Estratégia de Movimento/Eventos/Carta de Movimento - Conversação Global, 26-27 de junho de 2021

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Events/Movement Charter Global Conversation, 26-27 June 2021 and the translation is 95% complete.

A Carta do Movimento definirá papéis e responsabilidades no Movimento Wikimedia e estabelecerá um novo Conselho Global para a governança do movimento. Esta Carta é a pedra angular da implementação da Estratégia do Movimento. Dada a necessidade de começar a trabalhar neste importante documento, estamos dedicando a próxima rodada de conversações ao Comitê de Redação da Carta do Movimento.

Por quê participar?

Inscrições abertas para a próxima rodada de Conversas Globais em 27 de junho com três sessões sobre a composição do Comitê de Redação da Carta do Movimento, seu processo eleitoral e as funções e expectativas em relação a seus membros.

Esta é uma Carta para todo o movimento, por isso precisamos da participação de todos os cantos do mundo e especialmente dos grupos tradicionalmente subrepresentados. Já houve muitas discussões sobre esta Carta, mas precisamos de mais perspectivas para chegar a um acordo sobre um plano a curto prazo para criar o Comitê de Redação.

É assim que você pode participar:

Verifique a seção Discussões locais abaixo para participar de uma discussão perto de você.

Criando o Comitê de Redação

Espera-se que o Comitê de Redação da Carta do Movimento trabalhe como uma equipe diversificada e competente de cerca de 15 membros durante vários meses. Eles devem receber apoio regular de especialistas, revisões comunitárias regulares, oportunidades de treinamento e um subsídio para compensar os custos. Quando a minuta estiver concluída, o Comitê supervisionará um amplo processo de ratificação pela comunidade.

Três perguntas

Tem havido muitas discussões sobre a Carta do Movimento e algumas propostas para sua criação, havendo algum acordo e alguma discordância. A equipe de Estratégia do Movimento identificou três questões que precisam de respostas para a criação do Comitê. Estamos organizando o maior número possível de discussões locais para coletar respostas a estas perguntas. Além disso, estamos organizando conversas em vídeo para cada pergunta nos dias 26 e 27 de junho.

Após esta rodada, coletaremos todo o retorno recebido e publicaremos um rascunho de proposta para criar o Comitê de Redação, entregue para consideração da comunidade.

1. Que composição deve ter o Comitê em termos de papéis no movimento, gênero, regiões, filiações e outros fatores de diversidade?

  • Há um amplo consenso sobre a diversidade e a especialização que o Comitê precisa ter como equipe (ver Diversidade e matriz de especialização).
  • Alguns acreditam que deve haver cadeiras ou cotas específicas atribuídas a membros com qualidades específicas (afiliação, região, sexo...), alguns acreditam que a composição deve ser flexível, desde que atenda às exigências de diversidade e especialização.

2. Qual é o melhor processo para selecionar os membros do Comitê para formar uma equipe competente e diversificada.

  • Há um amplo consenso sobre a necessidade de formar uma equipe diversificada e competente, mas as opiniões divergem sobre como conseguir isso.
  • Alguns acreditam que auto-indicação, convites e nomeações são a melhor forma de formar a equipe, outros acreditam que é melhor ter a maioria dos assentos eleitos pelas comunidades e pelos afiliados.
  • No caso de nomeações, alguns acreditam que as decisões poderiam vir de um grupo auto-nomeado com participação da Fundação, outros preferem um Comitê de seleção que seria eleito.
  • No caso de eleições, há diferentes opiniões sobre a distribuição de assentos eleitos pelas comunidades, eleitos pelos afiliados e nomeados pela Fundação.

3. Quanta dedicação é razoável esperar dos membros do Comitê, em termos de horas por semana e meses de trabalho?

  • Há um amplo consenso de que a composição do Comitê de elaboração da Carta é um trabalho sério, mas é provável que exigências muito altas afetem a diversidade e a competência da equipe.
  • A expectativa para os Comitês é que os seus membros permaneçam durante a totalidade do projeto e realizem a maior parte do trabalho.
  • Algumas ideias têm sido sugeridas para reduzir a carga, como confiar em profissionais para certas tarefas, organizar grupos de voluntários para trabalhar em certas questões e incluir um processo para renovação de membros.

Discussões locais

Qualquer pessoa pode organizar conversas de texto ou vídeo para discutir estas três questões em seu idioma de preferência. O objetivo é coletar perguntas, opiniões, ideias, pontos de concordância e discordância em sua comunidade. Basta adicionar sua conversa à lista, para que todos nós possamos acompanhar.

Você também pode solicitar suporte para facilitar sua conversa em texto ou vídeo comunitário em strategy2030(_AT_)wikimedia.org. Com a ajuda opcional dos facilitadores, um primeiro relatório de cada conversa local será publicado até o final de sexta-feira, 25 de junho.

Textuais

Vídeo/Audio

Ver também