Hubs

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Hubs and the translation is 91% complete.
Latest news about Hubs (Contribute!)


Hub é o termo dado para uma unidade organizacional dentro do movimento Wikimedia que envolve mais do que uma comunidade de voluntários. Os hubs são uma das iniciativas das recomendações da Estratégia do Movimento. A ideia dos Hubs responde ao desejo de compartilhar o poder, aproximando as tomadas de decisão das comunidades. Espera-se que possam tornar o trabalho regional ou com temas específicos mais eficientes do que no atual modelo, centralizado na Fundação Wikimedia.

O papel, âmbito de atuação e descrição exata dos "Hubs" ainda não foram definidos, mas deverão sê-lo na Carta do Movimento. A carta começará a ser escrita em breve, e portanto essas características estão sendo discutidas atualmente. Há também uma série de projetos de Hubs em fase de estudo, discussão e planejamento.

Os hubs foram pensados para serem regionais (geograficamente, por exemplo, Europa Central e Leste Europeu) e temáticos (por exemplo, GLAM). Serão uma evolução de entidades existentes, de colaborações entre afiliados, ou novas estruturas formadas a partir de um propósito específico. Seguindo o princípio de subsidiariedade, deverão ser estabelecidos através da "identificação e em prol das necessidades das comunidades e organizações as quais devem servir".

Os Hubs deverão desempenhar diversos papéis de acordo com as necessidades, experiências e recursos disponíveis. Alguns desses papéis incluem: apoio legal, alocação de recursos (concessão de fundos), capacitação, coordenação entre grupos, desenvolvimento tecnológico, orientação, serviços de avaliação e muito mais. Alguns destes papéis(como concessão de fundos) podem exigir a criação de entidades legais, enquanto outros podem ser desempenhados por hubs que não constituídos legalmente, e inteiramente baseados em trabalho voluntário.

Tipos

Introdução aos Hubs (vídeo)

Hubs regionais

Hubs regionais concentram-se no apoio a regiões específicas, facilitando a contextualização de atividades, ferramentas e informações. A recomendação sobre os hubs indica que "Se forem apropriadamente munidos de recursos, possibilitarão que grupos de afiliados possam colaborar em processos de capacitação, transferência de conhecimento e coordenação em geral."

Hubs temáticos

Hubs temáticos concentram-se em apoiar áreas temáticas globais. São descritos na Recomendação da seguinte maneira "...permitem a especialização e o trabalho de todo o Movimento, e que objetivos comuns possam se tornem realidade através de soluções coordenadas". Tópicos temáticos também foram definidos como "áreas de especialização" em textos anteriores e alguns exemplos são "advocacy, capacitação, parcerias, pesquisa, etc.".

Os Hubs linguísticos devem aumentar os Hubs Regionais e Temáticos. A língua é de extrema importância para garantir diversidade, inclusão e representação entre comunidades dispersas (compartilhando a mesma língua). Ela é talvez o componente cultural mais importante do movimento. Muitas vezes ocorre que um país tem vários idiomas oficiais e um idioma é falado em vários países.

Eventos

Lista de eventos sobre hubs:

Date Event
27 novembro 2021 Hubs co-creation workshop (event page)
21 fevereiro 2022 - 4 março 2022 Hubs Dialogue (findings summary, other languages)
12 março 2022 Hubs Global Conversations (event page)
24 junho 2022 - 26 junho 2022 Hubs Global Conversations (event page)

História

Em junho de 2010, a Iberocoop, primeira colaboração regional da Wikimedia, foi estabelecida. Nos anos seguintes, vários outros grupos foram criados, como a Cooperação Regional do Leste e Sudeste Asiático e do Pacífico e a Wikimedia Europa Central e do Leste, entre outras.

Durante o Processo da Estratégia 2018-20, propostas de hubs regionais e temáticos foram apresentadas tanto pelo Grupo de Trabalho de Alocação de Recursos (veja as recomendações feitas inicialmente para hubs regionais: primeiro rascunho, segundo rascunho; hubs temáticos: 1, 2), e pelo Grupo de Trabalho de Papéis e Responsabilidades (proposto pela primeira vez como parte do modelo "Quotiel", veja o texto da recomendação, no qual são mencionadas as colaborações regionais existentes como fonte de inspiração).

Os grupos de trabalho de Advocacy e Capacitação fizeram recomendações para organizações dedicadas a esses âmbitos, respectivamente (ver documentos, advocacy 1, 2, capacitação 1, 2). Estas foram então integradas como exemplos de possíveis hubs temáticos. As recomendações foram revistas em uma terceira iteração rascunho, antes de chegar à versão final em maio de 2020. A proposta geral, juntamente com o resto das recomendações da estratégia, foi então aprovada pelo Conselho de Administração da Fundação Wikimedia.

Durante a transição da estratégia ocorreram diversas discussões sobre hubs: veja os relatórios das discussões sobre hubs de novembro, dezembro, e janeiro.

Ver também