Grants:Programs/Wikimedia Community Fund/Rapid Fund/Caminhada Fotográfica para a diversidade de gênero no Wikimedia Commons (ID: 22590133)

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
statusApproved
Caminhada Fotográfica para a diversidade de gênero no Wikimedia Commons
proposed start date2024-06-05
proposed end date2024-06-26
grant start date2024-06-05T00:00:00Z
grant end date2024-06-26T00:00:00Z
budget (local currency)6919.55 BRL
budget (USD)1363.51 USD
amount recommended (USD)1363.51
grant typeIndividual
funding regionLAC
decision fiscal year2023-24
applicant• Tempodeagora
organization (if applicable)• N/A

This is an automatically generated Meta-Wiki page. The page was copied from Fluxx, the grantmaking web service of Wikimedia Foundation where the user has submitted their application. Please do not make any changes to this page because all changes will be removed after the next update. Use the discussion page for your feedback. The page was created by CR-FluxxBot.

Applicant Details[edit]

Main Wikimedia username. (required)

Tempodeagora

Organization

N/A

If you are a group or organization leader, board member, president, executive director, or staff member at any Wikimedia group, affiliate, or Wikimedia Foundation, you are required to self-identify and present all roles. (required)

N/A

Describe all relevant roles with the name of the group or organization and description of the role. (required)


Main Proposal[edit]

1. Please state the title of your proposal. This will also be the Meta-Wiki page title.

Caminhada Fotográfica para a diversidade de gênero no Wikimedia Commons

2. and 3. Proposed start and end dates for the proposal.

2024-06-05 - 2024-06-26

4. Where will this proposal be implemented? (required)

Brazil

5. Are your activities part of a Wikimedia movement campaign, project, or event? If so, please select the relevant project or campaign. (required)

Not applicable

6. What is the change you are trying to bring? What are the main challenges or problems you are trying to solve? Describe this change or challenges, as well as main approaches to achieve it. (required)

Com essa caminhada fotográfica e cultural, busca-se contribuir para a construção de uma memória urbana das populações LGBTQIAP+ em Florianópolis, articulando pesquisa historiográfica e atividades culturais que alcancem o protagonismo desta comunidade na forma de ver ambientes que fazem parte de uma coletividade. No que se refere aos projetos Wikimedia, o principal objetivo é disponibilizar imagens (fotografias) dos lugares de memória LGBTQIAP+ de Florianópolis no Wikimedia Commons para que, futuramente, as informações sobre a história dessa comunidade possam ser inseridas na Wikipédia, conforme a pesquisa bibliográfica que foi realizada para a elaboração do roteiro. Dessa forma, as imagens disponibilizadas no Commons poderão ser articuladas às informações presentes na Wikipédia para ilustrá-las. Além disso, espera-se recrutar novos wikimedistas e capacitá-los com noções básicas dos projetos da Fundação Wikimedia, de fotografia e de história das pessoas LGBTQIAP+ em Florianópolis.

7. What are the planned activities? (required) Please provide a list of main activities. You can also add a link to the public page for your project where details about your project can be found. Alternatively, you can upload a timeline document. When the activities include partnerships, include details about your partners and planned partnerships.

Este evento é uma iniciativa com a parceria prévia do Projeto Mais Teoria da História na Wiki, e apoios da Wikimedia LGBT+, do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Laboratório de Imagem e Som (LIS) e do Aya (Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais) ambos articulados ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC).

Também buscaremos, se o financiamento for aprovado, a parceria dos grupos já existentes na comunidade wikimedista que trabalham com questões de gênero e diversidade, como as WikiMulheres+ e as WikiEditorasLx.

Planeja-se realizar uma caminhada fotográfica no Centro de Florianópolis, com foco em conscientizar, registrar e documentar espaços importantes para a comunidade LGBTQIAP+ da cidade. Durante um dia, participantes serão conduzidos por três pessoas especialistas em uma caminhada pelos pontos delimitados em um roteiro previamente selecionado na cidade de Florianópolis, irão fotografar estes espaços, receberão capacitações de como fotografar e como inserir imagens no Wikimedia Commons, e participarão de um mini-concurso de fotografia entre os membros que estiverem presentes no evento. Além disso, haverá uma atividade de prática de Vogue (dança e prática cultural característica de populações LGBTQIAP+ periféricas e racializadas). A história da prática será apresentada por pessoas da cena Ballroom existente em Florianópolis e a prática com as pessoas participantes também será registrada em fotografias para carregamento no Wikimedia Commons.

