Wikimedia Foundation Annual Plan/2022-2023/draft/Goals/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2022-2023/draft/Goals and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.


Esboço do Plano Anual da Fundação Wikimedia 2022-2023

Metas da Fundação Wikimedia para 2022−2023

  1. Promover equidade de conhecimento trazendo um foco regional mais forte para o nosso trabalho coletivo.
  2. Aprofundar nosso comprometimento com o Conhecimento como Serviço fortalecendo como nós priorizamos e alocamos suporte técnico e de produto para mais de 740 projetos Wikimedia, começando com o Wikimedia Commons e o Wikidata.
  3. Fortalecer a governança e a saúde do movimento apoiando prioridades-chave como a Carta do Movimento, o Código Universal de Conduta e a implementação da estratégia de movimento.
  4. Melhorar o desempenho e a efetividade da Fundação melhorando nosso suporte de tradução/interpretação, elevando métricas mais significativas para avaliar nosso impacto e projetando serviços compartilhados para apoiar um ambiente de trabalho verdadeiramente global.

Meta 1: Promover Equidade de Conhecimento por meio de um Foco Regional Mais Forte

Como um movimento social, nós focaremos nossos esforços no conhecimento e comunidades que foram deixados de fora por estruturas de poder e privilégio. Nós vamos dar as boas-vindas a pessoas de todo contexto para construir comunidades fortes e diversas. Nós derrubaremos as barreiras sociais, políticas e técnicas que impedem pessoas de acessar e contribuir com o conhecimento livre. - definição de Equidade de Conhecimento na nossa Direção Estratégica

Uma meta que a Fundação Wikimedia estabeleceu para promover a equidade de conhecimento é regionalizar mais nosso apoio de um movimento globalizado. Pedidos recentes por compartilhamento de poder e descentralização levaram a estruturas programáticas (ex: concessão de grants) e outros modelos que são mais baseados regionalmente, incluindo o conceito de hubs. Isto tem sido feito com uma ótica de equidade para apoiar necessidades mais localizadas e contextos diferenciados. Como podemos mudar ainda mais dos meios de funcionamento da Fundação para apoiar estes objetivos?

Como ponto de partida, estamos organizando mais do nosso trabalho em 8 regiões. Definições regionais podem ser melhoradas e refinadas em ciclos de planejamento futuros conforme necessário, mas por ora nós estamos principalmente baseados na atual estrutura regional de Recursos da Comunidade:

  1. Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico (ESEAP, na sigla em inglês)
  2. Sul Asiático
  3. África Subsaariana[1]
  4. Oriente Médio e Norte Africano (MENA, na sigla em inglês)
  5. Europa Central e Oriental (CEE, na sigla em inglês) e Ásia Central
  6. Norte e Oeste da Europa
  7. América Latina e Caribe
  8. América do Norte (Estados Unidos e Canadá)

Com início em junho de 2022, equipes da Fundação começaram a se reunir mais intencionalmente para definir o impacto que é possível para nós fazermos juntos em diferentes partes do mundo. Começaremos com uma ótica histórica em lições aprendidas com o passado, e depois lançaremos uma revisão trimestral de atividades sendo feitas agora por comunidades, voluntários individuais, capítulos, grupos de usuários, organizações temáticas, organizações parceiras no ecossistema do conhecimento livre e além. Depois olharemos para trabalhos planejados por várias equipes na Fundação para priorizar e alinhar recursos para resultados focados e parcerias que tragam mais impacto. Nós melhoraremos a cada trimestre e compartilharemos nosso aprendizado no Diff.

Ao longo deste ano, deverá ficar mais evidente como os nossos aliados de movimento e de conhecimento livre estão trabalhando para o impacto compartilhado em diferentes regiões do mundo, com a Fundação Wikimedia desempenhando o papel que seja mais apropriado para atingir estas metas colaborativamente.

