Iberocoop:Iberoconf 2013/Resumo Executivo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Iberocoop:Iberoconf 2013/Resumen ejecutivo and the translation is 16% complete.
Outdated translations are marked like this.

O Terceiro Encontro Wikimedia Ibero-americanotambém conhecido como Iberoconf teve lugar em 2013, na Cidade do México, México de 12 a 15 de outubro, com Wikimedia México, como capítulo de anfitrião. Os dias de trabalho e discussão, foram os dias 14 e 15.

Assistentes

Pelos capítulos e grupos de trabalho

Capítulo/Grupo

Representante 1

Representante 2*

Wikimedia Argentina Galileo Vidoni Ivana Lysholm
Wikimedia Brasil Jonas AGX
Wikimedia Chile Daniel Bravo Juan David Ruiz
Wikimedia Colombia Juan Sebastián Quintero
Wikimedia España Santiago Navarro Diego Delso
Wikimedia Italia Ginevra Sanvitalle
Wikimedia México (país anfitrión) Carmen Alcázar Salvador Alcántar
Wikimedia Portugal Joao Vasconcelos
Wikimedia Uruguay Fernando Da Rosa Gustavo
Wikimedia Venezuela Oscar

Funcionários da Wikimedia Foundation

Mesa diretiva da Fundação Wikimedia

Outros assistentes

Decisões tomadas

Crescimento

  • Cada capítulo da iniciativa Iberocoop deve definir sua lista de prioridades e realizações, como um conjunto de fatores que podem determinar, e a medida que está a "crescer". Alguns temas mencionados pelos representantes como estes fatores:
  • Número de parceiros.
  • Número de eventos.
  • Real impacto nos projetos da Wikimedia.
  • Termos na mídia formal e alternativa.
  • Número de novas alianças que o capítulo pode executar e cumprir.
  • Capacidade de converter estes ganhos em sustentável, para superar a crise, a segurança em processos e um estado geral de bem-estar nas organizações.
  • Busca de alternativa para os fundos da Wikimedia Foundation.
  • Os representantes concordam que a iniciativa da Iberocoop deve ser evitada no futuro, tornar-se uma entidade burocrática ou enferrujada, mas suficientemente dinâmica e responsável pela realização dos seus objetivos.

Métrica

  • Os representantes concordam sobre a importância de:
  • Documento: a fim de ir formando processos internos e replicá-las
  • Peça para "feedback": contar com mais mecanismos de feedback dos participantes e os participantes em eventos e iniciativas.
  • Consolide processos documentados.

Para fazer isso, levará a Iberoconf a usar ferramentas como WikiMetrics.

Iberotec

  • Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de ferramentas úteis no desenvolvimento de organizações de Wikimedia e em adaptar os já existentes para o contexto Ibero-americano, foi decidido o estabelecimento de uma iniciativa chamada "Iberotec", que é composto pelos membros dos capítulos Iberocoop relacionada com o desenvolvimento e a programação. lista de comunicação essa equipe foi criada pela Wikimedia Argentina e funciona desde 15 de outubro de 2013.

The mailing list of this team was created by Wikimedia Argentina and runs since October 15, 2013.

Wiki Ama Monumentos

  • Tem a certeza de que será realizada em 2014 em alguns países Iberocoop. Alguns buscarão outras opções do concurso de fotografia (metanol, mais iniciativa de vizinhança).
  • Em países que se realizada, serão pesquisados sempre obter feedback dos participantes.
  • Criar uma página de aterragem comum nos países da Iberocoop participantes em 2014, bem como um guia em espanhol com link "inclui seu país".
  • Locais grupos de Creative Commons é convidado a participar no concurso.

A figura e a nomeação do coordenador

  • Tarefa: rever periodicamente a implementação dos compromissos que adquiriu cada capítulo; definir horários, facilitar a discussão de tópicos para cumprir, para produzir um relatório mensal de tal cumprimento de todos os capítulos e numa base trimestral (se desejar) para a WMF.
  • Habilidades: experiência em coordenação e quem sabe para motivar um grupo para atender a um objetivo; que ele pode se comunicar em italiano, Português, espanhol e inglês (relatórios para a WMF); capacidade de síntese de informações sobre o estado dos capítulos.
  • Responsabilidade: cumprir as tarefas atribuídas no âmbito da iniciativa Iberocoop.
  • Trabalho permanente/Rotary: Rotary, então anual (e pode ser estendido se houver consenso entre os capítulos)
  • Por unanimidade a carga caiu na pessoa de Carmen Alcázar, membro do WMMX.

Iberocoop's admission rule

The members of Iberocoop have agreed the next admission to future members:

"Organizações de capítulo de Wikimedia reconhecidas como tal pela Fundação Wikimedia, por meio de resolução oficial.

Eles podem ser membros do Iberocoop:

A- Esses capítulos que estão em algumas das seguintes situações
I.- São capítulos tendo o espanhol, italiano ou português como língua nativa ou maioria e está localizado dentro da área geográfica da América Latina ou Itália.
II.- Esses capítulos, que embora eles não estejam dentro da área geográfica da América Latina ou Itália, mas como língua nativa ou maioria ter o espanhol, inglês ou italiano, a critério dos membros da Iberocoop.
III.- Alguns capítulos que não têm língua nativa ou maioria, como o espanhol, italiano ou português, mas eles estão no âmbito geográfico da América Latina ou Itália a critério dos membros da Iberocoop. No entanto, neste caso, cada membro do capítulo direito de veto sobre o capítulo do proponente sobre o resultado da votação final.
No caso do primeiro capítulo, você pode acessar o Ibercoop sem outras formalidades, para o aplicativo na lista Ibercoop apontando para os representantes a fazê-lo. No segundo caso, a votação por maioria qualificada, ou seja, de 66% dos membros do Iberocoop será necessária. O direito de veto que fala sobre o terceiro cenário deve ser gerado no documento aberto e público para a comunidade Wikimedia com uma justificação da origem de tal oposição e pode ser exercido repetidamente.
B- Esses grupos de trabalho que atendam aos mesmos requisitos linguísticos ou geográficos necessários para capítulos na anterior secção prévia certificação pelo Comité das organizações (AffCom) iniciaram um processo de reconhecimento como membro."

