Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Updates/December 2019/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Updates/December 2019 and the translation is 93% complete.

Olá a todos!

Quero compartilhar uma visão geral do que está acontecendo na estratégia de movimento e em que pé estão as recomendações.

Sintetização das recomendações, reunião do grupo de escrita

O trabalho de refinamento das recomendações está indo bem. Os membros do grupo de escrita reuniram-se pessoalmente na semana passada, em Berlim, e passaram cinco dias energéticos e bem-sucedidos consolidando as 89 recomendações. Eles reuniram ideias sobrepostas entre as áreas temáticas anteriores, com o objetivo de criar um conjunto de recomendações coerente.

Várias áreas comuns para mudança foram refletidas nas 89 recomendações, e os escritores as avaliaram e agruparam em torno dessas áreas. O objetivo é descrever a direção geral da mudança e apresentar um conjunto que seja claramente compreendido e implementável, e que apresente o raciocínio por trás de cada mudança.

Os grupos também abordam problemas identificados na primeira fase, bem como as necessidades surgidas durante as conversas com o movimento entre março e setembro deste ano. Essas áreas de mudança incluem: melhoria na coordenação do nosso movimento; desenvolvimento de habilidades e liderança; distribuição de poder e tomada de decisão; e aprimoramento da experiência e da infraestrutura do usuário para nos ajudar a nos tornarmos o sistema de suporte essencial do ecossistema de conhecimento livre.

Além disso, o grupo também trabalhou na construção de uma narrativa que descreve uma visão comum para ver: o que conquistamos como movimento; o que está nos impulsionando em direção à mudança; e onde queremos chegar como movimento – as recomendações apresentarão uma proposta para a forma como chegamos lá.

Em uma atmosfera altamente colaborativa, os escritores agora estão ocupados refinando seu trabalho e elaborando um documento com as recomendações sintetizadas e a narrativa que pode ser apresentada ao movimento. Estamos muito animados com este progresso!

Conversas de movimento no próximo ano

As recomendações sintetizadas servirão como base para as próximas rodadas de conversas sobre movimento, que serão realizadas a partir de meados de janeiro a fevereiro. As conversas de facilitação ocorrerão na wiki para as comunidades de língua árabe, francesa, alemã, hindi, espanhola e portuguesa, na Wikipédia em inglês, Commons e Meta-Wiki, bem como pelo alcance direcionado a comunidades de outros idiomas e grupos afiliados. Esta será uma oportunidade para o movimento analisar e responder às recomendações antes que sejam finalizadas.

Recomendamos que você participe e contamos com a sua contribuição no próximo ano, por isso fique atento para obter mais detalhes sobre como fazer isso.

Se você tem alguma questão adicional ou comentário a fazer, por favor, sinta-se livre para nos contatar novamente.

Cordialmente,

Nicole

P.S.: Um dos nossos membros e escritores do grupo de trabalho de Alocação de recursos, Daria Cybulska, da Wikimedia Reino Unido, escreveu uma publicação maravilhosa sobre seus desafios, experiência e percepções dos últimos 18 meses no processo. Observe que trata-se de um pensamento externo, proporcionando uma visão muito ampla do nosso movimento. Assim sendo, o pensamento não entra em detalhes sobre as complexidades da Wikimedia. Confira! “Funding utopia when you’re already a free knowledge utopia”.