Pesquisa de 2016 sobre os Desejos da Comunidade

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Community Wishlist Survey 2016 and the translation is 62% complete.
Outdated translations are marked like this.

O Inquérito da Lista de Desejos da Comunidade para 2016 já fechou…

Thank you for participating!

Total: 265 propostas, 1132 editores, 5037 votos de apoio

Curious about what happens next? Check out the Community Wishlist Survey 2016 FAQ.

 

  • Envio, discussão e revisão das propostas: Nov. 7–20, 2016
  • Revisão e organização das propostas pela Comunidade Técnica: Nov. 21–27
  • Votação nas propostas: Nov. 28–Dec. 12
  • Survey analysis: Dec. 13–14
  • Publicação dos resultados: 15 de dezembro
  • Seleção e avaliação dos desejos principais pela equipa da Comunidade Técnica: no final de dezembro
  • Apresentação da avaliação inicial: no início de janeiro de 2017
  • Desenvolvimento dos desejos: janeiro a dezembro de 2017!
 

A equipa da Comunidade Técnica é um grupo de trabalho da Fundação Wikimedia focada no cumprimento das necessidades dos colaboradores ativos Wikimedia em ferramentas de moderação melhoradas. Os projetos por nós trabalhados são determinados pela comunidade Wikimedia, através de um inquérito anual sobre a Lista de Desejos da Comunidade.

Uma vez por ano, os editores ativos da Wikimedia podem enviar propostas de recursos e correções nas quais gostariam que a nossa equipa trabalhasse. Após duas semanas, pode votar nas ideias que mais lhe interessam.

Este tipo de inquérito foi desenvolvido pela equipa de Desejos Técnicos da Wikimedia Alemanha, a mesma que organizou em 2015 um inquérito sobre a lista de desejos na Wikipédia alemã. O processo internacional da lista de desejos é auxiliado pela equipe de Colaboração Técnica.

 

Bastante! Aqui estão alguns deles:

A Comunidade Técnica está atualmente trabalhando no desejo n.º 4, Lista de páginas vigiadas global. Outros desejos foram realizados por voluntários e por outras equipas.

Some of the top 10 wishes weren't feasible for various reasons; you can see all the wishes on the Survey Results page, with links to project pages and discussions.

 
Mascote da Comunidade Técnica: Um cão vestindo um barrete de Pai Natal.

A fase de propostas decorre durante as primeiras duas semanas do inquérito.

Na fase de propostas, editores de todos os projetos e idiomas podem enviar propostas de recursos e correções que gostariam de ver implementadas em 2016. As propostas podem ser submetidas em qualquer idioma. Caso envie uma proposta num idioma diferente do inglês, tentaremos traduzi-la para que todos possam ler e votar nela com mais facilidade.

As propostas devem ser tarefas discretas e bem definidas que beneficiarão diretamente editores ativos da Wikimedia. As propostas devem responder às seguintes perguntas:

  • Que problema quer resolver?
  • Quais editores são afetados? (todos os editores, administradores, editores do Wikisource, etc.)
  • Como o problema está sendo resolvido atualmente?
  • Quais são as soluções propostas? (caso existam ideias)

A sua proposta deve ser o mais específica possível, especialmente na declaração do problema. Não diga apenas que “(característica x) está desatualizada”, “precisa ser melhorada” ou “tem muitos erros”. Isso não é informação suficiente para descobrir o que é necessário fazer. Uma boa proposta explica exatamente qual é o problema e quem é afetado por ele. Não faz mal que não tenha uma solução específica para propor, ou que tenha algumas soluções possíveis e não saiba qual é a melhor.

O envio de uma proposta é apenas o início do processo. A fase de propostas (duas semanas) é o momento em que a comunidade pode trabalhar colaborativamente numa proposta que apresente a ideia de uma maneira que provavelmente terá sucesso na fase de votação. Quando uma proposta é enviada, todos são convidados a comentar sobre essa proposta e a ajudar a torná-la melhor, fazendo perguntas e sugerindo alterações. Propostas semelhantes podem ser combinadas; propostas muito amplas devem ser divididas em ideias mais específicas. O objetivo é criar a melhor proposta possível para a fase de votação.

A pessoa que envia uma proposta deve manter-se ativa na discussão e ajudar a fazer mudanças ao longo do caminho. Por isso, limitamos as propostas a três por conta. Se submeter mais de três propostas, solicitaremos que reduza para três. Traga as suas melhores ideias!

Da mesma maneira, apenas editores registrados podem fazer propostas por forma a garantir que possam acompanhar a discussão e responder a perguntas. Tal como na votação, é necessário que seja um editor ativo em pelo menos um projeto Wikimedia. Se não atender a estes critérios, ou tiver atingido o limite de sua proposta, mas tiver mais ideias, pode procurar outros editores que queiram adotar as suas propostas.

Mais uma nota: propostas que exijam a remoção ou desativação de um recurso no qual uma equipa de produto da WMF trabalhou estão fora do escopo da Comunidade Técnica, e não passarão à fase de votação.

