Semana de Descrição de Imagens

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Image Description Week and the translation is 91% complete.
Outdated translations are marked like this.


Semana de Descrição de Imagens (16 a 22 de maio de 2022)
The artist has placed frames around everyday objects—a banana, plant, and flask—and labelled them
Banana Plant Flask, Max Gruber, CC-BY 4.0
Esta imagem foi produzida como parte do projeto Melhores Imagens de IA (Better Images of AI) para sugerir a detecção de objetos por algoritmos de visão computacional.

Todos estão convidados a participar de uma conversa ligada ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e ao Dia Mundial da Conscientização da Acessibilidade (19 de maio). Trata-se de uma chamada de uma semana com o objetivo de tornar as imagens mais acessíveis e fáceis de encontrar, em todos os idiomas.

Por que isso importa?

Uma das tendências mais significativas da Internet tem sido o aumento da comunicação liderada por imagens. As plataformas de mídia social são otimizadas para engajamento e para maximizar a atenção tanto no conteúdo gerado pelo usuário quanto na publicidade. Como já se sabe que imagens atraem a atenção, as plataformas de mídia social têm incorporado ferramentas para permitir que seus usuários adicionem e compartilhem imagens com mais facilidade. [1] Existem mais de cinco milhões de imagens distintas apenas na Wikipédia em inglês e pesquisas sobre as interações dos leitores concluíram que as imagens na Wikipédia geram 10 vezes mais engajamento do que as citações.[2] O mesmo estudo concluiu que os leitores usam as imagens nas visualizações de página para decidir se querem ver um artigo completo ou não, e que os leitores são mais propensos a abrir a visualização de imagens de mídia em artigos mais curtos ou de qualidade inferior. Essas descobertas sugerem que os leitores da Wikipédia usam as imagens que ilustram artigos para preencher as lacunas de informação.

As imagens na Wikipédia não são usadas apenas como ilustrações, porém, menos da metade delas são contextualizadas com legendas que relacionam a imagem ao artigo, e apenas 10% possuem alguma forma de texto alternativo ("alt text") que descreve o conteúdo visual da imagem para pessoas com baixa visão ou sem visão. Isso é melhor do que plataformas de mídia social como Twitter, onde cerca de 0,1% das imagens têm texto alternativo, mas está muito longe dos 70% das imagens que são descritas com texto alternativo em grandes sites comerciais e de notícias.[3] E outras plataformas estão melhorando de forma ativa seus recursos de texto alternativo. Recentemente, o Twitter implementou um selo "ALT" proeminente em imagens que possuem uma descrição.

Nossa falta de descrição de imagens não apenas limita a acessibilidade ao conteúdo na Wikipédia, mas também reduz a facilidade com que nossas imagens de acesso aberto podem ser descobertas por meio de pesquisa do Google. Embora o Commons tenha se tornado a maior biblioteca de mídia gratuita do mundo - com mais de 80 milhões de ilustrações, fotos, desenhos, vídeos e arquivos de música - essas mídias nem sempre são fáceis de encontrar e usar, especialmente em outros idiomas além do inglês.

Mas não é o caso de apenas escrever mais descrições. As descrições que escrevemos precisam ser úteis e éticas. A descrição da imagens pode abordar aspectos sensíveis da aparência e identidade que, se descritos de forma inadequada ou incorreta, podem causar danos a pessoas que já são marginalizadas pela sociedade. Queremos que Wikimedistas, profissionais de museus e especialistas em acessibilidade se unam para desenvolver práticas compartilhadas de descrição de imagens para que:

  • Editores possam refletir sobre como selecionam e interpretam imagens em diferentes contextos.
  • Organizadores possam entender a descrição de imagens como uma tarefa criativa que pode promover os objetivos de justiça social.
  • Carregadores de imagens façam valer suas contribuições de imagens.
  • Mais imagens possam ser descobertas e compreendidas em vários idiomas.
  • Pessoas com origens e identidades diversas sintam um sentimento de pertencimento nos espaços da Wikimedia.

Ao contribuir com imagens bem descritas sob licenças abertas, podemos trabalhar em cima da representação do conhecimento e as lacunas de acesso na Internet, nos lugares onde a maioria das pessoas tenta satisfazer às suas necessidades de informação – na pesquisa do Google e na Wikipédia.

