Destaques da Wikimedia, agosto de 2015

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, August 2015 and the translation is 100% complete.



"Encuentro de Activistas Digitales de Lenguas Indígenas - Colombia 2015 - 3.JPG" by Diego F. Gómez, freely licensed under CC-BY-SA 4.0.; "Taipei_Wm2007_Guillaume.jpg" by Cary Bass, freely licensed under CC BY-SA 3.0.; "OrangeMoody-BubbleGraphCombined-Nolabels.jpg" by James Alexander, freely licensed under CC BY-SA 3.0.; "Coding da Vinci 2015 - Preisverleihung (18880680843).jpg" by Thomas Nitz/Open Knowledge Foundation Deutschland, freely licensed under CC BY 2.0.; "Wikimania Translathon 20150718 162444.jpg" by Amire80, freely licensed under CC BY-SA 4.0.; Collage by Andrew Sherman.

Estes foram os destaques do blog da Wikimedia em agosto de 2015.

Centenas de contas da Wikipedia em inglês de informáticos “black hat” bloqueadas depois de uma investigação.


Centenas de contas da Wikipedia em inglês de informáticos “black hat” se encontraram relacionadas durante uma investigação. O nomes dos usuários (verde) e a direcção IP (amarelo) foram removidas da imagem. Graph by James Alexander, freely licensed under CC BY-SA 3.0.

Após semanas de investigação os editores voluntários da Wikipedia em inglês anunciaram a 31 de agosto que eles bloquearam 381 contas de utentes por fazerem vandalismo nas suas edições. Além de bloquear estas contas "sockpuppet", um termo que se refere a múltiplas contas utilizadas em forma enganosa ou fraudulenta, os editores apagaram 210 artigos criados por estas contas. Com estas acções os editores voluntários têm tomado uma forte postura contra o apoio pago não revelado.

A caça ao Tirpitz


O coraçado alemão "Tirpitz" pouco antes de ser lançado ao mar. Quando este entrou em serviço em 1940, foi um dos maiores e modernos navios de guerra do mundo. Photo from the German Federal Archives, freely licensed under CC-by-SA 3.0.

O editor e administrador da Wikipedia, Nick Dowling tem escrito três artigos de fundo na Wikipedia em inglês a respeito das tentativas da Marinha Britânica de afundar o coraçado alemão Tirpitz durante a Segunda Guerra Mundial. Ele fala a respeito dos obstáculos que enfrentou e como os superou.

A minha vida como um wikipediano autista.


Guillaume sentado em uma banca. Photo by Cary Bass, freely licensed under CC BY-SA 3.0.

Faz dois anos, o editor da Wikipedia Guillaume Paumier descobriu que o se encontrava dentro do espectro do autismo. Conforme o que aprendeu mais a respeito dele mesmo e da forma em que o seu cérebro trabalhava, Guillaume começou a olhar para as suas experiências passadas através da lente do seu recém descoberto aspecto. Ele compartilhou pedaços do que tem aprendido no caminho a respeito dos seus sucessos, falhanços e muitas coisas que o confundiam no passado, em particular com respeito às suas experiências no movimento da Wikimedia.

Atualização das traduções de conteúdos da Wikimania 2015


Secção de tradução de conteúdos na Wikimania 2015 Photo by Amire80, freely licensed under CC BY-SA 4.0.

Wikimania 2015 A décima edição da reunião de Wikimedianos de todo mundo foi realizada recentemente na cidade do México. A equipa de engenharia da linguagem da Fundação Wikimedia participou nas sessões de Hackathon e Wikimania, apresentando várias palestras e duas oficinas de tradução. O enfoque primário foi o projecto de Tradução de Conteúdo, relacionar com os usuários, entender os seus problemas e sensibilizar a respeito desta nova ferramenta de criação de artigos.

A Tradução de Conteúdos está disponível como uma função beta para todos os usuários em todos os idiomas que tenham iniciado uma sessão na Wikipedia. Você pode seguir as instruções sobre como começar com a ferramenta. Ajuda adicional está disponível na secção de Perguntas Frequentes. Também convidamos aos participantes as nossas sessões de prova e você também pode nos ajudar a traduzir o UI mensagens para a Tradução de Conteúdos. Você pode enviar-nos comentários em a página de discussão do projecto.

Usando a Wikipedia para preservar línguas indígenas da Colômbia


O grupo de participantes. Photo by Diego F. Gómez, freely licensed under CC-BY-SA 4.0.

O Grupo de Usuários Wikimedianos da Colômbia reuniu este passado junho em Bogotá, Colômbia, para começar as discussões na Wikipedia de maneiras que se podem usar para documentar e partilhar línguas indígenas no país. Falantes de línguas indígenas vieram de todos os locais da Colômbia para compartilhar as suas experiências, conhecimento, e recursos para ajudar.

Os participantes debateram o impacto que a Wikipedia poderia ter nas línguas indígenas da Colômbia, incluindo o uso do site como maneira de ajudar gerações mais jovens de falantes de línguas indígenas a terem acesso aos artigos e mídias nas suas línguas maternas. Isto ajudaria a ligar o vazio entre as línguas indígenas e a educação, onde o espanhol domina a sala de aula como a língua falada.

Onde a herança cultural obtém um vida digital


Codificando da Vinci destacou 20 projetos diferentes e forneceu 600,000 ficheiros para a Wikimedia Commons. Photo by Thomas Nitz/Open Knowledge Foundation Deutschland, freely licensed under CC BY 2.0.

Uns 600 000 arquivos livres adicionais estão agora disponíveis para uso no Wikimedia Commons graças a Codificando da Vinci, um hackathon cultural de dados recente que se realizou em Berlim no Museu Judeu. Estes variam de filmes antigos e centenários a registos de pianos mecânicos, fotografias da Segunda Guerra mundial, digitalizações de flores secas , e outra arte e património, tudo obtido de museus alemães, arquivos, e bibliotecas.

Andrew Sherman, Digital Communications Intern, Wikimedia Foundation