Jump to content

Wiki Movement Brazil User Group/Pesquisa sobre entrada de membros em afiliados Wikimedia maduros

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Pesquisa sobre entrada de membros em afiliados Wikimedia maduros

O que você irá encontrar aqui:

  • Pesquisa encomendada pelo Wiki Movimento Brasil para compreender os processos, riscos e oportunidades de associação de novos membros em afiliados maduros do Movimento Wikimedia, no contexto de crescimento sustentável da organização.
  • Esta é a versão pública do documento, que conta com o contexto da encomenda da pesquisa, a metodologia adotada e uma análise dos dados encontrados após entrevistas com representantes de afiliados maduros e estudo de seus respectivos estatutos.
  • Dentre os temas abordados, constam: evolução organizacional de afiliados Wikimedia, categorias de membros associados, processos de filiação, taxas associativas e relação entre membros associados e equipe profissional.
  • As recomendações específicas da pesquisadora para o Wiki Movimento Brasil serão analisadas em Assembleia Geral em fevereiro de 2024.

Apresentação

[edit]

Da pesquisa

[edit]

Diante do cenário crescente de engajamento da comunidade brasileira e internacional no Movimento Wikimedia, nota-se uma rota de maturidade associada, primeiramente, pela organização em coletivos de pessoas editoras da plataforma, que num segundo momento, buscam reconhecimento oficial pela Fundação Wikimedia através do Comitê de Afiliados (AffCom), estabelecendo-se como grupos de usuários e, posteriormente, capítulos Wikimedia.

A presente pesquisa visa compreender como afiliados Wikimedia maduros estruturam suas políticas de membros associados, como organizam sua democracia interna[1], em específico como operam suas políticas de associação de membros. A essa pesquisa interessa também entender como as organizações estruturam suas estratégias de crescimento, ou seja, de que forma atraem e incorporam novos membros.

Embora haja requisitos comuns para o reconhecimento de afiliados pela Fundação Wikimedia, há variações na formalização do vínculo de membros dos afiliados. Essas diferenças se devem a fatores como os contextos culturais, históricos e jurídicos de cada localização.

Uma das questões mais evidentes dessas singularidades é que há afiliados maduros com centenas de membros associados, havendo um que tem até milhares, enquanto há também afiliados maduros que contam apenas com algumas dezenas. A quantidade de membros associados não reflete necessariamente o nível de entrega de projetos ou a existência de equipe profissional, por exemplo, mas ajuda a compreender porque organizações com mais membros requerem estruturas mais complexas, enquanto afiliados com menos membros podem ter estruturas de governança mais simples. Parece haver uma tendência: o aumento do número de membros associados em um afiliado implica na complexificação da sua estrutura organizacional.

Nota-se também que, dada a grande variação no número de pessoas em afiliados maduros, a possibilidade de questionar o que de fato definem como um “membro associado” e quais são as semelhanças e diferenças nos seus direitos e deveres com a entidade. Deste modo, a pesquisa encomendada pelo Wiki Movimento Brasil coletou informações com outros afiliados do Movimento Wikimedia para auxiliar suas decisões futuras sobre quais são as melhores práticas para a associação de membros, considerando que diferentes políticas de associação de membros levam a estratégias e resultados distintos, e portanto, associações de perfis diversificados.

Da pesquisadora

[edit]

A pesquisa foi conduzida por Isabela Tosta Ferreira, formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e wikimedista desde 2019, envolvida no projeto História na Wiki e no grupo WikiMulheres+. Embora participe de atividades promovidas pelo Wiki Movimento Brasil, não é uma membra associada, de forma que foi possível trazer uma perspectiva externa sobre quais caminhos o grupo de usuários poderia seguir.

Contexto

[edit]

No momento da redação desta pesquisa, o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil, mais conhecido como Wiki Movimento Brasil (WMB) situa-se numa transição de Usuários para Capítulo Wikimedia. Dentre os acúmulos elencados pelo grupo está o documento da Estratégia Wiki Movimento Brasil 2023-2025, no qual entre as afirmações do grupo colocam-se: “Ampliar, capacitar, diversificar, reter e acolher as comunidades nos projetos Wikimedia”, bem como “Apoiar uma governança comunitária descentralizada, para a criação de novas iniciativas e grupos que atuem no Brasil.” O WMB busca também “consolidar uma infraestrutura sociotécnica da internet livre com equidade, confiabilidade e segurança”, e possui alguns eixos estratégicos para tal. São eles:

  • (Re)imaginar a infraestrutura sociotécnica do Movimento Wikimedia;
  • Articular as agências wikimedistas brasileiras;
  • Fomentar e diversificar parcerias pelo conhecimento livre no Brasil;
  • Promover a equidade do conhecimento;
  • Adensar e direcionar redes de governança no Movimento Wikimedia.

O WMB busca ampliar sua atuação no Brasil e internacionalmente, aproveitando parcerias com instituições culturais, educacionais e governamentais. Conectar-se a essas redes pode expandir o alcance do WMB e atrair novos contribuidores para os projetos Wikimedia. O Brasil, com sua diversidade cultural, oferece oportunidades para experimentação e desenvolvimento de projetos localizados. Além disso, existem oportunidades de captação de recursos em diversas fontes, incluindo editais públicos. O grupo também pode fortalecer sua presença acadêmica, desenvolver programas de educação no ensino médio e explorar novas formas de comunicação para aumentar o reconhecimento dos projetos Wikimedia e do seu próprio, como com a iniciativa WikiConecta, que traz um programa de formação wiki voltada para a comunidade acadêmica universitária, em especial os docentes. O momento de mudanças na governança do Movimento Wikimedia oferece ao Wiki Movimento Brasil a chance de cooperar e liderar em diversas frentes com públicos variados.

A presente pesquisa busca compreender o que afiliados maduros Wikimedia têm como política de membros associados, bem como quais desafios relacionados enfrentaram em sua trajetória e quais são os mais proeminentes hoje, além de quais estratégias utilizaram e utilizam para a sua resolução, visando elencar ações que possam ser avaliadas pelo Wiki Movimento Brasil para o seu contexto atual.

Progressão do número de membros associados do Wiki Movimento Brasil

Nota-se uma progressão no número de membros associados do Wiki Movimento Brasil, passando de seis membros em 2017 para quarenta em 2023. O maior salto foi em 2018, quando havia seis membros, para a entrada no ano subsequente de mais doze membros. Também de 2022 para 2023, houve a entrada de mais oito membros no Wiki Movimento Brasil. Tal evolução se dá no contexto da ampliação das atividades organizadas e na mobilização comunitária realizada pelo grupo de usuários. As pessoas pleiteantes são aprovadas como membros da associação via deliberação em Assembleia Geral anual, mediante inscrição prévia. A perspectiva de continuidade no crescimento da base de membros é um fator relevante na encomenda da presente pesquisa, uma vez que a organização pretende compreender quais são os riscos associados ao crescimento da base associativa e quais são caminhos possíveis para a sustentabilidade interna.

