User:Sir Lestaty de Lioncourt/Archive/May/2010

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Perguntas[edit]

Oi! Eu deixei uma pergunta lá na b:pt:Wikilivros:Diálogos_comunitários#Bandeira_de_bot... (e sua bandeira já foi concedida! =D) Helder 18:30, 1 May 2010 (UTC)

Olá Helder, então, os devs sempre recomendam o uso do subst, imagino que não seja pela exibição da página em si, mas sim por conta de afluentes e demais páginas que geram estatísticas. E sobre a flag o burocrata havia me avisado. Em todo caso agradeço a atenção :-) qualquer dúvida me avisem. Abraços --- @lestaty discuţie 19:19, 3 May 2010 (UTC)
Voltei! Te deixei umas possíveis tarefas lá no books... =D Helder 21:05, 9 May 2010 (UTC)
Assim que voltar pra casa passo por lá ;) --- @lestaty discuţie 01:01, 11 May 2010 (UTC)
  • Por acaso existe algum robo que possa monitorar (de tempo em tempo) determinada lista de categorias e que faça certas substituições (localizar e substituir ou regex) nas páginas que forem adicionadas a tais categorias? Helder 12:16, 17 May 2010 (UTC)
Imagino que não. --- @lestaty discuţie 22:28, 28 May 2010 (UTC)

Por acaso a bot de boas vindas morreu? Não a vejo lá no Wikilivros já faz um tempo... Helder 15:47, 22 June 2010 (UTC)

Sim morreu.. o servidor foi reiniciado e não tive tempo de reativar o bot, vu ver faço isso essa semana. --- @lestaty discuţie 02:14, 29 June 2010 (UTC)

o.O[edit]

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, não acredito que já foi. Preciso falar com você sobre um negócio. Dá uma olhada se tem como implementar o tópico novo 4.1.5 com o seu bot. Ruy Pugliesi 19:32, 3 May 2010 (UTC)

Meh precisa aprender a ver se esta logado antes de postar, seu ip vai ficar cheio de os lol. Respondi lá na boca do inferno (aka ptwiki) --- @lestaty discuţie 19:46, 3 May 2010 (UTC)
OMG, eu não sei o que acontece, pois o login global não funciona direito quando edito do trabalho. Em casa não tem esse problema. Tks. Ruy Pugliesi 20:24, 3 May 2010 (UTC)
Eu sei, eu sei... falar comigo te deixa meio zonzo e sem ar... são os sintomas típicos hahaha, só tome mais cuidado, seu ip vai acabar ficando famoso. --- @lestaty discuţie 20:30, 3 May 2010 (UTC)
LOOOOL.
A página tá muito caída. Vou colocar um grande aqui para animar: Ruy Pugliesi 00:35, 4 May 2010 (UTC)

ORTS[edit]

Apenas para deixar claro, o usuario Vitor&R não representa ninguém a não ser ele mesmo. Suas opinioes são dele, não minhas nem dos outros e há muito mais gente envolvida nisso, ok? Portanto, confiamos em continuar contando com sua colaboração neste caso. Sugiro que o contato seja mais feito com o Danilo.mac, que me parece o mais por dentro do que acontece e que mais entende desses processos eletronicos. Sds MachoCarioca 21:41, 3 May 2010 (UTC)

Ok, continuem com a votação/consenso, umas 15/20 pessoas já será suficiente. Quando alcançarem esse número me avisem, e faço a solicitação. Abraços --- @lestaty discuţie 23:24, 3 May 2010 (UTC)
Obrigado por reconsiderar, Lestaty, vou começar a desenvolver as respostas que pediu. Danilo.mac 01:18, 4 May 2010 (UTC)
Disponha. --- @lestaty discuţie 01:30, 4 May 2010 (UTC)
Fiz uns esboços. O que acha? Não sei exatamente que tipo de dúvida o OTRS irá receber sobre o assunto. Você sabe quais dúvidas o OTRS costuma receber em outras linguas sobre esse tipo de política? Danilo.mac 00:08, 7 May 2010 (UTC)
Acredito que para início esta bom :-). Conforme forem surgindo mais dúvidas vamos criando outras respostas. Muito grato pela ajuda e creio que amanhã já terei como encerrar o consenso e enviar o pedido aos admins do OTRS. Cumprimentos --- @lestaty discuţie 00:23, 9 May 2010 (UTC)

