Angariação de Fundos e Divulgação de Fundos / Recomendações

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page 2011-12 Fundraising and Funds Dissemination process/Recommendations and the translation is 98% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Interlingue • ‎français • ‎italiano • ‎oʻzbekcha • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎العربية • ‎فارسی • ‎مصرى • ‎हिन्दी • ‎ไทย
Information

Esta página é um rascunho.

Estou escrevendo a pedido do Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation, e vou apresentá-lo ao Conselho em 3 de fevereiro. Até lá, vou trabalhar nisso aqui.

Por favor, não edite esta página, mas por favor, faça comentários e sugira edições na página de discussão. Todos são bem-vindos para contribuir.

Será considerado que os comentários refletem as opiniões individuais das pessoas que os escreveram, incluindo quaisquer comentários da equipe da Wikimedia Foundation ou dos membros da Diretoria e representantes dos capítulos. Neste ponto, esta página não reflete a posição oficial da Wikimedia Foundation. É um rascunho e pode mudar substancialmente. Eu pedi a Philippe Beaudette e Maggie Dennis para me ajudar a facilitar a discussão na página de discussão. Por favor, assuma a boa fé ao contribuir para a discussão.

O objetivo aqui é ter uma troca aberta de visões e informações, com o objetivo de descobrir como o movimento da Wikimedia pode conduzir captação de recursos e divulgar fundos de maneira consistente com os princípios orientadores desenvolvidos pelo Conselho de Administração em conversas com a comunidade. membros nos últimos meses. Espera-se que o Conselho de Diretores divulgue os princípios orientadores finalizados dentro de uma semana ou mais: aqui estão as versões mais recentes dos princípios para angariação de fundos e divulgação de fundos.

Processe com o jardineiro.

Preâmbulo

A Diretoria me pediu para fazer recomendações sobre captação de recursos e divulgação de fundos, e originalmente eu pretendia restringir meu pensamento a esse escopo limitado. No entanto, quando comecei o trabalho, percebi que não é possível considerar a captação de recursos e financiar práticas de disseminação isoladas do contexto mais amplo da Wikimedia: nossa visão, missão, valores, história e práticas atuais. E assim, acabei escrevendo um documento muito mais amplo do que o originalmente planejado. Minhas recomendações preliminares sobre captação de recursos e divulgação de fundos estão incluídas aqui, mas são mais bem compreendidas no contexto do quadro geral descrito neste documento.

Objetivo deste documento

Em 20 de janeiro, o Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation aprovou uma resolução pedindo-me para desenvolver uma recomendação de como o movimento da Wikimedia deveria conduzir captação de recursos e divulgação de fundos, consistente com os princípios orientadores desenvolvidos pela Diretoria em consulta com a comunidade.

O objetivo deste documento é ser um espaço onde eu possa desenvolver minhas recomendações em público, incorporando feedback e contribuições dos membros da comunidade ao longo do tempo. Em algum momento no final de janeiro, finalizarei o texto aqui, para poder entregá-lo à diretoria em sua reunião de fevereiro. Até marcar o documento como finalizado, você pode considerá-lo aberto para entrada e, portanto, sujeito a alterações. Espero terminar com recomendações que foram testadas e refinadas por meio de discussões, mas não acho que seja provável que as recomendações finalizadas, sejam elas quais forem, alcancem um apoio consensual.

Por que acho que o apoio consensual é improvável? Porque este é um problema difícil, e não há uma resposta correta óbvia. O movimento Wikimedia vem contornando questões relacionadas à captação de recursos e à divulgação de fundos por anos. Uma ampla gama de opiniões e propostas foram trocadas, em reuniões presenciais e em listas de discussão e wikis e blogs individuais das pessoas, e nunca chegamos a um consenso sobre o melhor caminho a seguir. E, no entanto, a situação atual não é sustentável: prejudica as relações individuais e organizacionais no movimento, não é muito eficiente e não está protegendo efetivamente contra vários riscos. Não podemos deixar o perfeito ser o inimigo do bem, e por isso precisamos definir um caminho razoável para a frente, que seja consistente com a nossa visão, valores e missão, e com os princípios orientadores articulados pelo Conselho. Não espero que esse caminho seja satisfatório para todos, mas espero que seja visto como claro, compreensível e razoável.