Como objetivo geral da pesquisa, buscou-se compreender a política de associação de membros de diferentes afiliados Wikimedia maduros, através da análise de estatutos, realização de entrevistas semi-estruturadas e demais materiais publicamente acessíveis. Como objetivos específicos, visou-se sistematizar as diretrizes adotadas pelos diferentes grupos nas suas políticas de filiação interna (membership), tais como tipos de filiação e política de quotização/taxa de filiação; compreender diferentes processos de tomada de decisão dentro dos grupos afiliados, em especial a respeito da entrada de novos membros, bem como da sua possível remoção/expulsão; compreender os espaços de decisão e implicações para o absenteísmo de membros.

Metodologia

[edit]

Sobre as hipóteses possíveis

[edit]

A presente pesquisa se inicia a partir de algumas hipóteses que podem ajudar a entender as políticas de filiação de membros de afiliados maduros Wikimedia, especialmente no que concerne às suas formas organizativas. É de conhecimento geral, dentre a comunidade Wikimedia, que a Fundação Wikimedia tem um papel importante na criação de grupos de usuários e capítulos Wikimedia, especialmente no que diz respeito a políticas de espaço amigável, equidade, e aceite ao Código Universal de Conduta. Contudo, as leis locais de cada território onde as organizações podem vir a ser formadas também representam uma boa parcela de como suas estruturas se darão. Desta forma, a metodologia adotada precisaria necessariamente passar pela avaliação de documentos legais das organizações pesquisadas, a fim de entender como se estruturariam os afiliados em cada território de acordo com a sua legislação.

Além disso, de antemão também era conhecido que os afiliados deveriam manter uma política aberta em relação a informações importantes, como estatutos, métodos organizativos, formas de entrada e relatórios financeiros. Por fim, foi identificado que havia questões em aberto mesmo nos afiliados com mais informações disponíveis em seus estatutos e páginas principais, estabelecendo-se a necessidade de conduzir entrevistas com participantes dos grupos afiliados, a fim de conseguir mais informações sobre o funcionamento de cada organização.

Desta maneira, a pesquisa utilizou como fontes principais: os estatutos dos membros afiliados, suas páginas oficiais e as informações presentes nelas, e entrevistas semi-estruturadas realizadas com membros de cada grupo. A condução da pesquisa apenas utilizando documentos disponíveis (como estatutos e relatórios) foi avaliada como insuficiente, compreendendo que há nuances melhor captadas em entrevistas pessoais. Do mesmo modo, a condução da pesquisa baseada apenas nas entrevistas também poderia se mostrar ineficiente em casos de desconhecimento da pessoa entrevista acerca da totalidade do estatuto da organização, ou outra situação semelhante. A confluência de fontes demonstrou na prática ser a melhor opção para a condução da pesquisa.

Sobre os estatutos

[edit]

O estatuto, além de estabelecer a governança da entidade, com a definição de papéis e responsabilidades dos membros, também é em essência um mecanismo para assegurar a estabilidade organizacional dos afiliados Wikimedia, com dispositivos democráticos garantidos e espaços de decisão funcionais. São redigidos e aprovados em caráter democrático, em assembleia ou reunião geral de membros, e devem ser registrados legalmente. Eles podem ter prazo de validade ou serem atualizados periodicamente conforme as demandas e necessidades das organizações. Os estatutos são soberanos e devem ser respeitados por todos os membros sem distinção de categorias.

Embora haja relativa liberdade na formulação de mecanismos de vinculação de membros a afiliados, na progressão para o reconhecimento de Grupos de Usuários, Organizações Temáticas e Capítulos, existem requisitos mínimos que os nivelam e regulamentam, como a comprovação de atividades por um determinado período de tempo e número mínimo de membros ativos. Com isso, grupos voluntários passam a ter estruturas associativas e seus estatutos são os principais documentos que indicam o seu grau de formalidade.

Para compreender os mecanismos de entrada de membros em afiliado, é necessário observar os seus respectivos estatutos, pois em geral, neles são consolidados os valores das entidades, sua estrutura organizacional e a sua governança. Esse tipo de documento é chave para compreender os direitos e deveres dos membros associados e da diretoria e de sua relação com a entidade em si, além de os mecanismos pelos quais membros são incluídos ou excluídos da entidade.

Entretanto, uma análise dos estatutos não é o suficiente para responder às questões levantadas na pesquisa, uma vez que, amparados nas leis locais, variam em grau de detalhe sobre os regimentos internos das organizações. Há estatutos com linguagem extremamente direta e objetiva, enquanto outros são mais extensos e usam termos que podem ter interpretações amplas, como no caso de “conduta inapropriada de membro”, que depende de um contexto. Assim, entrevistas com pessoas chave dos afiliados se fez necessário durante a pesquisa para captar a realidade das dinâmicas internas dos afiliados.

Sobre as entrevistas

[edit]

As entrevistas foram feitas após leitura e análise dos materiais dos grupos, disponibilizados por eles em suas páginas on wiki e sites oficiais, como forma de aprofundamento e espaço para tirar dúvidas e captar mais informações.

Assim, estes passos visaram coletar:

  • o formato organizativo dos afiliados, sobretudo a partir das leituras dos seus estatutos;
  • estruturação da política de associação de membros, atentando-se para as suas trajetórias (como já foi e se mudou, como é hoje);
  • principais diferenças entre os membros (categorias diferentes como fundadores, associados, voluntários, equipe profissional, etc) e política financeira de membros;
  • tomada de decisões dentro de cada associação, tendo em vista as diferentes funções e cargos;
  • a existência ou não de taxas de associação, e as políticas das organizações em relação a elas;
  • as recomendações das associações acerca da associação de novos membros, e suas políticas de crescimento.

Sobre a seleção dos afiliados entrevistados

[edit]

A seleção dos afiliados a serem investigados e entrevistados para a pesquisa considerou os seguintes aspectos:

  • Tempo de experiência ou maturidade dentro do Movimento Wikimedia, a fim de compreender a trajetória dos grupos e como se deram seus processos;
  • Localização geográfica, buscando ter acesso a diferentes culturas organizacionais, bem como a diferentes modelos de associação segundo as legislações locais;
  • Variação na quantidade de membros efetivos associados, também visando acessar diferentes formatos de associação;
  • Grupos que no momento de realização da pesquisa se encontram ativos e presentes no Movimento Wikimedia, promovendo atividades e discussões.

Dada a evolução dos processos de reconhecimento no Movimento Wikimedia pelo AffCom, compreende-se que não necessariamente o status de capítulo estabelece o grau de maturidade de afiliados dentro do Movimento. Por isso, foram selecionados também afiliados dentro da categoria de grupos de usuário para os fins desta pesquisa. Foi discutida a possibilidade de ter como critério principal a data de fundação dos grupos. Contudo, compreendeu-se que deveriam ser considerados também os critérios já mencionados de território, diversidade cultural e atividade recente. Assim, os Afiliados Wikimedia selecionados foram os afiliados abaixo:

Afiliados selecionados
Associação Fundação do grupo Estatutos
Wikimedia Alemanha 2004-06-13 Estatuto
Wikimedia França 2004-10-23 Estatuto
Wikimedia Itália 2005-07-17 Estatuto
Wikimedia Países Baixos 2006-03-27 Estatuto
Wikimedia Argentina 2007-09-01 Estatuto
Wikimedia Áustria 2008-05-02 Estatuto
Wikimedia Indonésia 2008-09-05 Estatuto
Wikimedia Nova Iorque 2009-07-07 Estatuto
Wikimedia Portugal 2009-09-21 Estatuto
Wikimedia Chile 2011-07-16 Estatuto
Wikimedia México 2011-08-03 Estatuto
Wikimedia África do Sul 2012-02-27 Estatuto

A justificativa para o critério misto, especialmente considerando a diversidade de território, diversidade cultural e atividade recente teve base no entendimento de que se a seleção de afiliados se baseasse somente em critérios de experiência, como de data de fundação ou maior número de membros associados, a pesquisa correria o risco de apresentar um recorte distante do contexto brasileiro. Como a presente pesquisa se propõe a orientar o Wiki Movimento Brasil estrategicamente, buscou-se representações mais próximas do contexto brasileiro, em especial a seleção dos grupos da Argentina, Chile e Indonésia, os dois primeiros pela proximidade e contexto latinoamericano próximos, e a terceira por também alocar-se no Sul Global e estar dentro de uma categoria geopolítica de “país em desenvolvimento”, tendo desafios de infraestrutura semelhantes aos brasileiros.

Entrevista complementar

[edit]

Além das entrevistas com os afiliados selecionados, foi realizada uma entrevista com Pavel Richter, diretor executivo da Wikimedia Alemanha entre 2009 e 2015, e um dos responsáveis pelo rápido crescimento que o afiliado teve no seu número de membros e de doações no período.

A entrevista deu um panorama geral sobre o objetivo principal do grupo alemão à época. Segundo Richter, a possibilidade de gerar engajamento com a comunidade alemã através do estabelecimento de um tipo de associação (membership) onde as pessoas não tivessem que fazer muito além de pagar a taxa anual e receber a newsletter foi recebida bem, porque as pessoas não tinham tempo para dedicar à associação, e pagando esse tipo de filiação mais distante se sentiam contribuindo e fazendo parte, e estavam mesmo.

Essa ação foi tão importante e o engajamento da página alemã da Wikipédia é tão relevante que o domínio tem seu próprio banner de doação, sendo a única Wikipédia a ter um banner próprio para recolhimento de doações voluntárias. O valor arrecadado é repassado para a Fundação Wikimedia normalmente.

Metodologia das entrevistas

[edit]

Após a seleção dos entrevistados, foi elaborado um primeiro questionário base, contendo 10 perguntas para compreender o contexto de cada afiliado: seu número de membros associados e seu engajamento na associação, nível de participação de membros, as formas de aceitação de membros, os possíveis níveis de afiliação disponíveis, a existência de taxas de afiliação e aspectos relacionados a elas, a existência e aspectos relacionados a voluntários não associados, as formas organizativas adotadas, a relação do time profissional com a associação, e quais ações cada afiliado identificava como benéficas para o seu crescimento.

Questionário guia utilizado no contexto da pesquisa do WMB sobre afiliados maduros Wikimedia

Ao longo das entrevistas, que duraram em média uma hora, mais questões foram adicionadas na medida em que ampliou-se a compreensão sobre o universo dos afiliados Wikimedia. Entre estas, destacou-se a inserção do aspecto financeiro nas entrevistas, objetivando entender se os grupos recebiam doações de pessoas e organizações, e como se dava essa dinâmica frente às legislações locais, bem como a própria relação com o AffCom.

Os representantes de cada afiliado entrevistado variaram em posição, senioridade e/ou cargo dentro da associação, indo desde pessoas da diretoria executiva das associações e presidentes do comitê diretivo até profissionais responsáveis especificamente pelas áreas de membros e doações. A variedade de posições no escopo dos entrevistados garantiu a captura de perspectivas diversas dentro das organizações.

Ao todo foram realizadas 11 entrevistas, sendo 10 via chamada de vídeo e uma via mensagens instantâneas. As entrevistas de vídeo duraram em média uma hora e no máximo uma hora, e a entrevista via chat se deu durante vários dias, considerando as diferenças de fuso horário e disponibilidade de resposta.

As entrevistas permitiram estabelecer espaços de comparação entre os afiliados selecionados, com margem para investigação de seus contextos específicos. Embora as perguntas do questionário de base tenham sido respondidas por todos os entrevistados, garantindo um rol padronizado de respostas, também houve espaço para a inclusão de narrativas e detalhes particulares a cada afiliado, especialmente no que diz respeito às suas perspectivas sobre sustentabilidade interna no contexto do Movimento Wikimedia.

Todas as entrevistas conduzidas por vídeo chamada foram gravadas e carregadas em um arquivo do Google Drive para fins de consulta, com consentimento dos participantes entrevistados. Nenhum material gravado será compartilhado publicamente.

Metodologia de análise

[edit]

A metodologia de análise dos dados obtidos parte da comparação entre os grupos afiliados, entendendo as diferenças e semelhanças entre eles, ou seja, quais são os pontos em comum entre os grupos entrevistados e quais são os pontos de divergência ou de culturas organizativas distintas. A partir disso, buscou-se traçar caminhos e possíveis estratégias aplicáveis à política de membros associados a grupos afiliados Wikimedia.

A partir dos dados coletados, foi realizada uma análise de riscos e oportunidades focada em possíveis ações a serem implementadas pelo afiliado brasileiro, considerando o impacto de cada uma delas e formas de mitigar efeitos colaterais. A matriz de análise de riscos e oportunidades segue o modelo abaixo. Nele, são considerados os eixos de impacto e probabilidade de que o risco ou oportunidade aconteça, baseados nas informações obtidas na pesquisa.

Tabela modelo de riscos e oportunidades usada na pesquisa WMB sobre afiliados Wikimedia maduros

A matriz de riscos e oportunidades é uma tabela que confronta as medidas de probabilidade e impacto para gerar uma visualização de classificação do risco. A classificação indica pelo uso do sistema de cores qual a severidade do risco associado. Riscos classificados como alta prioridade (vermelho na matriz) exigem mais atenção do que os moderados (amarelo) e baixos (verde). Essa abordagem auxiliará na identificação e gestão eficiente dos riscos e oportunidades de implementação das ações sugeridas.

O presente relatório é a versão pública da pesquisa, e as recomendações foram feitas diretamente ao Wiki Movimento Brasil.

Análise dos dados

[edit]

Abaixo, os pontos das entrevistas serão discutidos a partir dos seguintes temas: número de membros associados, ingresso de novos membros, categorias de associação, taxas de associação, política de doações, formas organizativas e relação com equipe profissional.

