Fundraising 2011/FAQ/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
Fundação Wikimedia – FAQ - Perguntas frequentes

To the english proofreaders the link2 means that a proper link must be used for the Pt version

Em poucas palavras, o que é Wikipédia? E o que é a Wikimedia?[edit]

A Wikipédia (wikipedia.org) - é a maior e mais popular enciclopédia mundial. Está conectada à Internet, permite acesso gratuito sobre qualquer assunto e não tem anúncios. A Wikipédia contém mais de 19 milhões de artigos escritos por editores voluntários em mais de 276 línguas e é visitada por mais de 400 milhões de pessoas mensalmente, o que faz dela um dos websites mais populares do mundo.

É uma criação colaborativa que tem sido aderida e editada por milhões de indivíduos durante os últimos dez anos: qualquer pessoa pode editar em qualquer momento. Tornou-se a maior coleção de conhecimento partilhado na história da humanidade. As pessoas que a apoiam estão unidas pelo amor ao conhecimento, a curiosidade e cientes que sabemos muito mais juntos do que sozinhos.

A Wikimedia Foundation é uma organização sem fins lucrativos que apoia a Wikipédia e outros projetos de conhecimento livre. Em conjunto, estas páginas são o quinto website mais visitado do mundo. A Wikimedia Foundation é uma organização sem fins lucraticos com escritórios em São Francisco, Califórnia, EUA e está isenta do pagamento de impostos (desde abril de 2005) segundo a seção 501(c)(3) do US Internal Revenue code, que a reconhece com o status de organização de caridade. Veja o documento de isenção de impostos e nossos relatórios financeiros.

A nossa missão é capacitar uma comunidade mundial de voluntários a recolher e desenvolver o conhecimento mundial e torná-lo disponível a todo o mundo gratuitamente, para qualquer propósito. Trabalhamos juntos num conjunto de agências em diferentes países para atingir esse objetivo.

Para onde vai o dinheiro que doo à Wikimedia?[edit]

O dinheiro das suas doações paga o salário dos empregados e os custos com tecnologia. Mesmo que a Wikipédia e os projetos irmãos atinjam 400 milhões de pessoas por mês, só empregamos 79 pessoas; Lista do pessoal.

A nossa equipe é dividida em três departamentos técnicos: tecnologia (operação dos websites e desenvolvimento de software); comunicação (divulgação pública, relação com leitores e programas comunitários, recolhimento de fundos), e desenvolvimento global (apoiar programas das agências e aumentar mundialmente a Wikimedia). O restante da equipe trabalha na gestão, finanças e administração, que inclui a proteção legal do nosso trabalho. Os donativos também servem para pagar os servidores, aumentar a largura de banda e hospedagem na Internet, o que nos permite manter os diferentes projetos da Wikimedia funcionando e espalhando-se. Se fizer uma doação a uma agência local, apoiará não só a Wikimedia Foundation como as atividades no seu país.

Acima de tudo, a Wikimedia Foundation existe para apoiar e desenvolver a vasta rede de voluntários que escrevem e editam a Wikipédia e os projetos irmãos - mais de 100.000 pessoas espalhadas pelo mundo.

Onde posso encontrar mais informações financeiras?[edit]

O relatório financeiro anual da Wikimedia Foundation 2009-2010 cobre o ano fiscal anterior (1 de Julho 2009 a 30 de Junho 2010) com uma previsão do próximo. Este é o nosso terceiro relatório anual. É um resumo do balanço financeiro da organização, programas de actividades, objetivos e realizações.

O plano anual 2011-2012 é o orçamento para o ano fiscal corrente. Contém um resumo dos objetivos globais, detalhes financeiros de gastos e receitas, informações detalhadas e análise de riscos.

Clique na imagem para obter uma cópia do Relatório Anual e do Plano Anual.

2009–2010 Annual Report 435px

Download the 2009-2010 Annual Report:

Download the 2011-12 Annual Plan:


O que pensam fazer? Onde isto vai nos levar?[edit]

Como diz o fundador da Wikimedia, Jimmy Wales: "Imagine um mundo no qual qualquer pessoa pode, livremente, acessar todo o conhecimento humano."

