Wikimedia Foundation Annual Plan/2022-2023/Feedback Appendix/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2022-2023/Feedback Appendix and the translation is 89% complete.


Esboço do Plano Anual da Fundação Wikimedia 2022-2023

Durante o mês de abril, nós contatamos grupos de todo o movimento no esboço do planejamento anual da Fundação. Nós promovemos 11 conversas - quatro conversas com a equipe e sete com as comunidades - além de responder a comentários na página de discussão para o esboço do plano. Por meio destas ricas conversas, nós recebemos contribuições e feedback substanciais para cada uma das quatro metas delineadas no plano:

Meta Nº 1: Avançar a Equidade de Conhecimento trazendo um foco regional maior para nosso trabalho coletivo.

  • Entender desafios regionais únicos e como prover suporte
    • Ouvimos ao longo das conversas sobre desafios regionais específicos enfrentados por diferentes comunidades, o que sublinhou a necessidade de uma abordagem que pudesse reconhecer o contexto de diferentes regiões e o papel do suporte da Fundação ao juntamente a estruturas regionais adicionais. Nós também continuamos conversas sobre como esta abordagem poderia complementar os hubs regionais.
  • Compromisso contínuo com a descentralização
    • Voluntários também nos contaram que precisam identificar como as estruturas atuais do nosso movimento atual podem estar reforçando iniquidades de conhecimento e a necessidade de uma abordagem regional para levar isto em consideração. “Países fora dos EUA não são um apêndice.”

Meta Nº 2: Aprofundar nosso comprometimento com o Conhecimento como Serviço fortalecendo como priorizamos e alocamos apoio técnico e de produto para mais de 740 projetos Wikimedia, começando com o Wikimedia Commons e o Wikidata.

  • Dívida técnica e lidando com pedidos técnicos das comunidades
    • Durante as conversas com a comunidade, ouvimos de pessoas sobre a necessidade de suporte adicional para lidar com dívida técnica e para melhorar a responsividade a pedidos técnicos. Eles incluem pedidos técnicos em que voluntários podem ter começado a trabalhar para resolvê-los, mas que também requerem suporte da Fundação para implementar uma solução, dada a natureza colaborativa de nossos projetos.
    • Ouvimos sobre a necessidade de priorizar pedidos técnicos, e potencialmente alocar mais recursos dedicados para aposentar dívidas técnicas nos projetos.
  • Aumentando o suporte para o Wikimedia Commons
    • Vimos muito engajamento em duas sessões dedicadas sobre o Wikimedia Commons. Muitas pessoas destacaram questões práticas acerca de ferramentas de carregamento e a necessidade de um apoio de tecnologia mais consistente.
    • Pessoas falaram sobre a necessidade de criar uma experiência mais convidativa para novatos, com ferramentas e tutoriais mais intuitivos. “Temos confiança demais de que as pessoas vão encontrar a confiança e o suporte que precisam para conseguir contribuir significativamente.”
    • Aprendemos sobre as nuances e os riscos de tornar mais fácil carregar imagens no Wikimedia Commons dado um pouco da história recente.
    • Estas conversas também destacaram a necessidade de futuras conversas do movimento sobre o que o Commons deveria e não deveria fazer e seu papel dentro de um ecossistema maior, o da Wikimedia
  • Comprometimento contínuo com o acesso móvel
    • Muitos voluntários enfatizam a necessidade de experiências de leitura e contribuição em dispositivos móveis, especialmente para projetos fora da Wikipédia.

Meta Nº 3: Fortalecer a governança e saúde do movimento apoiando prioridades-chave como a Carta do Movimento, o Código Universal de Conduta e a implementação da estratégia de movimento.

  • As pessoas compartilharam suas percepções sobre a saúde e o esgotamento da comunidade nos últimos dois anos e sugeriram explorar meios adicionais de apoiar voluntários. Isso incluiu um foco em assédio e abuso nos projetos e apoiar os voluntários que são constantemente impactados por esta atividade.

Meta Nº 4: Melhorar o desempenho e a efetividade da Fundação melhorando nosso apoio de tradução/tradução simultânea, levantando métricas mais significativas para avaliar nosso impacto e elaborando serviços compartilhados para apoiar um ambiente de trabalho verdadeiramente global.

  • Estabelecer métricas para o sucesso
    • As pessoas compartilharam suas ideias de métricas para monitorar o progresso ao longo do movimento em questões-chave como a lacuna de gênero.
  • Multilinguismo como a melhor prática
    • Como um participante disse, “Multilinguismo deveria ser nosso superpoder!” Nós oferecemos interpretação simultânea em muitas das conversas com a comunidade como parte do compromisso do plano com a tradução e interpretação, e isso alimentou conversas sobre as limitações de se participar em questões do movimento, especialmente em espaços como o Meta, para falantes não-nativos de inglês. Pessoas apontaram que enquanto os projetos Wikimedia são alguns dos espaços mais multilíngues da internet, a maior parte das conversas sobre nosso movimento não refletem o mesmo acesso entre línguas.

Durante este período de feedback, nós também convidamos grupos ao longo do movimento para compartilharem seus próprios planos para encorajar um planejamento mais de mão-dupla e identificar oportunidades e desafios coletivos. Líderes afiliados e voluntários compartilharam exemplos de seus trabalhos e melhores práticas que nos permitiram ligar os pontos ao longo dessas chamadas. Continuaremos a criar meios de realizar um planejamento mais de mão-dupla ao longo do movimento.

Statistics

The annual plan had over 17,000 pageviews on Meta and saw hundreds of Wikimedians give feedback on the goals during the planning calls.