Research:Labs2/FAQ/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Research:Labs2/FAQ and the translation is 100% complete.

Quem pode participar?

Todos! L2 se propõe a democratizar a análise, exploração e experimentação de dados, assim como o desenvolvimento de novas ferramentas relacionadas a projetos Wikimedia e a colaboração aberta de forma geral. Qualquer um interessado o suficiente para chegar a essa página está convidado a participar.

Como faço para começar?

Adicione o seu nome de usuário à lista de membros para ser notificado dos eventos. Confira a atual lista de idéias de projetos e projetos ativos para ver se algum é de seu interesse ou fique a vontade para iniciar uma nova idéia de projeto próprio. Você também pode se inscrever na mail:wiki-research-l, uma lista de emails para pesquisadores wiki, ou passar em nosso canal no IRC na rede freenode: #wikimedia-labs2conectar. <span id="What_do_L2_members_do?">

O que membros do L2 fazem?

Nós debatemos idéias de projetos, desenvolvemos softwares experimentais, realizamos análises qualitativas e quantitativas e escrevemos sobre isso aqui no meta. Nós realizamos regularmente hackathons onde trabalhamos juntos em nossos projetos. Nós normalmente começamos propondo e apoiando idéias de projetos . Uma vez que estamos prontos para começar o trabalho, criamos uma página de projeto para relatar nosso progresso.

Que tipo de suporte os projetos precisam?

Depende muito do que o projeto prentende realizar. Se a idéia é desenvolver uma ferramenta, alguém terá que escrever o software (ex. Software para rápido processamento de Wikidumps). Se for realizar análise quantitativa, alguém terá que obter os dados e gerar estatísticas/visualizações de (ex. modelos de sobrevivência de novatos). Frequentemente um projeto irá precisar de um grupo de pessoas para realizar a análise qualitativa (i.e., usando seus olhos ex. qualidade dos novatos). A maioria dos ideais do projeto irão listar suas demandas.