 

Sim, pode submeter algumas propostas não conseguiram suficiente apoio no ano passado, e merecem uma segunda oportunidade.

Se decidir copiar uma proposta da pesquisa antiga para a nova, esperamos que “adote” a proposta – o que significa que terá de participar ativamente da discussão sobre a mesma e deve estar disposto a fazer mudanças para que a proposta se torne uma ideia mais forte quando transitar para a fase de votação. Como dito acima, há um limite de três propostas por pessoa, que inclui a submissão de propostas do ano anterior.

Será útil se colocar um link para a discussão anterior, mas, por favor, não copie os votos e a discussão do ano passado. Caso haja bons pontos colocados na discussão do ano passado, inclua as sugestões ou recomendações na nova proposta.

 

Após a fase de propostas, fazemos uma pausa para analisar as propostas antes do começo da fase de votação.

Todos os colaboradores ativos podem rever e votar nas propostas que desejam apoiar. Pode votar em quantas propostas diferentes quiser. Para garantir uma votação justa, apenas os editores registados podem votar, e os votos de novas contas podem ser removidos.

Os únicos votos que são contabilizados são os votos a favor. A lista final de desejos será ordenada pelo maior número de votos a favor. Caso seja o autor de uma proposta, um voto de apoio seu é automaticamente contado nessa proposta.

No entanto, discussões ativas são encorajadas durante a fase de votação. Se quiser colocar um voto contra ou neutro num comentário, sinta-se livre. Essas discussões podem ajudar outras pessoas a decidir se querem votar nas propostas, e também proporcionam informações úteis para guiar o trabalho que terá lugar durante o ano.

Uma quantidade razoável de solicitação é aceitável. Tem a oportunidade de vender a sua ideia a quantas pessoas conseguir alcançar. Sinta-se livre para procurar outras pessoas nos projetos, WikiProjetos ou grupos de editores em que participa. Obviamente, isso não deve envolver fantoches, nem importunar pessoas para votar ou mudar seus votos. Mas uma campanha de votação de boa-fé é aceite.

Note also that the proposals are occasionally rotated to ensure all get fair visibility. This is done by simply moving the top proposal to the bottom.

 

É comum a maioria das propostas que acabam integrando o grupo das dez principais serem para os maiores projetos – as grandes Wikipédias e o Commons. Há muitos grupos e projetos menores que não têm “poder de voto” suficiente para impulsionar suas propostas para as dez principais, mas que fazem um trabalho importante para o nosso movimento.

A nossa equipa tem o compromisso de trabalhar em projetos que ajudam grupos mais pequenos, incluindo organizadores de campanhas e programas, participantes do GLAM, projetos menores como o Wikisource e o Wikcionário, e stewards e verificadores de contas.

É importante ter propostas de projetos mais pequenos no inquérito sobre a lista de desejos – isso ajuda a nossa equipa e a Fundação Wikimedia a perceber de modo geral o que pessoas que pertencem a grupos minoritários precisam. Então sim, por favor, submeta suas propostas, mesmo que pense que não entrarão nas dez principais!

 

As classificações de votos de apoio criam um backlog priorizado de desejos, pelo qual se guia a equipa da Comunidade Técnica, responsável por avaliar e atender aos desejos mais populares. Para isso, todos os desejos com mais votos de apoio são investigados, e analisados os fatores de risco técnicos e sociais/de política.

Os votos contra e neutros são muito úteis para levantar possíveis desvantagens. Para desejos controversos, equilibramos a votação com uma revisão mais baseada em consenso. Como exemplo, isso funcionou na pesquisa de 2015: o desejo de “adicionar uma lista de editores vigiados” recebeu muitos votos, mas também alguns votos contra sinceros. Ouvimos todos os lados e decidimos sobre se devíamos ou não prosseguir com o projeto.

As an example, this worked in the 2015 survey: The wish to "add a user watchlist" received a lot of votes but also some heartfelt Oppose votes. Community Tech listened to all sides, and made a decision on whether to pursue the project or not.

 
Todo o cão que usa um chapéu de Pai Natal trabalha para a Comunidade Técnica.

…em vez de atender a outros desejos de inquéritos anteriores?

A principal razão pela qual fazemos do inquérito um evento anual é querermos incluir mais pessoas! Hoje mais pessoas conhecem a equipa e o inquérito, e após um ano em que muitos dos principais desejos foram concluídos, esperamos que as pessoas fiquem ainda mais interessadas e entusiasmadas com a participação. Queremos dar a todos a oportunidade de trazer novas ideias.

Também queremos ter certeza de que ideias mais antigas ainda são desejadas. Conforme o software evolui, as necessidades dos editores também evoluem. Às vezes, um desejo muito bom do ano passado já não é tão importante, ou a descrição ficou simplesmente desatualizada. Realizar a pesquisa anualmente ajuda a reconfirmar as necessidades da comunidade.

Se há desejos do inquérito do ano passado que acha que merecem outra oportunidade, veja “[[Posso reenviar uma proposta de inquéritos anteriores?|Posso reenviar uma proposta de inquéritos anteriores?]]” acima.