Programação 10:00 – 10:30 – Credenciamento, entrega do material de apoio e oferecimento do brunch. 10:30 – 10:50 – Boas-vindas e apresentações. 10:50 – 11:50 – Capacitação com dicas de fotografia com (Elaine e Muriel) e carregamento das imagens no Wikimedia Commons por aplicativo (Ana) 11:50 – 13:30 – Caminhada fotográfica (conduzida por Elaine, Ailê e Talita). 13:30 – Chegada de volta à base. 13:30 – 14:00 – Troca de ideias e oferecimento do brunch. 14:00 – 14:30 – Momento de edição para finalização do carregamento das imagens pelas pessoas participantes. 14:30 – 15:00 – Apuração das três melhores imagens realizadas na caminhada. 14:30 – 15:15 – Ballroom Jam (Prática de Vogue) 15:15 – 15:45 – Cerimônia de condecoração e agradecimento pela participação.

O roteiro está planejado para durar 1h40, compreendendo oito pontos de parada. Estes locais estão listados a seguir, acompanhados do motivo pelo qual foram selecionados.

  • O Instituto Estadual de Educação de Florianópolis, que será a base, o “QG” de encontro do evento para as pessoas participantes e também é um prédio centenário da região de Florianópolis.
  • ADEH - Nostro Mundo (1993) e FAÇA - Fundação Açoriana de Combate à SIDA (1991): organizações não governamentais que atuam na luta por Direitos Humanos, especialmente em relação à ao HIV, população trans e trabalhadoras do sexo.
  • Prefeitura (Conselho Municipal de Direitos das Pessoas Lésbicas, Bissexuais, Gays, Transexuais e Travestis - CMDLGBT) (2015): conquista do movimento LGBT+ da cidade para implementação de políticas públicas.
  • Praça XV: centro ao redor do qual se formaram territórios LGBT+ nas décadas de 1970 e 1980, também foi palco de diversos carnavais.
  • Alcatéia Restaurante, Avenida Hercílio Luz (Antigo Roma Bar, décadas de 1970 a 2010)
  • Escadaria do Rosário: primeira tentativa de uma Parada Gay em Floripa (1998, 6 pessoas), último local de realização de Ballroom na Maratona Cultural (2024).
  • Ambulatório Trans (2015): conquista do movimento trans de Florianópolis no que se refere ao direito à saúde dessa população.
  • Largo da Alfândega: local de encontro de várias mobilizações e manifestações relacionadas às pautas LGBT+ e feministas.


8. Describe your team. Please provide their roles, Wikimedia Usernames and other details. (required) Include more details of the team, including their roles, usernames, Wikimedia group, and whether they are salaried, volunteers, consultants/contractors, etc. Team members involved in the grant application need to be aware of their involvement in the project.

Em 2023, participei e concluí o minicurso Wikipédia em Chave de Gêneros, organizado pelo Projeto Mais Teoria da História na Wiki. Entre os prêmios recebidos pela conclusão do curso estão uma verba de até R$ 500,00 e acompanhamento da equipe do Projeto Mais+ para a execução da atividade desenvolvida no minicurso. Em diálogo com o Projeto Mais+ e outros atores do Movimento Wikimedia, como a Wikimedia LGBT+, surgiu a ideia de realizarmos um evento maior do que o inicialmente proposto dentro do minicurso, abordando questões de interesse comum entre os grupos. Por isso, entre as pessoas que estarão ativas na organização deste evento estão eu; a equipe do Projeto Mais Teoria da História na Wiki residente em Florianópolis; André Rodrigues, representante no Brasil da Wikimedia LGBT+; e Elaine Schmitt, atual bolsista de pós-doutorado do LEGH da UFSC, que guiará a caminhada fotográfica.

A divisão de tarefas foi pensada de forma a empregar as capacidades e experiências das pessoas que integram a organização da caminhada, por um lado, e propiciar a aquisição e o desenvolvimento de novas habilidades, por outro.

Nesse sentido, a organização geral e a responsabilidade de execução do evento são compartilhadas entre integrantes do Projeto Mais+, principalmente Danielly Figueredo [User: Danielly Figueredo (Projeto Mais+)], e eu. Como sou uma pessoa ainda em processo de aprendizagem, a equipe do projeto tem ajudado a direcionar as etapas de implementação da editatona e eu tenho executado as demandas necessárias, o que tem me ensinado muito! O projeto Mais+ também vai dar o apoio logístico durante a realização do evento, por Ana Farion [User: Ana Vitória Farion (Projeto Mais+)] e Camila Hasckel [User: Camila Hasckel (Projeto Mais+)] comparecerão presencialmente enquanto facilitadoras.

