Wikimedia Blog/Esboços/Desenvolve o Ano em Revista da Wikipédia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Blog/Drafts/Develop a Wikipedia Year-in-Review and the translation is 100% complete.

PUBLISHED 9/1/15


Title ideas

  • Colabora para realizar #Edit2015: Ano em Revista da Wikipédia em vídeo

Summary

Tu podes colaborar para fazer #Edit2015: o vídeo do Ano em Revista da Wikipédia. Leia como juntos podemos editar a nossa história compartilhada dos acontecimentos de 2015 mediante a busca de artigos, carregando fotos e desenvolvendo a história deste 2015 como um vídeo que será compartilhado livre e amplamente.

  • ...

Body

Em cima está o #Edit2014, o primeiro o vídeo do Ano em Revista da Wikipédia. Tu podes colaborar em faça aqui #Edit2015.

No ano passado, a Fundação Wikimedia publicou o nosso primeiro vídeo de ano em revista o qual cobriu alguns dos eventos mais importantes de 2014 através da lente da Wikipédia. Este ano, estamos a abrir o desenvolvimento da ideia e do processo de pré-produção do vídeo de 2015 "a todos". Esta é uma oportunidade para que "tu" nos ajudes a moldar a narrativa dos eventos de 2015.

O vídeo do último ano foi feito durante aproximadamente 8 semanas nos finais de 2014, na maior parte por mim e outro editor de vídeo . Passei a primeira metade das minhas 8 semanas procurando notícias, comparando-as com contadores de visitas e edições das páginas da Wikipédia e procurando médias para ilustrar esses eventos. Após adquirir os meios era uma questão de gosto colocá-los numa linha temporal de edição de vídeo. Quando o publicamos, a imprensa e a população geral na Internet reagiu de forma positiva. Considerando isto tudo, penso que o #Edit2014 foi um bom inicio e estou contente com o resultado final - mas gostaria de melhorar algumas coisas para #Edit2015.

Aqui está o plano

As negociações sobre o arcabouço do acordo nuclear iraniano têm estado presentes na imprensa internacional
These Estas imagens de Plutão da sonda espacial New Horizons chegaram às notícias internacionais
Je suis Charlie é um exemplo de um importante evento noticioso global que foi bem documentado por imagens licenciadas livremente
Citizenfour (trailer acima) ganhou um Oscar ao melhor documentário.
A morte do leão Cecil chegou às notícias internacionais

Colaboração Aberta: Estou a abrir todo o desenvolvimento da ideia e o processo de pré-produção (investigação, escritura do guião, brainstorming, busca de imagens, etc.) para fazer #Edit2015 uma colaboração tipo wiki. Ainda que experimental, temos o #Edit2014 como um guia para mostrar como pode ser feito o produto final; isso ensinou-me que os vídeos da revista-anual cobrem as notícias internacionais através de uma marca (neste caso a Wikipédia) contando cada notícia em 5 segundos e depois passando à seguinte. Após multiplicá-lo por 20 notícias, o seu vídeo chegará a dois minutos com os créditos, logos e títulos incluídos. Se vires outros vídeos de revista-anual (como Buscas do ano da Google em Zeitgeist) vais ver como também passam 5 segundos por tema e saltam ao seguinte.

Os primeiros rascunhos de #Edit2014 eram metade notícias globais e metade notícias do mundo wiki. Se fosse possível eu queria mostrar a maior quantidade possível de ferramentas, projectos e eventos da Wikimedia . O que encontrei é que já que isto é para uma audiência ampla, e é só de poucos minutos de duração, só temos a possibilidade de comunicar uma ou duas "ideias novas" (para uma pessoa normal que use Internet), pelo que devemos ser muito selectivos no que mostrámos. Neste caso, era a ocasião de falar brevemente do "botão editar" e da "Wiki Ama Monumentos". Depois temos que voltar a esses eventos noticiosos globais que o público experimentou. Aspectos como 'cair pelo buraco do coelho', clicando link depois de link, era algo que a gente normal está acostumada a fazer, pelo que o usamos para cruzar entre as histórias.

O desenvolvimento da ideia e o processo de pré-produção não requerem equipamentos de vídeo muito especiais - só uma página wiki e uma ligação à Internet. Eu usei notas post-it na minha parede para organizar as minhas ideias. Acho que nós - isto é, as pessoas da wikimedia - podemos ser muito bons no desenvolvimento de ideias e a colaboração. Eu tenho estado a coleccionar imagens e ideias on-line, e gostaria que qualquer um use este espaço para colaborar neste projecto.

Uma ideia que tive para este ano é a de alguma maneira fazer uma exibição às páginas sobre artigos da Wikipédia, para mostrar como chegamos a um consenso e um ponto-de-vista-neutro. Encontrar o artigo correcto e citações de páginas de discussões para utilizar e ilustrar isso seria chave. No último ano, exibimos o editar o botão que utilizando o conflito Israel-Gaza de 2014. Para isso, vemos grandes planos de 'carece de fontes' e 'discussão-disputada' então cortamos às línguas diferentes daquele artigo. Imagine se visse uma fracção minúscula da cena por detrás da discussão de um artigo como esse e como tenta alcançar a objectividade?