Acreditamos nesta visão. Cada mês, mais de 400 milhões de pessoas de todo o mundo já usa a Wikipédia. Está disponível online, no seu celular, em DVD, em livros e muitas outras formas. A nossa aspiração é atingir a todos e continuar a fornecer continuamente mais e melhor informação.

Em 2010, baseado num importante processo apoiado pela comunidade, a "Wikimedia Foundation Board of Trustees" estabeleceu "objetivos grandes, difíceis , audaciosos" para a Wikimedia. Este link2; objectivos a cinco anos (PDF) inclui um aumento da cobertura mundial dos alvos da Wikimedia a um bilhão de indivíduos e artigos em número superior a 50 milhões. Também estamos pensando em aumentar e diversificar a participação, e aumentar a qualidade de todo o conteúdo da Wikimedia.

A Wikimedia não é uma organização tradicional. É um movimento mundial. O trabalho fundamental é feito por milhares de voluntários espalhados pelo mundo. Esta comunidade voluntária é apoiada por uma rede de organizações, com a Wikimedia Foundation em seu centro, trabalhando associadamente com agências geograficamente localizadas em 31 regiões ou países. É a nossa comunidade voluntária que nos permite conseguir tanto com tão pouco.

Estas são algumas das atividades em que estamos atualmente focados:

Wmf sdtpa servers 2009-01-20 34.jpg Funcionando com o quinto maior sistema Web do mundo Basicamente, a Wikimedia necessita de excelência operacional para poder continuar existindo. Em 2011, estamos trabalhando com algumas centenas de servidores em três centros diferentes. Enquanto nosso tráfego mundial continua a aumentar, o nosso objetivo é fornecer a melhor qualidade a todos, aumentar a confiabilidade dos servidores, e assegurar que toda a informação nos projetos da Wikimedia esteja segura.

Fotografia: Servidores da Wikimedia no centro de computadores na Florida

Wikipedia-Affinity.jpg

Fornecer aos voluntários da Wikimedia as melhores ferramentas possíveis A base tecnológica que torna a Wikipédia e seus projetos irmãos possíveis, o wiki, foi inventado em 1995. As coisas mudaram bastante desde aquela época. O projeto Wikimedia funciona com um software wiki de código aberto chamado MediaWiki, que desenvolvemos e melhoramos. O nosso objetivo é fazê-lo de tão fácil utilização quanto possível para a troca de conhecimento, e dar aos voluntários e leitores grandes ferramentas para acessarem e melhorarem a qualidade dos artigos. Em algumas áreas, estamos à frente e inovamos. No mínimo, devemos continuar atualizados com as tendências desse mundo virtual em constante mutação do qual fazemos parte. Por nosso software ser de código aberto, qualquer pessoa usá-lo e melhorá-lo.

Fotografia: Diagrama de afinidade criado baseado na utilização da Wikipedia

Desenvolver o recrutamento de recursos para novos voluntários A Wikimedia é feita de pessoas. Para aumentar a nossa comunidade mundial precisamos interessar as pessoas a fazerem parte dela, e ajudá-las nos primeiros passos. Para isso, desenvolvemos e mantemos uma biblioteca de recursos externos, como vídeos, cópias de telas, assim como um "como-fazer" e outras ajudas mais dirigidas, como as dedicadas a professores, bibliotecas, estudantes, etc. Veja a nossa biblioteca de recursos externos.

Vídeo: Voluntários da Wikimedia falam acerca das suas motivações; filmado na conferência Wikimania 2010 (mehor visualizado no Firefox)

Pelatihan Peserta di Universitas Mercubuana.JPG

Divulgação e eventos comunitários mundiais. Uma vez por ano, centenas de voluntários da Wikimedia reúnem-se na Wikimania, num local diferente cada ano. (Você deve vir! No verão de 2012 a Wikimania será em Washington DC, EUA. As agências das organizações da Wikimedia prepararam dezenas de outros eventos, concursos e conferências em todo o mundo. Alguns são destinados a recrutar novos voluntários, outros permitem à comunidade pensar sobre o seu trabalho, e como o fazer. Reconhecer o valor da união das pessoas pois elas são apaixonadas pela missão da Wikimedia tem sido essencial para o nosso sucesso.

