Grants:MSIG/Exemplos/Pesquisa de Hubs

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Grants:MSIG/Examples/Hubs research and the translation is 100% complete.

Before you apply

Take a bit of time to read the ongoing proposals about hubs that are listed on the Hubs page on Meta. In November 2020, Hubs were selected as a priority for Movement Strategy implementation. Several proposals are in progress. The proposals are at one of the following stages:

  1. Research: Collecting data to identify needs the hub could serve, what its role would be, and what structures or networks similar to the hub existed in the past.
  2. Planning: Early conversations with the potential communities of the hub to agree upon and define next steps.

It’s currently recommended that any new grant request begin with one of these two steps. The steps both require extensive work.

The grant-funded proposals need to address at least one of the following questions from discussions about hubs:

  • What is a “hub”? How is it different from a “non-hub” structure?
  • What are the objectives of the “hub”? What "value" will it bring to the community?
  • What is the relationship between a “hub” and other structures in the Wikimedia movement? How is overlap with other existing structures prevented? If there is overlap with existing structures, how is it handled?
  • Is all funded work in a region or topic required to go through the respective hub? What happens when a project falls under more than one hub (e.g. regional and thematic)?
  • Can affiliate board members be decision-makers in their regional hub? If so, how are Conflicts of Interest handled? If no, who would be decision-makers in the regional hub?
  • How do hubs start? How do hubs get 'promoted' and how do hubs expand?

Examples

  1. Research: Example of a hubs research grant proposal
  2. Planning: Example of a hubs planning grant proposal
statusrascunho
xx.wikipedia.org
Este é um exemplo inventado de uma proposta de grants bem organizada sobre a investigação de Hubs em uma determinada região.
target10 afiliados da região local
start date15 de novembro
start year2021
end date15 de março
end year2022
budget (local currency)(n.d.)
budget (USD)(n.d.)
grant typeOrganização
contact(s)• Penguin Featherwing
join
endorse

As inscrições não precisam ser em inglês. Por favor, preencha o formulário no seu idioma preferido.

O seguinte é um exemplo inventado do que pode ser uma solicitação de grant bem estruturada para o desenvolvimento de um Hub. Não é obrigatório o seguinte: pode ser um ponto de partida ou uma referência para ajudar a formular a sua própria solicitação de subvenção. Sua solicitação deve cumprir tanto os critérios dos grants (que são mostrados neste exemplo), como teus próprios objectivos particulares.

Resumo

Este exemplo corresponde a um projeto de pesquisa para trazer à tona as necessidades e prioridades dos membros de uma comunidade emergente. Os membros da comunidade querem ver se um Hub pode abordar potencialmente alguns dos desafios enfrentados. Estes desafios incluem o facto de que se trata de uma comunidade linguística que está repartida por diferentes regiões e que tenta encontrar a melhor forma de trabalhar junta. Depois desta pesquisa, a comunidade pretende decidir um plano compartilhado para futuros compromissos, seja através de um Hub ou não, e compartilhar os resultados para que outras comunidades possam aprender disso.

Objetivo do Projeto

Quais serão os resultados de teu projeto e como esses resultados contribuirão para o avanço de uma iniciativa específica da Movement Strategy?

Em que iniciativa específica da Movement Strategy se centra seu projeto e por que? Por favor, seleciona uma das iniciativas descritas
25. Regional & Thematic Hubs: Os Hubs foram priorizados como uma das iniciativas da Movement Strategy para implementação em novembro de 2021. No entanto, eles ainda não estão bem definidos. Nossa região, com muitas pequenas filiais que carecem do apoio necessário, precisa de mais coordenação e colaboração. É importante para nós definir o escopo e o papel de um Hub em nossa região.

Contexto do Projeto

Quando pretende começar esse projeto e quando pretende terminar?
Data de início: 15 de novembro de 2021
Data de finalização: 15 de março de 2022
Onde as atividades do seu projeto irão acontecer?
A região Antártica é nosso principal objetivo. Na pesquisa também teremos em conta as comunidades próximas para identificar se estão interessadas em participar.
Estão colaborando com outras comunidades ou afiliados nesse projeto? Por favor, forneça detalhes de como os parceitos pretendem trabalhar juntos para alcançar o objetivo do projeto?
As comunidades destinatárias do projeto incluirão toda a dúzia de comunidades da wiki e afiliados da região.
Que desafios específicos o projeto pretende resolver? E de qual oportunidades planejam aproveitar para resolver o problema?
Quais dificuldades que esse projeto pretende abordar:
  • Crescimento: Os pequenos afiliados de nossa região carecem das capacidades para suportar o crescimento no futuro. Desde 2020, por exemplo, a maioria dos pequenos afiliados da região estão inativos ou em queda das suas actividades.
  • Coordenação: Ao participar de processos em todo o Movimento Wikimedia, nossa região enfrenta problemas para tomar decisões coordenadas ou representativas. Enfrentamos desafios que impedem que todos nossos afiliados se unam em uma conversa única.
As oportunidades que este projecto aspira aproveitar:
  • Movement Strategy: O processo em curso da Movement Strategy oferece uma oportunidade para a mudança. Nós vemos isso como uma oportunidade para começar a conectar a nossa região e procurar soluções para melhorar nosso trabalho de novas maneiras.
Esse projeto pretende aplicar um dos exemplos compartilhados na chamada de grants e, em caso afirmativo, qual?
N/A: Isto, em si mesmo, é um exemplo.

