Plano Anual Fundação Wikimedia/2023-2024/Rascunho/Tendências Externas

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2023-2024/Draft/External Trends and the translation is 86% complete.

Tendências Externas da Fundação Wikimedia: 2023-2024

O movimento Wikimedia produziu uma incrível coleção de conhecimento nas últimas duas décadas. Para proteger o trabalho realizado pelos colaboradores durante esse período, bem como todo o conhecimento ainda por compilar, devemos estar atentos ao mundo ao nosso redor e como isso pode impactar nossa missão.

No ano passado, a Fundação Wikimedia compartilhou uma lista de tendências externas que fizeram parte de uma reflexão interna para moldar o planejamento anual. Este ano, um grupo de funcionários da Fundação decidiu atualizar esta lista e está solicitando a ajuda do movimento como um todo para compartilhar seus pensamentos sobre esses tópicos. Ao considerar o mundo ao nosso redor, uma variedade de perspectivas nos permite ter uma imagem mais clara da realidade e tomar decisões mais bem informadas. Agradecemos e incentivamos seus comentários sobre as ideias preliminares apresentadas abaixo.

Esta é uma oportunidade de olhar para fora: Como movimento, precisamos continuar perguntando: “o que o mundo precisa de nós agora?” É também um ponto de partida para um entendimento compartilhado, mesmo com diferentes pontos de vista: A análise de tendências exige que tenhamos uma visão de longo prazo e acompanhemos o que é importante para nós - mesmo que tenhamos visões diferentes sobre como lidar com isso.

Dito isso, vivemos em um mundo complexo e em rápida transformação. Esta não é uma lista exaustiva das ameaças e oportunidades que nosso movimento enfrenta, mas sim algumas das questões mais prementes que enfrentamos.

Busca e Conteúdo

'Atualização de 2022: as plataformas sociais continuam atrapalhando os mecanismos de busca tradicionais, mas a IA ameaça atrapalhar de forma ainda mais significativa

As experiências personalizadas estão atraindo cada vez mais o público jovem para as plataformas sociais (TikTok, Instagram) e afastando este público dos mecanismos de busca tradicionais.
As plataformas sociais estão testando novos recursos de busca para manter os usuários engajados. Os mecanismos de busca tradicionais estão testando diferentes estratégias para se manterem competitivos e permanecerem como destinos – o que diminui a classificação SEO do conteúdo em links externos de resultados de pesquisa.
A explosão da IA sofisticada pode beneficiar a criação e o consumo de conhecimento, mas gera incerteza em relação ao nosso papel no ecossistema do conhecimento.
Em apenas 2 meses, o ChatGPT tornou-se o aplicativo Web para consumidores de mais rápido crescimento de todos os tempos. Novos modelos de IA e ferramentas construídas neles podem beneficiar a criação e o consumo de conhecimento. No entanto, a natureza da IA aumenta os desafios relacionados a atribuição e desintermediação.
Essas tendências podem nos ajudar a avançar em nossa missão – ou corroer nossa sustentabilidade.
O aumento da competição na busca por informações e a ascensão da IA apresentam oportunidades para levar o conhecimento livre a mais regiões do mundo (de novas maneiras) do que nunca. Também apresentam grandes questões em aberto e riscos para nossa organização, nossos projetos e nosso movimento

Desinformação

A guerra de informação está se intensificando.
A guerra de informação como arma política e geopolítica de governos e movimentos políticos está se intensificando e se tornando mais complexa/sutil, ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais perigosa (campanhas de desinformação são cada vez mais acompanhadas de ameaças físicas, chantagens, detenções etc.).
O conteúdo gerado por máquinas está crescendo.
A capacidade dos sistemas artificiais de gerar conteúdo de qualidade está crescendo e, de forma crucial, a integração e aceitação social deste conteúdo está se desenvolvendo rapidamente na maioria dos principais mercados. Como a Wikimedia se posiciona pode ajudar a moldar este campo.
Os vetores criptografados de ataques de desinformação e informação errada estão crescendo.
O medo em relação a privacidade digital e a guerra de informações leva a desinformação ainda mais a canais fechados, onde a criptografia torna a vigilância e a previsão um desafio maior, permitindo assim que a desinformação prospere e que a polarização avance ainda mais. Como uma plataforma aberta que vai contra essa tendência prejudicial (controlável, administrada, organizada, pública e aberta), podemos compartilhar nossa forma/método como uma abordagem funcional do problema.
Wikimedia tornou-se um alvo legítimo.
Em 2022, as narrativas de desinformação e ataques direcionados contra nosso movimento, voluntários individuais e a Fundação também aumentaram, gerando riscos cada vez mais sérios para nossos voluntários e para a reputação da Fundação.

Regulamentos

Wikimedia tornou-se mais internacional como organização, o que significa que mais leis de mais países se aplicam a nós.

Para proteger nossos projetos e pessoas, precisaremos estar em conformidade com uma gama cada vez maior de leis em todo o mundo. Devemos estar preparados para lutar contra ações governamentais prejudiciais nos tribunais e agir publicamente na defesa de interesses contra leis prejudiciais em um número cada vez maior de países à medida que continuamos a crescer.

Mais é exigido dos provedores de hospedagem do que nunca.
Governos estão sob pressão política cada vez maior para lidar com uma série de percepções de danos e preconceitos online. Este ano, dois casos que contestam a lei de referência da Internet CDA 230 serão ouvidos pela Suprema Corte dos EUA, potencialmente impactando as proteções intermediárias bem estabelecidas das quais plataformas como a Wikipedia dependem. Ao mesmo tempo, as penalidades por hospedar conteúdo nocivo estão crescendo, incluindo responsabilidade criminal em alguns casos, como o UK Online Safety Bill (Lei do Reino Unido para Segurança Online).
Legisladores não estão pensando na Wikipédia.
A legislação continua a confundir a Wikimedia com plataformas com fins lucrativos. Poucos formuladores de políticas entendem o modelo de moderação de conteúdo liderado por voluntários da Wikimedia. Precisamos educar governos e influenciadores políticos sobre o modelo da Wikimedia – e como as leis devem proteger e apoiar este modelo.
Nosso relacionamento com as plataformas de tecnologia com fins lucrativos é importante e complicado.
Precisamos uns dos outros. Mas, para proteger o modelo, os projetos e as pessoas da Wikimedia de regulamentações prejudiciais, legisladores e influenciadores de políticas precisam ser educados sobre como somos diferentes das grandes plataformas com fins lucrativos. Podemos conseguir isso enviando mensagens positivas para legisladores e influenciadores de políticas sobre como nosso modelo liderado por voluntários funciona e o papel positivo do movimento na sociedade

Open call: Artificial Intelligence in Wikimedia

The Foundation will be hosting an open call to gather perspectives about AI products like ChatGPT and their implications for us as a free knowledge movement. The goal is to start the conversation around the opportunities, risks, and open questions related to AI technology so that we can make informed decisions that reflect the thinking of communities.

  • Details: 23 March, 18:00 UTC on Zoom (find your local time). Email answers(_AT_)wikimedia.org for the link.
  • Interpretation will be provided for languages where there are 3 or more interested community members. Email answers(_AT_)wikimedia.org with interpretation requests.

Notes from the call