Wikimedia DACH/Museum Day 2019/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
English Deutsch Français Italiano


Dia Internacional dos Museus de 2019


CHAMADA PARA MELHORAR A PRESENÇA DE

MUSEUS NA WIKIPÉDIA


This year's Dia Internacional dos Museus acontecerá sob o lema "Museus como centros culturais: o futuro da tradição". Na região da DACH, será realizadoDomingo 19 de maio de 2019. Muitos museus na Suíça, Alemanha e Áustria abrirão suas portas e discutirão o assunto com seus visitantes.



"O objetivo do Dia Internacional dos Museus (IMD) é aumentar a conscientização de que, “Os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos..”


Por ocasião deste evento, os três capítulos da Wikimedia na Wikimedia Suíça (WMCH), Wikimedia Áustria (WMAT) e Wikimedia Alemanha (WMDE) estão agindo juntos.

De acordo com o Dia dos Museus e o foco deste ano, convidamos você a nos ajudar a completar e melhorar a presença de museus na Wikipedia, Wikimedia Commons e Wikidata.

Obrigado por participar!

Se você estiver interessado no contexto analítico da WMCH sobre a presença de museus suíços na Wikipedia, você pode consultar a página do nosso projeto do ano passado. Dia Internacional dos Museus de 2018.

Museus como centros culturais - o futuro da tradição

O Dia Internacional dos Museus de 2019 se concentrará nos novos papéis dos museus como atores ativos em suas comunidades.

o que isso significa, exatamente?

  • Enquanto preservam suas principais missões - coleta, conservação, comunicação, pesquisa, exposição - os museus transformaram suas práticas para se manterem mais próximos das comunidades que servem.
  • Hoje, eles procuram maneiras inovadoras de lidar com questões sociais contemporâneas e conflitos. Agindo localmente, os museus também podem defender e mitigar os problemas globais, esforçando-se para enfrentar os desafios da sociedade atual de forma proativa.
  • Como instituições no coração da sociedade, os museus têm o poder de estabelecer o diálogo entre culturas, construir pontes para um mundo pacífico e definir um futuro sustentável.

Como museus crescentemente crescem em seus papéis como centros culturais, eles também estão encontrando novas maneiras de honrar suas coleções, suas histórias e seus legados, criando tradições que terão novo significado para as futuras gerações e relevância para um público contemporâneo cada vez mais diversificado em nível global .

Mapa geográficos dos museus vinculado ao conteúdo da Wikimedia

O seguinte mapa geográfico localiza os museus na Áustria, Alemanha e Suíça, com base no registros do Wikidata. Se você quiser saber quais museus já possuem um artigo da Wikipédia e quais não têm, assim como a respectiva qualidade do artigo, você pode descobrir usando o link para o mapa interativo abaixo. Divirta-se explorando! Se você quiser visitar um museu e não souber quais museus estão participando do Dia Internacional dos Museus, clique em [1] para a Suíça.

Se você é um especialista em Wikidata, nos ajude a injetar metadados no Wikidata para completar a visualização geográfica em museus na Áustria, Alemanha e Suíça.

Geographic Museums Map
How to read the interactive map:
  • Símbolos pretos: nenhum artigo na Wikipédia
  • Símbolos vermelhos: um artigo na Wikipédia
  • Símbolos laranja: pelo menos dois artigos da Wikipédia
  • Símbolos verdes: quatro artigos da Wikipédia

Participe e faça a diferença

na Suíça

Para colaboradores da Wikipédia e qualquer pessoa que queira contribuir para a Wikipédia e outros projetos da Wikimedia

Estaremos presentes nos dois locais a seguir durante o Dia Internacional dos Museus de 2019:
"Seta vermelha" RAe 4/8 1021, apelidada de "Churchill-Pfeil", em Rapperswil.
Estação de trem histórico da SBB em Olten
  • A SBB Historic, organizará diversos tours em pequenos grupos de max. 12 participantes durante o dia, visitando trens históricos. O programa detalhado será publicado no Site histórico da SBB.
  • Se você quiser participar, você deve se registrar diretamente com o SBB Historic por correio eletrónico. (info(_AT_)sbbhistoric.ch)
  • Localização: Histórico da SBB, Depotweg 76, 4600 Olten


Vista aérea do Museu de história natural de Genebra
Museu de história natural de Genebra
  • Wikimedia também estará presente no Museu de história natural de Genebra de Genebra
  • Visita guiada para projetos da Wikimedia das 14h às 17h
  • Os visitantes poderão tirar fotos da coleção do museu
  • Para participar, entre em contato flor.mechain(_AT_)wikimedia.ch até 16 de maio, o mais tardar.
  • Dependendo da participação, um workshop básico do Commons pode ser organizado após a visita.

