Translation requests/WMF/Wikimedia visual identity guidelines/Pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Template:VisualLang Template:Disclaimer for translation/pt

Guia de estilo da Wikimedia[edit]

Este guia deve ser inserido nos diversos projetos Wikimedia quando pertinente, mas não copiado e colado. Obrigado.

Sobre este guia[edit]

A Wikimedia tem projetos que reúnem milhares de voluntários de todo o mundo. Esta estrutura descentralizada confere grande importância ao reconhecimento da Wikimedia como uma organização. Para tanto, temos objetivos em comum, mas também temos uma identidade visual comum.

Este guia existe para propiciar a todos, dentro e fora da Wikimedia, um claro conjunto de regras a serem seguidas para o melhor uso possível de nossa marca, logotipos e cores. Note que nenhuma variação do logotipo da Wikimedia pode ser publicado sem autorização prévia da Fundação.

A marca registrada da Wikimedia: o logotipo[edit]

O logotipo da Wikimedia é composto de um símbolo e de um nome. Esses elementos estão intimamente ligados e devem ser utilizados apenas segundo os parâmetros aqui discriminados. Este guia apresenta um conjunto de regras básicas que devem ser seguidas sob quaisquer circunstâncias a fim de manter a integridade da identidade da Wikimedia.

Cores[edit]

O logotipo é composto de quatro cores: vermelho, verde, azul e cinza. As cores são definidas para as variadas possibilidades de mídia e não devem ser modificadas.

As especificações de cores estão listadas na seção sobre especificações de cores abaixo

  • Exemplo de cor no logotipo

Para uso em meios em preto-e-branco, por favor use as seguintes especificações.

Escala de cinza[edit]

A seguinte versão do logotipo é indicada para uso em meios em cor cinza. Traduções automáticas das cores originais para escalas de cinza não produzirão o efeito apropriado; por favor, use as especificações de cores listadas na seção sobre especificações de cores abaixo para escalas de cinza para o logotipo.

  • Exemplo de logotipo em escala de cinza

Monocromático[edit]

Caso o logotipo precise ser utilizado em meios monocromáticos (fax, carimbos emborrachados, material promocional, etc.), este deve utilizar apenas a cor preta (sobre fundo em cores claras), ou em cor branca (sobre fundo em cores escuras).

  • Exemplo de logotipo monocromático

Posicionamento[edit]

O logotipo deve ser posicionado, sempre que aplicável, no canto superior direito da página. Deve também ser cercado por margens com o tamanho mínimo equivalente ao diâmetro do círculo vermelho (veja figura).

Uso do logotipo[edit]

  • O logotipo colorido da Wikimedia deve ser sempre colocado sobre fundo branco ou de tom claro de cinza (máximo de 15% de cor preta), e nunca sobre fundo colorido
  • O logotipo não deve, jamais, ser invertido ou distorcido

Especificações de cores[edit]

Cor/Esquema CMYK (impressão) Pantone (versão para impressão – tipo de papel) RGB (tela) Grau de cinza
C M Y K Coated Uncoated R G B hex
vermelho 25% 100% 100% 25% 1805 n/a 153 0 0 #990000 75%
azul 93% 58% 18% 2% 301 267 0 102 153 #006699 50%
verde 80% 15% 75% 0% 348 348 51 153 102 #339966 25%
WIKIMEDIA 0% 0% 0% 75% 446 443 72 72 72 #484848 75%
Subtítulo 0% 0% 0% 60% Cool Grey 11 Cool Grey 11 102 102 102 #666666 60%

Incorporação de elementos à assinatura da Wikimedia[edit]

O logotipo da Wikimedia é a identidade visual básica de qualquer setor da organização, bem como o símbolo por meio do qual esta deve ser reconhecida de forma imediata. Há casos, no entanto, em que variações podem ser úteis, especialmente com o propósito de distinguir as diversss unidades da Wikimedia, notadamente a Fundação e sucursais locais.

Nos sítios da Fundação e das sucursais, as seguintes regras são de se aplicar:

  • O logotipo completo será utilizado, adicionando-se um subtítulo sob a palavra WIKIMEDIA.
  • O subtítulo poderá ser localizado (e.g. nome do país em língua ou línguas locais). Poderá consistir de uma ou mais linhas e poderá ser escrito utilizando-se as fontes ou ideogramas necessários. A parte do logotipo referente à WIKIMEDIA não será localizado.
  • O subtítulo deverá ser redimensionado para 60% do tamanho da palavra WIKIMEDIA, e sua cor dever ser 60% em preto. A fonte a ser utilizada será GillSans bold. A fonte alternativa para scripts que não suportem a anterior poderá ser DejaVu Sans.

Veja os seguintes exemplos de possíveis variações:

Marcas d'água e cartões de visita[edit]

A fim de manter intacta a assinatura, logotipos localizados da Wikimedia não devem ser usados em cartões de visita ou em marcas d'água. A sucursal da organização à qual se refiram, no entanto, deve ser identificada claramente no design dos referidos cartões e marcas d'água.

Marcas d'água e cartões de visita não devem, jamais, ser impressos ou distribuídos sem expressa autorização da Wikimedia Foundtion ou das sucursais locais relevantes. Por favor, contacte a Wikimedia Foundation ou a sucursal local em seu país para informações referentes a marcas d'água e cartões de visita.

Fontes[edit]

  • GillSans é a fonte a ser utilizada no logotipo. Ela deve, também, ser utilizado o tanto quanto possível em material impresso. No entanto, como esta fonte não está disponível na configuração básica da maioria dos computadores, a fonte Arial deve ser preferida para o texto de cartas, facsímiles e documentos. A fonte Arial está disponível na maioria dos computadores e possibilita que documentos editáveis possam ser lidos sem problemas.

Gill Sans light

Gill Sans regular

Gill Sans bold