Meta 2 Aprofundar nosso Comprometimento com o Conhecimento Como Serviço, começando com o Wikimedia Commons e o Wikidata

Para servir nossos usuários, nós nos tornaremos uma plataforma que serve o conhecimento aberto para o mundo ao longo de interfaces e comunidades. Nós construiremos ferramentas para aliados e parceiros para organizar e trocar conhecimento livre além da Wikimedia. Nossa infraestrutura permitirá a nós e a outras partes coletar e usar diferentes formas de conhecimento livre e de confiança. - definição de Conhecimento Como Serviço em nossa Direção Estratégica

Com uma lista em crescimento de mais de 740 projetos Wikimedia ao longo de várias línguas,[2] nós precisamos fazer perguntas mais difíceis sobre como priorizar o apoio atual da Fundação enquanto também nos comprometemos a aumentar nossas capacidades por meio da realocação de recursos existentes e/ou garantindo novos fundos para nossas necessidades tecnológicas. Uma pesquisa (imperfeita, iterativa) buscou entender como os recursos atuais da Fundação eram alocados a vários projetos Wikimedia. Ela confirmou que a maioria dos nossos recursos continuam comprometidos com as versões da Wikipédia em várias línguas.

Por meio de um acordo colaborativo com a Wikimedia Deutschland (WMDE), a Fundação continua a aumentar o apoio ao Wikidata. Este é um projeto essencial para o futuro do nosso movimento, e para o futuro do conhecimento livre. Neste ano, nós garantiremos que a Fundação esteja fortalecendo sua parceria com a WMDE em apoio às metas e objetivos do Wikidata.

Desde que a equipe Wikimedia Commons/Multimedia se transformou na equipe de Dados Estruturados, não houve responsabilidade formal pela infraestrutura central de multimídia do Commons que precisa desesperadamente de conserto, uma prioridade que nós também estabelecemos para este ano.

Cada um dos nossos projetos Wikimedia tem uma comunidade de pessoas voluntárias e outros stakeholders com ideias e planos para promover as necessidades de tecnologia e de produto para seu projeto. Na maioria dos casos, a Fundação provê apoio e recursos, mas sem sempre estar alinhada com relação às metas. Estamos focando em como sermos mais claros sobre responsabilidade e posse na Fundação, fazermos nossas próprias prioridades mais visíveis, e sermos mais específicos no trabalho que enfrentaremos e no trabalho que não continuará.

Uma observação sobre o que o mundo precisa de nós agora

A Wikimedia é parte de um ecossistema sócio-tecnológico de várias camadas que abarca várias disciplinas, online e offline. Ela molda e é moldada por tendências complexas que definem nosso mundo. Não há falta de tópicos que impactam nosso trabalho coletivo, tampouco há consenso claro sobre quais importam mais.

Para promover tanto equidade de conhecimento quanto o conhecimento como serviço, duas das tendências (dentre tantas outras) que precisamos acompanhar mais de perto no ano à frente incluem o aumento da regulação por parte de governos concomitantemente à crescente preocupação global sobre como combater a desinformação. Ambas são áreas essenciais do conhecimento onde a Wikimedia tem algo a dizer e diferentes modelos a oferecer para quem busca soluções e alternativas ao status quo. Nós vemos atividades programáticas e contribuições de pesquisas atuais já em andamento por parte da Fundação, afiliados e voluntários em ambas estas áreas.

Estamos começando o ano com mais oportunidades para ouvir intencionalmente a fim de alinhar nossos esforços com funcionários da comunidade, afiliados e parceiros em várias regiões do mundo para apoiar diferentes contextos. Nós perguntaremos como encontrar mais coerência e alinhamento nessas áreas para fazer um impacto maior no mundo além da Wikimedia.

Meta 3: Fortalecer a Governança e a Saúde do Nosso Movimento

Nós precisamos continuar a apoiar a governança do movimento, avaliando as necessidades articuladas pelos vários grupos de trabalho da estratégia de movimento e cristalizadas em suas recomendações.[3] Desde a publicação destas recomendações, centenas de voluntários contribuíram também para discussões de priorização para promover estes esforços. O apoio atual destes esforços é primordial para como a Fundação planejará para que seu trabalho siga em frente porque estas iniciativas terão uma profunda influência em como nós tomamos decisões enquanto movimento.

Este comprometimento está especialmente visível neste ano por meio de duas prioridades: (1) apoio da Carta do Movimento e (2) o Código Universal de Conduta (UCoC, na sigla em inglês). O UCoC é primordial para prover segurança e inclusão nas comunidades Wikimedia,[4] e a Carta do Movimento tornará mais claros os nossos respectivos papéis e responsabilidades ao longo do movimento.[5] Isto nos permite progredir em outras recomendações de estratégia.

Isto acontece simultaneamente a atividades em andamento como eleições de comunidade e confiança & segurança, engajando comunidades em conversas de governança e capacitação, e apoio ao desenvolvimento de hubs para continuar promovendo descentralização e equidade nas tomadas de decisão.

