Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Postagens no blog/Wikimedia Summit 2019

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Blog posts/Wikimedia Summit 2019 and the translation is 100% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎العربية • ‎हिन्दी • ‎中文

Wikimedia 2030 na Cúpula Wikimedia 2019

Por Jason Krüger para Wikimedia Deutschland e.V. - Wikimedia Deutschland e.V., CC BY-SA 4.0

A Wikimedia 2030 e a construção do futuro do movimento Wikimedia estiveram no centro das atenções da Cúpula Wikimedia, que foi realizada em Berlim, Alemanha, de 29 a 31 de março de 2019. Cerca de 200 participantes das afiliadas da Wikimedia, da Fundação Wikimedia e de vários comitês reuniram-se com os membros de nove grupos de trabalho de estratégia de movimento para discutir nosso futuro, como avançamos na nossa direção estratégica, e garantir acesso a mais conhecimento para mais pessoas. Um foco central do evento deste ano envolveu as afiliadas no trabalho estrutural realizado até o momento pelos grupos de trabalho. Por meio de sessões interativas, fóruns de espaço aberto e rodadas de conversa, os participantes analisaram documentos de escopo que os grupos de trabalho haviam produzido e as principais perguntas que foram formuladas. Essas são as perguntas que precisam ser respondidas para descobrirmos quais mudanças estruturais devem ser feitas para construirmos o futuro que queremos.

“Estamos aqui para trabalhar de forma colaborativa no nosso futuro”

A Cúpula Wikimedia – antiga Conferência Wikimedia – é a reunião anual das afiliadas da Wikimedia, da Fundação Wikimedia e de três comitês da Wikimedia, e concentra-se na estratégia e governança do nosso movimento. Para essa finalidade, ela ofereceu a configuração perfeita para verificarmos e analisarmos que direção desejamos dar ao movimento.

Os discursos de abertura trouxeram uma perspectiva maior desde o início. A ministra do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Michelle Müntefering, reconheceu o trabalho dos Wikimedians na disseminação do conhecimento e falou sobre a importância de que perspectivas diferentes e diversificadas sejam refletidas nessa “nova biblioteca global democrática”. A diretora executiva da Wikimedia Foundation, Katherine Maher, foi direto ao ponto, afirmando que “estamos aqui para trabalhar de forma colaborativa no nosso futuro”, na presença do arquiteto de processos da estratégia de movimento, Kaarel Vaidla, e da gerente do programa de estratégia de movimento, Nicole Ebber, para falar sobre a estratégia de movimento e como usar o tempo na Cúpula incrementar o trabalho produzido até então.

Mergulhando no nosso movimento

Por Jason Krüger para Wikimedia Deutschland e.V. - Wikimedia Deutschland e.V., CC BY-SA 4.0

O que precisamos mudar para avançar na nossa direção estratégica e nos tornarmos o sistema de suporte essencial para todo o movimento de conhecimento livre? Como podemos tornar o acesso ao conhecimento aberto mais igualitário? E, igualmente importante, como podemos fazer isso de forma colaborativa? Essas perguntas e outras geraram discussões na Cúpula deste ano.

Os documentos de escopo, elaborados pelos grupos de trabalho e publicados antes do evento, deram o ponto de partida para as conversas. As perguntas orientadoras descritas em cada documento proporcionarão aos grupos uma compreensão mais profunda do nosso movimento. As respostas que eles produzirem serão usadas para criar recomendações para mudanças estruturais dentro do movimento Wikimedia.

A Cúpula Wikimedia foi a primeira oportunidade que os grupos de trabalho tiveram de discutir seu trabalho com as afiliadas da Wikimedia, uma das principais partes interessadas. Ela proporcionou um espaço interativo para grupos de trabalho e afiliados falarem sobre os desafios e as oportunidades do movimento. Além disso, deu aos grupos de trabalho a oportunidade de obter uma visão de primeira mão das afiliadas em áreas temáticas específicas e de começar a formular e compartilhar maneiras de avançar. Entre as principais ideias que surgiram da Cúpula estão a necessidade de se transformar a frustração existente em energia positiva; garantir que as pessoas estejam no centro do que fazemos; e criar parcerias e compartilhar recursos de forma eficaz e significativa.

