Movement Strategy/Recommendations/Coordinate Across Stakeholders/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Coordinate Across Stakeholders and the translation is 89% complete.
Coordenar as partes interessadas

O quê?

A brief video recording about this recommendation

Nós melhoraremos as existentes e estabeleceremos novas estruturas e práticas organizacionais que assegurem uma troca abrangente de informações, aprendizagem, transferência de conhecimento e oportunidades de rede com todas as partes interessadas do Movimento e parceiros que compartilhem da nossa visão. Ao coordenar recursos e assegurar tomadas de decisões equitativas, essas estruturas e práticas facilitarão melhor envolvimento, reações mais rápidas e maior apoio ao longo do nosso Movimento.

Alterações e ações

  • Criar e manter documentos compartilhados atualizados que definam responsabilidades claras e capacidades esperadas para atividades específicas, como defesa, desenvolvimento de capacidade, parcerias, produtos e tecnologia, entre outros. Esses documentos refletirão valores comuns, necessidades, responsabilidade e princípios compartilhados, facilitando o crescimento e a inclusividade.
  • Criar espaços para comunicação e colaboração entre e com colaboradores para aumentar a escala e o impacto da sustentabilidade do nosso trabalho e da nossa infraestrutura:
    • Criar um espaço para parceiros e outros colaboradores em fluxos de trabalho específicos da área de conteúdo que exijam ferramentas, atualização e melhoria.
    • Criar um espaço de participação e comunicação para terceiros desenvolvedores.
    • Identificar e eliminar barreiras centrais para dar lugar ao trabalho colaborativo em tecnologias modernas, criando novas interfaces e melhorando nossas experiências do usuário.
    • Criar um Conselho de Tecnologia para estabelecer processos para introdução de novas funcionalidades nas plataformas e ferramentas da Wikimedia. O objetivo é melhorar a comunicação entre os desenvolvedores da equipe e outros colaboradores técnicos para melhorar a rede, coordenar a inovação, fornecer e obter apoio, e promover contribuições sobre decisões e alocações de recursos que afetem as comunidades.
    • Melhorar os canais de comunicação e os espaços entre desenvolvedores e comunidades para receber feedback e criar processos de mentoria, treinamento e organização de revisão de códigos e redação de documentos, entre outros.

Justificativa

A falta de clareza sobre as funções de várias partes interessadas, canais de comunicação ineficazes e sistemas de priorização diferentes criaram pontos de conflito, percepções de que a tomada de decisão ocorre sem consulta e falta de unidade. Para melhorar a compreensão e o envolvimento entre comunidades voluntárias e outras partes do nosso Movimento, atenção, recursos e estruturas de apoio precisam ser dedicados e implementados.

Muitas mudanças significativas de software são abordadas sem consulta e, portanto, carecem de adesão e compreensão entre projetos. Essa falta de coordenação é agravada por um apoio inadequado e uma comunicação ineficaz com os voluntários, colaboradores técnicos, parceiros e desenvolvedores na comunidade. Geralmente, essas pessoas são deixadas à própria sorte quanto à manutenção e à melhoria de suas ferramentas, e tanto os usuários quanto os parceiros podem se deparar com muitas barreiras (por exemplo, ao compartilhar conteúdo). Estabelecer uma estrutura central como um Conselho de Tecnologia pode orientar o foco e a coordenação do desenvolvimento de novas tecnologias. Da mesma forma, estruturas regionais e temáticas podem facilitar a coordenação entre diferentes partes interessadas do Movimento com maior clareza e uma compreensão compartilhada.

A necessidade de melhores mecanismos para ligar pessoas com interesses tópicos semelhantes é evidente em todos os níveis do Movimento e com os nossos parceiros. A importância da coordenação tornar-se-á mais relevante à medida que o nosso Movimento se tornar maior e mais diversificado, e a criação de soluções terá efeitos multiplicadores na quantidade e qualidade do conhecimento livre que podemos criar e partilhar.