Meta:Meta–steward relação

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Meta:Meta–steward relationship and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
WM:MSR
Como um projeto único, ambos do núcleo de gestão da Wikimedia e hospedagem de sua própria comunidade e organizações, a Meta está em uma posição para exigir e fomentar a cooperação entre grupos de cross-wiki como o stewards, system administrators e funcionários da Fundação bem como a comunidade local da Meta. A relação, portanto, entre os usuários e Meta deve ser tão cooperativa quanto possível respeitando áreas do outro.
Para os fins desta página, empregados (funcionários) da Fundação, os administradores de sistema, e stewards serão todos referidos como stewards a menos que especificado em contrário. Isto é principalmente por razões históricas: estes três grupos eram originalmente todos stewards e separadas apenas recentemente.

Log de ações

Se um usuário de qualquer status de acesso é capaz de realizar uma ação que também é registrada ou não-registrada, a comunidade local requer que a ação esteja conectada, a menos que seja impossível ou impraticável fazê-lo, ou informações privadas sobre o(s) afetados podem ser reveladas inadequadamente. Isso garante que todos os processos são transparentes.

Bot Política

Meta-Wiki é ambos: host e um assinante do global politica de bot , onde certas classes de bots podem ser sinalizados como tal pelos stewards sem uma discussão aprovação explícita do local. Classes de bots que não atendem estes requisitos serão discutidos na página local apropriada.

Permissões sensíveis

CheckUser

  • Quando um request – públicos ou privados – para CheckUser informações são feitas, aqueles que detêm as permissões locais relevantes irão lidar com a solicitação.
  • Em caso de emergência, ou para verificações de CheckUser multi-projeto, como no caso de vandalismo cross-wiki, stewards podem acessar esta ferramenta localmente. Após a conclusão de suas ações, mordomos devem remover-se do grupo de CheckUser e notificar a comunidade local ou a CheckUser-l lista de discussão [1].
  • Os funcionários da Wikimedia Foundation e os administradores de sistema da Wikimedia Foundation, no desempenho das suas funções, podem ser necessários, acessar e utilizar esta ferramenta por motivos técnicos ou legais. Isto normalmente é feito sob a disposição da office ações políticas.

Supervisão

  • Da mesma forma para o uso do CheckUser ferramentas acima, quando uma solicitação feita para remover permanente um conteúdo no Meta-Wiki, aqueles que detêm a permissão local relevante irão lidar com a solicitação. Em emergências e casos que exigem cross-wiki sobre aparição, stewards estão autorizados a utilizar a ferramenta. Após a conclusão de suas ações, eles devem informar aos titulares de direitos locais relevantes o que eles fizeram, então isso pode ser revisto.
  • Stewards têm acesso completo para a ferramenta de administração do sistema unificado de login que, entre outras funções, globalmente podem suprimir um nome de usuário em todos os wikis, incluindo Meta-Wiki. Stewards, no desempenho das suas funções, têm acesso à ferramenta de "hideuser" [2] e a supressão dos registros relevantes (por exemplo, logs de conta global) que contenham informações pessoais, informações potencialmente difamatórias ou são outra forma flagrante de ataque aos nomes de usuários.
  • A Wikimedia Foundation e os administradores de sistema do Wikimedia Foundation, no desempenho das suas funções, podem ser necessário aceder e utilizar esta ferramenta por motivos técnicos ou legais. Isto normalmente é feito sob a disposição do Office ações políticas.

Local promoções e despromoções

  • Quando um pedido local de permissões fecha, somente um Burocrata local deve determinar o resultado da discussão. Stewards que não são Burocratas locais devem evitar o uso de seu acesso de Meta-Wiki para promover os usuários, mesmo nos casos que são incontroversos.
  • Stewards devem evitar o uso de suas ferramentas para criar administradores temporários. A Comunidade pede que algum pedido para o cargo de administrador temporário deve seguir o procedimento local estabelecido.
  • Ambos, Burocratas locais e Stewards podem revogar imediatamente o cargo de administrador de um administrador temporário que executa tarefas administrativas fora as tarefas específicas atribuídas, ou quando a permissão temporária expira. O antigo administrador deve ser notificado em sua página de discussão.
  • Administradores têm permissão para manipular a remoção de emergência de permissões se necessário <!..--é "se necessário" adicionando alguma coisa aqui?-->, mas que tal uma remoção de emergência de permissões deve ser executada, a ação deve ser notado para posterior revisão.

Ações administrativas na Meta

Stewards têm acesso global nas ferramentas do administrador, bem como algumas ferramentas de burocrata como a ferramenta de renomear usuário, para a duração da sua stewardship. Stewards devem evitar o uso dessas ferramentas para tarefas regulares de Meta-Wiki locais, a menos que a tarefa é uma emergência ou incontroversos. Exemplos de ações incontroversos e autorizados, para quais as permissões local de administrador "não" são necessárias, são:

  • Countervandalismo, tais como:
    • Bloqueio de contas de vandalismo óbvio em curso e/ou IP endereços
    • Excluindo rápido páginas de vandalismo, spam ou testes óbvios
  • Edição da spam lista-negra e as páginas de lista-negra de títulos [3].

Stewards dispostos a realizar ações administrativas diferentes daqueles listados acima devem primeiro aplicar através do procedimento de local adequado.

Exceção em blocos globais

Stewards têm acesso para o ferramenta global de bloqueio . No entanto, esta ferramenta foi projetada para que blocos globais não afetam o Meta-Wiki, para permitir que os endereços IP bloqueados globalmente fazer apelos aqui. Apesar disso, se um administrador sente que um bloco global deve estender a Meta, podem definir um bloco local para a mesma duração e as configurações de bloqueio como o bloco de global.

Notas

  1. global da Política de CheckUser .
  2. Bloquear or desbloquear um nome de usuário, escondendo-o do público; acessível através da interface de bloqueio.
  3. enquanto estas páginas são gerenciadas pelos administradores regulares do Meta-Wiki, stewards no desempenho das suas funções são totalmente permitidos fazer uso destas páginas, sem serem administradores regulares.

Ver também