Oversight[edit]

onde que pedi isto? Queria pedir pra conta pt:Especial:Contribuições/Thiago fodas.--Lépton 23:59, 3 May 2010 (UTC)

Sempre privadamente, a conta ja foi suprimida. Abraços --- @lestaty discuţie 00:49, 4 May 2010 (UTC)
Não entendi essa. O oversight foi só pra suprimir o nome do infeliz? Ele ainda continua no sumário da reversão, ó. Opraco 01:10, 4 May 2010 (UTC)
A supressão é apenas para o nome impróprio, que deve ser eliminado das listas públicas. Nesse caso recomendamos que a reversão seja manual, removendo assim o nome do sumário automático, uma vez que não fazemos a supressão da edição válida, no caso a da reversão. --- @lestaty discuţie 01:29, 4 May 2010 (UTC)
Já que fez com o outro, pode apagar também o sumário deste diff? Obrigado, Opraco 23:40, 10 May 2010 (UTC)
Done. Ruy Pugliesi 00:27, 11 May 2010 (UTC)

Novatos sem noção ou vândalo persistente?[edit]

Olá Lestaty!

Tem tido uns novatos lá no wikcionário lusófono que me parecem meio suspeitos, talvez sejam nosso vândalo persistente. Será que você poderia verificar o pessoal nessa lista? Obrigado.

--ValJor 10:19, 6 May 2010 (UTC)

Olá Valjor, a conta Mateus95860, Valdelene_Baião e Claudia_volta não tem relação nenhuma. Já as contas Luis_Vaz e Bianini são da mesma localização geográfica do D&S no entanto não foi possível confirmar uma ligação com ele ou entre eles. Cumprimentos --- @lestaty discuţie 17:11, 6 May 2010 (UTC)
Muito obrigado e desculpe te incomodar com isso. Felizmente dessa vez minha suspeita não se concretizou, são só novatos sem noção mesmo. Que bom! Não gostaria de saber que ele tinha conseguido acesso a novos nomes de usuários. Bloquear os IPs de open proxies que ele usa eu consigo fazer, mas se são nomes de usuários fica mais difícil...
--ValJor 20:22, 6 May 2010 (UTC)

Eliminação rápida[edit]

Olá!

Percebi que o artigo que acabo de criar sobre a banda campineira "Oito Mãos" foi proposto para "eleiminação rápida".

Qual seria o problema com o artigo, que visa fornecer única e exclusivamente informação àqueles interessados em conhecer a banda, em atenção à liberdade professada pela Wikipedia?

Informo, ademais, que a banda possui registro de seu nome junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia brasileira competente para registro de marcas e patentes. Além disso, detém o registro de todas as suas composições.

Favor indicar o que deve ser retificado para a manutenção da página no ar.

Atenciosamente,

Adhemar Della Torre Usuário "Dhema22".

Em resposta a sua mensagem, tenho a informar que a Wikipédia é livre sim, mas não no sentido em que qualquer coisa possa ser adicionada aqui, ela é livre pois usa uma licença que concede liberdade de reprodução da mesma, diferentemente do que acontece com obras sob Copyright. A comunidade da Wikipédia se rege pelos valores enciclopédicos, portanto para que sua banda tenha um artigo aqui ela necessita ter notoriedade, o que no momento não tem ainda. Recomendo que leia essa página, assim como os links acima para entender como a Wikipédia trabalha. Cumprimentos --- @lestaty discuţie 04:46, 9 May 2010 (UTC)


Probleminha[edit]

Quando o administrador Bitolado foi renomeado, as edições estavam demorando muito a migrar. Então um burocrata atribuiu a flag de sysop à conta nova, que ainda nem estava autoconfirmada. Em decorrência, a conta Braswiki está agora com quase todas as edições, porém, não as registra quantitativamente. E o usuário está com duas contas de administrador. Pode resolver isso? Ruy Pugliesi 00:45, 11 May 2010 (UTC)

Done --- @lestaty discuţie 00:55, 11 May 2010 (UTC)

Tem...[edit]

... um diferente: Ruy Pugliesi 01:13, 11 May 2010 (UTC)

:O omg the devil! --- @lestaty discuţie 01:15, 11 May 2010 (UTC)

Tópico "Oito Mãos"[edit]

Com todo respeito ao ponto de vista de Vossa Senhoria, gostaria de ser informado acerca do critério utilizado para que uma banda tenha "notoriedade".