Regras:' Estes são alguns dos critérios básicos que criei para instruir o conteúdo incluído em #Edit2014:

  • O acontecimento chegou a receber cobertura jornalística internacional ou nacional?
  • Os contadores de visitas ou de edições do artigo sobre o acontecimento correspondem entre si?
  • Temos imagens em licenças livres disponíveis ?
  • Houve algum acontecimento especial sobre o evento relacionados com projetos da Wikimedia?
  • Isto ilustra algum aspecto da Wikimedia que o público deveria conhecer melhor?
  • Os elementos audiovisuais têm valor estético?
  • A equipa de assuntos legais da Fundação Wikimedia aprovam os elementos audiovisuais?
  • Existem algumas médias e notícias sobre o acontecimento nas regiões principais do mundo?

Quanto à produção e pós-produção - Continuidade, música, o mistura áudio, et cetera são todas as coisas que "devem idealmente" ser colocados on-line e numa maneira colaborativa mas actualmente não há nenhum sistema pronto para colaborar naquelas coisas que utilizam projetos da Wikimedia. Gostaria de desenvolver um sistema para isso, mas não acho que é prático para este ano. Se possível também gostaria de apontar fazer o vídeo próximo de 2 minutos de duração.

Cronograma: De modo que a data de publicação lógica para #Edit2015 é 15 de dezembro porque nesta data é quando a imprensa, quem republicava e difunde o vídeo em meios de comunicação sociais, estão ainda no trabalho e isto é uma história fácil para eles publicarem antes que vão de férias no final de dezembro. Conseguindo isto na imprensa consegue-se mais olhos repassando no vídeo. Isto significa que qualquer tentativa na edição do vídeo teria que estar bem na sua maneira em outubro e novembro. Isto é o meu programa atual (por agora):

  • Brainstorm e pré-produção: agora - 1 de outubro
  • Produção (montar filmagens): 1 de outubro - 5 de novembro
  • Pós-Produção (Trancar todos os detalhes): 15 de novembro - 1 de dezembro
  • Distribuição (legendas e traduções, thumbnails, cópia de texto, carregando, e qualquer edição de último minuto): 1 de dezembro - 15 de dezembro

Internacionalismo: O meu maior problema com #Editar2014 era que grande parte dela era em inglês. Enquanto tentávamos cobrir tantas regiões e línguas quanto possíveis, um falante não inglês provavelmente teve que o ver com o legendas em cima—e então os vossos olhos estão fixados na leitura do texto no fundo do ecrã mais que a ver a interacção de imagens e texto. Acho que abrindo o desenvolvimento e pré-fase de produção alisaria bastante a perspectiva, ou ao menos ajudava a assinalar defeitos e sugerir outras ideias. Não devíamos confiar nas legendas para o fazer compreensível universalmente, e depois temos que saltar de uma história à próxima em 5 segundos, podemos expressar uma história em qualquer língua local. Também pode ter comunicação 'universal' em meios de comunicação como o vídeo, imagens ou números que estão associados com o texto que eles podem entender.

Conteúdo média: há umas quantas fontes para imagens licenciadas livremente que podemos utilizar para o #Edit2015: imagens estáticas, imagens de vídeo, páginas de projecto Wikimedia, áudio, e imagens que nós próprios fazemos. Gostaria muito se de alguma maneira podessemos ter mais conteúdos de vídeo/áudio para o #Edit2015. Procurei vídeos licenciados livremente e .gifs no Wikimedia Commons, [1], [$https://archive.org/index.php%7CArquivo da Internet] e [2], e sei que há muitos mais que poderia ter utilizado. As primeiras poucas versões de #Edit2014 incorporaram mais vídeo que no corte final, mas muito foi cortado fosse porque era demasiado ocupado ou complicado para comunicar depressa uma ideia. Às vezes um fotograma singular de um artigo da Wikipédia ou uma foto estática poderia comunicar a ideia de maneira mais neutra ou sucintamente que porções de vídeos licenciados livremente poderiam.

Para a cada imagem estática que vês em #Edit2014, ali tem provavelmente mais 10 daqueles que chegara ao corte final. Foi preciso muita busca para encontrar imagens apropriadas e atraentes. Aqui estão alguns vídeos onde fui tão longe como carrega-los para o Commons enquanto procurava material que poderia trabalhar para #Edit2014 — esperançosamente podes ver como um fotograma singular de um artigo da Wikipédia ou uma foto estática poderia comunicar a ideia de maneira mais neutra ou sucintamente que porções destes vídeos licenciados livremente poderiam:

Aqui estão algumas imagens que não fizeram o corte final:

Estou bastante seguro que esta será uma iniciativa frutífera e espero ver os nomes de todos os que contribuíram. Façam favor de compartilhar esta ligação com os teus amigos. Colaboremos e contemos juntos a história da Wikipédia e 2015.

Victor Grigas, Narrador e Produtor de vídeo da Fundação Wikimedia

Notes

Ideas for social media messages promoting the published post:

Twitter (@wikimedia/@wikipedia):

(Tweet text goes here - max 117 characters)
---------|---------|---------|---------|---------|---------|---------|---------|---------|---------|---------|------/

Facebook/Google+

  • ...