Atividades do Projeto

Que atividades específicas serão levadas a cabo durante este projeto? Por favor, descreva as actividades específicas que irão acontecer durante este projeto.
Seguindo parcialmente estes dois exemplos de grants anteriores: CEE Needs Research e Research into Regional Hubs, o projeto de pesquisa será realizado de acordo com o seguinte plano:
  1. Mapeando estruturas semelhantes a Hubs: Os pesquisadores analisarão pelo menos 2 experimentos anteriores com estruturas semelhantes a “hubs”, seja localmente (na região), globalmente (no Movimento Wikimedia) ou externamente (fora o movimento). Os pesquisadores estudarão a documentação do passado, se houver, e conversarão com pelo menos uma pessoa de cada estrutura, a fim de aprender com eles o que fizeram bem e os desafios que enfrentaram no passado.
  2. Definindo necessidades: O passo principal na pesquisa será sobre o estabelecimento de hubs “Por que” são necessários. As necessidades serão avaliadas por meio de pesquisas, entrevistas e reuniões de brainstorming com as diversas comunidades da região, com foco específico nas marginalizadas. As necessidades não seriam avaliadas apenas perguntando diretamente sobre os hubs, mas também sobre os problemas e desafios locais em geral. Para cada necessidade identificada, tentaremos visualizar se e como um "hub" pode atender a essa necessidade.
  3. Definindo relacionamentos: Como parte da etapa de pesquisa, os participantes e entrevistados também serão questionados sobre a relação que eles imaginam entre o futuro Hub e as estruturas já existentes. Algumas das principais questões serão sobre a relação do Hub com os afiliados locais, a AffCom e a Fundação. Isso seguirá as etapas para definir os hubs mencionados em discussões anteriores.
  4. Compartilhando recomendações: Os dados coletados serão cuidadosamente analisados para produzir um relatório final com resultados e recomendações. Espera-se que as recomendações respondam a pelo menos uma das perguntas mencionadas acima, bem como sugiram os próximos passos iniciais para avançar com o projeto Hub.
Como pensam manter as comunidades informadas sobre os avanços e resultados do projeto? Por favor, acrescente os nomes ou nomes de usuários das pessoas responsáveis por manter a comunidade informada
Solicitação de grant:
  • Anunciaremos a solicitação de grant a nossa comunidade na wiki, em sua fase de planejamento, bem como se será aprovada e quando. Convocação de participação:
  • Convocação aberta para a participação em questionários e entrevistas. Os participantes serão informados através dos seguintes canais da região: esplanadas, listas de email e grupos de Telegram.
  • Divulgação direcionada e entrevistas com líderes afiliados

(membros do conselho e pessoal executivo) e entrevistá-los. Compartilhando os resultados:

  • O relatório final do projeto de pesquisa será compartilhado através dos mesmos canais: esplanada, lista de emails e Telegram.
  • Uma reunião será organizada para partilhar e apresentar o resultado final e as recomendações para os próximos passos com a comunidade local.
  • Serão propostas apresentações de pelo menos um próximo evento internacional para compartilhar as conclusões e aprendizados com outras regiões.
Quem será responsável por entregar este projeto e quais são seus papéis e responsabilidades?
O projeto será co-liderado por três afiliados, com as seguintes funções:
  • A: Logística, incluindo o processamento, distribuição e relatórios de grants, bem como o suporte de reuniões e documentação.
  • B: Coleta de dados, incluindo as entrevistas, pesquisas e discussões durante as quais a pesquisa será conduzida.
  • C: Análise de dados, incluindo as entrevistas, pesquisas e discussões durante as quais a pesquisa será conduzida.
  • Compartilhado: O desenho, plano e relatório final do projeto de pesquisa será de responsabilidade compartilhada entre os três afiliados.

Informação Adicional

Se suas atividades incluem discussões na comunidade, qual é o seu plano para garantir que as conversas sejam produtivas? Forneça um link para a Política Amigável ou UCoC que será implementada para apoiar essas discussões.
Se suas atividades incluem eventos ou atividades presenciais, será necessário concluir as etapas descritas no Protocolo de avaliação de risco. Forneça um link para sua cópia completa da ferramenta de avaliação de risco.
(n.d.)
Se suas atividades incluem o uso de ferramentas online pagas, descreva quais são essas ferramentas e como você pretende usá-las.
Nós usaremos as seguintes ferramentas:
  • Zoom: Usaremos uma versão pró do Zoom para realizar várias pequenas conversas em uma única reunião, que posteriormente serão reunidas para discutir os resultados.
  • Quirkos: Usaremos o Quirkos para apoiar a análise qualitativa e visualização dos dados da pesquisa.
Suas atividades incluem a tradução de materiais e, em caso afirmativo, em quais idiomas a tradução será feita? Por favor, inclua detalhes dos responsáveis por fazer as traduções.
Nós iremos traduzir o documento nas seguintes línguas:
  • Antártico
  • Penguinês
  • 2 mais idiomas abertos para solicitações.
Há algum outro detalhe que você gostaria de compartilhar? Considere fornecer justificativas, resultados de pesquisa ou discussão da comunidade e qualquer outra informação semelhante, que dará mais contexto ao projeto proposto.
(n.d.)