MediaWiki

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page MediaWiki and the translation is 100% complete.
Nota: o nome "MediaWiki" geralmente é confundido com muitos outros nomes semelhantes; consulte o glossário para suas definições.

MediaWiki é um software wiki, lançado sob a GPL, que é usado pelos projetos da Wikimedia e outros. É uma implementação de uma wiki, uma piscina de conteúdo que qualquer pessoa pode editar livremente. É desenvolvido usando o Phabricator, nossa instância do Phacility phabricator.

MediaWiki 1.41.1 é a última versão estável, e é recomendado para aqueles que executem serviços para terceiros. Aqueles que executam seus próprios servidores devem atualizar por razões de segurança. Special:Version mostra a versão em que um site está sendo executado. Você pode brincar na Sandbox local para ver esta versão em ação.

MediaWiki 1.41.1 está disponível para baixar em MediaWiki.org, um site que também é responsável pela documentação do software. MediaWiki 1.43.0-wmf.2 (ce9d259) está atualmente em execução em todos os sites da Wikimedia. Os usuários de terceiros provavelmente não devem executar as versões alpha/beta do MediaWiki em servidores acessíveis ao público no momento.

Sobre

Seção de desenvolvimento técnico

Diversos

Técnico

Versões

Veja Version lifecycle para as versões atualmente suportadas do MediaWiki.

Dump da base de dados

Para baixar os dumps dos artigos da Wikipédia, veja Wikipedia:Database download. Para obter uma descrição do formato e dos campos do banco de dados, consulte layout do banco de dados.

Para criar seu próprio dump de um site local MediaWiki, você pode usar o script dumpBackup.php encontrado no diretório de manutenção da sua instalação do MediaWiki.

Um exemplo de invocação para um backup completo pode se parecer com:

 php maintenance/dumpBackup.php --full > full.xml

As opções de linha de comando para dumpBackup.php são explicadas executando-o sem parâmetros, por exemplo:

 php maintenance/dumpBackup.php

No entanto, existem algumas opções extra não documentadas em seu código-fonte.

Veja também

MediaWiki.org wiki has a page about this at: