Subsídios:MSIG/Pack de engajamento comunitário

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Grants:MSIG/Community Engagement Package and the translation is 100% complete.

O que é o Pack de Engajamento Comunitário?

Este pack serve como exemplo / guia para pessoas interessadas em incentivar a participação e o engajamento da sua comunidade na Estratégia de Movimento em geral, e especificamente apresentando projetos financiáveis pelos Subsídios da Estratégia de Movimento.

Quem é elegível para solicitar este pack de engajamento comunitário?

Qualquer afiliado ou integrante da comunidade que queira fomentar a participação da sua comunidade na Implementação da Estratégia do Movimento, e principalmente apoiar outras pessoas na solicitação de financiamento para a realização deste importante trabalho.

O que se espera das pessoas que solicitem este pack de engajamento comunitário?

Que possuam uma compreensão pelo menos básica da Estratégia de Movimento. Que participem de conversas ou discussões globais relacionadas à Estratégia de Movimento. Que apoiem outras pessoas da sua comunidade na apresentação de pedidos de financiamento (de pelo menos três projetos/solicitações de subsídio).

statusrascunho
xx.wikipedia.org
Este é um exemplo fictício de uma proposta padrão (ou "pack") de pedido de subsídio de engajamento comunitário da Estratégia de Movimento.
targetAfiliado X
start date4 de abril
start year2022
end date6 de maio
end year2022
budget (local currency)(N/A)
budget (USD)(N/A)
grant typeOrganização
contact(s)• Example person
join
endorse

Resumo

Este é um exemplo fictício de um pedido de subsídio (proposta) cujo objetivo é ampliar o alcance da informação sobre a Estratégia do Movimento Wikimedia em uma comunidade específica. O pedido também visa incentivar mais pessoas dessa comunidade a solicitarem subsídios de implementação da Estratégia do Movimento.

Este exemplo centra-se em atividades como: tradução de páginas Meta relevantes, divulgação da informação traduzida e capacitação ou fornecimento de apoio para pessoas da comunidade que queiram solicitar subsídios da Estratégia do Movimento visando sua implementação.

Recursos

Este exemplo de subsídio também contém uma série de recursos e documentos úteis que podem ajudar você a atingir os objetivos desejados.

  1. Slides: Introdução geral à Estratégia do Movimento (em inglês)
  2. Slides: Introdução breve à Estratégia de Movimento e aos subsídios da Estratégia de Movimento (em inglês)
  3. Guia: Como transformar idéias em projetos (ainda não disponível)
  4. Documento: Lista de páginas prioritárias para tradução

Objetivo da Proposta

Quais serão os resultados da sua proposta e como esses resultados contribuirão para o avanço de uma Iniciativa específica da Estratégia do Movimento?

  • Financiamento para comunidades sub-representadas: Nossa comunidade gostaria de contar com oportunidades de financiamento para melhorar nosso trabalho, mas não sabemos como exatamente. Dependemos excessivamente da contribuição de pessoas voluntárias, o que vem causando esgotamento e abuso da disponibilidade das pessoas. Essas pessoas voluntárias enfrentam empecilhos para preencher longos pedidos de subsídio em inglês e/ou para fazê-lo sem o apoio adequado, e portanto não costumam aproveitar as oportunidades de financiamento oferecidas pela Fundação Wikimedia.

Contexto da Proposta

Quando pretende implementar esta proposta e quando será concluída?

As atividades terão início no dia 4 de abril e meu objetivo é que o trabalho esteja finalizado até 6 de maio.

Onde as atividades da proposta vão acontecer?

Todas as atividades vão acontecer online e dentro da comunidade de língua [minha língua]

Você está colaborando com outras comunidades ou afiliados da Wikimedia neste projeto? Indique as parcerias estabelecidas para alcançar o objetivo da proposta.

  1. Serei responsável por esta proposta, e vou colaborar com outras pessoas para implementá-la integralmente, nas seguintes funções:
  2. Coordenação (eu): serei responsável pelas principais atividades, incluindo o recebimento dos fundos do subsídios, a redação do relatório do subsídio e a coordenação das demais pessoas colaboradoras.
  3. Tradução: uma pessoa da comunidade irá traduzir páginas sobre a Estratégia do Movimento para línguas da nossa comunidade.
  4. Ação no terreno e conscientização: outra pessoa fará a divulgação dos documentos traduzidos junto à nossa comunidade para dar a conhecer a Estratégia do Movimento e os Subsídios de Implementação.
  5. Formação: uma pessoa membro do afiliado, com experiência em orçamentos e projetos, apoiará pessoas voluntárias da comunidade na solicitação de subsídios para desenvolver seus próprios projetos de implementação da Estratégia do Movimento.

Que questão ou desafio específicos sua proposta visa resolver? Quais oportunidades planeja aproveitar para resolver esse problema?

