Wikipédia Abstrata/Resumo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Abstract Wikipedia/Summary and the translation is 100% complete.
Isso faz parte do plano de desenvolvimento para uma wiki de funções.

Na Wikipédia Abstrata, o “conteúdo abstrato” é representado em um formato independente do idioma que pode ser editado diretamente pela comunidade. As Wikipédias locais podem acessar e enriquecer seu próprio conteúdo controlado localmente com “Conteúdo abstrato” (da Wikipedia abstrata). Assim, as edições localizadas de Wikipédia pode com muito menos esforço fornecer muito mais conteúdo aos seus leitores, conteúdo que é mais abrangente, mais atual e mais verificado do que a maioria das Wikipédias locais pode fornecer.

Dados resultados de pesquisas e protótipos na área de geração de linguagem natural, infelizmente, é verdade que a geração de linguagem natural do "conteúdo abstrato" independente de linguagem requer um sistema “Turing-complete”. Mas para cobrir o número de idiomas que a Wikipédia precisa cobrir, este sistema deve ser crowdsourced. Portanto, apresentamos Wikifunctions, um projeto para criar, catalogar e manter uma biblioteca aberta (ou repositório) de “funções”, que tem muitos casos de uso possíveis.

O principal caso de uso é o desenvolvimento de “renderisadores” (ou seja, algumas das funções hospedadas ou referenciadas em Wikifunctions) que transformam o “conteúdo abstrato” independente de linguagem em linguagem natural, usando o conhecimento linguístico e ontológico disponível em Wikidata (ou conhecimento de outras fontes de dados abertos com requisitos de licenciamento adequados utilizáveis na Wikipedia, incluindo possivelmente dados de outros Projetos da Wikimedia como Wikcionário ou Wikispécies).

O projeto começará com a criação do projeto Wikifunctions e, em seguida, o usará para permitir a criação da Wikipedia Abstrata. Wikifunctions será lançado no primeiro ano e adicionaremos o desenvolvimento da Wikipedia Abstrata no segundo ano. Depois de dois anos, teremos criado um ecossistema que permite a criação e manutenção de “conteúdo abstrato” independente do idioma e a integração desse conteúdo nas Wikipédias, aumentando significativamente a cobertura, a atualidade e a precisão de muitas Wikipédias individuais. Isso nos levará dramaticamente mais perto de um mundo onde todos podem compartilhar a soma de todo o conhecimento.

Continua em nome da wiki de funções.