Outras bandas independentes (como as excelentes "Cachorro Grande" e "Gram", por exemplo) possuem tópicos aqui na Wikipédia. O que seria, então, "notoriedade"? Ganhar festivais? Sirvo-me do expediente para INFORMAR que a banda "Oito Mãos" - objeto da discórdia ora posta ao crivo de Vossa Senhoria - venceu diversos, constando, aqui, somente dois deles: o Cena Musical Independente, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (em 2008) e o festival nacional II Unifest Rock, promovido pela Prefeitura Municiapal de Campinas/SP (2009).

As informações podem ser colhidas nos sites dos respectivos festivais, além de que há CD gravado com músicas da "Oito Mãos" igualmente nos dois concursos.

Além disso, a "Oito Mãos" possui disco lançado e catalogado (de acordo com a legislação em vigor), com composições próprias e registradas, além de distribuição nacional pela MCK (à venda, por exemplo, na Livraria Cultura).

Com a devida venia, Vossa Senhoria passa a impressão de que, se nunca ouviu falar da banda, significa que ela não é "conhecida". Há um comportamento arbitrário por parte daqueles que exercem fiscalização da Wikipedia, fundado em critério ABSOLUTAMENTE SUBJETIVO.

Indaga-se, ademais, se "notoriedade" significa estar na mídia ou participar do cenário "mainstream". Se mantido o critério empregado quanto à banda campineira "Oito Mãos", excluindo-se unilateralmente sua página de informações postada no banco de dados da Wikipédia, outras bandas que possuem veia independente deveriam ser excluídas do referido banco de dados - afinal, bandas excelentes e que são independentes podem ser localizadas aqui na Wikipédia, servindo de fonte de informação aos fãs, pesquisadores e demais interessados. Não se pode defender a bandeira da liberdade de informação quando, arbitariamente, se suprimem direitos fundamentais dos cidadãos!!!

Para provar a veracidade das informações - bem como a "notoriedade" da banda "Oito Mãos", disponibilizo sites de informação de todo o Brasil que "conhecem" a banda e sobre ela já escreveram:


Rock in Press - Matéria sobre o lançamento do disco "Vejo Cores nas Coisas": (www.rockinpress.com.br/2010/03/05/resenha-musica-com-cor-a-oito-maos)

Rock in Press - Oito Mãos entre os melhores discos: (www.rockinpress.com.br/2010/03/08/lista-os-melhores-e-piores-de-janeiro)

Move That Jukebox (um dos mais respeitados sites sobre música do Brasil) - nota sobre o novo disco da Oito Mãos: (movethatjukebox.com/musicmonday-11)

Fanzine Descontrole - entrevista com a banda Oito Mãos: (fanzinedescontrole.wordpress.com/2010/03/04/oitomaos)

Rock'in'Beats - matéria sobre a banda e o novo disco: (www.rocknbeats.com.br/2010/02/08/oito-maos-lanca-primeiro-album-vejo-cores-nas-coisas)

Fanzine Canibal Vegetariano (seu redator possui programa semanal na Rádio Centram de São Paulo) - entrevista com a banda Oito Mãos: (canibalvegetariano77.blogspot.com)

Fanzine Canibal Vegetariano - mais uma remição à banda, criticando o fato de ela não estar na "grande mídia": (canibalvegetariano77.blogspot.com/2010/04/por-que-estas-bandas-nao-estao-nas.html)

Essas Bandas (Curitiba/PR) - matéria sobre a banda Oito Mãos: (www.essasbandas.com/index.php/2010/03/oito-maos)

Blog "A Volta da Pochete" - matéria sobre a banda Oito Mãos: (www.avoltadapochete.com/?p=605)

Blog Implosão Sonora (imprensa especializada) - nota sobre o lançamento do disco da banda Oito Mãos: (implosaosonora.blogspot.com/2010/03/oito-maos-lanca-disco-de-estreia-vejo.html)

Por fim, o disco pode ser adquirido DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL pelo site da Livraria Cultura (ou fisicamente, em qualquer de suas lojas): (www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=22117108&sid=018218100125325762947818&k5=23B7319C&uid=)

Ante o exposto - e, como corolário do DIREITO CONSTITUCIONAL À INFORMAÇÃO, erigido à categoria de CLÁUSULA PÉTREA pelo texto do artigo 60, parágrafo 4º, inciso IV da Constituição da Repúlica Federativa do Brasil, de 05/10/1988 - solicito a manutenção da página referente à banda "Oito Mãos" no ar, com fundamento na mais absoluta FALTA DE CRITÉRIO a motivar sua exclusão.