Fotografia: Os participantes de uma competição estudantil "Libere o seu conhecimento" na Indonésia, escutam uma apresentação introdutória (2010).

Backstage Pass at the British Museum 18.jpg

Parceria com instituições culturais. Galerias, bibliotecas, arquivos e museus protegem, poêm à disposição, a história do mundo, a cultura e o conhecimento. A missão deles é servir e informar o público, tal como a Wikimedia. Temos parcerias muito bem sucedidas com instituições culturais em todo o mundo - não só trabalhando com eles para fazer reproduções digitais disponíveis de graça, mas também melhorando os artigos da Wikipédia e outros conteúdos relacionados com as suas coleções e arquivos. As agências Wikimedia estão desempenhando um papel de liderança na organização de conferências e reuniões orientadas no setor cultural, e execução de parcerias.

Fotografia: Voluntários da Wikipédia num "backstage pass" manifestação organizada pelo Museu Britânico (2010).

IndianaPPIclass.jpg Trabalhar com o setor da educação. Na era da Web aberta há a possibilidade de projetos de estudantes serem mais do que meros exercícios. Alguns professores pioneiros nessa ideia, há muito que designaram fazer artigos para a Wikipédia como um trabalho de curso. Todos ganham: os alunos obtêm audiência do trabalho efetuado, os professores motivam os seu estudantes positivamente, e os leitores têm melhores artigos. As agências da Wikimedia também influenciaram as escolas a desenvolverem a compreensão da mídia e a promover a utilização responsável da Wikipédia nas salas de classe.

Fotografia: Estudantes da Universidade de Indiana no Seminário de Desenvolvimento da Economia Urbana, de Barry Rubin, estão melhorando artigos na Wikipédia como parte do trabalho acadêmico.

PSP using the new interface for Wikipedia mobile - 2.jpg

Fornecer acesso à Wikipédia em qualquer lugar. O próximo bilhão de pessoas a descobrir a Web deve fazê-lo em seus celulares, alguns mesmo sem nunca ter tocado num computador portátil. Precisamos ter a certeza que as nossas páginas Web e serviços funcionam tanto num como noutro sistema e mesmo em aparelhos lentos. Uma versão de celular está no começo e continuará progredindo (incluindo para além do só ler). E para as pessoas sem Internet ou com ligação intermitente, estamos desenvolvendo cópias de Wikipédia para serem inteiramente utilizáveis sem estar online, incluindo projetos como o WikiReader, leitores "offline" para computadores e "smartphones", assim como versões impressas do conteúdo da Wikimedia.

Fotografia: versão móvel da Wikipédia rodando num "PlayStation" - e no seu smartphone.

QOTW 12-21.png

Informar os decisores com fatos e dados. Quadros analíticos, investigações, experiências e previsões são essenciais para se tomar as boas decisões num meio ambiente complexo como o da Wikimedia. O Quadro relatório da Wikimedia e o Portal estatístico fornecem reconfortantes e atualizadas análises que nos ajudam a compreender o impacto do nosso trabalho. A Estratégia da Wiki é um espaço público de planejamento onde são analisadas as tendências a longo prazo. Os Projetos de investigação fornecem-nos análises em profundidade e experiências, apoiadas pelo Comité de investigação. Nós precisamos de dados - o que você esperaria de pessoas como nós que gostamos de trabalhar numa enciclopédia virtual?

Ilustração: Projeções relacionadas com a possibilidade de uma edição de linguagem madura, útil em diferentes segmentos da população mundial.

A Wikimedia Foundation não é uma "startup" que desaparecerá dentro de poucos anos. Estamos aqui para ficar. Tudo o que fazemos tem por objetivo fornecer, a você, e ao resto do mundo, um acesso grátis e imediato ao conhecimento mundial. Junte-se a nós!

