Training modules/Dealing with online harassment/slides/cross-wiki-blocking-and-tracking/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Ação imediata: Bloqueio e acompanhamento do Cross-wiki

No caso de um assediador abusar de alguém em vários wikis, pode ser necessário tomar uma ação global. É possível bloquear contas globalmente, apesar de apenas os administradores terem essa capacidade. Eles também podem bloquear globalmente o endereço IP subjacente para evitar a criação de contas alternativas (conhecidas como "sockpuppets" ou identidades falsas) ou contas "adormecidas".

Sysops globais (ou usuários com direitos de administrador em mais de um wiki) também podem ajudar a manter em nível mínimo o abuso em vários projetos (ou ajudar a apoiar projetos sem ou com muito poucos administradores), apesar da função de combate ao abuso global ser, geralmente, melhor deixada para os administradores.

A Equipe de Monitoramento Small Wiki pode ajudar a controlar e evitar assédio ou vandalismo óbvio através de seus próprios métodos. Vale a pena contatá-la para ajudar a manter o controle do assédio em wikis menores, e eles podem ter conhecimento prévio de usuários com problemas nesses projetos.