QW2023/Chamada para propostas

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page QW2023/Call for proposals and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

Chamada para Propostas

  • 2ª data limite para apresentação: 19 de março de 2023.

O que procuramos?

Procuramos propostas para apresentações, painel de discussões, workshops para desenvolvimento de capacidades, encontros de estratégia e sessões de desenvolvimento de equipe que abordem os seguintes temas:

  • Questionar, desafiar ou romper com a cisnormatividade, a heteronormatividade e/ou homonormatividade nos projetos Wikimedia;
  • Tornar os espaços da Wikimedia acolhedores, seguros e receptivos às ideias de todos por meio de educação continuada e melhora sistêmica;
  • Construir parcerias, participação da comunidade e alcance às comunidades Queer sub-representadas no movimento Wikimedia;
  • Promover a visibilidade de criadores Queer e de conteúdo Queer na Wikimedia;
  • Empoderar indivíduos Queer a tornarem-se contribuidores e líderes na Wikimedia;
  • Diversidade linguística, cultural, geracional, étnica e geográfica entre Wikimedians Queer e conteúdo Queer na Wikimedia;
  • Projetos Queer emergentes na Wikimedia (ex: Lugares Queer na WikiVoyage, Wiktionary, etc);
  • Colaborações entre Wikimedians e bibliotecas, arquivos, museus e projetos comunitários/acadêmicos/governamentais;
  • Wikidata e os desafios de nomear e categorizar pessoas, culturas e identidades Queer;
  • O papel do Grupo de Usuários LGBT+ da Wikimedia;
  • Segurança, bullying e assédio;
  • Investigações revisadas por pares sobre qualquer um dos tópicos acima.

Embora esta conferência se chame “Queering Wikipedia”, ela intencionalmente inclui todos os projetos da Wikimedia (Wikipedias, Wikidata, Wikimedia Commons, etc.)

A data limite para as propostas é 19 de março de 2023.

Por favor, veja abaixo as descrições do programa da conferência e como submeter propostas.

Quem deve submeter propostas?

Convidamos todos os Wikimedians, ativistas, estudiosos, educadores, organizadores de comunidades, estudantes, bibliotecários, arquivistas, detentores de registros, detentores de conhecimento, teóricos críticos, cientistas da computação, especialistas em dados e indivíduos criativos para construir uma rede e fazer parcerias que considerem como a Wikipedia ou outros projetos da Wikimedia podem ter efeitos positivos ou negativos nas populações Queer e na sua produção cultural, histórica e científica.

Convidamos trabalhos que ofereçam reflexões críticas no acesso à informação queer, a cultura aberta queer, decentralizando as vozes de grupos privilegiados e empoderando os marginalizados.

Estamos interessados em trabalhos que sugiram intervenções críticas para ferramentas e tradições que oprimem pessoas Queer e a informação Queer nos projetos da Wikimedia.

Procuramos contribuições que descrevam ou construam práticas que desafiem as ideias enraizadas sobre a Wikipedia, a comunidade Queer, os tipos de fonte de informação Queer procurados ao redor do mundo, o envolvimento e engajamento de pessoas cisgênero heterossexuais nos projetos Queer da Wikimedia, e o papel dos Wikimedians Queer no apoio à visibilidade, aos direitos civis e ao ativismo Queer.

Estamos particularmente interessados em ouvir as perspectivas da Queering Wikipedia de pessoas negras, indígenas, não-brancas; pessoas com deficiência; pessoas vivendo com HIV; trabalhadores sexuais; refugiados; adictos em recuperação; ex-encarcerados; e pessoas de países que não falam inglês fora da Europa Ocidental.

A data limite para as propostas é 22 de fevereiro de 2023.

Por favor, veja abaixo as descrições do programa da conferência e como submeter propostas.