No que se refere ao conteúdo abordado na caminhada, fiquei encarregado de fazer um a identificação de possíveis locais a serem visitados e fotografados, e a partir desse levantamento inicial, Elaine Schmitt [User: Eelaine Schmitt], Talita Araújo e Ailê Gonçalves, integrantes do LEGH e IEG, da UFSC, o fizeram uma curadoria especializada nos estudos de gênero e sexualidade elaboraram o roteiro final e introduziram os textos de apresentação dos locais que serão visitados na caminhada em um documento compartilhado conosco. As três integrantes do LEGH/IEG estão atuando na organização de maneira voluntária. Nessa etapa, contamos também com a consultoria voluntária da Profa. Dra. Beatriz Mamigonian (UFSC), a qual tem experiência na elaboração e execução de roteiros históricos a partir do projeto de extensão Santa Afro Catarina e da prática docente na disciplina de História Pública ministrada no curso de Graduação em História.

As integrantes do LEGH e do IEG e eu produziremos também, a partir da confirmação ou não deste grant, o material didático (banners) a ser utilizados durante o roteiro da caminhada. O Projeto Mais+ fará a confecção do material didático (slides de apresentação) a ser utilizado na oficina de carregamento no Commons. O WMLGBT+, o Projeto Mais+ e eu também já estamos trabalhando em conjunto na produção das artes de divulgação do evento, que será divulgado assim que o evento for confirmado (ou não). Se tudo der certo, as artes serão compartilhadas nas redes sociais do NEPEMI, do LEGH, do IEG, do LIS, do Aya, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UDESC e de coletivos LGBTQIAP+ da cidade. Também pedirei ao PPGH para que divulgue com os discentes por e-mail. O registro fotográfico do evento será feito por mim, visando a divulgação posterior e documentação de tudo.

Na oficina de capacitação que será oferecida para as pessoas participantes no início da caminhada, eu e Elaine (LEGH/IEG) ministraremos a parte que trata sobre os critérios qualitativos para registro de uma boa fotografia. Além disso, uma das integrantes do Projeto Mais+, Ana Farion, conduzirá a parte da oficina direcionada ao carregamento de imagens autorais no Commons. Durante a caminhada em si, a exposição da história dos locais será realizada por Elaine, Ailê e Talita (LEGH/IEG), como especialistas nos estudos históricos de gênero e sexualidade. Também planejamos que a avaliação das fotografias submetidas pelas pessoas participantes para gerar o resultado do concurso fotográfico seja feita por um membro do WMLGBT, e mais duas pessoas que façam parte de grupos da comunidade lusófona, como por exemplo as WikiMulheres+ e as WikieditorasLx.

Quanto ao espaço físico que possivelmente servirá de base ao evento, estabelecemos contato com o Cristiano, professor responsável pelo Laboratório de História do Instituto Estadual de Educação (IEE), uma escola pública centenária no centro de Florianópolis que não cobrará nada pelo uso de seu espaço. Neste caso, a escola se dispôs com o espaço por reconhecer a importância do evento e sugeriu a inclusão da própria instituição no roteiro, oportunizando o registro fotográfico e carregamento das imagens da escola no Wikimedia Commons.

Como uma das pessoas responsáveis pela organização geral, estou encarregado da contratação dos serviços e da compra de produtos da caminhada. Entretanto, muitos equipamentos e materiais didáticos, no entanto, não precisarão ser comprados por conta das parcerias estabelecidas.

O LIS fará o empréstimo de um microfone, de uma caixa de som e do cabo necessário para conectá-los. Esses materiais serão utilizados para amplificar a voz das guias do roteiro, já que a atividade será realizada em vias públicas, com barulho de automóveis e pedestres, entre outros. Uma das integrantes do Projeto Mais+ [User: Bruna Grando (Projeto Mais+)] emprestará sua câmera profissional particular para a documentação da caminhada. O Projeto Mais+ também fornecerá 30 brochuras impressas da cartilha Wikipédia e biografias de pessoas LGBTQIAP+, bem como as medalhas para as pessoas que ficarem nas três melhores colocações do concurso de fotografias do evento e balinhas e doces personalizados para presentear as pessoas participantes.

9. Who are the target participants and from which community? How will you engage participants before and during the activities? How will you follow up with participants after the activities? (required)

O público-alvo é um grupo na intersecção entre projetos da Wikimedia Foundation, comunidade LGBTQIAP+ e a universidade. Será feita divulgação do evento por grupos acadêmicos, como o Projeto Mais Teoria da História na Wiki e o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) da UFSC, e também o Laboratório de Imagem e Som (LIS) e Aya (Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais) da UDESC. Também entraremos em contato com associações da comunidade LGBTQIAP+, pedindo ajuda na divulgação. Além disso, o grupo Wikimedia LGBT+ está participando da organização do evento e também poderá apoiar nesta parte. É possível ainda que consigamos apoio de coletivos LGBTQIAP+ da região para divulgar o evento, como a Acontece Arte e Política LGBTI+ (organizadores da parada LGBTI+ da cidade), a Organização da Marcha Trans, a Mudiá Coletiva Lésbica e casas da cena Ballroom.