Esperamos recebê-lo em um desses eventos!


Contate-Nos

Cada contribuição conta: melhorando ou completando um artigo existente, criando um completamente novo, ou enviando imagens para o Wikimedia Commons. Você quer contribuir para a Wikipédia ou Wikimedia Commons, mas você não pode participar de um dos nossos eventos em 19 de maio de 2019 ou você não tem certeza de como? Neste caso, convidamos você para um dos nossos workshops de edição. Escreva-nos um correio eletrónico:

  • ulrich.lantermann(_AT_)wikimedia.ch (língua: Suíço e Alemão)
  • flor.mechain(_AT_)wikimedia.ch (Língua: Francês e Suíço)
  • ilario.valdelli(_AT_)wikimedia.ch (Língua: Italiano e Suíço)


Para museus e organizações culturais

Se a organização cultural em que você trabalha está interessada em trabalhar em sua presença na Wikipédia ou, como profissional, você gostaria de aprender mais sobre a Wikimedia Association e nossos projetos em colaboração com instituições culturais, entre em contato conosco

  • debora.lopomo(_AT_)wikimedia.ch / Parceria e Gerente de Programas para Instituições Culturais em nível nacional


Imprensa

Se você gosta de escrever sobre o Dia dos Museus ou sobre a Wikimedia Association e/ou tiver dúvidas, entre em contato com o nosso Gerente de Comunicação, o Sr. Andy Treichler,atreichler(_AT_)wikimedia.ch.


in Germany

Para colaboradores da Wikipédia e qualquer pessoa que queira contribuir para a Wikipédia e outros projetos da Wikimedia

Há muitas maneiras de se envolver. Mais informações estão disponíveis no site GLAM pages.

Todas as pessoas podem contribuir melhorando e expandindo artigos existentes em Wikipédia sobre museus ou criando artigos que ainda não estão disponíveis em museus. Fotos de museus podem ser enviadas para Wikimedia Commons em conformidade com o quadro legal. Fotos de museus são sempre bem vindas quando tomadas de lugares de acesso público. Se você quiser tirar e enviar fotos de dentro de um museu, leve em consideração as regras do museu sobre fotografia e possíveis restrições de direitos autorais relacionadas a obras de arte. A gravação de imagens nos interiores dos edifícios do museu deve ser coordenada com o museu no local. Temos o prazer de apoiá-lo e estabelecer contato com os funcionários responsáveis. além do que, além do mais, Wikidata é outra forma de participação, aqui os elementos de dados podem ser melhorados ou criados. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato

  • kultur(_AT_)wikimedia.de
Para museus e organizações culturais

Se a sua instituição está interessada em cooperar com os voluntários dos projetos da Wikimedia ou se você gostaria de fornecer conteúdo, por favor, entre em contato conosco.

  • kultur(_AT_)wikimedia.de
Imprensa

Se você gosta de escrever sobre o Dia do Museu ou a Wikimedia Association e/ou tiver dúvidas, entre em contato conosco via

  • presse(_AT_)wikimedia.de


na Áustria

Para colaboradores da Wikipedia e qualquer pessoa que queira contribuir para a Wikipédia e outros projetos da Wikimedia

Há muitas maneiras de contribuir para o conhecimento gratuito sobre os museus na Áustria:

  • Crie ou melhore artigos sobre museus: na Wikipédia e - especialmente quando se escreve sobre museus de importância mais local - sobre no RegiowikiAT.
  • Carregue fotos de museus para Wikimedia Commons: Fotos de museus são sempre bem vindas quando tomadas de lugares de acesso público. Se você quiser tirar e enviar fotos de dentro de um museu, leve em consideração as regras do museu sobre fotografia e possíveis restrições de direitos autorais relacionadas a obras de arte. Você também pode tentar wikidaheim.at a fim de identificar fotos ausentes de edifícios e outros objetos.
  • Criar ou melhorar itens de dados sobre museus no Wikidata: em 30 de abril de 2019 também fazemos isso juntos durante WikiDienstag em Viena.


Para museus e organizações culturais

A comunidade da Wikipedia em Viena fornece uma consulta mensal em pessoa para todos os tipos de perguntas sobre a edição da Wikipedia.

  • Datas em maio e junho: 7 de maio de 2019, das 18h às 20h e 4 de junho de 2019, das 18h às 20h
mais informações em alemão

Se a organização cultural em que você trabalha está interessada em colaborar com a Wikimedia Austria, por exemplo, dentro do esquema Wikipedianische KulTour, entre em contato conosco via

  • info(_AT_)wikimedia.at


Imprensa

Se você gosta de escrever sobre o Dia do Museu ou a Wikimedia Association e/ou tiver dúvidas, entre em contato conosco via

  • presse(_AT_)wikimedia.at