Na sequência deste acordo sobre os critérios de admissão, foi decidido que a Wikimedia New York e Costa Rica (não chega a grupo de trabalho) já não são convidados a Iberocoop.

Documentação de temas da Iberocoop

Promover e regular o uso da página de Meta de Iberocoop vs listas de email, Facebook, blog, etc. O uso do wiki do Iberocoop é restrito aos votos. Use a lista fechada de Iberocoop apenas quando realmente necessário.

Comunicação

  • Irá planejar uma estratégia conjunta entre Wikimedia Argentina e Wikimedia México para Iberocoop na imagem da iniciativa, nas redes sociais (Facebook, Twitter) e uma possível (semelhante ao planeta capítulos) canal de comunicação. O coordenador terá as senhas das contas de recursos de rede e comunicação sociais para facilitar o trabalho.
  • Atualização completa de todos os namespaces, incluindo a Wikipédia. Até mesmo fazer uma lista de "onde atualizar?" com lugares em que a atualização deve ser mantida.
  • Crie uma lista de ferramentas comuns a todos os capítulos.

Definição dos Projetos

Nr. Atividade Responsável Período
1 Wiki loves Earth
  • Dado que não deu início qualquer capítulo, a qualquer atividade neste sentido e alguns capítulos são de opinião que o modelo de WLM está se esgotando, a idéia seria reverter para benefício de todos, se o fizermos de forma comum.
  • Casa comum de todos os capítulos em que cada capítulo trabalha em suas listagens
  • Busca por um patrocinador comum (Canon, Epson via Italia, Movistar, Santander, BBVA, Bimbo, CeMex, Corona,...) e/ou organizações de * suporte ou colaboradores (Greenpeace, WWF)
  • Cerimônia de premiação de Iberoconf 2014
Aberto, WMES é oferecido para coordenar o projeto 13 de Novembro - 14 de Abril
2 Coletar centralmente (Carmen em seu trabalho de coordenador) as atividades de cada capítulo que poderia ser de interesse para os outros (exportável). Exemplos disso podem ser programas educativos, brochuras, vídeos, ferramentas de software, soluções para projetos GLAM, etc. WMES também será necessário fornecer informações. Carmen Alcazar, WMMX "Por determinar"
3 Criação de uma plataforma para a divulgação de Iberocoop que alimenta automaticamente cada entradas de Blogues do capítulo. "Por determinar" "Por determinar"
4 Por favor, entre em contato com a Fundação para ser capaz de saber os doadores em cada país (no momento da doação na Wikipedia) que a Fundação tem um capítulo local no projeto em sua geografia, ou até mesmo oferecer-lhes a possibilidade de doar e também deduzir impostos (dependendo da legislação de cada país e pelo fato de que o capítulo local é considerado de interesse público). "Por determinar" "Por determinar"
5 Criação de um guia sobre experiências e tomada de decisão quando se trata de tornar-se, será muito útil para outros capítulos. E também uma série de recomendações com as tarefas que cada capítulo deve conhecer (por exemplo, atualizar página Meta ou Wikipédia sobre o capítulo). WMAR "Por determinar"
6 Criação de uma lista de ferramentas que podem ser úteis para todos os capítulos (por exemplo, lista de ferramentas WLM) em uma página no meta. Fazer Iberotec? "Por determinar"
7 Descrição das diferentes posições dos capítulos (Presidente, diretor-executivo, Secretário,...) "Por determinar" "Por determinar"
8 Concurso de fotografia férias para fornecer material para o metanol. WMCL "Por determinar"
9 Vídeo educativo em diferentes sotaques e até mesmo língua (com legendas) na edição na Wikipédia. WMAR "Por determinar"
10 Editar tradução de biografias de mulheres entre as línguas de Iberocoop com a participação de todos os membros da Iberocoop WMIT "Por determinar"
11 Uso do aviso de"central" para realizar uma pesquisa para os usuários da Wikipédia em espanhol, italiano e Português. Santiago Navarro, Ginevra Sanvitale, WMMX "Por determinar"
12 Listar patrocionadores de cada capítulo que pode ter interesse em patrocinar a outros países ou mesmo todas as atividades Iberocoop. "Por determinar" "Por determinar"
13 Criar listas de monumentos em países que não participam no WLM para expandir material e incentivar outros países a participar "Por determinar" "Por determinar"
14 Financiamento adicional prêmio-nível Iberocoop entre todos para as melhores fotos de um país latino-americano, que entrará na fase internacional da competição. "Por determinar" "Por determinar"
15 Fazer uso de um site da Argentina (http://?) com 25.000 seguidores para trocas sobre educação. WMAR "Por determinar"
16 Apoiar a criação de grupo de usuário e o capítulo da Wikimedia Brasil WMBR "Por determinar"
  • Documentação (antes e durante a conferência): 4.3
  • E tão útil foi conhecer o trabalho do seu capítulo / organização (contatos, resultados, projetos futuros)?: 4.8
  • Alojamento: 3.9
  • Compartimento das sessões de trabalho: 4.6
  • Catering: 4.5
  • Atividades sociais durante a conferência: 4.7