Todas as atividades serão feitas de forma dialógica, mesmo os momentos mais expositivos como a oficina de fotografia, a caminhada pelo centro da cidade e a oficina de carregamento de imagens para o Commons. Tanto na caminhada, quanto na oficina de carregamento, os participantes assumirão uma postura ativa, na medida em que precisarão fotografar os lugares e fazer o carregamento a partir de suas contas de usuário.

Considero profícuo o diálogo estabelecido entre as comunidades wikimedista, universitária e LGBTQIAP+, tendo em vista a forma como as tarefas foram divididas e o compromisso ético com a produção de conhecimento, sua divulgação e, principalmente, os grupos envolvidos e seus valores. São exemplos disso o conhecimento livre; o rigor na pesquisa; a afirmação e a valorização da diversidade humana, principalmente em relação à sexualidade, à identidade e à expressão de gênero.

A principal estratégia de comunicação escolhida para o acompanhamento dos participantes antes, durante e depois do evento é o grupo de mensagem instantânea no aplicativo WhatsApp. O objetivo é construir um espaço seguro para o compartilhamento de dúvidas, experiências e saberes diversos em relação à história e memória das pessoas LGBTQIAP+ de Florianópolis, além de disponibilizar neste grupo informações práticas sobre a execução do evento.

Como estratégias posteriores à realização da caminhada, enviarei um formulário digital para os participantes avaliarem o evento. Esse formulário terá perguntas objetivas (com alternativas fechadas) e uma pergunta aberta para comentários.

Como já mencionado, o grupo no WhatsApp, utilizado nos dias que antecederam o evento para passar informações úteis às pessoas participantes, será utilizado posteriormente para socialização de experiências, resposta de dúvidas e divulgação de novos eventos que envolvam projetos da Wikimedia Foundation. A divulgação desses eventos também será feita por meio de uma lista de endereços de e-mail das pessoas participantes. As três pessoas que vencerem o concurso de fotografia da caminhada proposta serão convidadas para participar da organização dos próximos eventos que envolvam história da população LGBTQIAP+, especialmente de Florianópolis, como por exemplo, uma futura editatona sobre Wikipédia.

Após uma avaliação detalhada do evento, pretende-se organizar uma editatona com foco no uso das imagens carregadas no Commons e na inserção, em verbetes da Wikipedia, de informações presentes na bibliografia levantada. Ainda é preciso avaliar quais verbetes serão editados ou criados.

Com a experiência acumulada, pretende-se ainda buscar outras parcerias para a realização de caminhadas fotográficas com temas variados e pertinentes da história de Florianópolis, como a questão racial, a diversidade religiosa, a ditadura militar e a atuação da imprensa no espaço público.

10. Does your project involve work with children or youth? (required)

No

10.1. Please provide a link to your Youth Safety Policy. (required) If the proposal indicates direct contact with children or youth, you are required to outline compliance with international and local laws for working with children and youth, and provide a youth safety policy aligned with these laws. Read more here.

N/A

11. How did you discuss the idea of your project with your community members and/or any relevant groups? Please describe steps taken and provide links to any on-wiki community discussion(s) about the proposal. (required) You need to inform the community and/or group, discuss the project with them, and involve them in planning this proposal. You also need to align the activities with other projects happening in the planned area of implementation to ensure collaboration within the community.

Inicialmente, criei uma proposta de atividade durante o minicurso Wikipédia em Chave de Gêneros, oferecido pelo Projeto Mais Teoria da História na Wiki e, neste espaço, houveram feedbacks importantes dados pela equipe do Projeto Mais+ e pelas professoras do curso, Andressa Inácio, do WMB, e Daiane Machado, professora de História da UNESP. Além disso, após a finalização do curso, foi realizada uma reunião entre eu, o Projeto Mais+ e a Wikimedia LGBT+, que foi imprescindível para a delimitação dos parâmetros temáticos desta atividade.

