Pesquisa de Desejos Comunitários/Futuro da Lista de Desejos/Atualização de 4 de janeiro de 2024

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Community Wishlist Survey/Future Of The Wishlist/January 4, 2024 Update and the translation is 97% complete.
Future of the Community Wishlist Survey

Moldando o futuro da Pesquisa de Desejos Comunitários

Resumo: Desde 2015, a Pesquisa de Desejos Comunitários empoderou as pessoas que contribuem para a Wikimedia para sugerirem e votarem em melhorias ou novas funcionalidades para ferramentas e plataformas da Wikimedia. A Lista de Desejos passou por muitas mudanças, e em 2024, se tornará um sistema continuamente alimentado que melhora a priorização, alocação de recursos e comunicação em torno dos desejos. Até que o novo sistema esteja estabelecido, a equipe de Tecnologia da Comunidade trabalhará no backlog de desejos recentemente auditado em vez de realizar a pesquisa em fevereiro de 2024.
Uma foto do nascer do sol na Capadócia
Nascer do sol na Capadócia. Por Ivankazaryan – Trabalho próprio,CC BY-SA 4.0

Recentemente, a Diretora Executiva de Produto e Tecnologia da Fundação Wikimedia, Selena Decklemann, proferiu o discurso de abertura da WikiConferência da América do Norte. Durante a fala, ela apontou que conquanto alguns comentaristas vejam toda grande mudança tecnológica como um sinal da iminente morte da Wikipédia, estamos em um momento de desafios múltiplos e complexos que impactam o futuro do nosso movimento. Esses desafios incluem o surgimento da inteligência artificial e a queda do números de pessoas editando e administrando nossos projetos, bem como do número de visualizações de páginas. O que precisamos fazer para tornas a Wikipédia e os projetos Wikimedia multigeracionais, em vez de apenas uma maravilha de uma geração só? A história da internet está cheia de projetos criativos que fracassaram em mudar com as necessidades de usuários, tecnologias disponíveis e panoramas tanto sociais quanto culturais. Para o movimento Wikimedia, nosso sucesso depende da colaboração aberta entre milhares de pessoas voluntárias. Elas criam e fazem a curadoria do conteúdo em nossas plataformas todos os dias em todo o mundo. Por esta razão, melhorar os fluxos de trabalho voluntário é uma função central das equipes de produto e tecnologia na Fundação Wikimedia. Às vezes isso se dá na forma de grandes projetos; o plano anual da Fundação para 2023-2024 foca nas necessidades de pessoas editoras experientes, bem como a melhoria da infraestrutura técnica e sistemas de dados nos quais nossos projetos são construídos. Em outras ocasiões, isso necessitará de colaborações menores para fazer progresso rápido nas funcionalidades, ferramentas e gadgets que o voluntariado usa por todas as wikis.

Desde 2015, a Pesquisa de Desejos Comunitários tenta fazer isso. A Lista de Desejos é operada pela equipe de Técnica da Comunidade da Fundação Wikimedia, que trabalha com o voluntariado e outras equipes técnica da Fundação em melhorias de ferramentas e plataformas. Os "desejos" em que essas pessoas trabalham juntas apoiam a contribuição e o consumo do conteúdo. A lista de desejos evoluiu ao longo dos anos por meio de iterações e discussões tópicas relacionadas ao seu formato atual. Por exemplo, de 2015-2020, 30 propostas "top 10" foram completadas, 12 foram negadas e 3 foram parcialmente completadas. Após a Tecnologia da Comunidade (CommTech, na sigla em inglês) apresentar um novo modelo de priorização em 2021, em apenas três anos 40 desejos foram completados (10 pela CommTech, 30 por outras equipes da WMF), 15 foram parcialmente completadas (8 pela CommTech, 7 pelas equipes WMF) e uma foi negada. Por mais que a lista de desejos forneça um serviço importante, ela não foi capaz de acompanhar as necessidades do voluntariado, tanto em termos do número de desejos compartilhados quanto das complexidades técnicas de abordá-los. A Tecnologia da Comunidade também sabe o quanto wikimedistas valorizam a lista de desejo como um meio de trabalhar conjuntamente com as equipes técnicas e o voluntariado em ferramentas e funcionalidades que essas pessoas mais usam. Como resultado, a equipe de Tecnologia da Comunidade dedicou muito do último ano em pensar sobre o caminho à frente. Na Wikimania 2023, nós apresentamos três objetivos amplos que estamos usando para guiar mudanças – 1) melhorar as conexões entre os pedidos da lista de desejos e o planejamento anual da WMF, 2) tornar a alimentação do sistema acessível a mais usuários e 3) melhorar a colaboração com outras pessoas desenvolvedoras voluntárias e grupos técnicos. Hoje, tenho o prazer de compartilhar com vocês algumas decisões preliminares.

