Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Ciclo 1/Relatório/Metodologia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Cycle 1/Report/Methodology and the translation is 100% complete.

Nossa metodologia para identificar temas para o Ciclo 2

A síntese inicial de discussões da comunidade, que aconteceu entre 14 de março e 18 de abril, deu origem a 13 temas comuns. Depois da revisão destes temas, a equipe de estratégia do movimento identificou as ideias que se agrupavam. Outras ideias relacionavam-se mais com a táctica de como fazermos as coisas que com o resultado que queremos conseguir no mundo. Como resultado, destilamos estes resultados em cinco temas contrastantes para que os grupos organizados e comunidades debatam no Ciclo 2.

Nota: Estes cinco agrupamentos foram desenvolvidos pela revisão dos 13 temas iniciais e seus subtemas relacionados no nível superior, não por outro etiquetamento manual da cada declaração individual. Nem todas as declarações individuais se encaixará perfeitamente em algum dos cinco temas, e existe uma forte possibilidade de que tenha sobreposição nos temas finais. Estes grupos estão baseados na interpretação e julgamento da equipe central de estratégia, e somos conscientes de nossas próprias distorções, por tanto reconhecemos que outros podem ter uma perspectiva diferente sobre os dados. Estás convidado a dar uma olhado aos dados, fazer tuas próprias análises e compartilhar tuas conclusões.

Os temas estão pintados com diferentes cores. Se vês uma célula com uma cor de fundo diferente, isto significa que foi atribuído a um tema diferente do qual que foi agrupado originalmente.

13 temas Subtemas Número de referências Temas do Ciclo 2
Conteúdo Qualidade 158 A fonte mais respeitada de conhecimento

Discussões de conteúdo e conhecimento, sobretudo sobre como melhorar a qualidade do conteúdo -medido com frequência por sua confiabilidade, credibilidade, neutralidade, legibilidade- de maneira que os projetos Wikimedia possam ser melhores recursos de conhecimento.

Confiabilidade, credibilidade 71
Neutralidade 65
Facilidade, acessibilidade 58
Vácuos, Vieses 36
Outros 3
Conhecimento Vieses 3
Vácuos 2
Outros 26
Comunidade Saúde 151 Comunidades saudáveis e inclusivas

Houve menções frequentes à melhora da experiência para os colaboradores e a saúde geral da comunidade Wikimedia, incluindo mediante uma maior diversidade e equilíbrio de gênero.

Envolvimento, apoio 114
Outros 0
Usuários, editores, colaboradores Novos 78
Envolvimento 61
Pagos, incentivados 29
Experientes 23
Leitores 8
Outros 14
Difusão, Conscientização Diversidade, inclusão 57
Gênero 20
Outros temas de Alcance global 126
Comunidades emergentes Disponibilidade em diferentes idiomas 76 Um movimento verdadeiramente global

Muitos esperam que Wikimedia pudesse atender melhor as necessidades das comunidades emergentes, mediante uma melhora na difusão e conscientização, disponibilidade em diferentes idiomas e acesso.

Acesso 29
Outros 25
Inovação Se Adaptar ao contexto tecnológico 75 A Era Tecnológica

As discussões também exploraram como a inovação e a tecnologia podem ser aproveitadas melhor para que Wikimedia se adapte e melhore, incluindo mediante a automação, outras mídias e indo para além da Wikipédia.

Para além da Wikipédia 39
Automação 29
Outros meios 24
Outros 6
Educação Instituições 42 Se envolver no ecossistema do conhecimento

A colaboração foi um tema comum, relacionado frequentemente com o setor educativo, mas também abordado em forma mais geral com outros atores internos e externos.

Programas existentes 23
Educadores 7
Outros 54
Colaboração Externos 69
Internos 66
Parcerias 48
Comunicação 42
Políticas, promoção 25
Outros 3
Organizacionais Fundação 38
Financiamento 32
Governança 25
Pessoal 19
Outros 25
Funcionalidades n/d 216 Não incluídos como tema para a direção estratégica

Os temas como funcionalidades e valores foram comumente discutidos. Conquanto são importantes, estas ideias relacionam-se mais com a táctica de como fazermos as coisas, que com o resultado que esperamos alcançar no mundo. As declarações relacionadas às funcionalidades serão dirigidas ao departamento apropriado na Fundação Wikimedia.

Valores Missão 41
Código aberto 27
Descentralização 15
Livre 14
Outros 4
Sustentabilidade, crescimento n/d 16