Que projeto quer apoiar?[edit]

A Wikimedia Foundation mantém a Wikipédia, uma enciclopédia online e um dos cinco webstes mais visitados do mundo. Desde a fundação da Wikipédia em janeiro de 2001 e a incorporação da Wikimedia Foundation em 2003, o nosso crescimento tem sido impressionante. A Wikipédia em língua inglesa, o nosso primeiro projeto, atinge hoje mais de 3 700 000 artigos. Com todas as línguas da Wikipédia somadas, há mais de 19 000 000 de artigos.

Além da Wikipédia, a Wikimedia Foundation também mantém:

  • Wikimedia Commons, um repositório de mais de 10 500 000 imagens, vídeos e arquivos de áudio de utilização livre.
  • Wikilivros, um projeto para criação gratuita de livros-texto.
  • Wikicionário, um dicionário multilínguas.
  • Wikifontes, uma biblioteca de textos fontes que contem mais de 722 000 páginas revistas em 49 línguas.
  • Wikinotícias,, um website com notícias que todos podem editar.
  • Wikiversidade, uma plataforma de ensino interativa.
  • Wikicitações, uma coleção de citações
  • Wikiespécies, atualmente só em inglês, é projeto destinado a listar espécies de seres vivos

Lideramos e apoiamos o desenvolvimento do MediaWiki, o software wiki de código aberto que está por detrás de todos os nossos sítios Web públicos. Ajudamos a organizar eventos de divulgação e comunicação para encorajar pessoas a contribuírem nos nossos projectos, e fornecemos cópias para carregamento "offline" e arquivos de base de dados de conteúdo da Wikipédia.

A Wikimedia Foundation não tem nada a ver com o WikiLeaks.

Pode encontrar mais informações na página dos nossos projectos.

Como conseguem manter a Wikipédia aberta e cada vez com melhor qualidade?[edit]

Acreditamos que quanto maior o número de participantes, melhor a Wikipédia. Ao mesmo tempo devemos manter padrões firmes que fizeram a Wikipédia respeitada por cientistas, universidades, jornalistas e fundações.

Como funciona a Fundação Wikimedia?[edit]

A Fundação Wikimedia é composta por 302 empregados, chefiados pelo Director Executivo, Sue Gardner. O pessoal apoia o trabalho de centenas de milhares de voluntários que contribuem para o conteúdo dos projectos da Wikimedia. A Fundação Wikimedia também é apoiada por um sem número de voluntários que participam a comités, enquanto internos, ou numa base ad hoc.

O Conselho de Administração define as missões e visões da Fundação Wikimedia, revisa e ajuda a desenvolver os planos a longo prazo, fornecendo supervisão, e apoia os esforços da Fundação Wikimedia na angariação de fundos. É a última autoridade da organização da Fundação Wikimedia como o define o seu estatuto social. Ver as Wikimedia meetings ou as Wikimedia Board meetings. O conselho é parcialmente eleito pela comunidade de contribuintes ao projecto Wikimedia, e é apoiado por um Conselho Consultivo, presidido por Angela Beesley Starling.

Temos um escritório, em São Francisco, Califórnia (EUA), onde trabalha a maior parte dos nossos empregados. Todos os membros do conselho e restante pessoal trabalha fora.

Esforçamo-nos por trabalhar de uma maneira transparente e por isso publicamos as políticas chave e o relatório financeiro.

Em que se baseia a Fundação da Wikimedia?[edit]

A Fundação da Wikimedia baseia-se principalmente nos daõs de centenas de milhares de indivíduos, mas também em algumas subsídios e doações de servidores e locais de armazenagem por parte dos link2: parceiros e benfeitores.

A Fundação da Wikimedia recebe doacções de mais de 50 países. A médias dos dãos é bastante pequena, mas o seu número tem permitido o nosso sucesso. As pessoas contribuem durante o ano, mas a Fundação da Wikimedia efectua anualmente e formalmente uma pedido de fundos.

