Capacity Exchange

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Capacity Exchange and the translation is 100% complete.
Logo do Capacity Exchange

O Capacity Exchange (CapX) é um projeto com foco em Abordagens globais para o desenvolvimento de habilidades locais dentro do (e para o) Movimento Wikimedia. Ele estabelece uma plataforma sociotécnica para conexão entre pares e intercâmbio de conhecimentos para possibilitar, de forma sustentável, a capacitação comunitária.

Uma solução sociotécnica

O projeto visa criar uma metodologia e um serviço: uma estrutura para o desenvolvimento de habilidades mútuas em nível global, regional e local. A plataforma on-line e interativa pretendida permitirá que wikimedistas publiquem informações sobre si, seus afiliados e grupos informais. Eles também poderão realizar buscas, acessar informações e se conectar entre si de forma alinhada com o espírito da Wiki e a Estratégia de Movimento da Wikimedia.

Contexto do projeto

O projeto começou em 2021. A primeira fase (2021-2022) foi liderada por um grupo de trabalho voluntário de wikimedistas principalmente da Europa, que elaborou o conceito, a taxonomia e a plataforma piloto da iniciativa. Em 2022, o projeto começou a escalar e translocalizar suas atividades, alcançando grupos de comunidades emergentes do Sul Global.

A segunda fase da iniciativa (2023-2025) é coordenada por uma Equipe formada pelo Wiki Movimento Brasil, apoiada por um Comitê consultivo internacional e financiada pelo Subsídio de Implementação da Estratégia do Movimento.

Tem interesse em apoiar o CapX?
Assine nossa lista de pessoas interessadas

E/ou adicione a userbox {{CapXsupporter}} a sua página de usuário(a).
This user supports the Capacity Exchange project.