O primeiro dia permitiu que os grupos de trabalho trabalhassem juntos, enquanto as afiliadas eram orientadas sobre como usar os documentos de escopo para iniciarem conversas sobre o nosso futuro e fazerem todas as perguntas sobre a função que elas podem desempenhar. O dia terminou com reuniões temáticas e um jantar nos escritórios da Wikimedia Deutschland.

Por Jason Krüger para Wikimedia Deutschland e.V. - Wikimedia Deutschland e.V., CC BY-SA 4.0

O segundo dia trouxe à tona as perguntas de escopo, com discussões animadas entre os grupos de trabalho e as afiliadas sobre como encontrar soluções para as perguntas preenchendo cada canto do local do evento. O Conselho de Curadores da Wikimedia encerrou o programa com as suas reflexões sobre o caminho rumo ao nosso futuro antes das festividades noturnas na badalada Villa Neukölln, localizada nas proximidades.

Após dois dias de discussões, geração de ideias e troca, o terceiro e último dia do evento se concentrou em como construir essas conversas e desenvolver as próximas etapas. Os grupos de trabalho incorporaram a contribuição que receberam no segundo dia e usaram isso para começar a elaborar um plano de ação para o desenvolvimento de recomendações para a mudança estrutural dentro do movimento Wikimedia. Os principais ouvintes Emna Mizouni (usuária do Wikimedia da Tunísia), Sunil Abraham (The Centre for Internet and Society) e Ryan Merkley (Creative Commons) encerraram o evento, reconhecendo o trabalho árduo que realizamos para chegar até aqui e oferecendo palavras de incentivo para nos levar adiante.

A Cúpula Wikimedia foi uma oportunidade para os participantes se conectarem com a estratégia para o nosso futuro. As afiliadas da Wikimedia puderam conversar com grupos de trabalho pessoalmente e sobre os seus documentos de escopo, o que ajudou a dar impulso nas formas como eles podem contribuir. O feedback incluiu a noção de que esse é um processo necessário e que estar na Cúpula fortaleceu as próprias ideias sobre o futuro do movimento e motivou as pessoas a levarem essas ideias de volta às suas próprias comunidades.

A Cúpula forneceu um espaço aberto para os grupos de trabalho progredirem em seu trabalho, e muitos dos grupos estavam se reunindo pessoalmente pela primeira vez. O formato presencial permitiu que as ideias fluíssem e gerassem sessões de trabalho duradouras e produtivas.

Dando impulso à Wikimania e mais

Por Jason Krüger para Wikimedia Deutschland e.V. - Wikimedia Deutschland e.V., CC BY-SA 4.0

Atualmente, os grupos de trabalho estão elaborando um plano de trabalho para sugerir recomendações sobre mudanças, mergulhar no conteúdo das suas áreas temáticas e pensar em que tipo de pesquisa eles precisam realizar. O plano é entregar as recomendações preliminares por volta da época da Wikimania em agosto.

Quer participar? Compartilhe as suas ideias!

Assim como nossos projetos, nós prosperamos com a contribuição de mais pessoas, ideias e perspectivas. O resultado é uma visão melhor de onde queremos ir e como chegamos lá. Precisamos da sua voz e do seu apoio.

Trabalhando em países e culturas, estamos reunindo contribuições de ideias sobre como deve ser o nosso futuro. E precisamos da sua ajuda. Junte-se a nós adicionando as suas ideias através das conversas on-line da comunidade, que estão acontecendo agora na Página Meta-Wiki, em vários idiomas, e também através da pesquisa. Nessa conversa on-line, você pode compartilhar as suas ideias e opiniões sobre soluções que tornarão o movimento Wikimedia pronto para o futuro.