Número de membros associados e participação

[edit]
Associação Número de membros associados
Wikimedia Alemanha 100000 +
Wikimedia Itália 350 ~
Wikimedia França 250
Wikimedia Áustria 205
Wikimedia Nederland 200
Wikimedia Argentina 130 ~
Wikimedia Indonesia 105
Wikimedia Portugal 100 ~
Wikimedia África do Sul 50 ~
Wikimedia New York City 35
Wikimedia Chile 34
Wikimedia México 15

Os números acima foram coletados da página oficial do Comitê de Afiliados (AffCom) e confirmados com os entrevistados durante cada uma das entrevistas. Os números ficam, porém, restritos à temporalidade da redação da pesquisa.

De maneira geral, é consenso entre os afiliados que há uma diferença significativa entre os associados que estão ativos burocraticamente, ou seja, estão com suas quotizações e cadastros em dia, e os afiliados que estão efetivamente engajados na associação, participando de suas atividades e assembleias, e exercendo seus direitos de membro. Mais a frente serão discutidas as diferentes categorias de associação que um membro pode ter, e quais são os impactos dessas categorias na associação como um todo.

Formas de ingresso de novos associados

[edit]

Foi consensual para todos os entrevistados que a metodologia de entrada de novos membros se dá da seguinte maneira: primeiro, a pessoa interessada preenche um formulário; este formulário chega ao conselho diretivo da associação; o conselho delibera pela aprovação ou reprovação da pessoa; em caso de negativa, a pessoa pode recorrer à assembleia geral por uma segunda opinião.

De maneira geral, os entrevistados destacaram preocupação com pessoas potencialmente problemáticas em termos de conduta, especialmente em relação à políticas de equidade e de espaço amigável. Todos os entrevistados indicaram que os seus respectivos afiliados buscam pesquisar brevemente sobre a pessoa candidata a membro, tanto pelo seu histórico de edições quanto pelos seus comportamentos na comunidade de forma mais ampla, a fim de identificar riscos potenciais na sua inclusão no afiliado. Esse processo de verificação é destinado apenas a candidatos que pleiteiam vagas efetivas ou ativas na associação, ou seja, vagas plenas de direitos de voz e voto dentro da associação.

Um caso particular é a dinâmica de ingresso de membros na Wikimedia Portugal. Após o preenchimento do formulário de inscrição da candidatura a membro, se em um período de quinze dias não houver retorno do Conselho para a pessoa candidata, a pessoa é aceita automaticamente. Segundo avaliação do grupo, que passa no momento por reformulações, são poucos os pedidos de associação, não sendo necessária a aprovação automática.

Categorias de associações de membros

[edit]

Na temática da tomada de decisão, há uma constante: todos os grupos analisados partem do princípio de horizontalidade entre os membros, havendo completa igualdade de voz e voto entre todos os membros ativos das associações. Todos os afiliados entrevistados têm nas assembleias ou “reuniões gerais” o seu mais alto momento democrático, fora o estatuto, que é soberano e deve ser acatado por todos os membros no momento de sua filiação aos grupos.

Quadro explicativo sobre tipos de filiação e tomada de decisão.

De acordo com o quadro acima, temos membros com direito a voto e membros com direito a voz. Disso decorre que diferentes tipos de filiação demandam papéis e responsabilidades distintas. Um membro efetivo com direito a voto não tem o mesmo peso político e direitos que um membro doador, por exemplo.

De acordo com o estatuto da Wikimedia Países Baixos:

   Artigo 4.º 1. A associação tem membros. 2. Membros são pessoas que solicitaram adesão e cuja adesão foi reconhecida pelo conselho, cujo reconhecimento deverá ser explicitamente declarado. No caso de a direcção recusar o pedido, a assembleia geral poderá decidir de outra forma. 3. A adesão é pessoal e não pode ser transferida nem obtida por sucessão. 

E com o estatuto da Wikimedia Indonésia:

   Artigo 6.º. A adesão à Associação está aberta a cidadãos indonésios ou estrangeiros que tenham entusiasmo pelas atividades da Associação, conforme indicado no Artigo 3 desta escritura.

Em geral, os estatutos dos entrevistados afirmam que a entrada como membro das associações é permitida a toda e qualquer pessoa que concorde com os valores e princípios das organizações, além de terem ciência e acordo com o estatuto vigente. A expressão “toda e qualquer pessoa” por vezes pode ter limitações territoriais, sobretudo em relação ao direito de voto, que pode ser restrito a pessoas que residam no território do grupo afiliado.

As diferenças entre os entrevistados começam no quesito “tipos de filiação”. Embora a nomenclatura das categorias varie, entre a maioria dos grupos prevaleceu um tipo de organização conforme indicado abaixo.

Membros efetivos ou ativos
Possuem direito a voz e voto; pagam a taxa de filiação quando esta existe; podem participar e se envolver nas atividades da associação. 

Membros honorários
Pessoas homenageadas, não pagam a taxa de filiação quando esta existe; é uma categoria em desuso, vários grupos afirmaram que ela existe muito mais no papel; normalmente não podem participar da tomada de decisão, apenas aconselhar e falar.

Membros doadores
Não participam da tomada de decisão, funcionando como membros patrocinadores; contribuem financeiramente e têm acesso ao que está ocorrendo no grupo, sem direito a influenciar o processo por meio do voto; podem ter direito a voz mas não costumam ter direito a voto.

Membros voluntários
São os membros que não pagam nenhuma taxa de filiação, não têm participação na tomada de decisão, mas fazem parte do grupo como voluntários, contribuindo com as iniciativas, ajudando a realizá-las e divulgá-las; podem ou não estarem registrados oficialmente nos cadastros dos grupos; podem ter direito a voz

Membros juniores
Os grupos Wikimedia Argentina e Wikimedia Chile mencionaram a existência de uma categoria voltada a menores de idade que ainda não podem ser formalmente filiados ao grupo, mas se registram como juniores e participam das atividades sem se envolver na tomada de decisões.

Os membros ativos, ou efetivos, são aqueles que possuem o máximo de direitos e oportunidades dentro das associações, já que podem se engajar nas atividades e participar da democracia interna de forma plena, podendo ter voz e voto dentro das assembleias.

Já os membros honorários e os membros doadores desempenham papéis menores, secundários ou até papel nenhum na tomada de decisões, isto é, nos momentos de votação em assembleia geral. Os membros honorários podem ser conselheiros e terem voz. Já os membros doadores costumam ser pessoas desinteressadas na democracia interna das associações, e por isso também não possuem muita participação além de serem doadoras e mantenedoras da associação. Os membros voluntários são todas as pessoas que são próximas das associações, se engajam, auxiliam e participam de suas atividades, sem contudo tomarem parte nas questões da democracia interna das associações.

De modo geral, a forma organizativa das organizações, sobretudo estatutariamente, estará diretamente ligada às leis locais de cada território. Em várias conversas, foi apontado que, como os estatutos precisam estar em acordo com a legislação local, há certas categorias de membros que existem puramente por conta destes acordos, não ocorrendo na prática muitas distinções. Especialmente nos casos de categorias como membros honorários, alguns grupos declararam não tê-los na prática. Além disso, em outro exemplo, existem grupos que possuem a categoria de membros fundadores: na prática, não há nenhuma diferença de direitos políticos ou deveres, para além do fato de terem participado da fundação da organização.