Tipos de sessão para a conferência

Apresentação tradicional
20 minutos (aproximadamente 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para perguntas e respostas e discussão). Por favor, inclua um resumo da conferência (e após o aceite, um documento e/ou slides da apresentação para ser compartilhada).
Painel de discussão
45 minutos (total de 1 hora com tempo para perguntas e respostas e discussão). Proponha um painel moderado por 3-4 pessoas no qual os apresentadores engajam em uma conversa ao vivo entre si e os participantes da QW23 sobre um tópico ou tema em comum. A proposta deve incluir um moderador e 3 perguntas de exemplo que poderão ser discutidas.
Conversas rápidas
7-10 minutos. Compartilhe rapidamente seu tópico, programa, ferramenta ou iniciativa. Exemplos desse formato são
  • Tempo tradicional: 7 slides, um por minuto (em média, leva um minuto para apresentar um slide).
  • Estilo PechaKucha: 20 slides, 20 segundos por slide (veja www.pechakucha.com para mais informações sobre como desenvolver uma ótima apresentação PechaKucha)
Apresentação de pôster
Apresentação e discussão casual de 7-10 minutos com materiais visuais. Os materiais visuais serão compartilhados na Wiki. Por favor, inclua um resumo e uma cópia do pôster para ser compartilhada na Wiki. Idealmente com formato A1 (59.4 × 84.1 cm / 16.53 × 23.39 in), e enviada, preferencialmente, como um PDF acessível.
Workshops / Edit-a-thons
  • Uma proposta de workshop de sucesso mistura ensino e técnicas ativas de aprendizagem. Uma breve introdução, compartilhamento de habilidades e/ou um guia para atividades práticas, desenvolvimento de uma nova atividade, aprender como usar uma nova ferramenta da Wikimedia, ou editar/criar conteúdo na Wikipedia. (Exemplo de workshop: encontrar e escolher fotos que expressem diversidades.)
  • Edit-a-thons devem incluir uma atividade de aprendizagem / experiência sobre terminologias, identidades, melhores práticas dentro e/ou para iniciativas LGBTQ+ na Wikipedia. (Exemplo de Edit-a-thon: Fazer com que os 100 melhores artigos LGBTQ+ significativos para histórias ou direitos LGBTQ+ estejam disponíveis no máximo de idiomas possíveis)
Construção de comunidade e engajamento, encontros estratégicos ou mesas redondas
90 minutos. Discussões facilitadas sobre como engajar comunidades LGBTQ+ locais, regionais, nacionais e/ou globais. Essa sessão será dedicada ao encontro de pessoas com metas em comum e desenvolvimento de planos estratégicos para uma iniciativa de engajamento da comunidade LGBTQ+.
Desconferência (espaço auto-organizado, flexível e improvisado)
Haverá um tempo reservado durante a conferência para uma "DesConferência", espaço dedicado para grupos de pessoas discutirem tópicos ou problemáticas que não foram (suficientemente) abordados pelo programa da conferência. Essa é uma ótima oportunidade para que as pessoas compartilhem ideias ou desafios emergentes, para buscar mais informação, construir novas alianças na comunidade, e/ou trabalhar em soluções para os desafios.
Trabalhos criativos
Trabalhos que apresentam e/ou incorporam uma interpretação criativa do tema da conferência. Eles podem assumir várias formas, incluindo: um trabalho artístico e criativo em mídia digital ou analógica, protótipos de UI, práticas de colaboração criativas e críticas (performáticas) que reflitam sobre a inclusão, diversidade, emancipação, discriminação e fenômenos similares das realidades ou visões de projetos LGBTQ+ da Wikipedia e Wikimedia. As limitações para o trabalho apresentado seriam primariamente relacionadas à relevância, urgência, recursos, capacidade de exibição no espaço (fora de uma galeria) e tempo da conferência.

Preparando sua proposta

Para garantir uma inscrição forte, por favor confira as perguntas que fazemos enquanto você prepara sua submissão. Há um exemplo de proposta abaixo.

