Wikimedia Foundation Board noticeboard/Outubro de 2020 - Solicite feedback sobre alterações no estatuto e rubrica de candidato à diretoria

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Prezados,

Hoje, o Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation inicia duas convocações para feedback: sobre mudanças em nossos Estatutos, principalmente para aumentar o tamanho do Conselho de 10 para 16 membros, e em uma rubrica de candidato a curador para apresentar maneiras novas e mais eficazes de avaliar novos candidatos ao conselho. Essas propostas fazem parte do processo de melhoria da governança anunciado no dia 28 de abril.

O trabalho da Fundação é amplo, com foco em áreas que incluem desenvolvimento de produtos, manutenção de infraestrutura técnica, apoio à comunidade, doações, defesa de políticas públicas e arrecadação de fundos. Além disso, a Fundação está encarregada de administrar as operações de uma organização internacional sem fins lucrativos responsável por uma força de trabalho remunerada de mais de 500 pessoas e um orçamento anual de mais de U$ 100 milhões. Sua missão ambiciosa é apoiar o compartilhamento de conhecimento entre cada ser humano em parceria com as comunidades da Wikimedia em todo o mundo.

Para fornecer orientação estratégica suficiente e supervisão sobre um amplo escopo de trabalho e constituintes, os membros do conselho devem refletir um amplo escopo de especialização, experiência e formação. Expandir o número de assentos no conselho de 10 para 16 nos levará mais perto dessa meta, apoiado por uma avaliação de candidato à diretoria que nos ajudará a avaliar os curadores em potencial e garantir que eles possam fornecer o que a diretoria, a Fundação e o movimento precisam. A Fundação trabalhará com o movimento mais amplo para formalizar esta rubrica. Atualmente, os curadores devem servir em mais de um comitê do Conselho (como membros votantes, suplentes ou contatos). Essa sobreposição é um fardo significativo, pois limita a quantidade de trabalho que pode ser feito — e os curadores voluntários estão sobrecarregados.

Revisões do estatuto

Publicamos as revisões planejadas do estatuto no Meta-Wiki e agradecemos seus comentários até 26 de outubro. O Conselho considerou cuidadosamente as revisões publicadas e acreditamos que são um passo positivo em direção ao cumprimento de nossas metas de reforma de governança. Estamos publicando isso para que sejam transparentes para as comunidades antes da votação final da Diretoria para adotar as revisões e estaremos respondendo a perguntas sobre as revisões na página de discussão. Devemos considerar quaisquer edições sugeridas que promovam as necessidades e metas de governança do Conselho.

O estatuto revisado manteria a estrutura geral atual de assentos de curadores, com metade (8 de 16) proveniente de candidatos identificados por meio de processos de seleção da comunidade, um reservado para Jimmy como fundador e o resto (7 de 16) selecionado pelo Conselho diretamente. As revisões eliminariam a distinção entre curadores selecionados por afiliados e curadores selecionados por votação da comunidade. Isso oferece mais flexibilidade para ajustar os processos de seleção da comunidade, se necessário, embora também não exija nenhuma alteração de processo em particular. Esperamos discutir possíveis mudanças com nossas comunidades no início de 2021.

Formulário de avaliação de candidato ao conselho

Além de aumentar o tamanho, o Conselho está considerando maneiras de melhorar nosso processo geral de seleção de curadores. O Comitê de Governança da Diretoria (BGC) elaborou uma rubrica de candidato à Diretoria como uma ferramenta para mostrar e ajudar a avaliar os candidatos eficazes relevantes para a Diretoria. A rubrica ainda é um rascunho, e queremos ouvir o que todos vocês acham que está faltando, super-representado, confuso ou poderia ser melhorado. O objetivo da rubrica não é apenas nos ajudar a avaliar possíveis curadores, mas também comunicar de forma clara e aberta como estamos avaliando os candidatos. Agradecemos sua contribuição até 26 de outubro.

Impacto no processo de seleção de administrador adiado

Após o desenvolvimento da rubrica, trabalharemos para melhorar ainda mais a seleção de candidatos à diretoria, adaptando os processos de seleção de curadores da comunidade para preencher 8 cadeiras em vez de 5. Quaisquer mudanças nos processos de seleção atuais serão precedidas pelas discussões necessárias com as comunidades afetadas. Planejamos iniciar essa discussão no início de 2021. Assim que o novo processo for desenvolvido, ele será usado para selecionar todos os curadores da comunidade daqui para frente.

Reconheço que atrasos e progresso lento podem ser frustrantes e até confusos. Não acho que ninguém — comunidade, diretoria ou equipe — esteja completamente satisfeito com a situação em que nos encontramos atualmente. Como todo mundo, estamos fazendo o nosso melhor para responder aos desafios de 2020. Existem muitas demandas urgentes competindo pelo tempo e atenção de todos. Enfrentamos as difíceis tarefas de equilibrar metas e prioridades e alocar criteriosamente os recursos de que dispomos para trabalhar nelas. Continuamos empenhados em realizar o processo de seleção de curadores da comunidade no ano fiscal de 2020-21 da Fundação (julho a junho). Esse processo é muito mais trabalhoso do que muitos podem imaginar, levando meses de planejamento, preparação e execução. Para que o processo de seleção do curador da comunidade seja bem-sucedido, requer não apenas recursos para planejar, mas também a capacidade de participar da maior variedade possível de candidatos e eleitores da comunidade. Adiamos o processo em parte porque não tínhamos certeza de que teria essa participação necessária se tivesse acontecido no horário originalmente programado. Agradecemos a paciência e compreensão de todos enquanto fazemos o nosso melhor para levar este trabalho adiante de uma forma que leve em consideração o desejo de agir rapidamente e nossa responsabilidade de alcançar os melhores resultados possíveis.

Agradecemos antecipadamente a todos que dedicam seu tempo para participar de forma construtiva dessas conversas.

Cumprimentos,

antanana / Nataliia Tymkiv

Vice-presidente, Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation