Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Updates/How the recommendations were finalized/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Chegando à origem da ideia: como as recomendações da Estratégia de Movimento foram finalizadas

Um pequeno grupo de participantes do Processo de Estratégia de Movimento, incluindo ex-membros do grupo de trabalho e a equipe principal, finalizou as recomendações da Estratégia de Movimento em março de 2020.

Eles mergulharam profundamente no conteúdo, analisaram o feedback, combinaram ideias coincidentes e eliminaram redundâncias. Um foco importante do trabalho deles foi tornar a intenção fundamental e a linguagem das recomendações mais clara. O resultado é um documento revisado e refinado de 39 páginas que apresenta dez recomendações e dez princípios subjacentes e descreve um guia para a mudança de como vamos construir colaborativamente o futuro do nosso Movimento. A equipe principal da Estratégia de Movimento gostaria de lhe mostrar como isso aconteceu e como as decisões foram tomadas.

Coleta de feedback de todo o nosso Movimento

No início de 2020, os usuários de Wikimedia em todo o mundo forneceram feedback sobre o conjunto quase definitivo de recomendações. Foi uma surpresa agradável vermos o nível de engajamento: de colaboradores on-line debatendo ideias a afiliados realizando eventos presenciais e virtuais dedicados com suas comunidades. A Wikimedia Argentina realizou uma reunião regional para os afiliados da América Latina. A Wikimedia França apoiou salões em 11 países para permitir uma contribuição mais rica e diversificada de comunidades da língua francesa. O feedback apresentado foi rico e amplo, e você pode ler um relatório resumido dele aqui.

Após o encerramento das conversas sobre o Movimento em fevereiro de 2020, o foco mudou para a análise e integração do feedback para o aprimoramento e a finalização das recomendações. Uma equipe de pessoas que participaram do Processo de Estratégia de Movimento se voluntariou para realizar esse trabalho. Eles trouxeram perspectivas diversas de diferentes partes do mundo e do Movimento, incluindo de comunidades, afiliados e organizações on-line, juntamente com vasta experiência como ex-membros do grupo de trabalho, redatores, e revisores.

As recomendações em detalhes

A abordagem geral adotada foi revisar e discutir o feedback das comunidades, dos afiliados e do Conselho Diretivo da Fundação Wikimedia para identificar maneiras de melhorar as recomendações. O grupo começou analisando a recomendação “Criar mudança cultural para comunidades inclusivas” juntos e depois revisou o feedback recebido em grupos menores. Depois disso, foi realizada uma edição em grupo para incorporar o feedback e esclarecer a linguagem e, assim, tornar mais explícita a intenção da recomendação.

Ao passar por cada recomendação, a equipe conseguiu identificar sobreposições de conteúdo e discutir como grupo a possibilidade de combinação de certas ideias ou recomendações.

Por exemplo, ficou evidente que “Criar mudança cultural para comunidades inclusivas” continha muitos pontos gerais sobre o tipo de mudança que estava sendo proposta em geral. Então, a equipe decidiu dividir essa recomendação e compartilhar sua intenção fundamental com muitas recomendações. Grande parte dela também foi mesclada com “Fornecer segurança e proteção”, que se tornou a recomendação “Fornecer segurança e inclusão”. “Promover e desenvolver liderança distribuída” e “Investir no desenvolvimento de habilidades” também compartilhavam muitas semelhanças e foram combinadas para formar “Investir em habilidades e desenvolvimento de liderança”.

Outro exemplo é a recomendação “Priorizar tópicos para impacto”, que se tornou “Identificar tópicos para impacto”. Aqui, o título e o conteúdo foram ajustados para tornar a intenção da ideia clara e também ressaltar que a livre vontade de usuários da Wikipédia para escolher o seu assunto não seria violada.

Refinamento de ideias e pensamento global: os critérios, a experiência e o conhecimento especializado que nortearam o trabalho de revisão

Para integrar o feedback e finalizar o conteúdo, o grupo concentrou-se em:

Rever e esclarecer as ideias originais das recomendações. Em vez de adicionar mais conteúdo para responder às perguntas apresentadas, a equipe usou o feedback para chegar à essência da ideia original e torná-la clara. Em outras palavras, a própria ideia original necessária para responder à pergunta ou ao comentário apresentado.

  • Ajustar a linguagem para melhorar e facilitar a compreensão.
  • Identificar e excluir redundâncias relacionadas ao processo.
  • Observar quais tópicos podem ter sido negligenciados. Por exemplo, a recomendação “Promover a sustentabilidade e a resiliência” não fazia referência à sustentabilidade ambiental; isso foi corrigido com base no feedback fornecido.
  • Contar com os incríveis conhecimentos e habilidades de cada membro do grupo, especialmente dos que participaram dos grupos de trabalho, foi valorizado durante todo esse processo. Isso foi evoluindo ao longo da elaboração das recomendações e foi relatado em conversas com as partes interessadas do Movimento.

O grupo também verificou se os valores que sustentam o Movimento estão bem refletidos. Isso levou, por exemplo, à redação clara do texto informando que a edição não será remunerada, o que não havia sido informado diretamente em versões anteriores das recomendações. Após todas as 13 recomendações anteriores terem sido retrabalhadas, a equipe verificou a consistência entre todas elas antes de seguir para os princípios e finalizá-los.

Para ajudar a equipe com esse trabalho, uma reunião presencial de três dias foi realizada na cidade de Nova York, de 10 a 12 de março.

Depois de quase dois anos trabalhando para entender o nosso Movimento e envolver-se em discussões com as partes interessadas, a equipe que trabalhou na finalização das recomendações desenvolveu insights profundos sobre as oportunidades e os desafios que enfrentamos em todo o Movimento. Assim como as recomendações, a perspectiva da equipe deixou de considerar o Movimento através de nove áreas temáticas e passou a pensar sobre ele em uma escala global interconectada, e isso também guiou seu trabalho de finalização das recomendações.

E agora?

Agora (abril de 2020), estamos dando os toques finais nas recomendações, inclusive revisando o texto para que fique mais claro. O conteúdo será traduzido e publicado aqui no final deste mês. Não vemos a hora de compartilhar os resultados deste esforço de dois anos com você!

A partir daí, o foco passará a ser direcionado para a implementação das recomendações. Devido à atual crise de saúde global, os prazos para isso mudarão, e ainda estamos desenvolvendo os próximos passos concretos para a implementação. Uma série de eventos virtuais está sendo planejado para o final deste ano, quando os participantes terão a oportunidade de discutir e participar das recomendações. Será também nessa oportunidade que terão início conversas sobre a implementação, considerando-se quais iniciativas serão propostas a partir das recomendações e como decidir o que implementar, quando e por quem (encontre mais informações sobre isso aqui).

Fique atento! A equipe principal da Estratégia de Movimento publicará mais detalhes sobre as próximas etapas quando elas estiverem mais bem definidas.