12. Does your proposal aim to work to bridge any of the content knowledge gaps (Knowledge Inequity)? Select one option that most apply to your work. (required)

Content Gender gap

13. Does your proposal include any of these areas or thematic focus? Select one option that most applies to your work. (required)

Gender and diversity

14. Will your work focus on involving participants from any underrepresented communities? Select one option that most apply to your work. (required)

Gender Identity

15. In what ways do you think your proposal most contributes to the Movement Strategy 2030 recommendations. Select one that most applies. (required)

Provide for Safety and Inclusion

Learning and metrics[edit]

17. What do you hope to learn from your work in this project or proposal? (required)

Espera-se que os novos editores entendam a importância do conhecimento livre e da existência de imagens de licença aberta no Wikimedia Commons, especialmente no que se refere à história da comunidade LGBTQIAP+ de Florianópolis, que geralmente aparecem pouco documentas neste projeto. Também se espera que tenham habilidades para fazer registros fotográficos de qualidade e para carregá-los no Wikimedia Commons após a caminhada. Além disso, espera-se que os novos editores tenham adquirido experiência suficiente com o planejamento e a implementação do evento para que continuem realizando atividades ligadas aos projetos da Fundação Wikimedia.

18. What are your Wikimedia project targets in numbers (metrics)? (required)
Number of participants, editors, and organizers
Other Metrics Target Optional description
Number of participants 20 Pessoas LGBTQIAP+, universitárias e wikimedistas da região da Grande Florianópolis.
Number of editors 20 Participantes.
Number of organizers 8 Danielly Figueredo [Danielly Figueredo (Projeto Mais+)], Ana Farion [Ana Vitória Farion (Projeto Mais+)] e Camila Hasckel [Camila Hasckel (Projeto Mais+)] do Projeto Mais Teoria da História na Wiki;

Elaine Schmitt [User: Eelaine Schmitt], Ailê Gonçalves e Talita Araújo do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) da UFSC Muriel Custodio dos Passos [User: Tempodeagora] do Laboratório de Imagem e Som (LIS) e Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (Aya) da UDESC André Rodrigues do Wikimedia LGBT+

Number of content contributions to Wikimedia projects
Wikimedia project Number of content created or improved
Wikipedia
Wikimedia Commons 40
Wikidata
Wiktionary
Wikisource
Wikimedia Incubator
Translatewiki
MediaWiki
Wikiquote
Wikivoyage
Wikibooks
Wikiversity
Wikinews
Wikispecies
Wikifunctions or Abstract Wikipedia
Optional description for content contributions.

Novas imagens sobre lugares de memória LGBTQIAP+ no centro da cidade de Florianópolis.

19. Do you have any other project targets in numbers (metrics)? (optional)

Yes

Main Open Metrics Data
Main Open Metrics Description Target
Imagens no Wikimedia Commons Novas imagens no Wikimedia Commons sobre os lugares de memória LGBTQIAP+ no centro da cidade de Florianópolis. O número se refere apenas à produção das pessoas participantes. Excetua-se da contagem os registros fotográficos do evento feitos pela organização. 320
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
20. What tools would you use to measure each metrics? Please refer to the guide for a list of tools. You can also write that you are not sure and need support. (required)

Programs & Events Dashboard; Montage.

Financial proposal[edit]

21. Please upload your budget for this proposal or indicate the link to it. (required)

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1GhURbo9jxemEw5tIOoBlZk2EgDlQX5HS/edit?usp=sharing&ouid=116971250834565362887&rtpof=true&sd=true


22. and 22.1. What is the amount you are requesting for this proposal? Please provide the amount in your local currency. (required)

6919.55 BRL

22.2. Convert the amount requested into USD using the Oanda converter. This is done only to help you assess the USD equivalent of the requested amount. Your request should be between 500 - 5,000 USD.

1363.51 USD

We/I have read the Application Privacy Statement, WMF Friendly Space Policy and Universal Code of Conduct.

Yes

Endorsements and Feedback[edit]

Please add endorsements and feedback to the grant discussion page only. Endorsements added here will be removed automatically.

Community members are invited to share meaningful feedback on the proposal and include reasons why they endorse the proposal. Consider the following:

  • Stating why the proposal is important for the communities involved and why they think the strategies chosen will achieve the results that are expected.
  • Highlighting any aspects they think are particularly well developed: for instance, the strategies and activities proposed, the levels of community engagement, outreach to underrepresented groups, addressing knowledge gaps, partnerships, the overall budget and learning and evaluation section of the proposal, etc.
  • Highlighting if the proposal focuses on any interesting research, learning or innovation, etc. Also if it builds on learning from past proposals developed by the individual or organization, or other Wikimedia communities.
  • Analyzing if the proposal is going to contribute in any way to important developments around specific Wikimedia projects or Movement Strategy.
  • Analysing if the proposal is coherent in terms of the objectives, strategies, budget, and expected results (metrics).

Endorse