  • Desconhecimento sobre a Estratégia do Movimento. Há muitas pessoas na região que nunca participaram de discussões sobre a Estratégia do Movimento Wikimedia. Portanto, não conhecem as oportunidades para contribuir com o trabalho ao redor da Estratégia do Movimento. Alguns exemplos são as discussões sobre Hubs, Capacitação e Liderança e a Conscientização sobre o movimento. Todos esses assuntos são importantes para muitas pessoas da região. No entanto, as pessoas não tem participado ativamente dessas discussões.
  • Desconhecimento sobre o financiamento disponível para a implementação da Estratégia do Movimento. A comunidade não conhece os subsídios da Estratégia de Movimento. Possivelmente viram as chamadas de propostas para esses subsídios, mas não entendem do que se trata.
  • A barreira lingüística impede as pessoas de participarem da Estratégia do Movimento ou solicitarem financiamento para desenvolver projetos ligados à Estratégia do Movimento. A comunicação com a comunidade acontece principalmente em inglês. Isto dificulta o alcance da informação e limita a capacidade das pessoas da comunidade de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo financiamento da Estratégia do Movimento.

Atividades da Proposta

Quais atividades serão realizadas? Descreva as atividades em detalhe.

  • Enquetes. Realizaremos enquetes nas redes sociais ou faremos contatos individuais para falar com as pessoas da nossa comunidade. O objetivo é compreender seu nível de conhecimento sobre a Estratégia do Movimento e sobre os subsídios de implementação, além de detectar que apoio necessitam para participarem mais.
  • Traduções. Traduziremos documentos e materiais específicos sobre a Estratégia do Movimento para fomentar a participação da comunidade. Este material (incluindo páginas Meta) será sobre Hubs, Capacitação e Liderança, e financiamento para comunidades sub-representadas (note que as seguintes páginas são sugestões, sinta-se à vontade para indicar outras páginas que serão mais úteis para a sua comunidade).
  • Hubs:
  • Capacitação e desenvolvimento de Liderança:
  • Aumentar o acesso de comunidades sub-representadas:
  • Engajamento comunitário. Realização de até cinco conversas online para compartilharmos com a comunidade em que momento se encontra a Estratégia do Movimento. Essas conversas vão oferecer às pessoas informação sobre as Recomendações e Iniciativas. Cada sessão terá a duração de 1 hora.
  • Sessões de aprendizagem. Serão realizadas a partir das respostas obtidas na enquete feita com a comunidade, e das necessidades específicas de apoio identificadas. Por exemplo: poderá ser necessário oferecermos apoio específico para a apresentação de idéias de propostas e pedidos de subsídios, adaptando e usando o recurso listado acima (quando for publicado).
  • Formação sobre a apresentação de pedidos de subsídios. As pessoas que estiverem prontas para transformar suas idéias em projetos e propostas completas poderão participar de uma formação (por exemplo, Let's Connect) sobre como apresentar um pedido de subsídio da Estratégia do Movimento.

Canais e iniciativas para manter a comunidade informada sobre o andamento e os resultados desta proposta, além das pessoas responsáveis por este trabalho (seus nomes próprios ou nomes de wikimedista)

  1. O Fórum da Estratégia do Movimento será usado para garantir que a comunidade possa ler todas as mensagens em seu próprio idioma.
  2. A Esplanada será usada para informar a comunidade sobre os próximos encontros e como participar.
  3. Mensagens diretas e personalizadas para convidar pessoas específicas.
  4. As notas das reuniões serão publicadas no Meta.
  5. Os novos pedidos de subsídios apresentados serão compartilhados com a comunidade local e de outras regiões para receberem comentários e apoio (endorsement). Além disso, serão também compartilhados em canais de intercâmbio de práticas (Telegram, MS Fórum, etc.)

Informação Adicional

Se as atividades da proposta incluirem conversas com a comunidade, existe um plano para que as discussões sejam produtivas? Indique o link da Política de Espaço Amigável ou do Código Universal de Conduta que vigorará durante esses encontros para promover um ambiente seguro e participativo.

  • Prevê-se que as atividades aconteçam on-line. (Caso suas atividades incluam eventos ou atividades presenciais, o processo definido no Protocolo de Avaliação de Risco da COVID-19 deverá ser seguido)

As atividades da proposta incluem tradução de materiais? Em caso afirmativo, em quais idiomas a tradução será feita? Por favor, indique quem ficará responsável pelas traduções.

  • Sim, este projeto envolverá traduções e transcrições em [língua].

Há algum outro detalhe que você gostaria de compartilhar? Considere fornecer justificativas, resultados de pesquisas ou discussões com a sua comunidade, além de qualquer outra informação que possa oferecer contexto à proposta proposta.