Quando este documento for concluído, ele conterá minhas recomendações finais para o Conselho de Administração. Até lá, é o espaço onde estou construindo as recomendações.

O contexto maior: futuro das entidades de movimento da Wikimedia e ligação com funções de movimento

O movimento da Wikimedia está construindo um mundo no qual cada ser humano pode compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Ao fazer isso, people são nosso maior trunfo.

As pessoas participam do movimento Wikimedia em uma variedade de papéis, muitos dos quais estão documentados aqui no Projeto de Taxonomia de Contribuição da Wikimedia Foundation. Exemplos de papéis incluem redação de artigos, mediação de disputas editoriais, recepção de novos editores, brigas de vândalos, edição de imagens, avaliação de qualidade de artigos, organização de concursos, resposta a dúvidas de leitores, organização de conferências e encontros, atuação como porta-voz, Arb Com , organizando as eleições do Conselho de Curadores, doando dinheiro, traduzindo páginas de políticas e ensinando outras pessoas a editar. Alguns papéis são assumidos pelos indivíduos; outros são principalmente o trabalho de grupos. Grupos incluem capítulos que foram formalmente reconhecidos como tal pela Wikimedia Foundation,

Todo esse trabalho, onde quer que se origine e quem o faz, é importante e agrega valor aos projetos. A premissa fundamental do movimento Wikimedia é que, se você aparecer e quiser ajudar, será bem-vindo. Você não precisa de permissão para se envolver.

Os capítulos são participantes-chave no trabalho do movimento Wikimedia. Não há uma declaração de missão comum para os capítulos, mas na prática (como documentado nesta página de ensaio), a maioria dos capítulos tende a focar atrair novos participantes do projeto através do trabalho de divulgação, ajudando a obter materiais gratuitos para o uso do projeto e aumentando a conscientização e a compreensão dos projetos através de trabalho de mídia e conferências de preparação. De um modo geral, a maioria das atividades dos capítulos acontece no “mundo real” (em oposição ao puramente online), e o escopo da atividade do capítulo é definido pela geografia.

Os capítulos fazem um importante trabalho programático que ajuda a avançar a missão da Wikimedia. Muitos capítulos facilitam a organização de encontros e organizam pequenos eventos ou cabines de conferência. Alguns capítulos organizam programas e competições multinacionais complexas como “Wiki Loves Monuments”, realizam trabalhos de defesa política em áreas importantes para o movimento Wikimedia (por exemplo, defendendo o status de domínio público de obras financiadas pelo governo), desenvolvem relações com instituições culturais tais como museus e bibliotecas, oferecem mini-outorgas e reembolsos para atividades voluntárias (por exemplo, custos de viajar para um evento para tirar fotos, custos de literatura científica necessária para escrever um artigo) e fornecer aos voluntários acesso aos recursos de que necessitam para realizar suas atividades. trabalho (por exemplo, equipamentos técnicos, como scanners e câmeras, e / ou espaço físico). Alguns capítulos também oferecem concessões maiores para atividades realizadas por voluntários ou outras organizações (por exemplo, uma doação de 28.500 EUR da Wikimedia Deutschland para a criação de palestras em vídeo licenciadas livremente para a Wikiversidade sobre economia), e apóiam o movimento técnico da Wikimedia. infra-estrutura, por exemplo, ajudando a desenvolver software de código aberto para beneficiar o movimento geral. Tudo isso é um trabalho valioso.