Não pensamos fazer anúncios para recolher fundos

A Fundação da Wikimedia tem o estatuto de isenção de taxas 501(c)(3) nos EUA. As doações feitas noutros países podem por vezes também estar isentos de taxas. Veja link2; deductibility of donations para mais detalhes. [llink to Ways2Give; Clique aqui]] para se informar como pode fazer uma doação via PayPal, MoneyBookers ou por envio postal. Para todos os outros tipos de doações, por favor, contacte-nos para donatewikimedia.org .

Que soma pensam recolher?[edit]

O plano 2011-12 prevê uma recolha de 29.5 milhões de USD, um aumento de 24% em relação à previsão do plano 2010-12 de 23.8 milhões.

Pode encontrar mais detalhes acerca das nossas finanças no link2; relatório financeiro. Aqui encontra-se link2; Plano 2011-12 (PDF) assim como a página relacionada com as link2; Pt_FAQ.

Quem mais os apoia nos vossos objectivos[edit]

A maior parte dos nossos fundos provêem de particulares - pessoas como vossê. Também recebemos subsídios por parte de comunidades e fundações privadas, assim como apreciáveis contribuições de corporações. Esses daões podem ser vistos na páginas das benfeitores.

Onde me posso informar ainda mais acerca das últimas actividades?[edit]

Em relação ao ano fiscal 2009-20, queira descarregar o Relatório Anual 2009-12 (PDF) de 5.0 MB

Se se quer informar regularmente acerca da Wikimedia, recomendamos-lhe as seguintes fontes:

Como posso contribuir?[edit]

Para fazer uma doação visite a nossa link2; Pt_relolha de fundos. Pode fazer um dão usando a maior parte dos cartões bancárias (VISA, Mastercard, Discover ou American Express), PayPal, Moneybookers, transferência bancárias, ou enviando um cheque à Fundação Wikimedia. As nossas opções de doação aceitam quase todas as moedas.

Posso fazer uma transferência mensal[edit]

Pode sim. A Fundação Wikimedia aceita as transferências mensais - pode assinar indo a link2; esta página. As doações mensais são processadas por PayPal, mas podem ser fundadas usando qualquer método de pagamento aprovado, incluindo os cartões de crédito. Será-lhe pedido para criar uma conta PayPal. Os daõs recorrentes têm lugar uma vez por mês, no dia da sua escolha e efectuam-se durante doze meses. No décimo segundo mês receberá uma notificação perguntando-lhe se quer continuar a fazer o pagamento mensal. Na negativa, não faça nada. O dão não é activado automaticamente. Se no entanto quiser continuar a apoiar-nos deve seguir as instruções que lhe serão fornecidas.

Os senhores podem anular a minha transferência mensal?[edit]

A Fundação Wikimedia não pode anular o seu dão junto ao banco, é vossê que deve informar PayPal de o fazer - veja PayPal para instruções actualizadas.

O que acontece se eu tiver de anular a transferência mensal?[edit]

Sabemos que as circunstâncias podem mudar. Se precisar de anular o seu dão mensal, ligue-se a PayPal procure a "subscription creation", clique em "details", e clique então em "cancel subscription". Não será mais debitado mensalmente. Na alternativa, pode cancelar contactando a Fundação Wikimedia por e-mail (givingwikimedia.org) dando o seu nome, direcção e-mail, e um número de telefone (para o podermos informar que foi cancelado).

Para onde devo mandar cheques[edit]

Envie os cheques para :

Wikimedia Foundation, Inc.
P.O. Box 894879
Los Angeles, CA 90189-4879
EUA
N.B.: os dãos por cheque são tratados directamente pela Citibank em Los Angeles

Preferimos cheques em USD, feito junto de uma conta bancária nos EUA. Os cheques noutra moeda que o USD, ou de bancos fora dos EUA, podem ser muito dispendiosos a encaixar, o que reduz o valor da sua oferta. Se não tiver uma conta bancaria nos EUA, pode valorizar o seu presente fazendo a oferta através de cartão de crédito, PayPal ou transferência electrónica.