Meta 4: Melhorar o Desempenho e a Efetividade da Fundação

Não é incomum que organizações de crescimento rápido formem silos e criem uma separação artificial em como as coisas são feitas e medidas. Isto certamente tem sido verdade para a Fundação Wikimedia. Muitos departamentos da Fundação resolvem os mesmos problemas de novo e de novo, às vezes similarmente mas ineficientemente, às vezes por meios idiossincráticos. Esta abordagem espalhada torna difícil avaliar impacto por toda a organização e aprender com experiência.

Estamos passando muito deste ano em iniciativas internas para ‘ligar os pontos’ com um foco em aumentar a efetividade e identificar áreas de conteúdo onde ações mais coordenadas podem entregar mais impacto sem necessariamente mais recursos. S5elecionamos alguns pontos de partida que apoiem nossos comprometimentos com multilinguismo e tomadas de decisão fundamentadas em dados:[6]

  1. Serviços de tradução/interpretação por toda a Fundação: Uma pesquisa da alocação atual de recursos na Fundação Wikimedia mostra que apoio significativo de idioma já está sendo provido pela maior parte das equipes. Contudo, isso acontece ao longo de uma rede de vendedores, prestadores de serviços e voluntários externos. Períodos de tempo, idiomas e conhecimento técnico não permitem um modelo que sirva para todos, mas uma abordagem mais conectada nos possibilita identificar meios melhores para expandir nosso apoio de idiomas conforme os valores de uma comunidade global.
  2. Métricas a nível da Fundação que importam: Uma abordagem mais conectada para medir consumidores, contribuidores e conteúdo possibilitará identificar métricas-chave organizacionais que podem guiar melhor nossas decisões. Isto também deverá nos ajudar a melhorar investimentos em uma grande gama de pessoas, ferramentas e sistemas que focam em dados, alguns dos quais nós não estamos usando efetivamente.
  3. Uma abordagem mais unificada a serviços compartilhados (ex: financeiro, recursos humanos, jurídico) para melhorar os meios da Fundação de operar em um ambiente global: isto focará em nossa própria 'infraestrutura operacional essencial’ como uma organização bem como nas necessidades da infraestrutura do movimento.

Nós dedicaremos tempo nos meses à frente identificando iniciativas adicionais do tipo ‘ligar os pontos’ para a Fundação que requerem uma mentalidade ou abordagem similar. Além disso, há benchmarks atuais e novos que podem ajudar nossa equipe, conselho e comunidades a avaliarem o desempenho da Fundação para identificar áreas para celebração e mudança. Alguns desses benchmarks representam melhores práticas externas (ex: Charity Navigator avaliando organizações sem fins lucrativos nos EUA) e outros podem precisar ser desenvolvidos para a singularidade da Wikimedia. Que tipo de organizações similares renderiam benchmarks relevantes para que nós os consideremos e em que dimensões de comparação?

Adjacente ao processo de planejamento anual, a Fundação precisa desenvolver mecanismos melhores para identificar e apropriadamente munir de recursos as iniciativas de prazo mais longo, de vários anos, que possam requerer recursos mais dedicados. Nós passaremos este ano projetando uma abordagem para avaliar propostas que claramente são grandes ideias, considerando o seu alinhamento com a missão da Fundação e a estratégia do movimento; a solução proposta para o problema apresentado; e a razão pela qual seria bom para a Fundação realizar o projeto. Isto nos ajudará a determinar se nos comprometemos com investimentos de vários anos que não são possíveis em um ciclo de planejamento anual.

Mais importantemente para COMO nós planejamos é uma abordagem adaptativa fortemente guiada pela Recomendação da Estratégia do Movimento nº 10. Esta recomendação nos convoca a “avaliar e iterar implementação; avaliar condições externas para nos adaptarmos; iterar processos de mudança e adotar políticas e procedimentos baseados em avaliações; compartilhar resultados amplamente; promover análises, avaliações e aprendizado conjuntos.” Isto significa usar métodos mais ‘crus’ para aprender rapidamente, experimentar, errar rapidamente e tentar de novo – um pilar fundamental para muitos de nossos projetos também. Na prática, isto assumirá a forma de ciclos de planejamento e orçamento trimestrais mais estruturados na Fundação Wikimedia, em vez de um encorpado processo anual.

Referências