  • Criar um sistema de alimentação novo e contínuo para pedidos técnicos da comunidade. Reconhecemos a frustração causada pelo processo atual, que envolve várias etapas de redação do desejo técnico, discussões e votações, o que não necessariamente se traduz nos desejos sempre sendo priorizados. Em vez disso, a intenção é que o novo sistema de alimentação forneça um meio mais claro e direto para membros da comunidade enviarem pedidos. Isso vai também reduzir o gasto de tempo do voluntariado em propostas e votos numa pesquisa anual. Este sistema também reuniria pedidos de maneira mais equitativa pelas comunidades Wikimedia, dirigiria mais claramente o trabalho para equipes de produto e tecnologia por toda a Fundação Wikimedia e comunicaria mais consistentemente justificativas de decisões e os status de desejos em vias de implementação. Esperamos pilotar esse novo sistema na segunda metade de 2024.
  • O novo sistema de alimentação será parte do nosso planejamento anual. Com o tempo, os desejos enviados para a lista de desejos aumentaram em complexidade. Isto significa que trabalhar em um único desejo em geral requer uma coordenação ao longo de múltiplas camadas de trabalho técnico. Um meio com que a Fundação já lida com este problema é ter várias equipes trabalhando em desejos da comunidade, embora nós reconheçamos que isto nem sempre é bem comunicado e gerenciado. Para lidar melhor com este desafio, nós construiremos sobre desejos mais complexos dentro do plano anual da Fundação para que eles possam ser alimentados com recursos e coordenados apropriadamente. A conexão entre o sistema de alimentação e os ciclos de planejamento mais amplos para o trabalho em produto e tecnologia serão liderados pela pessoa que assumirá futuramente o posto de Gerente Principal de Tecnologia da Comunidade.
  • A equipe de Tecnologia da Comunidade trabalhará nos desejos do backlog até que este novo sistema esteja pronto. Isto significa que a pesquisa de desejos não acontecerá em fevereiro de 2024, enquanto focamos, ao invés disso, em desejos que wikimedistas já verbalizaram como prioridades importantes. Quando a equipe começa a trabalhar em um novo desejo do backlog, ele será adicionado à lista de projetos atuais da Tecnologia da Comunidade para visibilidade pública. Enquanto isso, nós vamos também revisar projetos altamente ranqueados do backlog para ver o que pode ser adicionado ao plano anual do próximo ano, para que membros da comunidade não precisem reenviá-los. Wikimedistas também têm a oportunidade de compartilhar suas ideias e feedbacks diretamente neste processo, tanto em um nível de organização e especificamente em nossas prioridades de produto e tecnologia para cada ano. Veja as páginas do nosso plano anual sobre produto e tecnologia, OKRs e colaboração para exemplos do ano passado. Aguardamos ansiosamente para ouvir ideias de como poderíamos envolver melhor as pessoas que contribuem para a lista de desejos no processo do próximo ano.
  • Estamos pilotando "wishathons" (maratonas focadas em desejos da comunidade) para trazer mais pessoas desenvolvedoras voluntárias para o processo da lista de desejos. Um novo sistema de alimentação ajudará a Fundação a apoiar melhor problemas técnicos enviados pela comunidade, mas melhorar nossas funções técnicas é uma responsabilidade compartilhada por todo o movimento Wikimedia. Durante o último ano, pessoas engenheiras de várias equipes de Produto e Tecnologia da WMF pilotaram o formato sprint dos wishathons em pedidos da lista de desejos da comunidade. Em março de 2024, a equipe de Tecnologia de Comunidade sediará a primeira wishathon pedindo a pessoas desenvolvedoras voluntárias que participem também das atividades. O wishathon da comunidade é parte de um esforço mais amplo para fortalecer o papel de pessoas desenvolvedoras voluntárias na lista de desejos. Mais informações sobre o wishathon estão disponíveis na postagem de anúncio que fizemos há algumas semanas.

A equipe de Tecnologia da Comunidade passará boa parte de janeiro e fevereiro melhorando as ferramentas de envios e integrando a nova gerência de Tecnologia da Comunidade. Quando esse trabalho estiver completo, poderemos começar a trabalhar no novo sistema de alimentação. Agradecemos a toda pessoa que já tirou um tempo para compartilhar seus pensamentos conosco no último ano, tanto na wiki quanto em eventos presenciais. Este feedback, mais a pesquisa de métricas da equipe, que foi publicada, oferece um forte ponto de partida para elaborar um novo sistema. Construir uma lista de desejos melhor é algo que a equipe de Tecnologia da Comunidade não pode fazer sozinha. Esperamos trabalhar com todas e todos vocês em tópicos como tornar os envios mais fáceis para usuários, como incluir melhor mais comunidades, melhorar a transparência e a comunicação sobre desejos e conectar a outras listas de desejos técnicos no movimento Wikimedia. Também focaremos em coletar uma ampla gama de perspectivas, incluindo wikimedistas que já participam da pesquisa de desejos, wikimedistas que sofram sub-representação no formato atual, e pessoas desenvolvedoras voluntárias. Este contato mais amplo ajudará a lista de desejos a servir melhor nossas comunidades. Por fim, esperamos construir sobre esta colaboração em anos futuros, conforme continuamos a testar, refinar e evoluir o novo formato da lista de desejos. Gostaríamos muito de receber seus pensamentos e perguntas, especialmente sobre como co-elaborar o futuro conjuntamente, em nossa página de discussão. Você pode também contatar a mim, Runa Bhattacharjee ou Selena Deckelmann em Talking:2024.

–– Runa Bhattacharjee, Diretora Executiva de Produto - Crescimento de Idiomas e Conteúdo, Fundação Wikimedia