Eventos

Esta primeira Semana de Descrição de Imagens apresentará o estado atual da situação: produtos pilotos, projetos de pesquisa e as ferramentas disponíveis. Esperamos que você se inspire para incluir a descrição da imagens em seus próprios eventos. Se fizer isso, por favor, compartilhe sua sessão abaixo e nos avise em glam@wikimedia.org

Durante a Semana de Descrição de Imagens, de 16 a 22 de maio

Dia e hora (UTC) Duração Descrição Idioma(s) Instruções para se inscrever
Terça-feira, 17 de maio, às 9:00 AM UTC 30 minutos Primeiras impressões do Imagem da Wikipédia/Desafio de correspondência de imagem, por Miriam Redi Inglês Link do Zoom:
https://wikimedia.zoom.us/j/89367546691
Terça-feira, 17 de maio, às 4:00 PM UTC 1 hora Cinco ferramentas fáceis para melhorar as descrições de imagens no Commons: ISA Tool, Depictor, AC/DC, SDC e Media Data Verification Tool. Demo e experimente você mesmo. Para iniciantes, por Sandra Fauconnier Inglês Link do Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/83992360504
Wednesday, May 18, 1PM UTC 30 mins Evaluation of captions written as a newcomer task, with Michael Raish (Lead Design Researcher) English Google Meet link:
https://meet.google.com/ysu-qzcj-ddp
Quinta-feira, 19 de maio, às 10:00 AM UTC 1 hora Pré-visualização do Piloto do Wikistories, com Sudhanshu Gautam (Designer principal de UX) Inglês Link do Google Meet:
https://meet.google.com/meh-yifn-rpj
Quinta-feira, 19 de maio, às 12:00 PM UTC 45 minutos A rotina básica de um wikipedista checando as imagens enviadas por outros (passos para checar o status de uma imagem, correção de descrição, práticas de eliminação, ferramentas), com Florence Devouard -> Objetivos: entender melhor parte da vida de uma imagem depois de carregá-la (especialmente quando o trabalho de descrição original era um pouco ruim... Para ajudá-lo a refletir sobre as práticas recomendadas Inglês Link do Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/84245950622
Quinta-feira, 19 de maio, às 4:00 PM UTC 1 hora Descreva imagens no Wikimedia Commons em lote com o OpenRefine: tutorial para iniciantes, por Sandra Fauconnier Inglês Link do Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/86721746604

Após a Semana de Descrição de Imagens

Dia e hora (UTC) Duração Descrição Idioma(s) Instruções para se inscrever
Tuesday, May 24, 17 UTC 1 hora 30 minutos Conversations on the role of images in the construction of cultural narratives from a critical, contextualized and accessible perspective, by Wikimedia Argentina + DALAT + ICOM CECA LAC. Demonstration on Wikipedia's ALT text feature. Spanish and english live translation Gravação de vídeo aqui.
Thursday, May 26, 13 UTC 1 hora 10 minutos Conversations around Zugasti Collection of indigenous related photographs and their descriptions, by Wikimedia Argentina and No'Lhametwet Indigenous Documentation Center. In addition, we will work with ISA Tool. Spanish and english live translation Zoom link here / Register here to save the date
Saturday, May 28 to Sunday, May 29 The whole weekend Using Wikimedia Commons with young volunteers to document and describe local cultural heritage within the frame of the National Cultural Heritage day, by Wikimedia Chile. Spanish Use the National Cultural Heritage day's category to upload local cultural heritage pictures and describe them.

Tarefas de edição para tornar as imagens mais fáceis de encontrar e mais acessíveis

Wikipédia

  • Escreva uma legenda para contextualizar a imagem dentro do artigo ou seção.
  • Adicione texto alternativo para descrever o conteúdo visual da imagem.

Wikidata

  • Adicione uma imagem ao item relevante do Wikidata usando a propriedade imagem (P18).