Os capítulos são um importante participante do movimento Wikimedia. Dito isto, eles não são o único ator importante no movimento, e não são a ferramenta certa para todos os propósitos. Eu argumentaria que a Wikimedia Foundation ignorou a importância de outros atores do movimento ao longo de sua história, enquanto enfatizava o papel dos capítulos. Acredito que a Wikimedia Foundation tenha se comportado como se os capítulos baseados em geografia fossem, e devessem ser, o principal mecanismo do movimento Wikimedia para fazer as coisas globalmente em busca da missão. Eu acho que é uma suposição falsa por várias razões.

Por quê?

Os projetos da Wikimedia são globais e são baseados em linguagem e não baseados em geografia. Inicialmente, desenvolvemos capítulos, como eu entendo a nossa história, porque sentimos que havia trabalho que os voluntários precisariam de uma afiliação oficial para buscar - isto é, parcerias com entidades como instituições culturais e órgãos governamentais. Isso era verdade e permanece verdadeiro, e muito desse trabalho é de fato baseado em geografia, porque os voluntários estão interagindo com organizações que são baseadas na geografia. Mas esse trabalho é apenas uma parte do que fazemos: não é a soma total do nosso trabalho e eu diria que não é o aspecto mais importante do nosso trabalho.

Empurrar tudo (ou a maioria das coisas, ou até mesmo muitas coisas) através de um filtro baseado em geografia não faz sentido. Funciona muito bem na Alemanha, porque a sobreposição de idioma / geografia é extraordinariamente alta - praticamente todos na Alemanha falam alemão, e apenas um número relativamente pequeno de pessoas fora da Alemanha fala alemão. Funciona menos bem na maioria dos outros países. Alguns editores em Quebec preferem se afiliar com outros falantes de francês do que com canadenses que falam inglês. Editores em países como os Emirados Árabes Unidos, onde a maioria dos editores são expatriados de uma ampla gama de outros países, tendem a trabalhar em diferentes versões linguísticas dos projetos, e não necessariamente sentem que têm o suficiente em comum para organizar em a base de sua geografia. Alguns editores de língua catalã querem se afiliar por idioma ao invés de geografia.

Essencialmente: Eu acredito que um modelo que privilegia a geografia acima de tudo é o errado para o nosso movimento: ele realmente não suporta quem somos e o que fazemos. Acredito que é por isso que o número de editores envolvidos em seu capítulo é relativamente pequeno: porque o trabalho de capítulo é especializado e específico: não é para todos. Eu não culpo os editores por não se envolverem com o seu capítulo, e eu não culpo os capítulos por não conseguir um maior envolvimento dos editores. Para ser claro: não há nada de errado com os capítulos. O que está errado é que as ações da Wikimedia Foundation tiveram o efeito - até agora - de consagrar o modelo de capítulo como o princípio organizador central do movimento: a Wikimedia Foundation tem tentado transformar capítulos em algo que não são.

Como a Wikimedia Foundation fez isso?

A Wikimedia Foundation deu aos capítulos dois assentos no conselho da Wikimedia Foundation Board. Uma das quatro reuniões do conselho está marcada para coincidir com a reunião dos capítulos. Existe uma lista de discussão privada, que é usado principalmente para representantes capítulos para falar com membros da equipe e do conselho da Wikimedia Foundation, e da Fundação Wikimedia faz esforços especiais para recrutar representantes capítulos para nossas outras listas como ComCom ea lista tesoureiros. A Wikimedia Foundation tem encorajado os capítulos ao processo de pagamento na campanha anual e está encorajando-os a gastar centenas de milhares de dólares anualmente - em alguns casos, milhões de dólares. Ele tem incentivado a criar pessoal permanente e infra-estrutura para apoiar seu trabalho. Está assinando acordos que efetivamente dão aos capítulos “exclusividade” em sua geografia, e comprometendo-se a consultar os capítulos antes que a Wikimedia Foundation realize qualquer ação - até mesmo reuniões! - dentro de seu país. Tudo isso está enraizado na suposição de que os capítulos são o ator central no movimento da Wikimedia para realizar todo o trabalho dentro de sua geografia, ou eles serão, ou deveriam ser. E que, portanto, eles devem receber privilégios especiais em comparação com outras entidades e indivíduos.