Certo do deferimento do pleito, baseado no conjunto probatório e nos demais motivos acima elencados, que comprovam ser a banda "Oito Mãos" detentora de "notoriedade", agradeço a atenção dispensada e a presteza no atendimento da solicitação.

Por fim, o não acatamento de tais solicitações importará na busca das medidas judiciais cabíveis, em atenção ao princípio da inafastabilidade da jurisdição, levando-se a questão ao crivo do Poder Judiciário.

Atenciosamente,

Adhemar Della Torre. Usuário Dhema 22. Contato: dellatorre@amsdadvocacia.com

Lamento que tenha perdido seu tempo deixando uma mensagem com aquele teor em minha página, todavia tenho o prazer de lhe informar que:
  • A Wikipédia não tem obrigação nenhuma de manter ou disponibilizar uma página para sua banda, se quer isso recomendo que procure um webhost, pois não somos isso.
  • A Wikipédia possui uma comunidade de editores que avaliam a notoriedade dos artigos e se você não concorda com isso, sinto em dizer que isso não é um problema nosso. A decisão da comunidade é soberana.
  • Fazer comparações referindo que a banda X tem um artigo e a sua não tem, só nos faz pensar que sua banda realmente não tem nenhuma notoriedade. Geralmente quando uma banda tem critérios para estar na Wikipédia um editor já conhecido da comunidade cria o artigo, dispensando assim que seja necessária a criação do artigo por membros ou afiliados. Ao que me recorde nenhuma pessoa que tenha um verbete na Wikipédia o escreveu pessoalmente, pois quando se tem notoridade outras pessoas por si só reconhecem isso. Entretanto seria bem interessante que os membros de bandas consagradas como Titãs, Evanescence e tantas outras escrevessem sobre suas próprias bandas.
Fora isso que mencionei acima, tenho a informar que sua atitude viola nossas políticas, como já disse nós não somos obrigados a criar ou manter uma página sobre sua banda. A Wikipédia é livre apenas pela forma como seus textos são licenciados, e não livre para se criar o que bem quer.
Como disse se sua banda for realmente importante para ter um artigo, tenho certeza que algum de nossos editores irá criar um artigo para ela. Quando um membro ou associado de banda cria o artigo isso viola nossas políticas e recomendações, pois nesses casos sempre existe muito interesse e falta muito critério e relevância. E por isso mesmo desaconselhamos autobiografias sejam pessoais ou nesse caso da sua banda.
No demais, não venha com ameaças judiciais, pois assim como você outras milhares de pessoas aparecem por aqui todos os dias tentando usar esse mesmo argumento para querer forçar nossa comunidade a manter páginas que não possuem nenhum critério ou relevância. Recomendo que leia isso, assim entenderá que não estamos preocupados com suas ameaças, se quer processar a Wikipédia vá em frente, mas saiba que nenhum site é obrigado por nenhuma lei a manter qualquer tipo de página ou servir de webhosting para qualquer pessoa. E como mera informação aviso que as leis que mencionou, não tem validade nenhuma para nós, pois são leis brasileiras e a Wikipédia está e é regida pelas leis do estado da Flórida nos Estados Unidos.
Dito isto, recomendo vivamente que a partir de agora não abuse da Wikipédia e nem retorne a proferir ameaças judiciais ou seremos obrigado a bloquear sua conta na Wikipédia por comportamento desestabilizador. Cumprimentos --- @lestaty discuţie 04:53, 11 May 2010 (UTC)

Liberação do carregamento[edit]

Atualizaram a versão da Wikipédia para revisão 66048 e a correção daquele bug é 65049. Como não colocaram aquela correção no branch teremos que esperar até a próxima atualização da versão para que o bug seja corrigido na Wikipédia. Parece que não estão ligando para a solicitação de liberação. O que eu poderia fazer para apressar os developers? Danilo.mac 01:36, 12 May 2010 (UTC)

Na realidade não é que eles não estejam ligando, a quantidade de bugs que são abertos todos os dias é grandiosa, e os funcionários são poucos. Se já fizeram a atualização imagino que em breve eles irão atender o pedido. E como conselho pessoal, não recomendo tentar apressar eles ou isso só fara com que o bug fique encostado. Um boa opção é pedir que mais pessoas se inscrevam para receber updates do bug, isso fará com que eles vejam que tem várias pessoas atentas ao trabalho deles. --- @lestaty discuţie 03:29, 12 May 2010 (UTC)

Outro demente com muito tempo livre.[edit]

Olá Lestaty!

