Grants:MSIG/Exemplos/Planejamento de Hubs

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Grants:MSIG/Examples/Hubs planning and the translation is 100% complete.

Antes de enviar uma proposta

Verifique as propostas sobre hubs que estão em andamento na página sobre Hubs no Meta. Em novembro de 2020 determinou-se que os Hubs são uma prioridade para a implementação da Estratégia do Movimento. As propostas em andamento encontram-se nas seguintes fases:

  1. Pesquisa: Coleta de dados para identificar as necessidades que um Hub poderia suprir, seu papel e as estruturas ou redes similares aos hubs que tenham existido anteriormente.
  2. Planejamento: Conversas iniciais com as comunidades potencialmente vinculadas a um hub para acordar e definir os próximos passos.

Atualmente recomenda-se que qualquer novo pedido de subsídio para um hub comece a partir de uma dessas duas fases. Ambas exigem um trabalho extenso.

As propostas que recebam subsídios deverão abordar pelo menos uma das duas questões das discussões sobre os hubs:

  • O que é um "hub"? O que o torna diferente de estruturas que não são hubs?
  • Quais são os objetivos dos "hubs"? No que agregarão para a comunidade?
  • Qual é a relação entre um "hub" e outras estruturas do movimento Wikimedia? Como é possível evitar que os hubs sobreponham-se a estruturas existentes? Mas se houver sobreposição, como será tratada?
  • Todas as atividades financiadas ou questões de uma região deverão passar pelo respectivo hub? O que acontecerá quando um projeto puder ser abrangido por mais de um tipo de hub (por exemplo, regional e temático)?
  • Os afiliados poderão ter poder de decisão em seus hubs regionais? Em caso afirmativo, como são tratados os conflitos de interesse? Em caso negativo, quem seriam as pessoas com poder de decisão nos hubs regionais?
  • Como um hub começa a operar? Como os hubs são 'promovidos' e como são expandidos?

Exemplo

  1. Pesquisa: Exemplo de um pedido de subsídio para uma pesquisa (estudo) sobre hubs
  2. Planejamento: Exemplo de um pedido de subsídio para o planejamento de hubs
statusrascunho
xx.wikipedia.org
Este é um exemplo inventado de uma proposta de grant bem organizada sobre o planejamento de Hubs em uma determinada região.
target10 filiais dos mares do sul e do continente antártico
start date15 Abril
start year2022
end date15 Outubro
end year2022
budget (local currency)(N/A)
budget (USD)(N/A)
grant typeOrganização
contact(s)• Penguin Featherwing
join
endorse

A candidatura pode ser apresentada na língua de sua preferência. Não é necessário apresentar o projeto em inglês.

A seguir, temos um exemplo inventado do que seria uma solicitação de grant para Hubs bem estruturada. Não é obrigatório o seguinte: pode ser um ponto de partida ou uma referência para ajudar a formular a sua própria solicitação de subvenção. Sua solicitação deve cumprir tanto os critérios dos grants (que são mostrados neste exemplo), como também seus próprios objetivos particulares.

Sumário

Este exemplo é de um projeto de planejamento que aspira a facilitar conversas dentro de várias comunidades bem estabelecidas que podem ajudar a criar um plano de implementação preliminar. A comunidade já realizou um projeto de bolsa de pesquisa, através do qual identificou suas necessidades comunitárias e como um Hub pode ajudar a atendê-las, bem como quais são alguns dos desafios esperados para a criação deste Hub. Com esse conhecimento, a comunidade parece pronta para discutir em um plano prático para o lançamento de um Hub em sua região e buscar o acordo e o apoio necessários para o projeto.

Objetivo do Projeto

Quais serão os resultados do projeto e como esses resultados contribuirão para o avanço de uma iniciativa específica da Movement Strategy?

Em que iniciativa específica da Movement Strategy se centra seu projeto e por que? Por favor, seleciona uma das iniciativas descritas
25. Hbs Regionais e Temáticos: Os Hubs foram priorizados como uma das iniciativas da Estratégia do Movimento para implementação em novembro de 2021. Ao longo dos últimos meses, realizamos pesquisas para definir como eles devem funcionar em nossa região e para qual propósito eles servirão. Agora que o escopo e o papel do Hub em nossa região estão bem definidos e compartilhados com nossa comunidade, estamos procurando iniciar conversas maiores e mais difíceis com eles para planejar o projeto do Hub em si.