A questão, na minha opinião, não é que alguma dessas coisas esteja errada, por si só. Todas são coisas boas para fazer e, por seus próprios méritos, parecem razoáveis. A questão é custo de oportunidade e prioridades. Não há membros do Conselho selecionados pelos membros, administradores ou administradores da Arb Com. Não há pessoal permanente e infra-estrutura para o trabalho GLAM, ou trabalho de advocacia. Os 160 países do mundo que não têm capítulos não beneficiam de privilégios especiais. Ao estender a consideração especial aos capítulos e não a outros grupos ou indivíduos, a Wikimedia Foundation está privilegiando os capítulos às custas dos outros: dizendo que os capítulos são mais importantes, mais centrais, mais centrais.

E, acredito, um modelo centrado em capítulos tem a consequência não intencional de fechar completamente algumas vozes de nosso discurso (sabemos que nunca teremos um capítulo na China continental, ou Birmânia ou Síria), e de tender a marginalizar as pessoas que não são europeus, não de partes ricas do mundo, não de países com uma forte tradição de caridade ou ONG, não de países com uma forte tradição de liberdade de expressão, não são fluentes em inglês e / ou têm pontos desafiadores e radicais de Visão. Novamente, isso não é culpa dos capítulos, nem é uma falha de capítulos. É uma falha de um modelo altamente centrado em capítulos. Privilegiar capítulos baseados em geografia dentro de nosso movimento tem o efeito de marginalizar vozes de países que não podem se auto-organizar usando um modelo de capítulo.

Tudo isso me sugere que o movimento da Wikimedia não deveria usar o modelo de capítulo baseado em geografia como nosso principal modelo para nos organizar, realizar atividades e financiá-las. Os capítulos baseados em geografia devem ser um jogador importante, mas não o único ou mesmo o principal.

Então o que deveríamos fazer?

  • Eu também acho que a Wikimedia Foundation deveria se abrir mais para apoiar diretamente os voluntários que não são afiliados a uma organização formal. Fizemos isso com as celebrações do 10º aniversário, e foi ótimo. Para os fins do 10º aniversário, apoiamos a atividade onde quer que ela tenha se originado e vimos centenas de celebrações - algumas organizadas por capítulos e outras não. O mapa de atividades era verdadeiramente global e havia muita coisa acontecendo na Ásia e na África. Isso, eu acho, é um bom modelo. Defende que nos concentramos em encorajar, apoiar e financiar um bom trabalho onde quer que esteja acontecendo, de qualquer forma.

Recomendações: Captação de Recursos

Recomendação nº 1: Todas as doações recebidas de visitantes a sites operados pela Wikimedia Foundation devem ser recebidas e processadas pela Wikimedia Foundation.

Veja Fundraising and Funds Dissemination / Pros and cons para uma lista dos prós e contras do processamento centralizado de pagamentos pela Wikimedia Foundation.

(Em outras palavras, os capítulos não devem mais coletar diretamente doações de sites operados pela Wikimedia Foundation. Todas as doações feitas através dos sites operados pela Wikimedia Foundation devem ser processadas centralmente pela Wikimedia Foundation.) Esta recomendação deve ser implementada de forma encenada. , em um cronograma negociado em parceria com os capítulos que o pagamento processado em 2011, com o objetivo de evitar o estresse e a interrupção das operações desses capítulos.

Fundamentação da petição: No balanço, os benefícios do processamento centralizado de pagamentos pela Wikimedia Foundation superam os benefícios do processamento descentralizado de pagamentos. Existem alguns benefícios no processamento de pagamento descentralizado em um modelo misto, no qual os capítulos e a Wikimedia Foundation são ambos processos de pagamento, mas, no geral, são superados pelos benefícios do modelo centralizado.

É importante notar que esta recomendação refere-se apenas ao processamento de pagamentos, não ao desenvolvimento ou tradução de mensagens. O desenvolvimento e a tradução de mensagens adequadas ao contexto local devem continuar em parceria com o movimento global e descentralizado da Wikimedia. Veja “o que é o processamento de pagamentos” na página Q and A.