Para onde devo enviar formulários, cartas ou qualquer outro material para a Fundação Wikimedia?[edit]

Por favor envie a correspondência, incluindo as aplicações de Deduções PayPall e ?? Cheques de Presente ?? para a seguinte caixa postal:

Wikimedia Foundation, Inc.
P.O. Box 894879
Los Angeles, CA 90189-4879
EUA
N.B.: os dãos por cheque são tratados directamente pela Citibank em Los Angeles

Posso fazer uma doação de acções à Fundação Wikimedia?[edit]

A Fundação Wikimedia aceita doação de acções. Pode fazer a transferência de doação de acções do seu banco ao nosso fornecendo-lhe o nosso nome, conta e DTCC número de "clearing".

Wikimedia Foundation, Inc.
Smith Barney
Investment account number: 546-0356C-14-782
DTCC Clearing account number: #0418

As minhas doações são redutíveis de taxas?[edit]

Por favor consulte a link2; Lista de países para detalhes de redução de taxas

Se fizer uma doação, como obtenho o recibo de taxa?[edit]

Se fizer o doação por PayPal ou cartão de crédito, receberá o recibo de taxa pelo e-mail, desde que a sua direcção electrónica figure na doação. As doações por cheque superiors a 50 USD recebem um recibo de taxa por e-mail, se nos fornecer a direcção. Também pode pedir o recibo de taxa escrevendo-nos para giving@wikimedia.org (por favor inclua o seu nome , o método utilizado para a doação e o montante).

Posso fazer uma doação para ser utilizada num objectivo bem determinado?[edit]

As ofertas caritativas nos EUA, incluindo a Fundação Wikimedia, devem respeitar os pedidos específicos dos doadores. Isto quer dizer que se especificar onde quer que vá o seu dão, nós ou fazemos segundo o seu pedido ou na impossibilidade de o fazer devolvemos o dão. Mas antes de se decidir a fazer isso, por favor pense que doações não restritivas são muito fáceis de gerir. Qualquer restrição impõe encargos administrativos e planificação de custos, e aumenta a gerência interna.

Porque existe uma doação mínima?[edit]

A doação mínima é de 1 USD. Recebemos pequenas doações de pessoas que não têm muito dinheiro, e nós ficamos muito, mas mesmo muito gratos por tal acção. A verdade é que se o dão é um importante para si, também o é para nós. Mas, não é raro que pessoas façam pequenas doações só para verificarem se um cartão de crédito roubado funciona. Tipicamente essas pessoas usam um montante muito baixo para esse género de teste: pensamos que 1 USD os pode intimidar nessa acção.

O que posso fazer para divulgar a vossa acção?[edit]

Espelhe a informação da maneira que achar melhor. Fale de nós junto doa amigos e familiares. Diga-lhes o que a Wikipedia significa para si. Pergunte-lhes e se utilizam dela, e na positiva o que é que isso represente para eles. Use o seguinte texto como assinatura no final do vosso correio electrónico:

Criamos a maior colecção de conhecimento partilhado no mundo. Ajude a proteger a Wikipedia. Faça um dão em http://donate.wikimedia.org

Qual é a política de privacidade do doador?[edit]

Tomamos muito a sério a protecção da privacidade dos dãos. Por favor consulte link2: Política de privacidade de dãos par mais detalhes. Em resumo, nós não partilhamos, vendemos, ou comerciamos a vossa direcção electrónica com ninguém.

Como posso contactar a Fundação?[edit]

Se ainda tiver dúvidas ou perguntas a fazer-nos, sinta-se à vontade para nos contactar. Em relação a dons pode enviar um e-mail a giving@wikimedia.org.

Para qualquer outro assunto consulte a página em inglês Contacte-nos.

Translation instructions
  • For pages marked "Missing" or "In progress", click the page title and start translating. When you are done, click "edit status" and change the status to proofreading.
  • For pages marked "Needs updating", compare the page to the source page and update the translation accordingly. When you are done, click "edit status" and change the status to proofreading.
  • It is important to have someone else proofread the translated page! If you have proofread a page and it is ready for publication, click "edit status" and change that page's status to ready.
  • If you are changing something that has already been published, change its status back to ready for it to be published again.

If you have any questions or feedback regarding the translation process, please post them here. Translation FAQ