  • Contato primário (e-mail caso esteja inscrevendo-se por formulário, usuário caso esteja inscrevendo-se via Meta. Não precisamos de ambos, mas sim de alguma forma de contato com você)
  • O tipo de sessão para a sua proposta.
  • Título da proposta.
  • Curta descrição da sua apresentação ou proposta. O que você pretende apresentar, discutir e/ou ensinar?
    • (Isso pode ser um resumo de proposta. Precisa de uma descrição suficiente para que os avaliadores saibam o que você quer fazer e como fará.)
  • O que os participantes aprenderão com essa apresentação?
    • (Se estiver preso nessa pergunta, tente preencher a lacuna: Assim que minha sessão terminar, os participantes poderão _________)
  • Sua proposta aborda desafios/soluções para populações de risco ou mal representadas? Se sim, descreva como.
  • O foco da proposta em termos estratégicos da Wikimedia (Crescimento da comunidade, política e segurança, crescimento de conteúdo acadêmico, colaborações e parcerias, construção de capacidades)
  • Idioma da apresentação
  • Essa apresentação é para um público específico? Se sim, quem você deseja que atenda sua sessão?
  • Você precisa de acomodações como apresentador?

Ao escrever sua proposta, te encorajamos a fazer o seguinte:

  • Descreva como sua proposta aborda um ou mais dos temas da conferência conforme descrito acima.
  • Explique o que você deseja que as pessoas aprendam a partir do que você mostrará, ensinará ou demonstrará;
  • Esclareça o foco da proposta em termos estratégicos da Wikimedia (Crescimento da comunidade, política e segurança, crescimento de conteúdo acadêmico, colaborações e parcerias, construção de capacidades ou outros)

Exemplo:

  • Curta descrição da sua apresentação ou proposta. O que você pretende apresentar, discutir e/ou ensinar?
    • Na minha apresentação, mostrarei como um pequeno grupo de lésbicas da Wikipedia obteve sucesso em construir uma grande comunidade multicultural da Wikipedia em [cidade x]. Durante essa apresentação, eu compartilharei as estratégias usadas pelo grupo para engajar uma comunidade maior na Wikimedia, como elas juntaram-se com sua biblioteca para apoio, e como elas ensinaram participantes de um edit-a-thon em [cidade x] sobre como melhorar e criar conteúdo LGBTQ+ na Wikipedia.
  • O que os participantes aprenderão com essa apresentação?
    (Se estiver preso nessa pergunta, tente preencher a lacuna: Assim que minha sessão terminar, os participantes poderão [descreva estratégias, liste formas, identifique métodos para superar barreiras...)
    • Os participantes poderão aprender: estratégias para construir uma comunidade da Wikipedia onde a segurança ou visibilidade da comunidade LGBTQ+ seja um desafio; estratégias para engajar populações não-LGBTQ+ na melhoria e criação de conteúdo LGBTQ+; Como envolver a biblioteca pública na empreitada da Wikipedia; Ensinar a públicos diversos como editar na Wikipedia).

Lembre-se do seu público e do tema principal da conferência. O que você pretende mostrar, ensinar ou demonstrar deve ser baseado na existência LGBTQ+ e para um público LGBTQ+ internacional, multilíngue e multicultural. Se você for um estudioso acadêmico LGBTQ+, como seu conhecimento pode ser transferido e/ou aplicado nos projetos LGBTQ+ da Wikimedia (como Wikipedia, Wikidata, Wikimedia Commons, etc) ou grupos de usuários?

Embora inglês e espanhol sejam os idiomas primários usados na conferência, com o máximo de tradução simultânea possível, nem todos revisando sua proposta serão falantes nativos de inglês/espanhol ou um acadêmico. Por favor, utilize um vocabulário acessível para um grande público.

Os apresentadores convidados serão perguntados se suas sessões podem ser gravadas.

Formulário de candidatura

Update: Conference call for proposals is closed. You are welcome to propose for unConference.

Como alternativa, você pode enviar sua proposta de sessão publicamente seguindo esses passos:

  • Passo 1: Insira o título da sua proposta na caixa de texto abaixo.
  • Passo 2: Clique no botão "Adicionar nova proposta" para criar um novo formulário de inscrição.
  • Passo 3: Preencha o formulário de inscrição e salve a página para enviar sua proposta.

Por favor, confira se você fez log in antes de enviar sua proposta.