Recomendação nº 2: Todas as entidades do movimento devem ter liberdade para angariar fundos fora dos wikis operados pela Wikimedia Foundation, de forma consistente com os princípios orientadores da captação de recursos definidos pelo Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation.

Atualmente, alguns capítulos da Wikimedia arrecadam dinheiro com uma variedade de fontes, incluindo quotas para associados, outras pequenas atividades de arrecadação de fundos, doações restritas e irrestritas de fundações, doações em espécie, grandes doações e taxas de conferência.

Fundamentação da petição: Este é um bom caminho para a sustentabilidade financeira da organização, apoiando a independência do capítulo da Wikimedia Foundation e apoiando o crescimento da receita para o movimento da Wikimedia em geral.

Recomendações: Divulgação de Fundos

Recomendação nº 3: A Wikimedia Foundation deve se comprometer a expandir significativamente as atividades de concessão de subsídios para apoiar o trabalho descentralizado dos membros do movimento (incluindo capítulos, outros grupos e indivíduos).

  • A cada ano, como parte de seu ciclo de planejamento anual, a Wikimedia Foundation dedicou uma parte dos gastos planejados para doações. Este montante tem aumentado nos últimos anos. A Fundação deve se comprometer que, quando desenvolver suas metas de receita, alocará expressamente uma proporção significativa da meta para subvenções para os atores do movimento - capítulos, outros grupos e indivíduos. A proporção será revisada e aprovada pelo Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation, como parte do plano anual.
  • O objetivo do programa de concessão de subsídios seria apoiar atividades programáticas descentralizadas de avanço de missão em todo o movimento da Wikimedia. As entidades elegíveis para receber subsídios incluiriam capítulos da Wikimedia, e também grupos afiliados à Wikimedia como membros do wiki, clubes de estudantes, organizações como Wikimedians em Kansai, Mutirões pelo Conhecimento Livre e Associació Amical Viquipèdia, Arbitragem ou outros comitês de governança de projetos ou OTRS. trabalhadores, e organizações não afiliadas à Wikimedia, mas com idéias semelhantes, como a Creative Commons, a Free Software Foundation ou o OpenStreetMap. As entidades não precisariam ser sem fins lucrativos para receber uma concessão, nem precisariam ser incorporadas.
  • Os programas de subsídios seriam claramente e amplamente promovidos e seriam projetados para apoiar os pedidos de indivíduos e entidades que estão altamente familiarizados com o trabalho da Wikimedia e os processos de tomada de decisão, bem como aqueles que são menos conhecidos. Cada programa de subsídios usaria critérios de avaliação padrão que seriam disponibilizados publicamente aos candidatos, para que eles pudessem avaliar suas qualificações antes de se inscreverem. Cada processo se esforçaria para ter diretrizes de aplicação claras e detalhadas e processos simples e não onerosos de aplicativos e relatórios, além de tomar decisões oportunas.
  • A Wikimedia Foundation prevê seu programa de concessão de subsídios para expandir e apoiar iniciativas de programas descentralizados, que possam vir de indivíduos, capítulos da Wikimedia, afiliadas ou organizações alinhadas. Nós visualizamos três tipos de subsídios, cada um com seu próprio processo de aplicação e cronograma.
  1. Financiamento expandido para voluntários individuais, para fornecer apoio ao trabalho que o requer, por exemplo, reembolso de despesas de viagem, empréstimo ou compra de equipamento e literatura, fornecimento de camisetas e materiais para eventos. O programa de concessão de participação atual seria o modelo para esse tipo de subsídio, embora o programa precisaria ser ampliado significativamente para acomodar muitos outros subsídios.
  2. Subsídios restritos para iniciativas de programas específicos. Estes seriam tipicamente subvenções maiores dadas às entidades que são capazes de administrar os fundos e o programa. Essas entidades podem ou não ser capítulos da Wikimedia.
  3. Fundos operacionais irrestritos. Esses subsídios seriam normalmente concedidos para financiar todo ou parte do orçamento operacional de um ano completo de uma entidade registrada. Eles exigiriam um alinhamento próximo dos objetivos da entidade com os da Wikimedia Foundation, e provavelmente serão dados com mais frequência às organizações de capítulos da Wikimedia e outras afiliadas reconhecidas. Um rascunho do esboço deste programa está atualmente aberto para discussão.