Hoje apareceu um outro demente no pt.wikt: é o Reverendo_Sabotador, que, segundo ele mesmo, tem uma "leal tribo de socks". Pelos links na wikipedia parece que ele causou bastante confusão por lá. Gostaria de ser previdente e já cortar o mal pela raiz. Tem algo que você possa fazer para impedir que ele comece a nos importunar lá no pt.wikt?

Eu já bloqueei a open proxy que ele usou na wikipedia, mas com certeza vai ter outras...

--ValJor 16:59, 12 May 2010 (UTC)

Não fiz o checkuser, uma vez que o próprio user afirma ser ele. Fiz no entanto o bloqueio dos ranges que ele utilizava na ptwiki e da conta que usou para reportar o dito ataque. Cumprimentos --- @lestaty discuţie 21:44, 12 May 2010 (UTC)

Critérios de notoriedade da Wikinotícias[edit]

Oi, tudo bem? Estou em dúvida sobre os critérios de notoriedade da Wikinotícias. Encontrei uma notícia de um fato meio "estranho" que ocorreu no município de Formigueiro, no Rio Grande do Sul. Houve um relato na imprensa do nascimento de um "porco com feições humanas", á qual se pode conferir em inúmeros sites pelo Google. Será isto algo real e notório para o Wikinotícias? Não sei o que me dizem?

200.215.222.195 07:31, 15 May 2010 (UTC)Zero Hora

E-mail[edit]

Recebeu o email que te enviei? Dédi's 14:19, 20 May 2010 (UTC)

Sim recebi e respondi. --- @lestaty discuţie 22:27, 28 May 2010 (UTC)

Paranoico? Eu??[edit]

Olá Lestaty!

Você vai achar que estou paranoico... E provavelmente é verdade... Mas eu tenho que te pedir isto...

Eu propus para administrador do wikcionário lusófono o Striker, um contribuidor novo (começou só há três meses) mas que vem trabalhando bastante no nosso projeto.

Só que eu não quero ter uma má surpresa no futuro. Por isso gostaria de te pedir para rodar um checkuser nele e verificar se ele não é nenhum dos dois "fantocheiros" que abusaram do projeto nesses últimos tempos. Um deles você já conhece, é o D&S, do qual nós já falamos bastante. Eu duvido muito que o Striker seja o D&S, pois o Striker é refinado, enquanto que o D&S é um bruto ignorante, mas não custa verificar...

O outro é o Isaac, que foi pego com a mão na massa abusando de uma votação. O Isaac também era bem refinado e, portanto, poderia ser esse Striker.

Quero só ficar com a consciência tranquila de que não estou colocando um fantocheiro como administrador do projeto; por isso venho te fazer esse pedido.

Mais uma vez, obrigado por tudo o que tem feito pelo projeto e por todo o seu apoio na "caça às bruxas".

--ValJor 20:21, 20 May 2010 (UTC)

Bem, agora já é um pouco tarde, eu já o tornei administrador. Mas mesmo assim gostaria que a verificação fosse feita.
--ValJor 12:54, 26 May 2010 (UTC)
Desculpe a demora na resposta Valjor, ando meio ocupado na vida real. Entretanto conforme as verificações que haviam sido realizadas anteriormente, se ele fosse um sp de algum desses usuários mencionados isso teria sido exposto no checkuser. Como o usuário agora é um admin recomendo que se realmente deseja que ele seja verificado que primeiro exponha isso para a comunidade e posteriormente retorne com o link para que possa ser realizada. Cumprimentos - @lestaty discuţie 22:27, 28 May 2010 (UTC)

Confirmation request for Keepscases@enwiki[edit]

Hi. Following on this edit and this other edit, can you please check on whether or not Keepscases@enwiki (en:User:Keepscases) should be blocked locally on enwiki as participating in the sockpuppetry? That user does not have an SUL account, and so is immune to a Global Lock. Thanks!   — Jeff G. ツ 05:12, 21 May 2010 (UTC)

Hi Jeff! The keepscases on enwiki is not the same person. Regards - @lestaty discuţie 22:21, 28 May 2010 (UTC)
Thank you, Sir!   — Jeff G. ツ 04:13, 29 May 2010 (UTC)

Oversight em[edit]

pt:Especial:Contribuições/El_Fodedor_Peligroso.--Lépton msg 02:25, 23 May 2010 (UTC)