Training modules/Dealing with online harassment/slides/why-do-you-need-to-care-about-harassment/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Noções básicas: porque você precisa se preocupar sobre assédio?

O assédio on-line tem sido um problema há muito tempo, quase desde o lançamento da própria internet. As áreas da internet onde diversas pessoas convergem e se comunicam abertamente umas com as outras – por exemplo, fóruns, jogos com multijogadores e mídias sociais – são particularmente suscetíveis a isso. O assédio e o bullying (assédio moral) podem levar a angústia e depressão em pessoas sujeitas a essas coisas (pdf link). Em uma pesquisa publicada pelo Pew Research Center em 2014, quase três quartos dos adultos que usam a internet viram alguém ser assediado on-line de alguma forma. Duas em cada cinco pessoas vivenciaram isso pela primeira vez.

A cultura do assédio tem sido um dos principais criticismos da comunidade Wikimedia desde o seu início em 2001. Os pesquisadores do Palo Alto Research Center, em 2008, descobriram que editores menos ativos que fazem de duas a nove edições por mês estavam vendo suas edições serem revertidas até três vezes mais do que em 2004. Mas isso não se trata apenas de editores de baixo volume que enfrentam assédio – o contribuidor de longo prazo David Shankbone escreveu em 2008 que "se você se tornar um alvo na Wikipedia, não espere uma comunidade de apoio".

Quando tipos vulneráveis de usuários são alvos de assédio, isso pode levar uma falta de diversidade de editores e uma qualidade mais reduzida de conteúdo. Quando os usuários têm sua privacidade comprometida é provável que seu envolvimento com projetos on-line como a Wikipédia seja enormemente reduzido ou interrompido completamente.

A equipe de Suporte e Segurança na Fundação Wikimedia (encurtado para "SuSa") está trabalhando para aprimorar esses processos do nosso lado, mas a maioria das reclamações de assédio serão vistas pela comunidade primeiro. Pode ser complicado lidar com reclamações e casos de assédio complexos e sutis. Este módulo ajudará você a se preparar para as melhores maneiras de lidar com eles.