Recomendação nº 4: O Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation deve se comprometer a delegar alocação de fundos para todo o movimento (excluindo o orçamento operacional da Wikimedia Foundation) para um órgão de movimento recém-formado que tomaria decisões sobre o melhor uso dos fundos dentro do movimento.

Área de brainstorming: 'Captação de recursos e divulgação de fundos / brainstorming de alocação de fundos'

O movimento da Wikimedia precisa de um mecanismo para tomar decisões de alta qualidade sobre quais atividades, no âmbito da missão e estratégia da Wikimedia, devem ser financiadas. Este não é um trabalho que deve ser feito por pessoas em um único país, ou por pessoas representando qualquer conjunto restrito de experiências ou pontos de vista: deve ser feito por um grupo que espelhe tanto quanto possível toda a diversidade do próprio movimento da Wikimedia.

A única exclusão desse processo deve ser as operações principais da Wikimedia Foundation, incluindo, mas não limitado a, operação dos sites e serviços relacionados, desenvolvimento e manutenção contínuos do software e serviços básicos necessários da Fundação (por exemplo, captação de recursos, Finanças, Jurídico, Comunicações). Todos os outros elementos das atividades da Wikimedia Foundation devem estar sujeitos ao mesmo processo que outras entidades de movimento. (Veja a página Q e A para uma definição de "core".)

As decisões de financiamento seriam tomadas por um órgão (vamos chamá-lo de Comitê de Alocação de Fundos, por enquanto) composto principalmente por membros experientes da comunidade Wikimedia. O FAC seria projetado para ser o mais diversificado possível, incluindo representação de vários idiomas e representando vários papéis dentro do movimento da Wikimedia. Teria autoridade para tomar decisões e faria seu trabalho em público. O objetivo seria ter membros do comitê que sejam responsivos, acessíveis e consistentes em suas comunicações, e que sejam geralmente considerados justos e competentes. O trabalho deles seria apoiado por consultores com experiência profissional na concessão de subsídios e pela equipe de finanças e administração da Wikimedia Foundation. O objetivo do suporte da equipe seria realizar a devida diligência, garantindo que o dinheiro seja usado para o propósito determinado,

O FAC seria um comitê permanente com uma carga de trabalho substancial. Funcionaria em ciclos de planejamento anuais e contínuos, dependendo da natureza das decisões de financiamento (alocações globais vs. concessões específicas / aprovações de programas dentro dessas alocações). Fazer parte de tal comitê seria intensivo em mão-de-obra, com uma carga de trabalho comparável ou superior a ser membro do Conselho de Curadores da Wikimedia Foundation. Assim, seria importante desenvolver processos como eleições e / ou pesquisas contínuas sistemáticas, bem como a poda agressiva da associação por inatividade. Não seria necessariamente composto inteiramente de membros da comunidade - como o próprio Conselho, também pode se beneficiar de perspectivas adicionais.

Transição daqui para lá

to come

Apêndice: Resolução do Conselho

See Resolution:Developing Scenarios for future of fundraising

Apêndice: outro material do apêndice

to come

Uma nota na linguagem

Para muitas pessoas no movimento Wikimedia, o inglês não é a primeira língua, e pode ser exaustivo ler textos longos em inglês. Para essas pessoas: lamento que este texto seja tão longo. Essas são questões importantes e quero ser o mais claro possível. Mas tentarei também ser o mais conciso possível e evitar coloquialismos. Se houver aspectos deste texto que as pessoas querem propor serem traduzidas, ou resumidas e traduzidas, por favor, diga isso na página de discussão.