsável de recursos e maior autonomia local. Embora haja preocupações com os desequilíbrios de poder existentes no movimento e com diferentes aplicações para comunidades on-line. Também há um forte apoio para permitir ambientes mais acolhedores e abordar o assédio (rec 4), embora o mascaramento de IP como um subtópico tenha se mostrado controverso.

Há suporte para o desenvolvimento sistemático de habilidades no movimento (rec 7), incluindo oportunidades de explorar a experiência existente, como por meio de mentorias e desenvolvendo capacidade individual e organizacional com base nas necessidades identificadas localmente, com adaptabilidade de idioma e ferramentas relevantes. Para alguns, isso pode ser totalmente on-line e auto-dirigido, enquanto outros se beneficiariam mais da transferência do conhecimento e do contato pessoalmente. De maneira semelhante, a capacidade e liderança distribuídas (rec 6) são geralmente apoiadas, particularmente com foco na melhoria da inclusão e do empoderamento de indivíduos e organizações. Embora o conceito de liderança não seja universal e até a própria palavra “líder” tenha gerado debate.

Trabalhar de maneira mais próxima, significativa e sistemática com desenvolvedores externos aos projetos e voluntários em geral tem sido apoiado em muitas discussões relacionadas. Essa mesma conversa pode ser expandida para melhorar de maneira mais geral o envolvimento com as comunidades em todos os assuntos do movimento dentro e fora das wikis. Embora tenha havido perguntas sobre o conceito de "conselho técnico" (rec 9) e o feedback recebido foi dividido.

Áreas de debate…

Em geral, há preocupações de que a implementação será de cima para baixo, imposta, retirando autonomia e soberania e interferindo na autogestão do projeto/comunidade. As questões sobre implementação e soberania foram amplamente discutidas em torno de conceitos como descentralização, conselho global, hubs regionais e temáticos, com relação às implicações legais, composição e representação, risco de aumento da burocracia envolvendo estruturas existentes do movimento e partes interessadas e de onde recursos financeiros e humanos viriam para as novas estruturas.

As preocupações com autonomia, soberania e liberdade se estendem a quaisquer diretrizes de conteúdo propostas, políticas e protocolos aplicados, em torno do significado e implicações do impacto, análise e tomada de decisão relacionada. Preocupações semelhantes se aplicam à notabilidade, pesquisa original e políticas de referenciamento, onde foram discutidos o conhecimento oral e fontes de informação "não ocidentais". Deve-se notar que muitos desses tópicos controversos são anteriores à estratégia de movimento.

Os pedidos de resolução sistemática de conflitos e treinamento relacionado, prevenção de assédio e um código de conduta universal foram predominantes e surgiram desde cedo nas discussões do grupo de trabalho para apoiar interações e comunidades saudáveis. O espectro de feedback tem sido amplo, variando de suporte completo e solicitando ainda mais para lidar com o assédio, até a rejeição total, citando processos anteriores, processos em andamento e preocupações com a transparência e a responsabilidade em banir usuários.

Existem temores em torno da comercialização da Wikimedia, como a oferta de API de interface de programação de aplicativos 'premium' para grandes usuários comerciais - com suporte simultâneo e oposição absoluta. Embora exista o reconhecimento de que grandes usuários comerciais causam grandes prejuízos em recursos limitados e o reconhecimento de que maiores receitas são necessárias para o futuro, os medos da comercialização persistem, dada a nossa história e papel no ecossistema do conhecimento livre. Preocupações semelhantes existem em relação à compensação de indivíduos por atividades que não são de edição. Embora haja o reconhecimento de que o voluntariado não seja sustentável no futuro para atividades como organização, eventos e desenvolvimento de habilidades, especialmente em partes do mundo onde temos um maior espaço para crescer, há receios de aceitar edições pagas.

O que está por vir…

Existem muitas perguntas sobre a implementação das estruturas e conceitos propostos na estratégia e foram fornecidas sugestões para preparar a próxima fase e garantir uma transição tranquila. Mesmo com forte apoio ou otimismo cauteloso, há solicitações de alterações no conteúdo, maior clareza, simplificação da linguagem, melhores traduções e conversas contínuas com as comunidades.

Não existe uma abordagem única para todos, e nunca foi fácil chegar a decisões coletivas em nosso movimento. O feedback fornecido pelas comunidades, juntamente com a orientação do Conselho Diretivo da Wikimedia Foundation, ajudará um pequeno grupo de escritores que se reunirão de 10 a 12 de março para refinar as recomendações e levá-las a um estado final. Continuaremos atualizando e comunicando decisões. Somos gratos pelo feedback recebido e queremos agradecer a todos que participaram.

Learn more

You will find short information about the feedback shared per community:

References

  1. Uma espiada nos números da pesquisa de insights da comunidade de 2019 mostrou maior conscientização e maior apoio à estratégia de movimento entre colaboradores asiáticos e africanos.
  2. A WMFR apoiou eventos de estratégia no Benin, Camarões, Costa do Marfim, RDC, Guiné, Haiti, Mali, Senegal, Togo e Chade, reunindo mais de 150 pessoas.
  3. Visualizações da página de destino principal e da página de discussão em inglês
  4. Visualizações da página de destino principal em 10 idiomas
  5. Os números aumentam para as recomendações 5 e 6 - tomada de decisão equitativa e liderança distribuída - e para as recomendações 10 e 11 - priorizando tópicos para impacto e inovar no conhecimento livre - que têm uma quantidade bastante saudável de debate e discussão.