Commons

  • Adicione um título exclusivo e descritivo usando linguagem simples com espaços. Se relevante, inclua o nome de uma pessoa, local ou evento. Os primeiros 20 caracteres serão mostrados nas páginas de categorias, então coloque as informações mais essenciais logo no início.
  • Adicione legendas de dados estruturados relevantes no maior número de idiomas possível. Deve ser uma descrição curta e simples da imagem que será salva como um rótulo Wikibase e publicada sob uma licença CC0 (domínio público).
  • Adicione uma descrição detalhada, descrevendo de que se trata o arquivo e qualquer outro contexto relevante. Isto é wikitexto e pode incluir linguagem de marcação.
  • Adicione o arquivo às categorias relevantes. Use a subcategoria mais precisa dentro de cada árvore.
  • Adicione declarações de retrata para os itens que são claramente visíveis na imagem. Identifique as principais características da imagem usando a opção "Marcar como saliente".
  • Indique imagens de qualidade, quando apropriado

Quatro desafios

Aqui estão quatro desafios que você pode tentar de imediato:

  1. Help describe the diverse folklore of Ukraine, using the ISA Tool
  2. Verifique os itens mostrados nas imagens, usando Depictor
  3. Escreva legendas curtas para as imagens vencedoras nas campanhas Wiki Loves Monuments e Wiki Loves Earth do ano passado
  4. Reveja um artigo da Wikipédia que você editou recentemente e verifique o texto alternativo das imagens. Você pode melhorá-lo?

Grupo de trabalho

Pode haver muita confusão sobre a diferença entre legenda, descrição, texto alternativo e retrata como formas de descrição de imagens em nossos projetos. Se você quiser trabalhar para defini-los e fornecer bons exemplos para as pessoas seguirem, junte-se ao nosso grupo de trabalho. Basta adicionar seu nome de usuário abaixo e nos informar em quais tópicos você está mais interessado.


  • FRomeo (WMF): drawing on the visual literacy of museum staff, improving image accessibility
  • GFontenelle (WMF): I'm interested in all topics but especially alt text and depicts, to help improve image accessibility on the Wikimedia projects, so that people from diverse backgrounds can participate and images can be more discovered and understood in multiple languages.
  • Amuzujoe:I am interested in all topics for the betterment and proper explanation from me to people.
  • Medhavigandhi: interested in improving image accessibility and language for art and historical images on Commons; also visual literacy of museum staff!

Recursos

Por favor, adicione artigos de pesquisas, diretrizes e tutoriais úteis sobre descrição de imagens.

Recurso Formato(s) Idioma(s)
Analyze a Photograph por National Archives Planilha EN, ES
The Digital Image Guide (DIG) Method por Dana Thompson PDF EN
Guidelines for Image Description por Sina Bahram, Anna Chiaretta Lavatelli e Cooper Hewitt Página Web EN
Veronica with Four Eyes alt text archives Página Web EN
Alt Text as Poetry workbook pelas artistas Bojana Coklyat & Shannon Finnegan Página Web e PDF EN
Decolonizing the Internet's Structured Data por Whose Knowledge? Página Web EN
“It’s Complicated”: Negotiating Accessibility and (Mis)Representation in Image Descriptions of Race, Gender, and Disability por Cynthia L. Bennett et al PDF EN
Reimagine Descriptive Workflows: A Community-informed Agenda for Reparative and Inclusive Descriptive Practice por OCLC Página Web EN
Concadia: Tackling Image Accessibility with Descriptive Texts and Context por Elisa Kreiss, Noah D. Goodman e Christopher Potts PDF EN
Estructurando datos para revertir brechas por Wikimedia Argentina Vídeo ES
Texto alternativo: la guía definitiva by DALAT Desarrollo Accessible Latinoamericano Webpage ES

Referências

  1. Li, Y. and Xie, Y. (2019) Is a Picture Worth a Thousand Words? An Empirical Study of Image Content and Social Media Engagement Journal of Marketing Research
  2. Rama, D., Piccardi, T., Redi, M. et al. (2022) Um estudo em larga escala das interações do leitor com imagens na Wikipédia EPJ Data Sci. 11, 1
  3. Bennett, C. L., Gleason, C., Scheuerman, M. K., Bigham, J. P., Guo, A., and To, A. (2021) ‘‘It’s Complicated’’: Negotiating Accessibility and (Mis)Representation in Image Descriptions of Race, Gender, and Disability. CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI ’21)