The Wikipedia Library/1Lib1Ref/Recursos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page The Wikipedia Library/1Lib1Ref/Resources and the translation is 94% complete.

Eu quero editar

Por que devo participar?

How to add a citation; 1pager

A Wikipédia é uma parte valiosa do processo de todo pesquisador. Mais referências tornam a Wikipédia uma melhor ferramenta de referência. Junte-se a nós e faça uma pequena contribuição à soma de todo o conhecimento humano!

Como qualquer pessoa pode editar a Wikipédia, a comunidade da Wikipédia desenvolveu uma estratégia central para garantir a qualidade das informações em seus artigos: incluindo notas de rodapé para fontes confiáveis para permitir que os leitores da Wikipédia "verificabilidade" da informação. Essa estratégia ajuda a comunidade global de voluntários a trabalhar efetivamente para alcançar a visão da Wikipédia: criar "a soma de todo o conhecimento humano".

Leitores e editores que não se sentem confiantes com relação a uma informação em um artigo podem adicionar uma tag "carece de fontes" ao lado dessa declaração. Essas tags são semelhantes às perguntas de referência: membros do público solicitando pesquisas confiáveis para fazer backup das informações que estão lendo. Somente a Wikipédia em inglês possui mais de 380,000 citation needed statements.

Milhares de artigos precisam de mais referências; milhares de artigos na Wikipédia em português não têm nenhuma referência.[1] Imagine se todos os bibliotecários do mundo levassem 15 minutos para abordar um das citações necessárias! A Wikipédia reduziria bastante essas lacunas.

Você possui uma referência? Você pode fornecer uma citação para verificar uma declaração!

Você já encontrou uma referência para uma declaração em um artigo que não tem citação? Assista aos recursos abaixo para aprender como adicionar uma citação na Wikipedia.

Não sei como encontrar uma declaração marcada de citação necessária?

Você está em busca de uma declaração com tags de citação necessária? Não procure mais, assista aos recursos abaixo para saber como encontrar um artigo para adicionar uma referência na Wikipédia usando a ferramenta Citation Hunt.

Quer fazer mais?

Adicionar um link externo ou leitura adicional

Adicionar um link externo para outras leituras pode fornecer informações adicionais a um artigo. Visite nossa página de links externos e outras leituras para saber mais.

Eu quero organizar

Deseja organizar um evento # 1lib1ref na sua comunidade?


#1LIB1REF tem sido usado por muitas comunidades para recrutar novos membros, bem como integrar novos bibliotecários no espaço da Wikimedia. A abordagem da campanha é ter um grande impacto com pouco esforço, fornecendo etapas básicas para adicionar referências para melhorar os artigos de seu interesse na Wikipédia. Alavancar a organização da campanha pode ser uma oportunidade única para melhorar os tópicos temáticos preocupantes de seu país ou região. # 1LIB1REF é uma maneira poderosa de também resolver as lacunas existentes na Wikipédia, melhorando a confiabilidade e as fontes de informações existentes em comunidades descobertas ou sub-representadas. Abaixo estão alguns recursos que compartilham diretrizes gerais, bem como experiências destacadas de como a campanha foi organizada em diferentes partes do movimento.


Eu quero compartilhar

Você também pode participar da campanha estendendo o alcance da campanha por meio do compartilhamento dos recursos da campanha em seus círculos, nas mídias sociais, com sua instituição ou instituição vizinha. Vamos divulgar!

Não se esqueça de usar a hashtag #1Lib1Ref!