Quadro explicativo de síntese acerca dos diferentes tipos de filiação de membros.

Além disso, vale ressaltar que alguns grupos (Wikimedia Chile, Itália e Países Baixos em específico) afirmaram que a distinção de membros, fora os momentos de assembleia onde existem as votações, acaba esquecida no cotidiano das organizações. Isto porque os membros voluntários, que muitas vezes não possuem qualquer vínculo formal com as organizações, são os que tendem a ter os índices mais altos de participação e engajamento nas atividades. Ou seja, efetivamente, parece não haver uma relação direta entre filiação à associação e participação nas suas atividades.

A Wikimedia Países Baixos tem a participação da comunidade como princípio, e se não há pessoas engajadas para o desenvolvimento das atividades, fora a equipe profissional, as atividades não são realizadas. O intuito é que a comunidade seja envolvida, sobretudo a comunidade para além dos membros que compõem a associação.

A Wikimedia Chile compartilhou que está reavaliando a ampliação dos limites de sua política de membros. Para o afiliado, o número de membros associados é menos relevante do que o número de pessoas de fato engajadas na agenda de discussões e nas atividades da organização, sejam elas pessoas associadas ou não. Com isso, a classificação de as pessoas envolvidas serem ou não membros associados têm um peso menor do que o grau de participação efetiva na organização.

A Wikimedia Alemanha é um grupo afiliado que possui diferentes níveis de filiação de membros com possibilidades variadas de atuação. A começar pelos membros doadores, que são pessoas que contribuem financeiramente com a organização, numa espécie de assinatura de conteúdo. Elas pagam a taxa de filiação na frequência escolhida dentro do site e recebem informações sobre as iniciativas do grupo através de uma newsletter. Se uma pessoa deseja tornar-se um membro com participação democrática no grupo, deve preencher um formulário explicando suas intenções e se apresentando para a associação, cujo conselho diretivo é responsável pela admissão ou rejeição de candidaturas.

O processo de filiação é bastante similar em todos os grupos entrevistados. Em geral, abre-se um formulário que será acessado na frequência disponível na organização de cada grupo, e então o Conselho Diretivo toma a decisão de aceitar ou não a candidatura. A frequência de aceite varia entre os grupos, podendo ser em frequência mensal ou anual, até aqueles que não recebem solicitações recorrentemente e, portanto, respondem às solicitações sem frequência definida.

O processo de aceitação de novos membros para as categorias que possuem papel na tomada de decisão do grupo foi destacado por todos os entrevistados como um processo investigativo e de análise principalmente política e de conduta. Diversos participantes relataram problemas no passado envolvendo disputas que fizeram as organizações se prejudicarem, principalmente vindas de membros atuando de má-fé. Assim, a ideia de fazer uma espécie de investigação antes da aceitação de novos membros visa evitar problemas que já ocorreram no passado das organizações. Nesse sentido, as categorias podem ser entendidas quase como se fossem graus progressivos de associação de membros, e podem auxiliar os grupos a conhecer melhor seus membros apoiadores antes destes tornarem-se membros com direito de voto.

Taxas de associação

[edit]

Durante a coleta de dados para a pesquisa, notou-se a prática de coleta de taxas de associação em alguns afiliados. A cobrança pode ocorrer em uma parcela única, uma parcela anual, ou parcelas mensais que são imperativas para a associação de cada membro, de acordo com o estatuto de cada afiliado.

Sobre a aplicação das taxas

[edit]

Todas as organizações entrevistadas afirmaram serem a favor da existência da cobrança de taxas de associação por fatores tais como: a entrada de um recurso financeiro para a organização, mesmo que pequeno; o estabelecimento de vínculo formal com a organização, no caso das taxas que se renovam num determinado período; e a confirmação de um compromisso com a organização. Todos os entrevistados apontaram a taxa de associação, ou quotização, como benéfica por dois motivos principais: a quotização pode contribuir significativamente para a gestão financeira do afiliado, especialmente para aqueles com maior quantidade de membros, como Wikimedia Alemanha e Wikimedia Itália; e pelo pagamento da taxa servir como uma confirmação de um acordo de compromisso com a associação e suas atividades.

A Wikimedia Alemanha foi o primeiro afiliado a tornar-se um capítulo, sendo ainda hoje a maior associação afiliada à Fundação Wikimedia, com mais de 70 mil membros e uma grande rede organizacional e equipe profissional. A Wikimedia Alemanha teve um salto de crescimento de membros a partir de uma mudança na sua política de aceitação de membros, como de recebimento de doações através da associação de novos membros. A Wikimedia Alemanha viu uma oportunidade de permitir que mais pessoas pudessem se envolver com a Wikimedia e apoiá-la sem ter que participar de suas atividades diretamente ou dispender tempo significativo para apoiá-las.

No momento de redação da pesquisa, a Wikimedia Alemanha possui um amplo sistema de membros no qual basta que a pessoa interessada se inscreva pelo site oficial e pague sua taxa de filiação na modalidade que desejar, como mensal ou anual. Assim, o grupo possui uma sólida fonte de renda a partir dos membros, o que possibilita que diferentes tipos de usuários Wikimedia possam utilizar os recursos da associação para seus objetivos. Eles podem receber ajuda para obtenção de materiais para pesquisa, como livros, assim como podem ter o apoio da organização para promover encontros e eventos relacionados às plataformas Wikimedia sem depender financeiramente exclusivamente da Fundação Wikimedia.

De forma semelhante ocorre com a Wikimedia Itália, que possui, no momento de realização desta pesquisa, mais de 350 membros ativos pagando a taxa anual de associação. Em ambos capítulos, o não pagamento das taxas incorre na dissolução do vínculo de membro. Essa é uma constante nos grupos entrevistados, visto que a maioria possui taxa de associação e o não-pagamento desta tem como consequência o rompimento do status de membro até o acerto de contas.

A instauração de uma política de membros ampla e popular da Wikimedia Alemanha integra uma visão de governança e de independência financeira da Fundação Wikimedia. O valor arrecadado a partir das taxas de associação pode, então, ser utilizado como a Wikimedia Alemanha desejar, sem a necessidade de prestação de contas com a Fundação Wikimedia, tornando a relação entre as duas entidades de menor dependência e vínculo. Ainda sobre esse afiliado, vale ressaltar que ser um membro doador e um membro apoiador não configura diferenças práticas expressivas na relação dessas pessoas com a organização, podendo por vezes serem categorias que se confundem.

Em linha com a prática do capítulo alemão, a Wikimedia Itália também visualiza na política de quotização de membros associada a uma campanha de doações uma oportunidade de avançar na independência frente à Fundação Wikimedia. Ou seja, pode ser uma solução para que suas operações não estejam majoritariamente atreladas às políticas estabelecidas pela WMF.

A Wikimedia Portugal foi o único afiliado entrevistado que afirmou não possuir ainda taxas de associação, embora tenha indicado ser a favor delas e que poderá implementá-la no futuro. A mudança vem justamente da identificação de que o estabelecimento da taxa pode, além de ajudar de alguma forma com as finanças da associação, aumentar o engajamento dos novos membros e estabelecer um maior senso de comprometimento para com a organização.

Inadimplência

[edit]

Os afiliados entrevistados possuem procedimentos específicos para os membros inadimplentes. A Wikimedia Indonésia utiliza a taxa de associação anual como confirmação do membro dentro da associação. Assim, se o pagamento não é recebido até uma data determinada, a pessoa é considerada inadimplente e expulsa da associação. Já outras organizações como a Wikimedia Chile e Wikimedia Argentina possuem uma espécie de banco de saldos, e após um determinado período de inadimplências, ou seja, mais de um ciclo sem o pagamento da taxa, aí sim a pessoa é considerada expulsa. Contudo, as organizações destacaram que o processo é bem menos duro do que aparenta ser, e há várias considerações e justificativas que os membros inadimplentes podem apresentar, tais como desemprego e outras intempéries. De modo geral, todos os entrevistados demonstraram empatia em relação a membros não pagantes, afirmando que há diversas possibilidades de rever a situação para que não se perca o vínculo imediatamente. É o caso da Wikimedia Argentina, que tem por exemplo o mecanismo da suspensão, antes da expulsão. Abaixo, as consequências do não pagamento das taxas segundo os estatutos dos afiliados entrevistados.

Wikimedia África do Sul
Um sócio deixará ipso facto de ser sócio da sociedade: [...] se o membro deixar de pagar a taxa de assinatura anual no prazo de 90 (noventa) dias da data de vencimento especificada abaixo em 4.5;
Wikimedia Alemanha
A adesão termina por cancelamento se [...] as taxas de adesão não tiverem sido pagas apesar de dois lembretes com pelo menos duas semanas de intervalo. O segundo lembrete deve ser por escrito. [...] Depois de decorrido um período de declaração de três meses, a adesão termina automaticamente. O prazo começa quando o segundo lembrete é enviado.
Wikimedia Argentina
O associado que atrasar o pagamento das seis parcelas ou de qualquer outra contribuição estabelecida será informado com segurança de sua obrigação de estar em dia com a Fazenda Social. Após um mês da notificação, sem que sua situação esteja regularizada, o Conselho de Administração poderá declarar a destituição do sócio inadimplente.
Wikimedia Áustria
Sujeito a um período de carência razoável, o Conselho terá autoridade para excluir um membro se ele ou ela atrasar o pagamento de suas taxas de adesão por um período superior a seis meses, apesar de receber dois lembretes por escrito. Isto não afetará a obrigação de pagar taxas de adesão à medida que estas se tornem exigíveis.
Wikimedia Chile
Não poderão participar das Assembleias os associados que, na data da assembleia, estejam com atraso superior a noventa dias no cumprimento de suas obrigações pecuniárias para com a Corporação, ou que devam valor equivalente a três quotas ordinárias mensais. Os excluídos por atraso no pagamento poderão regularizar sua situação junto à Fazenda até o início das deliberações.
Wikimedia França
A adesão à associação é perdida: [...] Por demissão automática por falta de pagamento da contribuição devida no ano em curso.
Wikimedia Indonésia
Cada Sócio é obrigado a pagar todas as obrigações estipuladas nos Estatutos, Estatutos e todas as disposições/regulamentos do Conselho de Administração que tenham sido aprovados pelo Conselho Fiscal.
Wikimedia Itália
O status de membro é perdido por [...] caducidade, por deliberação do conselho de administração, por falta de pagamento da quota de adesão, nos termos previstos no artigo 4º (É anual, intransferível, não reembolsável em caso de desistência, falecimento ou perda de adesão, devendo ser pago até 7 dias antes da primeira reunião do ano).
Wikimedia México
O associado que estiver com 2 (dois) pagamentos atrasados nas anuidades será convidado a corrigir sua situação. Entretanto, a sua filiação é suspensa, perdendo o direito de voto ou de ser eleito para um cargo. O associado suspenso que não regularizar a situação no prazo de 6 (seis) meses ou apresentar atraso de 4 (quatro) pagamentos será declarado expulso por deliberação da Diretoria, após contato por carta registrada convidando o associado a quitar no prazo de 30 (trinta) dias. dias a partir da notificação. O membro poderá restaurar a sua adesão apenas uma vez, pagando a totalidade dos pagamentos atrasados e quaisquer despesas associadas à sua cobrança.
Wikimedia Nova Iorque
O Conselho de Administração estabelecerá, de tempos em tempos, o valor das quotas a pagar pelas respectivas classes de membros, se houver, e a forma pela qual tais quotas serão pagas. A afiliação à Corporação terá início e continuará durante o ano fiscal para o qual as quotas de filiação foram pagas. A filiação à Corporação poderá ser renovada anualmente mediante o pagamento, no vencimento, do valor apropriado das quotas de filiação.
Wikimedia Países Baixos
A rescisão da adesão pelo conselho em nome da associação é possível até o final do exercício financeiro: - se um membro, depois de ter sido repetidamente lembrado disso, não tiver cumprido integralmente as suas obrigações financeiras para com a associação.

Valores

Os valores praticados como taxa de associação pelos afiliados entrevistados tomam como base um mínimo viável para uma pessoa em condições financeiras médias no país. Nos grupos europeus, o valor de 24€ ao ano, sendo 2€ ao mês parece ser a média. Uma estimativa seria ter como valor de quotização mínima para o WMB em R$50,00 ao ano, menos de R$5,00 ao mês por membro. Abaixo, os valores das taxas de cada afiliado, fora o México, e também as principais consequências do não pagamento.

Grupo afiliado Grupo afiliado Consequências do não pagamento da taxa
Wikimedia África do Sul R 30/ano (~ US$2) encerramento do vínculo
Wikimedia Argentina 300 pesos argentinos/ano suspensão seguida de expulsão/encerramento do vínculo
Wikimedia Chile CLP 12,000/ano mínimo encerramento do vínculo
Wikimedia Alemanha 24 euros/ano mínimo encerramento do vínculo
Wikimedia França 24 euros/ano para membros e 100 euros ano para empresas, grupos e associações encerramento do vínculo
Wikimedia Indonésia IDR 250K (~ USD 23) encerramento do vínculo
Wikimedia Itália 25 euros mínimo/ano encerramento do vínculo
Wikimedia México não foi informado[2] encerramento do vínculo
Wikimedia Países Baixos 24 euros/ano mínimo a pessoa não pode renovar seu vínculo; nunca houve casos do tipo, não costumam ter esse problema
Wikimedia Nova Iorque US$ 5/ano mínimo a pessoa não pode renovar seu vínculo; nunca houve casos do tipo, não costumam ter esse problema
Wikimedia Áustria 20 euros/ano mínimo encerramento do vínculo
Wikimedia Portugal 0 não há

Assim, a todos aqueles que desejarem participar dos grupos mas não puderem arcar com as taxas, existem particularidades e opções:

  • aos desempregados e estudantes, a maioria dos grupos possui políticas especiais de isenção social ou taxa parcial (metade);
  • aos que não desejam pagar a taxa são convidados a se manter próximos à associação como voluntários, recebendo informativos e podendo participar de eventos, como grupo de interesse ou público-alvo e não como membro associado;
  • os valores são apontados como mínimos e toda e qualquer pessoa pode doar valores ilimitados à associação.

