Jump to content

Comunidade

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Community and the translation is 100% complete.

Esta página é sobre a comunidade, sobre as interações entre os utilizadores através dos projetos wiki. Antigamente, esta página era aberta com a pergunta “A Wikipédia é realmente uma comunidade?” Agora, a situação é muito mais ampla.

Este diagrama obsoleto mostra projetos não-Wikipédia como parte da comunidade Wikipédia. Ele é obsoleto porque tais projetos atraem usuários que não são do projeto, e usuários que contribuem muito mais para esses projetos do que para a Wikipédia são desencorajados.


Esta é uma tentativa para mostrar uma comunidade da Wikimédia dividida em diferentes projetos, talvez ignorando que alguns utilizadores contribuem para vários projetos.
Utilizadores de enwiki, dewiki e frwiki efetivamente detêm a eleição do Conselho de 2004. Clique na imagem para ampliar.

Perigo físico

Uma alegação inicial foi que a Wikipédia não é uma comunidade porque não partilha o risco corporal. Os pseudónimos e os endereços de IP não correspondem a pessoas reais; é improvável que uma comunidade possa ser criada com pessoas virtuais. Talvez como os projetos que não são da Wikipédia também permitem pseudónimos e endereços de IP, eles têm a mesma situação.

Uma ideia para a Wikipédia é criar uma enciclopédia livre juntos através do objetivo comum de criar uma enciclopédia livre. No entanto, uma comunidade vai além da simples partilha de uma visão simplificada e inclui valores comunitários comuns. Em 2012, a Wikipédia em inglês parece ter valores comuns também: assuma boa fé, sem ataques pessoais, disputas NPOV, e modelos de discussão dos utilizadores Wikinotícias também tem estes quatro atributos, mas não da mesma maneira. Em projetos que não são da Wikipédia, não são Wikinotícias, disputas NPOV e modelos de discussão dos utilizadores parecem ser muito menos importantes.

Talvez a Wikipédia e a Wikinotícias sejam mais como famílias do que comunidades. Não se escolhe uma família, mas se pertence a ela. No entanto, uma família é uma ideia cultural que varia em todo o mundo, então este parágrafo pode ser incompreensível para algumas pessoas.

Alguns utilizadores continuam incomodados com a noção de que os Wikimedianos não podem constituir uma comunidade porque não partilham riscos corporais. Se considerarmos apenas os Wikimedianos que são humanos, todos fazemos parte de pelo menos uma comunidade: a comunidade humana. Agora mesmo, todos nós estamos a partilhar os riscos de sermos feridos ou mortos, por guerra, AIDS ou por poluição atmosférica. Em termos biológicos, uma comunidade é um grupo de uma espécie vivendo junto e fortemente inter-relacionado. Comunidades causam uma mistura de benefícios e desvantagens; comunidades são estáveis ​​quando, ao longo do tempo, tanto a comunidade inteira quanto os indivíduos que a compõem se beneficiam. Diversidade e comunalidade desempenham papéis numa organização.

Wikilivros e partição

Wikilivros é um caso complexo. O projeto divide-se em vários projetos de livros autónomos. Wikilivros em inglês, em particular, carece de um mecanismo para repelir novos projetos de livros que estão fora do escopo do Wikilivros, fornecido por uma política oficial aplicada.

Wikisource gosta de uniformidade: um padrão único de Modelo de cabeçalho em inglês A Wikisource apresenta a maioria dos textos.

A comunidade da Wikipédia pode tornar-se numa comunidade da Wikimédia?

Já é assim. Por exemplo, temos Channel cloaks do IRC para diferentes projetos da Wikimédia, e também temos "wikimédia/" cloaks. Pelo menos no Freenode, nós podemos ter uma comunidade da Wikimédia.

Consultar também