Wikipédia 15/Eventos/Pacote

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Events/Package and the translation is 100% complete.
Wikipédia 15
Encontre um evento
Eventos
Planeje um evento
Participe
Compartilhe suas experiências
Mídia
Divulgue o evento
Materiais
Textos e marcas
Resultados
Impacto pelo mundo

Como participar

O 15 de janeiro de 2016 marcará o 15º Aniversário da Wikipédia, e há várias maneiras de celebrar. Você pode:

De qualquer forma, este coleção de ligações e recomendações pode ajudar você a planejar um bom evento e trazer pessoas da sua comunidade na celebração dos 15 anos da Wikipédia.

Compartilhando uma mensagem ou desejo

Conte aos seus amigos e seguidores o significado da Wikipédia para você em qualquer rede social. Apenas adicione "#Wikipedia15" ao seu tweet ou postagem no Instagram ou blog para compartilhá-lo na conversa global sobre o aniversário.

Criando o seu próprio evento do Wikipédia 15

Quer celebrar o 15º aniversário da Wikipédia? Legal. Não consegue encontrar um evento próximo a você listado nos Eventos do Wikipédia 15? Faça o seu próprio e convide a sua comunidade.

Sugestões de evento

As celebrações do Wikipédia 15 não precisam ser iguais às festas tradicionais. Aqui há algumas maneiras de como fazer uma celebração bem sucedida.

Edit-a-thon

Use a sua celebração do Wikipédia 15 como uma maneira de apresentar a edição na Wikipédia ou em outros projetos da Wikimedia aos recém-chegados. Escolha um assunto relacionado ao seu foro ou cidade; encontre alguns artigos precisando de melhorias, alguns livros precisando serem digitalizados ou alguns pontos de referência precisando serem fotografados; e comece a editá-los com alguns voluntários!

Mais informações sobre edit-a-thons, assim como dicas de como organizar um em sua comunidade local, podem ser encontradas no Wikimedia Outreach e em várias edições da Wikipédia.

Miniconferência

Se você quiser usar sua conferência como uma maneira de ensinar pessoas sobre os valores do conhecimento livre e da colaboração, mas não quiser organizar um edit-a-thon, talvez uma miniconferência seja melhor.

Convide palestrantes com conhecimento em seus ramos e peça-os que falem sobre o impacto feito pela Wikipédia em suas indústrias ou seus trabalhos. Peça a um(a) fotógrafo(a) para falar sobre como licenças livres permitiram que suas fotografias tivessem mais alcance do que o normal. Ou talvez convide editores para falarem sobre seus trabalhos e o que os motiva em uma série de palestras relâmpago, em particular para a sessão de vídeo-link "Olá Wikipédia - O artigo do qual mais tenho orgulho" no sábado, 16 de janeiro. Poderá ser formal ou informal, do jeito que você preferir!

Festa

Às vezes, o mais simples é a melhor maneira. Sinta-se livre para organizar uma boa e antiquada festa em um local de sua escolha, como a sua casa, seu escritório, um parque ou num bar ou restaurante local! É simples e serve apenas para juntar pessoas a fim de compartilhar a visão da Wikipédia. Lembre-se, o único requisito é “alegria” — o resto você quem escolhe!

Para bibliotecários

O aniversário da Wikipédia pode ser uma excelente oportunidade para explorar literacia mediática com estudantes. Preparar apresentações sobre a avaliação de artigos e fontes é uma maneira excelente de levantar questões sobre o ponto de vista neutro e o que torna uma fonte confiável. Enfatize o quão boa a Wikipédia pode ser para localizar boas referências e estimule-os a contribuir com conteúdos à Wikipédia. Um evento focado na Wikipédia também pode ser uma boa oportunidade para recrutar professores para ensinarem sobre a Wikipédia.

Encontrando um local

Combine o tamanho necessário do local. Caso estiver organizando uma edit-a-thon, você precisará de acesso à internet e mais. Considere solicitar espaços públicos para seus eventos, como bibliotecas, espaços escolares ou pontos de encontro públicos. Galerias e museus podem também ser bons locais.

Promovendo o seu evento

  1. Comece listando-o nos Eventos do Wikipédia 15.
  2. Então, considere compartilhar os detalhes do evento nas listas de discussão da sua comunidade.
  3. Peça a quem ir para trazer amigos, colegas e membros da família.
  4. Anuncie o evento nos canais das mídias sociais, usando a hashtag #Wikipedia15 para ajudar outros a encontrar o evento.

Usando ou criando materiais visuais

Agora há dezenas de ícones que podem ser usados por você em materiais digitais e físicos, como folhetos, adesivos, camisas, banners, crachás, sacolas e páginas do evento. Estes podem ser encontrados no Wikimedia Commons na categoria “Wikipedia15 Mark”. Acha que algo importante para o seu país, sua cultura ou comunidade está faltando? Aqui estão as instruções sobre como poder criar um ícone.

Você pode usar qualquer programa de edição de gráficos, incluindo o Inkscape, o qual é livre e de código aberto. Também é possível adicionar várias imagens e fazer um GIF animado!

As palavras “Wikipedia 15” podem ser traduzidas em qualquer idioma. Usamos a família tipográfica OpenSans, grátis do Google Fonts e livremente licenciada sob a versão 2.0 da Licença Apache.

Camisas, crachás, sacolas…

Você, seu capítulo ou seu grupo de usuários também pode projetar e fazer camisas para a ocasião, usando as imagens (marcas) existentes ou criando uma você mesmo(a).

Como falar sobre o 15º aniversário da Wikipédia

Temos uma coleção de quinze fatos sobre a Wikipédia para celebrar os quinze anos de conhecimento livre. Sinta-se livre para adicionar algo à lista aqui!

Visualizações de dados

No seu evento, você pode escolher exibir visualizações de dados como um contexto interativo em projetores, televisões ou telas de computador. São uma boa maneira de exibir dados interessantes da Wikipédia.

em breve, mais