Política financeira e política de doações

[edit]

Sobretudo quando se trata de política financeira, a Fundação Wikimedia destacou-se como a maior financiadora dos grupos entrevistados; todos os participantes afirmaram que mantêm informações sobre doações abertas à comunidade, e que estão aptos a recebê-las. No entanto, em cada território varia bastante a predisposição das comunidades à doação de recursos, até mesmo diretamente à Fundação através dos banners nos projetos. De forma simples, considera-se aqui como política financeira todas as ações das associações afiliadas que visam a arrecadação de fundos para a manutenção e avanços da organização, como a busca por recursos financeiros advindos de editais, os projetos submetidos à WMF, e o recebimento de doações tanto por meio de disponibilização de dados bancários quanto pelas taxas de associação dos membros (quotização).

No caso da Wikimedia Itália, a quotização e a divulgação do recebimento de doações se tornam também um símbolo de sua independência perante a Fundação Wikimedia. O grupo acredita e destaca que não precisa do financiamento fornecido pela WMF por conta de seus membros e de seus doadores, fazendo da associação um órgão livre para discordar da Fundação em todos os termos que desejar. Este parece ser um dos principais objetivos entre os membros consultados. A estabilidade financeira e a busca por emancipação frente a Fundação é vista pela direção executiva como muito positiva, sobretudo pelas possibilidades de atividades e iniciativas desobrigadas aos requisitos de pedidos de grants específicos ou orçamentos anuais. Desse modo, o grupo faria parcerias com a Fundação apenas quando isso fosse benéfico e de vontade da Wikimedia Itália, sem a necessidade de concordar com a fundação em busca de financiamento.

Em contrapartida a essa lógica, a Wikimedia Países Baixos acredita que apesar das doações e quotizações de membros serem benéficas para a associação, a dependência financeira perante a WMF pode ser bem mais positiva do que negativa, sobretudo em termos de unidade de ação e compartilhamento de experiências. O vínculo estabelecido entre a Fundação e os afiliados permite uma socialização muito mais rica, bem como o contato direto, tanto para resolução de problemas como para o desenvolvimento de soluções. Além disso, a Wikimedia Países Baixos também compreende que essa unidade também se manifesta nas obrigações que os afiliados podem ter por conta do vínculo financeiro. Ou seja, se a Fundação indica um tipo de ação que os associados devem fazer, mesmo que de forma obrigatória, isso dá sentido e unidade de ação ao Movimento, tornando-o mais efetivo. O argumento é que se os capítulos se desvinculassem da Fundação Wikimedia, o Movimento Wikimedia poderia tornar-se extremamente disperso e ensimesmado.

Tomando como exemplo as perspectivas da Wikimedia Itália e Wikimedia Países Baixos, são pontuados dois caminhos para as organizações: construir uma política financeira forte, que possa estabelecer independência financeira frente à WMF, ou abraçar essa relação que tem como base o vínculo financeiro, ressignificando-a como uma política de ajuda e cooperação mútuos.

Os afiliados entrevistados também explicaram parte dos seus trâmites relacionados às doações. Assim como existe no Brasil a possibilidade de fazer doações através do Imposto de Renda para organizações da sociedade civil, países como a Alemanha e a Itália permitem que seus cidadãos façam doações para associações, como os afiliados Wikimedia. Esse trâmite varia de acordo com cada legislação, existem questões estatutárias definidoras, mas em geral, essa modalidade de doação é bem sucedida nos países em que foi aplicada para o recebimento de recursos. Além disso, há a possibilidade de doações diretas. Todos os entrevistados afirmaram que divulgam seus dados bancários ou links de recebimento como PayPal, e que essa costuma ser uma prática incentivada pelos afiliados entrevistados.

De modo geral, as entrevistas levaram à compreensão de que a independência financeira, ou ao menos, uma menor dependência financeira frente à Fundação Wikimedia é um objetivo compartilhado entre os entrevistados. Tratam-se de afiliados maduros, com experiência, mas que em sua maioria, por múltiplos fatores como questões internas, questões legislativas, até questões culturais (como a disposição à doação) parecem ter interferido até o momento. Há também o caso da Wikimedia Países Baixos, que afirmou não buscar essa independência.

Formas organizativas adotadas

[edit]

As assembleias são o maior espaço de tomada de decisão que as associações possuem, podendo ser palco de conflitos mas também de definições estratégicas, estatutárias e organizativas.

Em relação a conflitos, os entrevistados mencionaram casos em que houveram conflitos nos encontros, tanto em momentos de assembleia, quanto em atividades dos grupos. Foram comentadas algumas saídas para lidar com os conflitos, destacando-se duas formas principais. A primeira é a contratação de uma ombudsperson, um cargo profissional que tem como função receber críticas, sugestões e reclamações, com o dever de agir de forma imparcial para mediar conflitos entre as partes envolvidas. Basicamente, uma pessoa mediadora e especialista em resolução de conflitos. Essa é a política do grupo Wikimedia Países Baixos. Já o grupo Wikimedia França optou por uma ideia semelhante. Trata-se da criação de uma comissão composta por membros da associação, destacados para a resolução de conflitos. A ideia é ser um grupo grande, com pelo menos quinze pessoas que devem receber treinamento para exercer essa função. Segundo o grupo, a quantidade de pessoas se justifica pela tentativa de fazer um grupo diverso e com múltiplas perspectivas e possibilidades de auxílio.

Todos os afiliados afirmaram que após a pandemia de COVID-19 passaram a adotar um modelo híbrido de assembleias, também buscando a ampliação da participação de membros locais mais distantes. As votações por procuração são permitidas em todos os grupos, tendo regras distintas a depender da jurisdição em cada território. Em relação às temáticas debatidas em assembleia, todas as decisões importantes e coletivas precisam passar por ela, e portanto orçamentos, relatórios, mudanças estatutárias, definições de calendário e programas estratégicos são aprovados coletivamente.

A maioria dos grupos possui um quórum mínimo para as suas assembleias, visando garantir a participação e cobertura democrática do processo. Contudo, normalmente os quóruns não são elevados, principalmente por conta de situações como o absenteísmo.

Apesar de ter milhares de doadores (no momento de realização da pesquisa, mais de 70 mil), a Wikimedia Alemanha conta com aproximadamente 3 mil membros ativos, ou seja, com direito ao voto. Destes, cerca de 300 participam efetivamente das tomadas de decisões via assembleias, que não possuem quórum mínimo. O absenteísmo nesses casos não é considerado um problema. Um dos principais motivos para essa visão é que a associação tem como prática realizar eventos abertos com grupos focais dentre os membros para debater temas sensíveis ou de maior impacto e interesse para a associação. Nestes espaços, as opiniões dos membros são coletadas, assim como estes também têm acesso a capacitações nos temas de interesse, visando também que suas contribuições sejam mais profundas no contexto alemão, e quando é chegado o momento de uma votação específica, já houve um longo período de discussão e amadurecimento coletivo sobre o tema.

Também existem as associações com comitês regionais que possuem autonomia relativa em relação à associação. O maior exemplo desta prática é a Wikimedia Itália, que possui comitês para desempenhar atividades locais, criar e aproximar comunidades. Esses comitês prestam contas à associação como um todo e buscam responder a demandas específicas de seus espaços de atuação. Na Wikimedia Itália existem comitês locais em cidades distantes da sede, havendo um trabalho de descentralização que possibilita a distribuição das atividades. A ideia dos comitês também é responder a demandas locais, criando pessoas de referência da organização em locais estratégicos. Essas pessoas de referência servem como uma ponte entre a associação e novos voluntários interessados nos projetos Wikimedia, podendo inclusive ser as responsáveis por comunicar demandas e feitos para o Conselho Diretivo. Contudo, estruturalmente, estes comitês ainda passam por problemas de comunicação com a organização central, bem como dificuldades de operacionalização. Estas questões não foram aprofundadas pelo grupo durante as entrevistas.

Relação entre equipe profissional e associados

[edit]

As relações entre os membros associados de uma organização e a sua equipe profissional por vezes podem ser confundidas ou gerar atritos. Nesse sentido, a maioria dos grupos não permite que um membro se torne parte da equipe profissional e mantenha seus direitos políticos, bem como pessoas da equipe profissional não podem se tornar membros, como observado abaixo:

Grupo afiliado Relação entre equipe profissional e Membros associados - tomada de decisão principalmente
Wikimedia África do Sul não há interferência
Wikimedia Argentina participante da equipe profissional não pode ser membro
Wikimedia Chile participante da equipe profissional não pode ser membro
Wikimedia Alemanha participante da equipe profissional não pode ser membro
Wikimedia França não há interferência
Wikimedia Indonésia não há interferência
Wikimedia Itália participante da equipe profissional não pode ser membro
Wikimedia México participante da equipe profissional não pode ser membro
Wikimedia Países Baixos participante da equipe profissional não pode ser membro
Wikimedia Nova Iorque participante da equipe profissional não pode ser membro
Wikimedia Áustria participante da equipe profissional não pode ser membro
Wikimedia Portugal participante da equipe profissional não pode ser membro

A maioria dos entrevistados não permite a filiação de pessoas da equipe profissional na associação. Essa política se refere principalmente à prevenção de conflitos de interesse, na medida em que é compreendido que os membros da associação não podem ter interesses pessoais nas tomadas de decisões, e as assembleias podem discutir valores de salários, entre outros aspectos diretamente relacionados às pessoas empregadas. Nesses casos, empregados da associação costumam no máximo ser membros apoiadores, que em alguns casos até podem participar das assembleias e ter voz nelas, mas não voto.

Nas situações em que uma pessoa era membro e se tornou parte da equipe, ou o contrário, estes grupos têm como conduta em comum que a pessoa abandone a função anterior antes de exercer a próxima. Assim, se um membro se torna parte da equipe, é recomendado que, até mesmo sem deixar de ser membro oficialmente, não vote nas assembleias. Também existem os casos de proibição simples, tendo o início ou fim de contratos como requisito.

Apesar do argumento do conflito de interesses ser relevante e precisar ser considerado, a separação entre a equipe profissional e a associação de membros por vezes pode tornar o trabalho da equipe alienante e sem propósitos específicos, puramente executivo. Isso pode ser visto como bom ou ruim por cada associação, de acordo com os seus contextos históricos e culturais.

Já em relação às interações entre membros associados e equipe profissional, destaca-se a cobertura dos direitos da equipe profissional dentro do documento da Política de Espaço Amigável da Wikimedia Países Baixos, que cobre desde situações presenciais até eventos online e situações intra-wiki. Esse tipo de iniciativa parece também contribuir para a inclusão da equipe profissional dentro da associação, sem ferir, no caso da Wikimedia Países Baixos, a resolução de impedimento de associados da equipe profissional.

Recomendações de boas práticas dos afiliados

[edit]

Ao final de todas as entrevistas, foi perguntado aos entrevistados que práticas elas e eles consideravam boas para incentivar as pessoas a se associarem a um afiliado, e o que havia funcionado no caso daquele afiliado. Abaixo, deixo resumos de algumas respostas que mais chamaram a atenção, não só durante essa última pergunta, mas ao longo das entrevistas.

Wikimedia África do Sul O uso das mídias sociais e da comunicação mostra o caminho, mostra o que as pessoas podem ver, o que elas podem fazer, e quais as possibilidades. Essa é uma ferramenta útil. Além disso, é importante continuar mantendo contato.

Wikimedia Indonésia Manter um grupo do Whatsapp pode ser uma forma de ficar em contato e se apresentar a novas pessoas. O grupo possui um merchandising para quem entra como membro, com camiseta, botton e marca páginas. Também procuram se conectar com pessoas de fora da capital Jacarta, visando ampliar o grupo.

Wikimedia Chile Se preocupar com as pessoas é o início de tudo. Garantir que os novos membros se sintam acolhidos e que os voluntários se sintam parte da associação também, são formas de construir uma comunidade.

Wikimedia Áustria A organização precisa ser feita pelos membros e para os membros. É tudo sobre as pessoas e sobre responder às suas necessidades, porque elas moldam a associação.

Wikimedia Países Baixos Além de ter sido a associação a desenvolver a primeira política de espaço amigável dentro do Movimento Wikimedia, a associação também utiliza uma ferramenta interessante: as ombudsperson, profissionais contratadas para solucionar conflitos dentro da associação. Utiliza-se um serviço profissional para evitar quaisquer conflitos além do que já se estabeleceu. A ombudsperson pode atuar em diferentes situações, desde questões entre membros, até questões entre um membro e a associação como um todo.

Wikimedia Portugal Além de ações que busquem conexão com voluntários e pessoas próximas da organização, a associação também visa a realização de projetos "showcase", ou seja, projetos que chamam a atenção e podem contribuir com a imagem da associação.

O presente relatório é a versão pública da pesquisa conduzida. A pesquisa gerou uma série de recomendações, e estas foram feitas diretamente ao Wiki Movimento Brasil.

Notas

[edit]
  1. Com democracia interna entende-se a estrutura organizativa e cultural que cada organização desenvolve e estipula acerca de sua vivência interna, incluindo a sua política de membros. Dentro de democracia interna compreendem-se processos como as tomadas de decisão, o direito a participação e voto, adoção de políticas de espaço amigável, forma de adesão de novos membros, taxas de associação, entre outros tópicos que digam respeito à vida comunitária interna da organização.
  2. Por conflitos de agenda, a Wikimedia México não pôde realizar a entrevista via chamada de vídeo nem via chat, de modo que as informações obtidas para a pesquisa foram todas baseadas na leitura do seu estatuto.