Talk:Universal Code of Conduct/Draft review/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

0 -Introdução[edit]

1 Por que temos um UCOC[edit]

2 Comportamento esperado[edit]

2.1 -Respeito[edit]

2.2 -Civilidade, camaradagem, solidariedade e boa cidadania[edit]

3 - Comportamento inaceitável[edit]

3.1 - Assédio[edit]

Ni! Linguagem dúbia e incorreta nesta seção. Vejo dois problemas sérios, vou deixar duas subseções abaixo. Solstag (talk) 18:09, 11 September 2020 (UTC)[reply]

Problemas de ordem humana do código de conduta, também exploráveis para para prejudicar pessoas agindo de boa fé dentro do que ambas consideram aceitável[edit]

Acho ruim a linguagem usada, por exemplo, no ponto sobre assédio sexual. Não creio que é suficientemente claro o que é "atenção sexual não solicitada" ou mesmo "investidas sexuais não solicitadas", especialmente pelo qualificador "de qualquer tipo".

Presentear alguém com uma flor durante um wikiencontro é uma "atenção sexual não solicitada de qualquer tipo"? E deixar uma única vez um haikai numa página de discussão? Seres humanos não são robôs e nossas vidas afetivas não existem num módulo separado do resto. Tudo tem contexto.

Isso é particularmente grave visto que esses códigos são frequentemente aplicados à revelia da suposta vítima. Assim uma "atenção sexual não solicitada de qualquer tipo" pode ser instrumentalizada por terceiros mesmo se as duas partes a consideram aceitável ou ainda bem vinda. Não se trata sequer de algo hipotético, isso acontece em outras comunidades com códigos de conduta e com consequências graves para os envolvidos.

Uma maneira de tornar esse ponto razoável seria condicionar a parte sobre atenção sexual:

Assédio inclui: ... "Investidas sexuais não solicitadas. Insistir, sem o consentimento da outra parte, em atenção sexual não solicitada.".

Dessa forma permitiria-se palavras e gestos afetivos pontuais e respeitosos, ao mesmo tempo que se evitaria o assédio.

Abraços,

Solstag (talk) 18:09, 11 September 2020 (UTC)[reply]

Formas de abusar do código de conduta para promover censura e constrangimento[edit]

A linguagem sobre ameaças é tão genérica que pode muito facilmente ser usada com o efeito inverso do que se deseja. "Levantar a possibilidade de ação legal para forçar alguém a se comportar da forma como se quer" é uma forma legítima de defesa diante de alguém que, por exemplo, esteja praticando uma grave injustiça ou mesmo um crime. Se o código de conduta pretende evitar o uso de ameaças legais para censurar ou injustamente constranger pessoas, que se diga isso apenas dessa forma especfica e se evite expressões genéricas como "forçar a se comportar".

No geral, minha impressão é que esse código de conduta tem tipificações genéricas demais - o que é diferente de ter princípios gerais. Um código de conduta deveria cobrir abusos claros e fomentar um clima de respeito, não uma lista de tipificações genéricas para instaurar constrangimento por incerteza e medo.

Abraços,

Solstag (talk) 18:09, 11 September 2020 (UTC)[reply]

3.2 - Abuso de poder, privilégio ou influência[edit]

3.3 - Vandalismo e abuso de conteúdo dos projetos[edit]

Comentários gerais[edit]