Destaques da Wikimedia, março 2014

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, March 2014 and the translation is 100% complete.

Destaques a partir do Relatório Fundação Wikimedia e relatório de engenharia Wikimedia para março de 2014, com um seleção de outros eventos do movimento Wikimedia importantes

Wikimedia Foundation destaca

Screenshot de uma hovercard (uma prévia do artigo en:Claude Monet apresentado em en:Camille Doncieux)

Previews Hovercards espetáculo artigo: Novo recurso Beta

Hovercards são breves previews de um artigo da Wikipedia ou outra página wiki, exibido quando o leitor passa o mouse sobre um link para essa página. A pré-visualização consiste no caput e primeira imagem do artigo. Os usuários podem ativar esse recurso, fazendo login em sua conta e clique no link "Beta" no canto superior direito. Hovercards foram inspirados pelo popups de navegação dispositivo utilizado por muitos Wikimedistas experientes na Wikipedia Inglês e em outros lugares, e modificar a idéia de torná-lo mais adequado para os leitores casuais.

Atualização Tipografia: Um novo olhar para o texto em sites da Wikimedia

No final de março, uma atualização para a tipografia na versão desktop do sites da Wikimedia foi anunciado. A atualização tipografia é baseado em quatro requisitos:. 1. Legibilidade, 2 uma aparência consistente em vários dispositivos, 3 disponibilidade das fontes em várias plataformas (Mac OS X, Windows, Linux e sistemas operacionais móveis), e 4 de acessibilidade (mesmo para os leitores com deficiência visual).

A mudança mais visível é que os títulos estão agora exibido em uma fonte serif, em vez de uma fonte sans-serif. Entre as outras modificações: A cor do texto é agora um cinza muito escuro em vez de preto puro, enquanto que a cor de fundo manteve-se o branco puro. Além disso, o tamanho da fonte corpo foi aumentado.

As mudanças foram programado para ser lançado em abril, com ajustes com base no feedback do usuário.

Sue Gardner discutir a proposta WMF FDC

Projecto plano anual publicado para feedback da comunidade e da FDC

Em março, a Fundação trabalhou para preparar o seu plano anual de 2014/15 para publicação em forma de projecto, como um proposta para o FDC Divulgação (Fundos Comitê). O feedback da FDC eo período de análise da comunidade (1 abril - 30 abril) será tidos em conta enquanto o plano está sendo finalizado. Como parte da proposta FDC, a Fundação publicou um novo visão abrangente, o trabalho contínuo a longo prazo que o pessoal WMF e empreiteiros estão realizando em apoio aos projetos da Wikimedia.

Dados e Tendências

Visitantes únicos globais para Fevereiro:

'474 Milhões '(-4,28% em comparação com janeiro, -1,83% em relação ao ano anterior)
(dados comScore para todos os projetos da Wikimedia Foundation; comScore irá liberar dados de março depois, em abril)

Solicitações de página para março:

'21 .042 Bilhões '(+0,2% em relação a fevereiro, -2,3% em comparação com o ano anterior)
(dados log do servidor, todos os projetos de conteúdo da Wikimedia Foundation, incluindo o acesso móvel, mas excluindo Wikidata e a página do portal principal Wikipedia.)

Editores de registro ativo para Fevereiro 2014 (> = 5 edições mainspace / mês, excluindo bots):

75,958 '(-6,80% em comparação com janeiro / -2,06% em relação ao ano anterior)
(dados do banco de dados, todos os projetos da Wikimedia Foundation.)

Report Card (que integra vários dados estatísticos e tendências sobre os projetos WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

( Definições)

Financials

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia acumuladas no ano vs Planejado até 28 de Fevereiro de 2014
Wikimedia Foundation Acumulado Despesas por Funções a partir de 28 de fevereiro de 2014

(As informações financeiras só está disponível até fevereiro de 2014, o tempo deste relatório.)

Todas as informações financeiras apresentadas é para o mês-To-Date e Ano-To-Date 28 de fevereiro de 2014.

receita 39 242 310
Despesas:
 Grupo de Engenharia 10 750 112
 Grupo de Arrecadação de Fundos 2 739 036
 Grupo de Atribuição de Verbas 1 078 075
 Grupo Programas 1 205 135
 Subsídios 3 887 562
 Grupo de Governança 469 783
 Grupo de Direito/Advocacia Comunitária/Comunicação 2 425 548
 Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração 4 542 676
Total das despesas 27 097 927
excedente total (12 144 383)
em dólares norte-americanos
  • Receita para o mês de fevereiro é de US $ 1.07MM contra plano de US $ 0.01mm, de aproximadamente US $ 1,06 mm ou 18.244% em relação ao plano.
  • Receita Ano-to-date é de R $ 39.24MM contra plano de US $ 45.05MM, aproximadamente US $ 5.81MM ou 13% no âmbito do plano
  • Despesas para o mês de fevereiro é de US $ 4,35 contra plano de US $ 4.41MM, cerca de US $ 63K ou 1% de acordo com o plano, principalmente devido a menores despesas com pessoal, despesas de capital, hospedagem internet, serviços contratados de fora, e as despesas de viagem, parcialmente compensados ​​pelo aumento legal taxas, subsídios e taxas de processamento de pagamento.
  • As despesas de Ano-to-date é de R $ 27.10MM contra plano de US $ 31.80MM, aproximadamente US $ 4.70MM ou 15% sob o plano, principalmente devido a menores despesas com pessoal, despesas de capital, hospedagem internet, taxas legais, taxas de processamento de pagamento, despesas de desenvolvimento de pessoal, e despesas de viagem parcialmente compensado por serviços de maior fora dos contratos, concessões, e taxas de recrutamento.
  • A posição de caixa é de R $ 52.44MM partir de 28 de fevereiro de 2014.
Vídeo das mensais métricas da Wikimedia Foundation e atividades de reunião que cobrem o mês de março (3 de abril de 2014)

Outros destaques do movimento Wikimedia

Imagem do Ano 2013

Imagem do Ano de 2013

O resultados do "Picture of the Year 2013" vote no Wikimedia Commons foram anunciados em março. 952 fotos em destaque a partir de 2013 foram elegíveis para o prêmio. Em duas rodadas, 4070 usuários votaram em sua imagem favorita, estabelecendo um novo recond em participação. A imagem vencedora, pelo alemão Wikimediana Stefan Krause, é uma ilustração artística que mostra uma lâmpada com filamento porque sua queima oxigênio entrou através da superfície rachada da lâmpada.

Wikimedia Rússia alcança mudanças nas leis de direitos de autor russo

Em 12 de março, foi assinada em lei que beneficiará projetos Wikimedia várias alterações no código civil russa. Eles incluem uma base jurídica para as licenças livres que permitirão editores da Wikipedia para melhor defender o seu autores dos autores direitos e liberdade de panorama regra para objetos em locais públicos (como edifícios ou jardins), o que permitirá a recuperação de centenas de imagens no Commons que tiveram de ser eliminado mais cedo. O capítulo Wikimedia russo tinha vindo a defender para tais mudanças desde 2009.

See also