Contexto do Projeto

Quando pretende começar este projeto e quando ele será concluído?
Data de início: 15 de abril de 2022
Data de finalização: 15 de outubro de 2022
Onde acontecerão as atividades do seu projeto?
A região Antártica é nosso principal objetivo. Na pesquisa também teremos em conta as comunidades próximas para identificar se estão interessadas em participar.
Que questão ou desafio seu projeto visa resolver? Quais oportunidades planeja aproveitar para resolver esse problema?
As dificuldades que esse projeto pretende abordar são:
  • Acordo e ação: Embora tenhamos concluído um projeto de pesquisa em uma bolsa anterior, ainda nos falta acordo e apoio suficiente da comunidade para os passos tangíveis na criação de um Hub.
As oportunidades que este projecto aspira aproveitar:
  • Processo informado: Agora que realizamos um projeto de pesquisa, sabemos quais são as necessidades que precisamos abordar e também sabemos quais são as divergências e dificuldades esperadas. Isso nos ajudará a nos engajar em conversas informadas com a comunidade.
Este projeto visa colocar em prática um dos exemplos compartilhados na chamada de candidaturas? Em caso afirmativo, qual deles?
N/A: Isto, em si mesmo, é um exemplo.

Atividades do Projeto

Que atividades específicas serão realizadas durante este projeto? Descreva as atividades específicas que serão realizadas.
O projeto de planejamento será realizado de acordo com o seguinte plano:
  1. Definindo agendas de conversa: Usando os resultados da pesquisa anterior, prepararemos as agendas de conversação antecipadamente. Pretendemos focar: 1. Na resolução dos principais pontos de desacordo que definimos durante a fase de pesquisa, e 2. Na definição de um processo claro para a criação do Hub (incluindo sua composição, funções, cronograma e similares), que será referido como o "projecto de plano de implementação".
  2. Abrindo conversas e buscando um acordo: As conversas com as comunidades não são previsíveis e não podem ser colocadas em um processo rígido, por isso achamos que este será o passo mais longo do processo, e não necessariamente aderirá ao nosso cronograma sugerido. Embora as conversas possam ser longas, forneceremos suporte de facilitação, resumiremos e documentaremos cada etapa para ajudar a encontrar soluções e maneiras de avançar.
  3. Elaboração de um plano de implementação de Hub: Usaremos os dados que coletamos das conversas para montar uma proposta de plano de implementação para o hub regional, que será compartilhado com a comunidade. Haverá pelo menos uma rodada de feedback aberto com a comunidade, que também pode não seguir um cronograma previsível.
  4. Finalizando o trabalho: Depois de coletar o feedback e discutir com a comunidade, publicaremos um plano de implementação final que define o processo de criação de um Hub regional.
Como pretende manter as comunidades Wikimedia atualizadas sobre o progresso e os resultados deste projeto? Indique nomes ou nomes de usuários das pessoas responsáveis por manter a comunidade informada.
Solicitação de grant:
  • Anunciaremos o pedido de concessão à nossa comunidade na wiki, em sua fase de planejamento, bem como se e quando for aprovado.
Discussão:
  • A discussão principal será aberta na Esplanada ou no Meta, de acordo com a preferência da comunidade.
  • Os anúncios da discussão e seu respectivo andamento serão feitos por meio da lista de discussão, grupos do Telegram e mídias sociais.
  • Reuniões online podem ser realizadas durante o processo, com facilitação profissional, para ajudar a chegar a um acordo sobre pontos difíceis.
  • Divulgação direcionada e entrevistas com líderes afiliados

(membros do conselho e pessoal do executivo).

Quem serão as pessoas responsáveis pela realização deste projeto e quais são seus papéis e responsabilidades?
O projeto será co-liderado por três afiliados, com as seguintes funções:O projeto será co-liderado por três afiliados, com as seguintes funções:
  • A: Logística, incluindo o processamento, distribuição e relatórios de grants, bem como o suporte de reuniões e documentação.
  • B: Facilitação, incluindo o estabelecimento de conversas, agendamento de reuniões, condução das discussões e seu encerramento.
  • C: Documentação, incluindo resumir as conversas, buscar pontos de concordância e montar o plano de lançamento do Hub com base nas conversas.
  • Compartilhado: O design, plano e relatório final do projeto de pesquisa será de responsabilidade compartilhada entre os três afiliados.

Informação Adicional

Se suas atividades incluem discussões na comunidade, qual é o seu plano para garantir que as conversas sejam produtivas? Forneça um link para a Política Amigável ou UCoC que será implementada para apoiar essas discussões.
Se suas atividades incluem eventos ou atividades presenciais, será necessário concluir as etapas descritas no Protocolo de avaliação de risco. Forneça um link para sua cópia completa da ferramenta de avaliação de risco.
(N/A)
Se suas atividades incluem o uso de ferramentas online pagas, descreva quais são essas ferramentas e como você pretende usá-las.
Não planejamos usar nenhuma ferramenta paga para esta parte.
Suas atividades incluem a tradução de materiais e, em caso afirmativo, em quais idiomas a tradução será feita? Por favor, inclua detalhes dos responsáveis por fazer as traduções.
Nós iremos traduzir o documento nas seguintes línguas:
  • Antártico
  • Penguinês
  • 2 mais idiomas abertos para solicitações.
Há algum outro detalhe que você gostaria de compartilhar? Considere fornecer justificativas, resultados de pesquisa ou discussão da comunidade e qualquer outra informação semelhante, que dará mais contexto ao seu projeto proposto.
(N/A)